sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Perfil Simone Tuzzo.

Por Bruna Franco, estudante de Relações Públicas da UFG


Continuamos com o objetivo de aproximar a universidade e o mercado, a teoria e a prática e por isso hoje, no Perfil, apresentamos Simone Tuzzo. Graduada em Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo (1988), com mestrado em Comunicação Social pela Universidade
Metodista de São Paulo (1997) e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professora do curso de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG-Universidade Federal de Goiás. Tem sólida experiência na área de Comunicação em funções Acadêmicas e Administrativas, com ênfase em Assessoria de Comunicação para instituições públicas e privadas. Profissional capacitada a exercer atividades de cerimonial e organização de eventos, no âmbito acadêmico trabalha principalmente com os seguintes temas: comunicação, televisão, relações públicas, organizações públicas e privadas, opinião pública, teorias da comunicação. Palestrante em eventos sobre diversos temas na área de comunicação, como meios de comunicação de massa, formação da opinião pública e oratória. É autora do 'Livro Deslumbramento Coletivo - Opinião Pública, Mídia e Universidade'.

Ocappuccino: Quando você descobriu que queria fazer Relações Públicas? Já conhecia o curso, ou foi como a grande maioria dos alunos, que descobrem só depois?

Simone: Quando tinha 15 anos de idade ingressei no Segundo-Grau. Na época era muito comum os cursos de Segundo-Grau profissionalizantes e eu escolhi o Curso Técnico em Publicidade e Propaganda. Me apaixonei por comunicação desde então, mas quando chegou a hora de optar pelo curso superior preferi descobrir uma outra área e por curiosidade ingressei no Curso de Relações Públicas da UMESP - Universidade Metodista de São Paulo, que oferta um dos maiores cursos de Relações Públicas do País. Gostei!

Ocappuccino: Como a experiência com o estágio, durante a graduação, te ajudou no momento de inserir-se no mercado de trabalho?

Simone: Meu estágio já representou meu ingresso no mercado de trabalho, pois quando ainda estava no quarto período do Curso de Relações Públicas consegui um estágio na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul - SP. Dois meses depois também fui trabalhar na Fundação das Artes de São Caetano do Sul - SP. Foram experiências muito ricas e assim que o estágio de um ano terminou continuei nas mesmas instituições como funcionária das duas Assessoria de Comunicação.

Ocappuccino: Você já trabalhou em Assessoria de Comunicação de instituições públicas e privadas. Quais as diferenças sentidas entre os dois ambientes, e como é o trabalho em cada uma delas?

Simone: Mesmo quando trabalhei em Instituição Pública eu não era funcionária pública concursada e o ritmo da Assessoria de Comunicação era muito intenso. Trabalhei com um Prefeito muito dinâmico e durante duas gestões desempenhei várias atividades na Assessoria de Relações Inter-Governamentais e Eventos, Assessoria de Comunicação, chegando a ocupar o cargo de Secretária de Cultura. As Ciências das Relações Públicas sempre estiveram à frente em todos os cargos que ocupei e foram determinantes para minha forma de atuação. A seguir ingressei em instituições privadas na área de Ensino Superior. Primeiramente na Cátedra Unesco de Comunicação na UMESP e depois na UNIT - Universidade Tiradentes onde chefiei por 11 anos uma equipe de 12 pessoas que compunham a Assessoria de Comunicação. Gosto de exercer cargos de chefia e acredito que as Relações Públicas garantem essa bagagem para os profissionais. Não há muita diferença em se trabalhar em empresas públicas ou privadas. É claro que questões burocráticas às vezes atrasam alguns serviços nas empresas públicas e a questão de vários líderes na empresa privada cria uma guerra de egos, mas o forte das Relações Públicas é exatamente gerenciar tudo isso.

Ocappuccino: Você se formou na UMESP e teve experiência na área em São Paulo, onde o mercado de trabalho para Relações Públicas é valorizado. Trabalhou no Estado do Sergipe, e agora está em Goiás. Como você vê o mercado de trabalho nestas três regiões que têm culturas diferentes, e desenvolvimento industrial e empresarial distintos?

Simone: As Relações Públicas são desenvolvidas de forma muito diferente em São Paulo e em Sergipe. São Paulo é marcada pelas grandes empresas, compostas por Assessorias de Comunicação bem estruturadas e organogramas formados por profissionais que garantem uma comunicação integrada, basicamente os modelos clássicos de desenvolvimento da comunicação que aprendemos nas Universidades. Sergipe é um Estado marcado pelos Serviços, pelo Turismo e pela pequena quantidade de Indústrias. Assim, os modelos clássicos de Assessoria de Comunicação não se desenvolvem no Estado. Por isso mesmo, em 2006 a única instituição de Ensino Superior que ofertava o curso de Relações Públicas deixou de fazê-lo por falta de demanda. O Estado não compreende as Relações Públicas no âmbito Industrial e sim no âmbito Social. Os Relações Públicas são direcionadas para trabalhar com Eventos e não há mercado para todos. Ainda é muito raro o trabalho de Relações Públicas com Profissionais Liberais - o que caracterizaria um bom nicho de marcado. Em Goiânia cheguei recentemente e ainda não sei avaliar o Mercado de Trabalho dos Relações Públicas.

