segunda-feira, 3 de agosto de 2009

RPCOM: Jornal de RP da Metodista.

Por Sueli de Souza, formada em Relações Públicas na UMESP

Incrível como a construção do conhecimento é nutrida
pelas interações, pelas relações. Isto porque Sueli
comentou em outro post informando da publicação
da de RP Metodista e é por este motivo que entramos
em contato e ela nos apresenta hoje a RPCOM.

O Jornal RPCOM é uma publicação mensal realizada pelos alunos do 6º semestre do curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo sob coordenação dos professores de Redação e Produção Gráfica Digital.

A produção periódica deste material surgiu com o principal objetivo de preparar os alunos para serem futuros editores empresariais e assim treiná-los para que apliquem os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da trajetória acadêmica, exercitá-los na produção dos textos institucionais e jornalísticos e ensinar-lhes a abordagem do uso das técnicas digitais na produção dos veículos impressos.

A disciplina está focada no cenário atual das Relações Públicas, por meio de entrevistas com os profissionais atuantes no setor; divulgação dos Projetos Experimentais realizados pelos próprios alunos do 8º semestre do curso de Relações Públicas, quando se comprova a experiência da última etapa da graduação e lhes traz a sensação de serem os futuros gestores da comunicação; notícias relevantes do ambiente externo e que refletem no novo posicionamento estratégico dos profissionais e acadêmicos; entrevistas com estagiários que relatam os seus conhecimentos adquiridos na busca de uma colocação profissional; dicas de como alcançar o sucesso na visão de especialistas do setor; divulgações das obras de pesquisadores-científicos que buscam novas teorias da comunicação direcionadas à evolução cultural da sociedade; opiniões de empresas com grande credibilidade do mercado indagando o que esperam dos profissionais recém-formados e dicas diversas sobre filmes, livros, eventos sociais e empresariais entre outros projetos culturais de interesse público.

Os alunos ficam divididos em dois grupos para a realização e produção dos temas, enquanto a primeira equipe é responsável pela produção de textos o 2º grupo coordena a próxima edição, sempre respeitando a periodicidade e a qualidade das matérias.

São elaboradas por ano oito edições do jornal RPCOM com tiragem de 1.000 exemplares que são distribuídos para todos os alunos e professores do curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo. Em razão de seu conteúdo ser estritamente voltado aos assuntos de interesse da profissão, sua distribuição foi ampliada para as coordenações das faculdades que oferecem o curso de Relações Públicas em nível nacional e para os órgãos representativos como a Associação Brasileira de Relações Públicas, Sindicato da Categoria, agências de comunicação e para o Sistema Conferp/Conrerps e para organizações que possuem departamentos de comunicação.

O informativo tem uma credibilidade positiva diante de seus idealizadores e de seus leitores, devido à produção e abrangência dos temas que despertam a curiosidade e o interesse diante os assuntos desenvolvidos. Por esse motivo, o jornal é patrocinado por mais de seis anos por uma grande indústria farmacêutica a BASF- THE CHEMICAL COMPANY.

As ilustrações do post apresentam parte da edição 57 (abril de 2009) da RPCOM: resumidamente a capa mostra todo o conteúdo de notícias presentes em cada edição; as páginas 4 e 5 contemplam a aprovação do Projeto Experimental realizado pelo grupo de TCC da Agência First pelo cliente Chloride (líder em soluções de energia), que implantará - devido o empenho e o sucesso do trabalho - todas as ações do programa de Relações Públicas na matriz e nas filiais; e a página 8 é um mix das principais variedades de assuntos que ocorrem no mundo e que sempre desperta a curiosidade dos leitores, neste edição o foco são as Relações Públicas e as Redes Sociais.

Para acompanhar essa série de post fique de olho na tag Publicações Faculdades de RP.

6 comentários:

Ocappuccino.com 4 de agosto de 2009 às 11:32  

Mais uma excelente publicação, com conteúdos que valorizam não só a profissão, mas também o trabalho dos alunos. Ocappuccino vai virar referência nestas publicações de cursos. Aguardamos a publicação da sua faculdade, envie para ocappuccino@gmail.com

Abraços,
Mateus d'Ocappuccino

Cibele Silva 4 de agosto de 2009 às 13:26  

O RPCOM é brilhante para desenvolver a redação. Tento acompanhar/entender de perto o trabalho do professor de redação (alías estou encaminhando este post para ele) com os textos e as escolhas para serem públicados, afinal são +/- 90 alunos e somente 3 ou 4 textos publicados.

Só acho que eles não são tão bem distribuidos.

Muito legal o post Sueli, você colocou cada detalhe.

Abraços,
Cibele
(A Bordo)

Conhecimento e Informação 4 de agosto de 2009 às 17:35  

Obrigada pelo espaço para a publicação do post. Na verdade é gratificante divulgar o trabalho de RP e conhecer novos profissionais e estudantes talentosos de várias regiões do Brasil.

Um grande abraço!
Sueli

Mano Delazeri 5 de agosto de 2009 às 08:58  

Sueli

muito legal conhecer a RPCom, as publicações das faculdades aqui do estado são todas semestrais, uma publicação mensal deve dar bastante trabalho, um desafio para os alunos

obrigado por contribuir para a nossa série de post,

Emily Bianquini 5 de agosto de 2009 às 15:20  

Mateus...
gostei do post sobre a crise hahah
=))
abraço

Thamy Cavassani 6 de agosto de 2009 às 14:46  

Estou surpresa com esse post, pois na semana passada enviei aqui da Agência da Metodista, as duas edições mais recentes da RPCom. Provavelmente ainda essa semana o Massimino as receberá.

Espero que gostem e complementem o post que acabei de ler.

Atenciosamente,

Thamy Fernanda P. Cavassani
http://informecorporativo.wordpress.com

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home