segunda-feira, 28 de setembro de 2009

22° Set Universitário – Qual é a cara do público?

Por Betânica Castoldi, estudante de Relações Públicas da PUCRS e Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS

Qual é a cara do público?

O que se pretende é aprofundar o conceito de público para a comunicação e discutir, entre outras abordagens, suas diversas configurações, a persistência ou não do conceito de segmentação, o impacto provocado pela mídia e seus discursos nos diferentes públicos, a permanência das marcas e o papel do público na cenário das tecnologias digitais.

Independente da terminologia usada, públicos, consumidores, partes interessadas, stakeholders, target, público-alvo, é essencial a discussão destes atores. O blog mais uma de comunicação postou em julho o texto Para onde estão indo os consumidores? de Nádia Rebouças, consultora e fundadora da Rebouças & Associados, referente às suas experiências em palestras e a percepção do que marcou a Conferência Ethos 2009: a extinção de consumidor e a adoção de interlocutor. Mais do que a discussão da nomenclatura, a discussão do papel: ... sempre propunha a ressignificação do conceito consumidor: O INTERLOCUTOR. A nova empresa, aquela que eu e muitos esperamos, vem descobrindo que deve matar o velho conceito de consumidor e começar a enxergar seus interlocutores. E o que quer dizer interlocutor? O dicionário me respondeu mais uma vez: agregar, trocar, interagir, prover... Bem-vindo o cidadão consciente, o prospect de interlocutor, que se nega ser um gastador, destruidor de tudo, especialmente de sua identidade.Mudarão os planos de marketing.

As 17h horas de hoje marca o start do 22º Set Universitário da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS e esperamos que está temática reflita as discussões do Set. E até o dia 30 o evento, que estimula a troca de experiências entre alunos, professores e profissionais das áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Produção Audiovisual, Cinema e Vídeo, apresentará a concorrida mostra competitiva, oficinas, palestras e ainda um show de encerramento no Opinião, dia 30 de setembro com 4 bandas que ainda serão escolhidas, entre as inscritas, através de seleção no site do Set.

As palestras são gratuitas e não necessitam de inscrição, mas se quiser receber certificado de participação no SET como ouvinte, clique aqui e preencha o formulário. (É importante lembrar que este procedimento não garante vaga nas atividades e Ocappuccino não se responsabiliza pela lotação dos auditórios já que a ocupação dos espaços se dará mediante ordem de chegada do público. As palestras deste ano trazem assuntos bem interessantes e acontecem pela manhã e à noite, e são uma excelente oportunidade de ficar por dentro das tendências. A programação do 22º Set é extensa, e aqui - para não ocupar muito espaço e tempo – sugerimos algumas palestras. Mas se por acaso, por algum imprevisto, não puder comparecer ao evento, poderá acompanhar de casa com todo conforto toda a programação, pois as 12 palestras serão transmitidas AO VIVO.

Algumas dicas de Palestras:

28/9 (segunda-feira)
20h
RBS Debates
Jayme Monjardim - Diretor de núcleo da Rede GloboJoão
Daniel Tikhomiroff - Publicitário e ganhador de 41 leões no Festival de Publicidade de Cannes
Carlos Gerbase - Cineasta e professor da Famecos
Local: Centro de Eventos da PUCRS

29/9 (terça-feira)
9h
Quem mexeu no conteúdo? Quem mexeu com a minha mídia?
Leandro Gejfinbein – gerente de Arquitetura de Informação na Globo.com
Local: Auditório da Famecos
Mediador: Eduardo Pellanda

A cultura como estratégia de relacionamento com stakeholders
Ana Vilela – gestora da Casa Fiat de Cultura
Local: Auditório do Prédio 9
Mediador: Cassio Grinberg

20h
Web 2.0 e marketing nas mídias sociais
Bruno Alves – sócio diretor da Dialeto Social Media, formado em Arquitetura e Urbanismo, trabalha com comunicação digital desde 1996
Local: Auditório da Famecos
Mediador: André Pase

As muitas caras do público interno: como pensar em comunicação interna para todas elas?
Luciano Kunzler – formado em Publicidade e Propaganda, pós-graduado em Marketing Estratégico, é um dos responsáveis pela área de criação e estratégia da HappyHouse Brasil
Local: Auditório do Prédio 9
Mediadora: Denise Pagnussat

