segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Tudo o que você precisa saber sobre o Twitter (você já aprendeu numa mesa de bar).

Por Rita Randazzo, estudante de RP da UNISINOS e gerenciadora ComunicaRS

Ao passar os olhos pelo blog da Talk2, me chamou atenção o lançamento do primeiro e-book em português sobre o Twitter, ocorrido em agosto, por meio do microblog @lets_talk . Tudo o que você precisa saber sobre o Twitter (você já aprendeu numa mesa de bar), de Juliano Spyer, é um guia prático para pessoas e organizações que querem descobrir e explorar o potencial do serviço.

A vantagem do livro é que poderá ser baixado, impresso e distribuído livremente. Além disso, junta todas as informações sobre o serviço num só lugar, em 110 páginas escritas de forma didática. Quem quiser tirar dúvidas, certamente encontrará as informações necessárias no material, seja um usuário iniciante ou um twitteiro profissional.

Segundo Juliano, qualquer um que esteja interessado ou curioso pelo Twitter encontrará informações úteis no guia. O iniciante terá o B-A-BA incluindo imagens passo-a-passo para que o serviço faça sentido. Profissionais poderão explorar as aplicações da ferramenta para negócios, jornalismo e campanhas políticas. Usuários avançados terão informações estatísticas atualizadas, dicas de conduta, planos futuros do Twitter e a introdução a temas polêmicos relacionados ao serviço. E o guia termina com uma lista de tuiteiros recomendados par ajudar a enriquecer a experiência de quem está começando a usar o serviço.

Páginas interessantíssimas são a 7, o Twitter pelo Twitter - um prefácio coletivo em que @marcelotas e mais 10 convidados definem o que é a ferramenta (por exemplo, a definição 6. O Twitter é como pátio de hospício, cada um falando 'sozinho', eventualmente algúem responde. @saintbr) e a 9, o rascunho do projeto do Twitter, desenhado por seu criador no ano de 2000, o programador Jack Dorsey.

E é a metáfora de definição do Twitter que encontramos na introdução que nos instiga à leitura: O Twitter é como o seu bar favorito funcionando dia e noite: a hora que você aparecer encontrará alguns frequentadores habituais e mais outras pessoas relacionadas a eles. Você poderá ficar para um dedo de prosa durante um intervalo no trabalho ou passar horas interagindo e trocando idéias.

Acessando o link, podemos baixar o e-book em baixa, média ou alta resolução. Vale a pena conferir!

9 comentários:

Teteu 14 de setembro de 2009 11:42  

Eu li final de semana e posso afirmar qeu nem tudo se aprende numa mesa de bar, no e-book tem muitas dicas para usar twitter pelas empresas, pessoas e tambem por politicos e jornalistas, além de muitas dicas de aplicativos criados pelos usuarios e no final uma lista de twitters com CONTEÚDO, algo que falta muito no microblog

max delazeri 14 de setembro de 2009 16:26  

a definição Twitter = "seu bar favorito" é muito interessante. Pra mim essa é a melhor definição mesmo. Por isso quando uma empresa entra no twitter para divulgar a sua marca, ela nao pode so falar dos seus produtos e de como é bom seu serviço. Já imagino um vendedor em uma mesa de bar? Mais chato impossivel.

Comunidade RP Brasil 15 de setembro de 2009 12:44  

Com certeza não poderia ficar sem ele! E um excelente material que aborda o assunto de uma maneira bem direta. Adorei essa definição que você citou. Estou rindo horrores aqui. rsrsrs

Um grande beijo!

Amanda Figueirêdo

Fabio Procópio 15 de setembro de 2009 16:51  

Ao mesmo tempo que o twitter é uma mesa de bar, pode ser a tampa de caixão...

Não o vejo como uma brincadeira, pelo contrário... o seu uso por organizações pode ser perigoso se for feito sem nenhum respaldo comunicacional, onde não se entenda o público com quem se comunica.

Desculpe o sumiço, estou na ativa novamente..

Abraço
Fabio Procópio

Conhecimento e Informação 15 de setembro de 2009 19:15  

Gostei bastante do primeiro e-book em português do Twitter. Na verdade o twitter ainda pode ser considerado um mar cheio de mistérios de assuntos ainda não explorados. Incrível.

Bem interessante o post!

Abs
Sueli

Ocappuccino 15 de setembro de 2009 22:33  

Com certeza Fábio e bem vindo novamente hehehe sentimos sempre tua falta e tua colaboração.

Sueli, é isso mesmo, ainda estamos descobrindo o twitter, bem como todas as possibilidades das diversas redes sociais.

Confesso que era e ainda sou crítico ao twitter, mas confesso também que agora uso pelo perfil do blog e é um vício.

Abraços, mateus

Fernanda Sene 15 de setembro de 2009 23:42  

Olá!

Gente preciso ler isso! Valeu pela dica! Queria ter mais tempo para usar o twitter! O meu tá mortinho! só fico lendo o que os loucos falam sozinhos hehehe!

Ah Mateus, obrigada por sempre comentar em nossos posts! E qual seu preconceito com endomarketing? hhehehe

Beijos

Ocappuccino 16 de setembro de 2009 00:11  

Fernanda, preconceito nenhum, só prefiro ouvir e ler comunicação interna (o que para mim nao tem nada a ver com endomarketing). Só isso. hehehe

mateus

Carol Terra 16 de setembro de 2009 09:20  

A todo momento surgem mais e mais guias de como se usar o twitter, porém, apesar de úteis, nós, comunicadores, temos uma tarefa adicional: a de incluir as mídias sociais em nossos planejamentos de comunicação e deixá-las absolutamente conectadas com a estratégia global que temos para aquela determinada organização. Mais do que entrar no Twitter por modismo, precisamos saber onde queremos chegar com ele e porque ele se faz importante para aquela empresa, pessoa ou cliente. Abraços, Carol Terra (http://rpalavreando.blogspot.com)

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home