segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Perfil Fabiana Begnini.

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS

Retomamos o Perfil hoje. Depois de um grande tempo de ausência a entrevistada da vez possui um belo currículo: graduação em relações públicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005); foi premiada pelo melhor projeto de estágio, desenvolvido na Fundação Thiago de Moraes Gonzaga e aprovada com distinção no trabalho de conclusão de curso; em 2007, recebeu menção honrosa pelo 2º lugar no prêmio Relações Públicas do Brasil, categoria Revelação e em 2008 e 2009, novamente obteve indicação ao prêmio; após a conclusão da graduação deu continuidade aos estudos participando de cursos de extensão na área da comunicação (Marketing de Relacionamento, Gestão em Marketing, Produção e Divulgação de Eventos Culturais e Artísticos e Comunicação Empresarial, este último realizado na cidade de Buenos Aires); atualmente, cursa MBA de Gestão Estratégica da Comunicação, no IBGEN e é Coordenadora de Comunicação e Marketing da AABB Porto Alegre e sócia-diretora do Ateliê Criativo Estratégias em Comunicação. Estamos falando da Fabiana Begnini, a Fabi do Ciranda RP.

Ocappuccino: Como descobriu as relações públicas? Por que escolheu fazer este curso e seguir nesta profissão?

Fabi: Sempre pensei em fazer comunicação. Então, na época do vestibular fui atrás de informações sobre os três cursos da área. Confesso que jornalismo era a minha primeira opção, mas depois que olhei os currículos e procurei saber mais sobre a área de atuação de um relações públicas, não tive dúvidas! Escolhi RP.

Ocappuccino: Em que empresa trabalha hoje e qual sua função dentro da empresa?

Fabi: Trabalho há três anos e meio na Associação Atlética Banco do Brasil Porto Alegre como Coordenadora de Comunicação e Marketing. O mais legal foi que comecei a trabalhar na AABB quatro dias depois da formatura! Foi uma grande oportunidade de crescimento profissional que o clube me ofereceu. Aprendi e aprendo muito trabalhando lá.

Ocappuccino: Como está o mercado em que você atua? Em expansao? Quais as expectativas?

Fabi: Falando especificamente do mercado de clubes, tenho grandes expectativas em relação a expansão da profissão neste nicho. Tenho vários colegas, formados mais ou menos na mesma época que eu, que atuam em outros clubes de Porto Alegre. Hoje, os clubes estão buscando a profissionalização do seu negócio e estão investindo em suas assessorias de comunicação. Mais um mercado que se abre para nós, RP’s.

Ocappuccino: Novamente foi indicada para o Prêmio RP do Brasil na categoria Profissional Revelação, claro que a felicidade é grande, mas a autocrítica e as responsabilidades também aumentam, como lidar com isso?

Fabi: Esse ano, ter sido indicada foi uma grande surpresa para mim. Tanto que só soube da indicação há poucos dias atrás, já no final da votação aberta. É uma grande satisfação participar pelo terceiro ano consecutivo deste Prêmio tão bacana que visa valorizar o profissional de relações públicas. As responsabilidades aumentam com certeza! E a autocobrança também... rsrs

Ocappuccino: Quais as disciplinas/autores favoritos sobre RP?

Fabi: ADOREI as disciplinas de planejamento. Assim, Margarida Kunsch faz parte da minha lista de favoritos...

Ocappuccino: Qual é a relação da teoria acadêmica aprendida em sala de aula com a prática do mercado?

Fabi: Acho que tem toda relação. Tudo que aplico no meu trabalho hoje trago da teoria acadêmica. Aprendida tanto na faculdade, quanto nos livros em que busco aperfeiçoamento.