30/9 (quarta-feira)
9h
Classes C, D e E: 15 tendências de um mercado de R$ 760 bilhões
Renato Meirelles – sócio diretor do Data Popular, publicitário com MBA em gestão de negócios pela ESPM, colaborador do livro Varejo para Baixa Renda e autor de Um jeito fácil de levar a vida – o guia para enfrentar situações novas sem medo
Local: Auditório do Prédio 9
Mediadora: Cristiane Mafacioli Carvalho

13 comentários:

Comunicação em Rede 28 de setembro de 2009 13:10  

Poxa.. se não fosse do outro lado do Brasil... :p

Bjs!
Karol

Emily Bianquini 28 de setembro de 2009 13:33  

Mateus,
o concurso da UFSC não era nem pra professor e nem vestibular...era pra ocupar um cargo de profissional de comunicação junto à área administrativa da universidade. Imagino que eles tenham algum departamento que cuide da comunicação deles...
bjs

Mano Delazeri 28 de setembro de 2009 19:05  

a PUC e uma grande faculdade, ótimas iniciativas de valorização dos estudantes

Fabio Procópio 28 de setembro de 2009 19:14  

Inveja boa ein...

óitma programação.. e uma temática que abre uma gama enorme para debates e reflexões...

Abraços

Cibele Silva 28 de setembro de 2009 19:18  

Na Metodista estamos desenvolvendo um Projeto, temos um cliente vamos que trabalhar com um dos públicos deste cliente. Essa parte "onde estão indo os consumidores" está sendo muito abordada. Estou maravilhada com os nossos resultados.

E eu adorei as palestras, alguém quer vim me buscar? rs

Bom, esse link que vcs colocaram foi publicado no blog da própria Nádia Rebouças, está mais completo, acho que vale a pena conferir... http://nareboucas.blogspot.com/2009/07/consumidor.html

Abraços,
Cibele
(A Bordo)

Ocappuccino 28 de setembro de 2009 21:07  

Obrigado Belle pela dica.

Uma pena é que a transmissão do Set via site não está boa, agora está rolando o debate com Jaime Monjardin mas o audio ta péssimo, mas a intenção e a abordagem croosmedia do evento está ótima, atualizações instantaneas no twitter e muitas materias boas no site e amanha eu vou pessoalmente ;)
mateus

Betânia Castoldi 29 de setembro de 2009 01:20  

Acompanhei pessoalmente o RBS Debates com o Jayme Monjardim, e foi bem interessante a didática do programa. Jayme declarou várias vezes que o conteúdo e a fórmula das novelas é a mesma há anos, e o que diferencia uma novela da outra é a tecnologia utilizada, que traz mais facilidades e possibilidades para se chegar nos públicos com ousadia.

Betânia Castoldi 29 de setembro de 2009 01:20  
Este comentário foi removido pelo autor.
Cibele Silva 29 de setembro de 2009 10:21  

Vocês poderiam fazer uma 'cobertura' do evento por aqui, não?
Ontem a Betânia foi, hoje o Mateus vai - vou adorar ficar sabendo o que foi abordado, só o pouco que a Betânia colocou no comentário acima já fiquei curiosa.
=]

Abraços,
Belle
(A Bordo)

Ocappuccino 29 de setembro de 2009 11:06  

Para Belle e os demais: o próprio site está fazendo uma ótima cobertura, matérias são postadas assim que as palestras acabam, acessem http://www.pucrs.br/famecos/set/noticias.htm.

abraços
Mateus

Ocappuccino 29 de setembro de 2009 16:30  

Cobertura da palestra Web 2.0 e marketing nas mídias sociais a partir das 20h pelo twitter www.twitter.com/ocappuccino

Mateus

Comunidade RP Brasil 30 de setembro de 2009 17:21  

Tenho certeza que está sendo um evento incrível! è um pena eu ser de tão longe... depois quero noticias de como foi para postar lá no blog!
Beijos!

Amanda Figueirêdo

Betânia Castoldi 30 de setembro de 2009 23:07  

Olá Amanda, ainda hoje estaremos postando aqui a cobertura do 22° Set Universitário, falando sobre algumas palestras e oficinas que aconteceram durante esses três dias, inclusive sobre palestra Web 2.0 e o marketing nas redes sociais, que cobrimos ao vivo através do Twitter.

Abraços,
Betânia
http://queroessavaga.blogspot.com/

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home