sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Monitoramento de marca nas redes sociais.

Por Massimino Delazeri, estudante de Relações Públicas da UFRGS

Pode parecer exagero, mas nesta era de comunicação instantânea nenhuma empresa, que se considera moderna e integrada às novas mídias e ferramentas de comunicação, pode deixar de prestar atenção no que estão falando sobre ela na internet. Eu iria até mais longe, nenhuma empresa pode parar de prestar atenção em tudo que se fala na/da internet.

Assustado? É bom ficar mesmo, podemos considerar que os cuidados com o monitoramento da web pode ser comparado com os cuidados que os gestores de empresa tem contra assaltos e roubos. Vigilância e monitoramento 24h e sete dias por semana.

É claro que nenhum usuário, através das redes sociais, pode praticar um roubo à parte física de alguma empresa, mas pode roubar seus clientes. Todo o comentário negativo colabora para a desconstrução da marca. E dependendo do capital social que o usuário, desgostado com a marca, mantém na rede esse estrago pode ser muito rápido, se transformando em uma porta de saída para os clientes e uma brecha para a concorrência crescer.

Hoje muitas empresas já adotaram algum tipo de programas que faz monitoramento com buscas constantes e relatórios de menções de marca, mas quantas dessas empresas possuem uma estratégia concreta de monitoramento? Mais importante que quantizar as menções da marca na web, é verificar a relevância de como ela é tratada.

Um monitoramento efetivamente planejado gera muitos resultados, mais do que apenas diagnosticar precocemente futuras crises, pode ser fonte de pesquisa de tendências para novos produtos e de relacionamento com os clientes respondendo dúvidas e reclamações.

Com este post proponho um início de debate sobre a importância do monitoramento das redes sociais, estamos trabalhando em um post sobre dicas de monitoramento, que deve entrar logo aqui no blog. Mande as suas dicas! Você também acha importante monitorar as redes sociais? Quais as ferramentas que você usa?

5 comentários:

Anônimo 30 de outubro de 2009 às 20:26  

É super importante monitorar e da mesma maneira que proliferam novas ferramentas de redes sociais, também cresce o número de aplicativos para ajudar nesse monitoramento. Hoje mesmo fiz um post sobre algumas ferramentas que ajudam a medir um pouco a influência do seu perfil no Twiter (http://emanuelaribeiro.wordpress.com/2009/10/30/como-avaliar-o-uso-do-twitter/).
Vamos trocar idéias e sugestões!
Abraço!

Pedro Prochno 30 de outubro de 2009 às 20:46  

Como bem dito, é praticamente impossível mensurar e controlar o que se fala de uma empresa na internet, pode-se, porém, usar o que se fala como tendência e oportunidade!
tem um ótimo post sobre APIs para mensurar redes sociais em http://econsultancy.com/blog/4887-35-social-media-kpis-to-help-measure-engagement

abraços
@prochno

Teteu 30 de outubro de 2009 às 21:11  

bem legal os dois textos e ambos falam no poder de 'fazer o que com os dados coletados'?

o 35 social media KPIs fala que 'Interpretação é a chave' e o texto da emanuela fala 'a diferença é traduzir esses dados para transformá-los em informação que nos ajude a avaliar se o que estamos fazendo está correto'.

ótimas dicas

Cibele Silva 31 de outubro de 2009 às 23:04  

Com certeza ainda as empresas não tem um controle estratégico para monitorar as redes socias, mas estão aprendendo aos poucos.

"As ferramentas e funcionalidades no local que você precisa vai depender do seu negócio, sua estratégia e seus objetivos." é o que diz o texto da 35 social KPIs. O problema é que as empresas ainda não tem um objetivo traçado para a monitaração. Não sabem o que reponder o como responder.
A minha opinião está bem clara no meu post ali em baixo "a vez do consumidor" que mostra a instabilidade das empresas na rede em relação aos 'ataques' dos consumidores.

Muito boa a indicação da Emanuela, eu 'descobri' o Tweetstats há pouco tempo e é muito bom, acredito que o restante das ferrametas que ela colocou no post devem ser muito úteis tbm.

Abraços,
Belle
(A Bordo)

Anônimo 15 de junho de 2013 às 17:54  

http://prixviagragenerique50mg.net/ vente viagra
http://prezzoviagraitalia.net/ viagra generico
http://precioviagraespana.net/ precio viagra

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home