quarta-feira, 26 de agosto de 2009

As redes sociais invadem os gramados (futebol + twitter).

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS


Assistindo na noite de segunda-feira o SportTV News, ouço Vanessa Riche anunciando no próximo blog uma matéria sobre uso de redes sociais por parte de técnicos e dirigentes do futebol. Claro que fiquei atento, pois afinal não é qualquer dia que conseguimos unir o útil ao agradável (futebol + redes sociais). O vídeo (postado no final do texto) fala do twitter e do blog do Wanderlei Luxemburgo, do twitter do presidente do Palmeiras (um time pequeno de São Paulo que traja verde) e o foco foi o tão badalado twitter de Mano Menezes, técnico do Corinthians (um bom time, mas sem torcida). Espero que ninguém da Mancha Verde ou da Fiel Torcida leia isso.

Fugindo um pouco do vídeo, quero informar que Mano Menezes está com uma ótima assessoria de comunicação. Pois vejamos, no início de abril foi enviado à toda imprensa especializada um teaser com um release sobre o lançamento do site do técnico e também com todo material gráfico que aparece na foto ao lado. Para esta ação foi trabalhado um elemento lúdico, um quebra-cabeça. A redação, posicionada no fundo da caixa, é uma instrução que, com expressões que combinam tanto com o futebol quanto com o trabalho de montar um quebra-cabeça, convidam a descobrir a nova jogada do técnico. A caixa foi produzida em papel kraft e papel vegetal e o seu design clean, segundo a assessoria em entrevista que li em algum site, reflete a imagem de seriedade e confiança que tem o nosso cliente.

Mas o que chama mais atenção e onera popularidade na rede ao técnico é o seu perfil no Twitter. Pois então vamos à saga do twitter de Mano. Criado em 16 de abril, já no primeiro dia ele somava mais de 400 seguidores. No final de abril Mano já havia ultrapassado Marcelo Tas e como o perfil com mais seguidores do Brasil, já havia superado a marca de 52.000 seguidores. (para constar, hoje o @manomenezes tem 792,179 Followers contra 287,807 do @marcelotas, é a força da Fiel). Seguindo! Em junho, segundo notícia da Folha Online o jornal britânico The Daily Telegraph publicou edição em que Mano constava na lista dos dez perfis internacionais que mais influentes e que merecem ser seguidos no Twitter. O jornal afirmou Se o futebol é uma religião no Brasil, então Mano é um dos seus sumos sacerdotes. Ele é o técnico do clube paulistano Corinthians, e seus tweets fazem comentários dos treinamentos e dos esforços de administração, afirmou o jornal. Além do comandante do Timão, também foram listados como influentes, o comediante britânico Stephen Fry; o ator norte-americano Ashton Kutcher; o blogueiro iraquiano Salam Pax; além da rainha da Jordânia.

Seguindo! O Terra Esportes noticiou que Mano Menezes questionado - em recente entrevista coletiva - sobre a paciência do torcedor com o desempenho recente do Corinthians no Campeonato Brasileiro, tomou o twitter como termômetro da torcida corintiana. E mais, afirmou, apoiado nos seguidores de seu perfil no twitter para defender a ideia de que a torcida tem tido calma com o atual momento da equipe, que não vence há cinco rodadas: Tenho boa relação com o torcedor do Corinthians. Tenho muitos seguidores (no twitter), recebo mensagens deles. São 700 mil pessoas. Agora não vão me passar mais esse cachorro com tanta facilidade, eu também tenho alguns mecanismos para saber o que estão pensando. Na mesma noite ele ainda postou duas mensagens sobre o tema (a imagem acima destaca as duas mensagens), pedindo que os torcedores continuem escrevendo. Seguindo! E Mano ainda foi indicado para concorrer no inédito prêmio na categoria Twitter do Ano no VMB 2009, concorrendo com nomes como Danilo Gentili, Twittess e Marcos Mion. É pouco ou que mais? Que fiel popularidade!

Mas a ideia original do post nem foi falar (somente) sobre Mano Menezes, foi para falar sobre o vídeo abaixo que vi no SportvNews na noite de segunda-feira. Olhem, é um vídeo de 2min e 58seg com o ótimo jornalista Marco Aurélio Souza que fala como as redes sociais estão invadindo os gramados e dando voz e imparcialidade às notícias dos técnicos e dirigentes de futebol.

11 comentários:

Anônimo 27 de agosto de 2009 às 08:10  

Falando em twitter... tentei seguir vocês, e estou até agora esperando que vocês "aprovem meu pedido"... #fail
Abraço!

Cibele Silva 27 de agosto de 2009 às 10:12  

"um bom time, mas sem torcida"
Huum, engraçadinho!
Acho que esqueci de dizer que moro na Zona Leste de São Paulo, onde encontra-se a grande parte da torcida corinthiana e, claro, eu faço parte "deste bando de louco".

Sigo o Mano e adoro qdo ele posiciona nós torcedores.

Eu não vi essa entrevista, para mim o vídeo não está aparecendo.

AH, e faço minhas as palavras da Emanuela (acima), segui vocês no meu twitter e no do A Bordo, faz um tempo, e vocês ainda não aprovaram.

Abraços,
Cibele
(A Bordo)

max delazeri 27 de agosto de 2009 às 11:03  

Emanuela Ribeiro e Cibele Silva
Nosso twitter estava passando por problemas de configuração. Já esta funcionando. Fallow novamente, agora vai funcionar.

Max Delazeri - Ocappuccino

ManoPilantra 27 de agosto de 2009 às 14:45  

99% dos seguidores do Mano é FAKE. Basta dar uma olhadinha, a maioria dos seguidores tem o nome do tipo: @tinkwow ou @56gegpio. Fantasmas criados por um robo, seguem somente o Mano e a maioria deles nunca tuitou nada.

Ocappuccino.com 27 de agosto de 2009 às 20:17  

belle, o video esta no link http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1110828-7824-DIRIGENTES+E+TREINADORES+APOSTAM+NA+TECNOLOGIA+DA+INFORMACAO,00.html

já esperava este comentário e não citei no post, mas há um tempo era estimado que 8 mil seguidores do mano são fakes, hoje não sei o número correto, mas mesmo que seja 100 mil não diminui a popularidade dele

mateus d'ocappuccino

Fernando B 27 de agosto de 2009 às 23:22  

hum, fugindo um pouco: às vezes sinto a impressão de que o mundo do futebol tem se revelado um ótimo nicho para os profissionais de comunicação... também com os constantes "atritos" que os clubes enfrentam com imprensa e torcedores, tem que haver mais relacionamento mesmo - e dos bons.

max delazeri 28 de agosto de 2009 às 11:23  

È muito mais do que 100 mil seguidores fake. Ele tem 800 mil seguidores, mais da metade desse numero é fake.

Anônimo 28 de agosto de 2009 às 12:53  

Bem legal o post, parabéns

Guilherme Freitas 28 de agosto de 2009 às 22:50  

Mano Menezes é um cara inteligente e sabe as redes socais podem emplacar o trabalho dele. Sem dúvida ele ainda vai nos surpreender. Quanto o twitter do ano acho que o Danilo Gentili leva. Abraços.

leli 2 de setembro de 2009 às 19:26  

teteu, adorei o post! o blog tá super bacana. um salve p vcs, guris.
beijos

Ocappuccino.com 2 de setembro de 2009 às 19:55  

bah, quanto honra, leli que já foi 'vitima' do nosso perfil deixando um comentário, muito obrigado e seja bem vinda muitas vezes aqui

mateus

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home