FIATMIO.CC – Um carro para chamar de seu!
Por Betânia Castoldi, estudante de Relações Públicas da PUCRS
Estudante do 5° semestre de Relações Públicas na PUCRS,
ela atua há mais de 4 anos na área comercial. Atualmente faz
estagio na Oi e é promoter de festas de música eletrônica. Em
seu tempo livre trabalha como assistente em eventos, e
futuramente pretende ter seu próprio negócio nessa área.
Além disso, é formada como Técnica em Secretariado pela
Escola Técnica da UFRGS, e como trabalho de conclusão do
curso organizou um evento com Carlos Henrique Iotti, o Radicci.
Conseguiu patrocínios de grandes empresas, que contribuíram
para o sucesso do evento e a partir daí descobriu sua paixão e
vocação: Relações Públicas. Betânia é a mais nova colaboradora
que integra o blog Ocappuccino.com.
Eu estava acessando meu e-mail e um banner desses de propaganda me chamou a atenção, pois mudavam as opções toda hora, como se as pessoas estivessem opinando sobre os opcionais no carro, e logo abaixo os dizeres: Fiat Mio. Fiat convida você a criar um carro. Então cliquei acreditando ser um novo carro da Fiat e cheguei ao site do Fiat Mio, um carro para chamar de seu. Um site com visual de blog que te convida a deixar a sua idéia sobre o carro dos seus sonhos, e a página incial te propõe uma pergunta-chave (que até me lembrou o Twitter): No futuro que iremos construir, o que um carro deve ter para que eu possa chamar de meu, sem deixar de servir ao próximo?
E são muitas idéias legais, tais como: manuais do proprietário em DVD, devendo poupar 20 mil árvores por ano, porta para pessoas com necessidades especiais, cada venda uma árvore plantada, novo vidro que deixa passar a luz mas bloqueia o calor, entre outras. Os participantes se cadastram e podem consultar a guia Inspirador, onde eles podem tirar inspirações para suas idéias, através das tendências apresentadas para o mundo automotivo. Os usuários aparecem em um ranking baseado em quem mais envia idéias e na pontuação de cada idéia, além das opiniões de cada um.
Através desse canal de relacionamento com seus clientes o projeto Fiat Mio baseado nas idéias enviadas pelos usuários para o site fiatmio.cc, juntamente com a equipe de engenheiros automotivos da montadora, produzirão um carro conceito, o primeiro carro do mundo criado pelos e para os usuários.
A própria URL já diz um pouco do que que eles querem transmitir sobre esse projeto. fiatmio.cc é Creative Commons (trabalha com o conceito de alguns direitos reservados, o autor não é mais o único dono da ideia), fiatmio.cc é Carro Colaborativo, fiatmio.cc é Concept Car, fiatmio.cc é o Carro do Consumidor.
A Fiat sabe que a responsabilidade ambiental de uma montadora de automóveis não pode acabar quando o veículo deixa a linha de produção, devendo se estender à relação do consumidor com seu carro, com os espaços nas cidades e com sua mobilidade, por isso que assume o compromisso de levar o projeto Fia Mio adiante, de tentar transformar as ideias apresentadas no site em realidade.
A Fiat quer criar, junto com seu público, um novo projeto, um carro novo, um meio de transporte para as próximas gerações. Sempre atenta às tendências e ao comportamento do consumidor para se relacionar cada vez mais e melhor com aqueles que se relacionam com a marca.
Continuando nessa mesma linha de relacionamento com clientes, nessa última segunda-feira, meu professor da disciplina de Produção e Planejamento, comentou sobre sua experiência na Expointer 2009. Assim que chegou com seu carro para estacionar normalmente, por ser um cliente Toyota, além de não pagar ingresso e nem estacionamento, teve serviço de manobrista e foi levado de carrinho coberto até o stand da marca, onde recebeu atendimento personalizado, com direito a bebidas e salgadinhos. As empresas antenadas sabem que tratar seus clientes com carinho, fazendo eles se sentirem especiais, é a melhor maneira de fixar e fidelizar sua marca perante seus públicos.
8 comentários:
até indústrias tradicionais estão se valendo das mídias 2.0 para se aproximar dos clientes, outro exemplo é do blog que a iveco lançou para divulgar o lançamento de um novo caminhão, é a indústria também reinventado a públicidade
Muito legal essa idéia da FIAT!!
Depois vou conferir o site.
Felipe
Ótima sacada da Fiat né Felipe, se todas as empresas soubessem que o relacionamento com seus públicos é essencial, com certeza teriam mais sucesso em seus negócios.
É mais barato fidelizar um cliente do que correr atrás de outro.
legal, mas eles nao foram muito espertos com aquele gadget do twitter, na direita do site, la ta aparecendo todo o tipo de comentarios sobre a Fiat, inclusive os negativos
Max Delazeri: sim, e temos que considerar também que no caso de uma fabricante de carros, que o cliente dificilmente trocará de carro todo ano. É importante que mantenha ligado a empresa por um período mais longo. No meu ponto de vista, essa idéia da FIAT é mais deixar na mente de todos a empresa, do que REALMENTE a necessidade de lançar um carro novo com a cara dos seus clientes. Até porque creio ser arriscado isso, contando que nem sempre o que dissemos querer, é o que realmente queremos.
Mano Delazeri: bah, nem tinha me ligado naquilo! Heheh! Pois é, mas logo eles se tocam. Imagina, se as pessoas resolvem propositalmente falar mal, só pra sacanear.
Agora, continuando na FIAT mas outro assunto. No Paraná tem uma revendedora da FIAT que o nome é FUCK. Então, o site é:
http://www.fiatfuck.com.br/v2/index.php
Na guia do Chrome fica FUCK AUTOMÓVEIS LTDA e dentro do site tem bem grande FUCK FIAT! Hehehe!
agm tech ebook http://audiobooksplanet.co.uk/Susan-Squires/m121602/ tounament of shadows ebook [url=http://audiobooksplanet.co.uk/Clint-Eccher/m22040/]ebook engineering free software[/url] sample how to ebook
pc dating sims http://loveepicentre.com/ dating keyboard players
christian single dating service [url=http://loveepicentre.com/]who is daniel radcliffe currently dating[/url] moroccan woman dating safi
internatinal dating [url=http://loveepicentre.com]spencer scott is dating[/url] naruto a dating sim [url=http://loveepicentre.com/user/hafeez/]hafeez[/url] intentional dating
Postar um comentário