22° Set Universitário – Qual é a cara do público?
Por Betânica Castoldi, estudante de Relações Públicas da PUCRS e Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS
Qual é a cara do público?
O que se pretende é aprofundar o conceito de público para a comunicação e discutir, entre outras abordagens, suas diversas configurações, a persistência ou não do conceito de segmentação, o impacto provocado pela mídia e seus discursos nos diferentes públicos, a permanência das marcas e o papel do público na cenário das tecnologias digitais.
Independente da terminologia usada, públicos, consumidores, partes interessadas, stakeholders, target, público-alvo, é essencial a discussão destes atores. O blog mais uma de comunicação postou em julho o texto Para onde estão indo os consumidores? de Nádia Rebouças, consultora e fundadora da Rebouças & Associados, referente às suas experiências em palestras e a percepção do que marcou a Conferência Ethos 2009: a extinção de consumidor e a adoção de interlocutor. Mais do que a discussão da nomenclatura, a discussão do papel: ... sempre propunha a ressignificação do conceito consumidor: O INTERLOCUTOR. A nova empresa, aquela que eu e muitos esperamos, vem descobrindo que deve matar o velho conceito de consumidor e começar a enxergar seus interlocutores. E o que quer dizer interlocutor? O dicionário me respondeu mais uma vez: agregar, trocar, interagir, prover... Bem-vindo o cidadão consciente, o prospect de interlocutor, que se nega ser um gastador, destruidor de tudo, especialmente de sua identidade.Mudarão os planos de marketing.
As 17h horas de hoje marca o start do 22º Set Universitário da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS e esperamos que está temática reflita as discussões do Set. E até o dia 30 o evento, que estimula a troca de experiências entre alunos, professores e profissionais das áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Produção Audiovisual, Cinema e Vídeo, apresentará a concorrida mostra competitiva, oficinas, palestras e ainda um show de encerramento no Opinião, dia 30 de setembro com 4 bandas que ainda serão escolhidas, entre as inscritas, através de seleção no site do Set.
As palestras são gratuitas e não necessitam de inscrição, mas se quiser receber certificado de participação no SET como ouvinte, clique aqui e preencha o formulário. (É importante lembrar que este procedimento não garante vaga nas atividades e Ocappuccino não se responsabiliza pela lotação dos auditórios já que a ocupação dos espaços se dará mediante ordem de chegada do público. As palestras deste ano trazem assuntos bem interessantes e acontecem pela manhã e à noite, e são uma excelente oportunidade de ficar por dentro das tendências. A programação do 22º Set é extensa, e aqui - para não ocupar muito espaço e tempo – sugerimos algumas palestras. Mas se por acaso, por algum imprevisto, não puder comparecer ao evento, poderá acompanhar de casa com todo conforto toda a programação, pois as 12 palestras serão transmitidas AO VIVO.
Carlos Gerbase - Cineasta e professor da Famecos
13 comentários:
Poxa.. se não fosse do outro lado do Brasil... :p
Bjs!
Karol
Mateus,
o concurso da UFSC não era nem pra professor e nem vestibular...era pra ocupar um cargo de profissional de comunicação junto à área administrativa da universidade. Imagino que eles tenham algum departamento que cuide da comunicação deles...
bjs
a PUC e uma grande faculdade, ótimas iniciativas de valorização dos estudantes
Inveja boa ein...
óitma programação.. e uma temática que abre uma gama enorme para debates e reflexões...
Abraços
Na Metodista estamos desenvolvendo um Projeto, temos um cliente vamos que trabalhar com um dos públicos deste cliente. Essa parte "onde estão indo os consumidores" está sendo muito abordada. Estou maravilhada com os nossos resultados.
E eu adorei as palestras, alguém quer vim me buscar? rs
Bom, esse link que vcs colocaram foi publicado no blog da própria Nádia Rebouças, está mais completo, acho que vale a pena conferir... http://nareboucas.blogspot.com/2009/07/consumidor.html
Abraços,
Cibele
(A Bordo)
Obrigado Belle pela dica.
Uma pena é que a transmissão do Set via site não está boa, agora está rolando o debate com Jaime Monjardin mas o audio ta péssimo, mas a intenção e a abordagem croosmedia do evento está ótima, atualizações instantaneas no twitter e muitas materias boas no site e amanha eu vou pessoalmente ;)
mateus
Acompanhei pessoalmente o RBS Debates com o Jayme Monjardim, e foi bem interessante a didática do programa. Jayme declarou várias vezes que o conteúdo e a fórmula das novelas é a mesma há anos, e o que diferencia uma novela da outra é a tecnologia utilizada, que traz mais facilidades e possibilidades para se chegar nos públicos com ousadia.
Vocês poderiam fazer uma 'cobertura' do evento por aqui, não?
Ontem a Betânia foi, hoje o Mateus vai - vou adorar ficar sabendo o que foi abordado, só o pouco que a Betânia colocou no comentário acima já fiquei curiosa.
=]
Abraços,
Belle
(A Bordo)
Para Belle e os demais: o próprio site está fazendo uma ótima cobertura, matérias são postadas assim que as palestras acabam, acessem http://www.pucrs.br/famecos/set/noticias.htm.
abraços
Mateus
Cobertura da palestra Web 2.0 e marketing nas mídias sociais a partir das 20h pelo twitter www.twitter.com/ocappuccino
Mateus
Tenho certeza que está sendo um evento incrível! è um pena eu ser de tão longe... depois quero noticias de como foi para postar lá no blog!
Beijos!
Amanda Figueirêdo
Olá Amanda, ainda hoje estaremos postando aqui a cobertura do 22° Set Universitário, falando sobre algumas palestras e oficinas que aconteceram durante esses três dias, inclusive sobre palestra Web 2.0 e o marketing nas redes sociais, que cobrimos ao vivo através do Twitter.
Abraços,
Betânia
http://queroessavaga.blogspot.com/
Postar um comentário