Ocappuccino: O que gosta de fazer nas horas vagas? Como algumas dessas atividades das horas vagas podem te ajudar como um RP

Fabi: Atualmente, dedico meu tempo livre para a conclusão do MBA em Gestão Estratégica em Comunicação e tenho aplicado os conhecimentos adquiridos em organização de eventos no planejamento do meu casamento. rsrs

Ocappuccino: Quais os planos para o futuro como RP?

Fabi: Bem, meu objetivo maior como RP é partir para a área acadêmica. Com certeza, o mestrado faz parte dos meus anseios para o próximo ano.

Ocappuccino: Agora, como não poderia faltar, vamos à série de perguntas sobre blogs. Como surgiu o Ciranda RP e qual o motivo desse nome para o blog? De onde surgiu a vontade de ser blogueira?

Fabi: Na verdade resolvi unir o útil ao agradável, sempre gostei de escrever, sempre fui apaixonada pela profissão e sempre gostei muito novas tecnologias. O Ciranda RP surgiu a partir de uma aula sobre o assunto no MBA. Na ocasião, nos foi proposto criar um blog e, é claro, aproveitei a oportunidade para colocar em prática um desejo já antigo. O nome foi escolhido pela representatividade. Quando se fala em ciranda logo se pensa naquela brincadeira de criança, todos de mãos dadas, em círculo. Para mim RP também é isso: um ponto de união.

Ocappuccino: Quanto tempo se dedica atualizando seu blog e quanto tempo passa lendo blogs?

Fabi: Menos do que eu gostaria. Procuro atualizar o Ciranda RP diariamente, mas nem sempre consigo, infelizmente. De qualquer forma, sempre tento passar nos meus blogs favoritos para me atualizar. Ocappuccino.com faz parte da lista de preferidos! Acho os artigos, textos e temas postados por vocês muito úteis e bacanas. Parabéns!

Ocappuccino: Acredita no futuro dessa nova ferramenta de comunicação corporativa para as empresas?

Fabi: Acho que esse futuro já chegou! Cada vez mais vemos empresas entrando na blogosfera. Na AABB, por exemplo, já temos dois blogs: um para os colaboradores e um para os associados. Ah! Também entramos no Twitter recentemente.

Ocappuccino: O Relações Públicas é o profissional mais qualificado para gerir o blog da empresa?

Fabi: Acho que tem que ser alguém de comunicação. Não precisa ser necessariamente um RP.

Gostaria de agradece em nome da Equipe Ocappuccino.com
a disponiblidade, interesse e atenção da Fabi em aceitar o
convite e participar desta importante troca de conhecimentos,
em que se configura o Perfil.

7 comentários:

A Bordo da Comunicação 1 de setembro de 2009 às 08:34  

Belo caminho a Fabi já traçou, muito interessante cada parte da entrevista. Com simples palavras ela mostra o quando gosta da profissão, isso é importante, também um incentivo.

Em relação a indicação, boa sorte para você Fabi, sei e até conheço alguns profissionais que estão concorrendo e a responsabilidade realmente é muita, mas temos que levar em consideração também o reconhecimento.

Abraços,
Cibele
(A Bordo)

max delazeri 1 de setembro de 2009 às 12:42  

A Fabi tem twitter?

Fabiana Begnini 1 de setembro de 2009 às 13:15  

Oiee pessoal!!!
Adorei participar do perfil! Brigadão!!
Tenho twitter sim!
http://twitter.com/FabiBegnini

Teteu 2 de setembro de 2009 às 00:27  

como membro do blog fico muito feliz e honrado da presença ilustre de uma grande profissional revelação no perfil

Conhecimento e Informação 2 de setembro de 2009 às 13:50  

Muito bacana a forma de divulgar perfis de profissionais de Rp.

Parabéns para a Fabi e pela publicação , como sempre, vcs são excelentes!


Abraços
Sueli

Anônimo 17 de dezembro de 2010 às 18:08  

great post, thanks for sharing

Anônimo 4 de fevereiro de 2011 às 13:53  

Your site is actually unique. Keep posting that way.

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home