Diga-me o que carregas no teu iPhone e te direi quem és!
Por Rita Randazzo estudante de RP da UNISINOS e gerenciadora ComunicaRS
Muito interessante a matéria Antropologia do iPhone, de Nelito Fernandes (Revista Época, 1º/08), que relata o que os programas mais baixados para o celular da Apple nos dizem sobre os hábitos e valores da população de cada país. Ou seja, diga-me o que carregas no teu iPhone e te direi quem és!
No Brasil, como era de se esperar, o número 1 em vendas é um programa que faz o iPhone apitar quando o motorista se aproxima de um radar. Além disso, informações sobre a gripe suína, cerveja virtual, e, claro, a tabela e todas as informações do Brasileirão, pois ainda somos o país do futebol. Que surpresa!
Na França, em primeiro lugar, um guia de restaurantes e serviços. A seguir, um espelho virtual, para reafirmar sua fama de vaidade sem igual, seguido por um programa que decifra o intrincado e extenso metrô de Paris, que nem os franceses conhecem direiro.
Já na Índia, o sexo está no topo da lista. O Kama Sutra está liderando, com fotos de mulheres em poses sensuais logo a seguir.
Bem ao contrário do faça amor, não faça a guerra indiano, os Estados Unidos reafirmam sua fama de povo belicoso e dominador. Os games de guerra dominam os aparelhos. No jogo World War, entrar numa guerra e dominar o mundo é o objetivo. Em Pocket God, você é simplesmente... Deus. E um Deus mau, muito mau, como o do Antigo Testamento. Sua maior diversão é torturar o povo que você domina.
Os americanos, apesar da antipatia e violência, continuam exercendo fascínio e possuem o maior fã-clube do mundo: a China. Lá o programa mais baixado é um curso de inglês. Os outros que fazem parte do ranking chinês são indecifráveis em seus ideogramas misteriosos.
6 comentários:
O iphone e o ipod nano (tbm da Apple) foram os primeiros itens adquiridos pelos menos amigos, foi a sensação "do momento" - vídeos, GPS, ficamos por um bom tempo mais ligados do que o costume em "máquinas", a linha apple compõe uma tecnologia admirável.
Abraços,
Cibele
(A Bordo)
Parabéns pelo blog...
abraços,
Emily
(RPublicando)
adorei a matéria, Rita!
muito interessante saber de tudo isso.
beeijos pessoal :)
os indianos é que sabem do que é bom hehehehe
arebaba! os indianos sabem
Desculpa a repetição.. mas esses indianos.. kakakaka.. Nào tinha visto essa matéria.. interessante e curiosa no mínimo
Postar um comentário