quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A Igreja na Internet.

Por Max Delazeri, estudante de Relações Públicas da UFRGS

Se o Bispo Edir Macedo é realmente um discípulo de Deus, eu não posso afirmar nada. No entanto, posso afirmar com toda certeza que ele sabe como é importante se comunicar e utilizar as ferramentas de comunicação da melhor maneira possível. Em 1977, fundou a Igreja Universal do Reio de Deus, e hoje, depois de 32 anos, é dono de vários jornais, emissoras de rádio e da TV Record. Todo esse assunto está bem visível nos últimos dias, devido aos escândalos e aos vários vídeos em que Macedo aparece dando dicas de como tirar grana dos explorados fiéis.

O
que quero citar aqui são as ferramentas que a Igreja Universal do Reino de Deus utiliza para cercar/condicionar seu público alvo e como este uso tem dado certo. São jornais, revistas, programas de rádio e de TV e um grande investimento na Internet. Só na Internet são 8 sites, o blog pessoal do Bispo e mais um portal de informações, o Arca Universal. Todos com grandes links divulgando o trabalho da Igreja e dos Pastores, com espaço para os visitantes emitir opiniões, enquetes e tudo que pode estimulá-lo a voltar ao portal.

Eu como blogueiro fiquei pasmo com os números no blog do Bispo. Encontrei posts com mais de 130 comentários. Os números de visualizações do blog deve chegar a milhares por dia. Quero destacar aqui um post específico em que Edir Macedo apresenta a equipe responsável por manter os sites, blogs e portais da Igreja Universal do Reino de Deus. Sem citar o Twitter que Edir Macedo tem e atualiza diariamente.

Além das Fogueiras Santas de Israel - campanhas para aumentar a arrecadação similares a um treinamento de vendas e atendimento especial ao cliente objetivando cumprimento das metas - e dos dízimos pedidos em culto, agora a Igreja Universal inova e, para tornar a concorrência irrelevante, desbrava novas fronteiras de arrecadação: as redes sociais.

12 comentários:

Teteu 13 de agosto de 2009 às 01:34  

tem que ver as comunidades no orkut, as discussões são, pra não dizer outras coisas, engraçadas... é essa briga globo x record está ficando quente... no momento estou vendo o programa especial no 'fala que eu te escuto' (alias um programa muito bem produzido) que está exaltando a igreja, as 'filiais' em diversos países (rússia, africa...) e o serviço social que presta, o bispo e sua idonea trajetória e a tv record (grande símbolo do poder atual) e criticando toda trajetória da globo, desde a ligação com a ditadura militar, aos progrmas que 'ditavam' o certo e o errado durante a ditadura, a ligação do roberto marinho com o governo, edição do debate da eleição collor x lula e outros... programa imperdível... alguns vão dizer que é manobra diversionista para abafar a crise do senado, não sei, mas a briga entre as gigantes emissoras está esquentando

A Bordo da Comunicação 13 de agosto de 2009 às 08:47  

Ah gostei da sua pesquisa Max, eu não tinha conhecimento destas redes sociais, dei uma passeada pelos links que vc colocou, realmente os números são demais.

Na terça-feira eu estava assistindo o Jornal Nacional e pensei exatamente isso "a briga entre as gigantes emissoras está esquentando".

Abraços,
Cibele
(A Bordo)

Marcus Vinicius 13 de agosto de 2009 às 09:01  

Edir Macedo responderá ao processo, ao final poderá ser jungado culpado ou inocente, não sei. Sei que se esse cara der uma palestra encinando os "truques e artimanhas" da venda e da prospecção de clientes, eu não perco. Ele tem a base!

Ele pode acabar indo pro Inferno, mas que ele é bom no que faz, isso ele é! Em 32 anos comprar a TV RECORD.

Anônimo 13 de agosto de 2009 às 10:37  

Qd estava na faculdade pesquisei sobre a tríade comunicação-política-religião. Cheguei até a pensar em tratar da IURD como fenômeno comunicativo no TCC, mas no fim, optei por outra coisa. E isso era há 6 anos atrás... Seus dados mostram bem como está agora, com o advento das novas ferramentas...

Teteu 13 de agosto de 2009 às 13:28  

Na verdade Marcos Vinicius ele já foi julgado e inocentado pelo STF em acusação anterior de enriquecimento ilicito e desvio da verba arrecadada na igreja (vale lembrar que não é crime pedir dizimo, até pq não é cobrado imposto por parte do governo dessas doações, mas o dizimo é para ser usado em OBRAS SOCIAIS E PARA MANTER OS BENS DA IGREJA)... disso qeu acusavam o grande lider da igreja universal, mas foi alegado que a universal promove obras sociais e provou que luxurias como jatinho são importante pra levar a mensagem de Deus, e os pastores, a todos os lugares do mundo

Vanessa Lago 13 de agosto de 2009 às 18:33  

O bom RRPP sabe utilizar bem as oportunidades. Vemos isso na Rede Globo, que está aproveitando esse escandalo com o Edir Macedo para quebrar o pau encima da TV Record.

Joanna 13 de agosto de 2009 às 22:32  

nossa Max, fiquei impressionada também! nao sabia que eles tinham metade dessas redes socias que tu falo.. dei uma olhada no blog e achei absurdo o numero de comentarios por post! é realmente muito visitado esse blog..

e realmente, essa briga Globo x Record vai dar o que falar por um tempinho!
beeijosd.

Fabio Procópio 14 de agosto de 2009 às 10:56  

Também assisti ao Fala que eu te escuto...Eu acho que muitas coisas ainda virão á tona em se tratanto de globo e record..veremos..

Abraços

A Bordo da Comunicação 14 de agosto de 2009 às 11:19  

[Voltei pq lembrei deste post]

Hoje li muitos posts em blogs sobre o tema Globo/Record.

Deixo aqui uma dica - www.opalpiteiro.blogspot.com - A briga Globo x Record.
Dá para conhecer um pouco desde o começo, e claro fica a questão no ar. O que vai acontecer...

Abraços,
Cibele
(A Bordo)

Guilherme Freitas 15 de agosto de 2009 às 18:41  

O Bispo Edir Macedo não é bobo e sabe como utilizar a comunicação, que está sendo cada vez melhor administrada pelos políticos e empresários. Vide Obama, que ganhou a eleição nos EUA por cativar o público jovem através da web. Abraços.

Rita Randazzo 18 de agosto de 2009 às 11:20  

Fiquei impressionada com a forma com que "o bispo" se coloca como "coitado", elencando as despesas e as contas bancárias para depósitos dos "fiéis"! Hoje, 18/08, já são 476 comentários no seu post, a maioria usando o nome de "Nosso Senhor Jesus Cristo"! Mas usar o nome de Deus em vão não era pecado? Incrível como as ferramentas de comunicação usadas pela Igreja Universal do Reino de Deus tem dado certo! Tô pasma!

Anônimo 6 de setembro de 2009 às 03:15  
Este comentário foi removido pelo autor.
Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home