sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Star Wars e a Comunicação.

Por Betânia Castoldi, estudante de Relações Públicas da PUCRS

Estava assistindo o Jornal da Globo, quando me deparei com uma das manchetes da série Conecte, sobre um novo tipo de comunicação: a holografia. Achei bem interessante a matéria, para quem não viu assista abaixo a matéria da coluna digital Conecte do dia 20 de agosto, e também deixo aqui minha contribuição sobre a reportagem.



Muitas pessoas usam os diversos programas de bate-papo que utilizam voz e imagem (MSN, Skype e outros), para se comunicar com parentes distantes sem pagar nada, e conseguem conversar e se ver através de webcans. E esses programas de bate-papo não se restringem apenas aos computadores, podem ser encontrados também nos celulares e utilizados na rua, através de uma rede Wi-Fi, sem custo algum. Mas apesar da economia na conta do telefone e celular, esses meios ainda deixam a desejar pelo sinal, interferências na transmissão dos dados, e principalmente pela impessoalidade.

Mas e o que tem a ver Comunicação com Star Wars? Pois é: Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante..., os criadores da série previam o futuro da comunicação, pois os personagens já se comunicavam através desta nova tecnologia, a holografia. Essa técnica está sendo utilizada em palestras, congressos, seminários, etc - e realmente, para quem está assistindo a imagem projetada parece ser tão real, que dá vontade de tocar. É muito útil não só para interagir com pessoas de outros locais e/ou países, mas também na demonstração de projetos e lançamentos de produtos.

Grandes empresas que já utilizavam a vídeoconferência, hoje estão utilizando a telepresença como método eficaz de comunicação, onde a imagem da pessoa que está do outro lado aparece nos monitores, inclusive o ambiente é copiado, de maneira que pareça que todos estão juntos no mesmo local, na mesma sala de reunião. Claro que esse tipo de comunicação tem um custo muito alto, mas os empresários garantem que vale a pena, pois reduz gasto com passagem, racionaliza o tempo e também diminui os deslocamentos, ou seja, os índices de envio gás carbonico na atmosfera, por isso é uma ação sustentável. Especialistas confirmam que em pouco ou médio prazo será possível, ao mesmo tempo que você conversa no celular, ver a outra pessoa projetada na sua frente. Mais uma tecnologia de ponta para a gente dominar e usufruir.

9 comentários:

Ser.RP... 29 de agosto de 2009 às 10:09  

Olá Matheus. Obrigado pelo comentario no blog. Peço desculpas pela demora em publicar e responder. Estava viajando, cobrindo um congresso. Coloquei o link do video novamente no blog, caso nao tenha visto anteriormente. Abraços.
Juliano Melo.

Teteu 29 de agosto de 2009 às 16:34  

incrível a holografia, vai extinguir o conceito de distância, a telepresença já é uma ótima ferramenta

Betânia Castoldi 31 de agosto de 2009 às 00:33  

Ontem, dia 30/08, no Fantástico, eles falaram sobre essa viagem tecnológica inédita na tv brasileira. Os apresentadores Tadeu Schmidt e Patrícia Poeta que apresentavam o programa no RJ foram “teletransportados” para SP, com Zezé di Camargo e Luciano e Maurício Kubrusly e logo depois Tadeu Schmidt usou a holografia para conversar com o jogador Diego do Palmeiras em SP também. Desde que a princesa Léia pediu ajuda na série Jornada nas Estrelas a holografia virou um sonho tecnológico.

Evandro 31 de agosto de 2009 às 09:00  

A coluna Conecte tem muitos fãns aqui no Ocappuccino, não? hehehe

Ocappuccino.com 31 de agosto de 2009 às 11:12  

Bah, eu vi a chamada e fiquei muito afim de ver, mas depois fui fazer qq coisa e perdi, vou ver no site.

Somos fãs de todo material que tenha qualidade

Abraço Evandro

Mateus

Mano Delazeri 31 de agosto de 2009 às 17:33  

falando e holografia, vcs viram o Fantastico (programa de Rede Globo),
eles falaram sobre isso no ultimo programa

Ocappuccino pautando a grande mídia,
srsrssr
ótimo post

Conhecimento e Informação 2 de setembro de 2009 às 13:54  

É verdade. É um ótimo caminho para expor vários trabalhos desta forma. Atualmente fala-se muito em Conference-Call, acho que é um suporte bem estratégico e eficiente.

Anônimo 25 de janeiro de 2013 às 21:30  

Every weekend i used to pay a quick visit this web site, as i want
enjoyment, as this this website conations actually
good funny material too.
Here is my homepage :: unlock iphone 4s service

Anônimo 2 de abril de 2013 às 22:52  

hello!,I really like your writing so much!

proportion we communicate extra approximately your article on AOL?
I require a specialist on this space to unravel my problem.
May be that's you! Taking a look ahead to see you.

my web-site :: bathroom remodeling

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home