Ocappuccino: E qual é sua relação com as mídias sociais? Já utilizou em alguns de seus trabalhos? Se não, tem pretensão de adotar os benefícios da rede? Quais os benefícios que você vê em adotá-las?

Simone: Nunca me utilizei das Mídias Sociais para o desenvolvimento de nenhum Case de Relações Públicas, mas acho válido. Na verdade as mídias existem para serem utilizadas no momento certo, com os públicos certos. Se em algum trabalho de Relações Públicas as pesquisas e o planejamento indicar uma Mídia Social como alternativa de formação de Opinião Pública e forma de atingir o público, não vejo nenhum problema em utilizá-la.

Ocappuccino: Que dica você daria aos graduandos em Relações Públicas, para que venham a ter sucesso como profissionais e serem reconhecidos por essa profissão que é mais valorizada ao mesmo passo que é mais conhecida?

Simone: As experiências que tive sempre foram de um mercado de trabalho que abre as portas para os competentes. Os Relações Públicas devem ser estrategistas, líderes e chefes, mas ao mesmo tempo devem saber executar, coordenar e ter a capacidade de desenvolver várias atividades. Não há espaço para Relações Públicas que não saibam falar, escrever e interpretar muito, muito bem. Valores como cordialidade, gentileza, simpatia são bem vindos, juntamente com força e coragem, pois nem sempre vamos dizer o que os dirigentes das organizações querem ouvir, mas sim, o que precisam ouvir. Gostaria de agradecer aos organizadores do blog pela oportunidade de mostrar o meu trabalho. Deixo aqui o meu email, simonetuzzo@hotmail.com para quem quiser entrar em contato e dividirmos experiências e conhecimento sobre as Relações Públicas.

Na verdade, eu é que agradeço, em nome da equipe
d'Ocappuccino.com, a disponibilidade da professora
Simone,
porque sei o quanto o tempo dela é limitado, mas mesmo assim,
sempre querida para atender a todos sempre com a mesma
atenção e também sempre disposta a compartilhar seus conhecimentos

16 comentários:

bruh f. 16 de outubro de 2009 às 20:18  

não é porque ela é minha professora e sei que vai ler o post não..mas ela é incrível viu. Daquelas pessoas que você admira demais, e quer ser igual quando 'crescer', ueheue.

Bruna Franco

Anônimo 16 de outubro de 2009 às 20:24  

Pessoa admirável, ótima profissional e atitudes impecáveis.
Tenho orgulho de poder estudar com ela!

Tribo RP 18 de outubro de 2009 às 10:58  

Muito legal essa entrevista. Quero ter a oportunidade de conhece-la um dia, quem sabe na FEICOM que vai acontecer no fim do mês?
Estudei na UFG e fico feliz com os professores novos e de qualidade que tem agregado valor a essa instituição, que tenho muito carinho e sinto saudades.

Priscila

A Bordo da Comunicação 18 de outubro de 2009 às 13:23  

Mesmo estando tão longe, me pareceu uma realidade tão próxima, acredito que seja por ter se formado na Metodista. Fico feliz quando vejo grandes profissionais levando o nome da universidade.


Abraços,
Cibele

Teteu 18 de outubro de 2009 às 19:42  

E é exatamente isso que é o legal desta série de posts, mostrar os excelentes profissionais, estudantes e professores de Relaçoes Públicas que estão espalhados por todo o país.

Para indicar alguem para o próximo perfil, mande e-mail para ocappuccino@gmail.com falando um pouco do indicado e passando o contato para que possamos produzir a entrevista.

MATEUS

bruh f. 19 de outubro de 2009 às 13:34  

Olha Cibele, a Metodista é uam das melhores Universidades de RP né, e já deve ser um orgulho pra vc ver alguém com sucesso formada na mesma universidade que você.

E com certeza Priscila,você a conhecerá na Feicom. Que bom que vai participar. Estamos com ótimos professores no curso, melhorando a cada dia nossa estrutura.

Abraços,
Bruna Franco.

Fabio Procópio 19 de outubro de 2009 às 18:13  

É sempre muito importante vermos relatos sobre profissionais...sempre dá a sensação que de pode dar certo se tivermos vontade e amor pela profissão.. Vou enviar um e-mail indicando uma pessoa..

Abraços

Anônimo 7 de novembro de 2009 às 09:21  

Agradeço os comentários. É um prazer estar na UFG, é um prazer ter sido aluna e professora da Umesp. Acima de tudo um grande orgulho ser Relações Públicas... A melhor profissão do mundo.
Simone Tuzzo

Sula 8 de novembro de 2009 às 09:50  

Simone Tuzzo, uma grande pessoa, super profissional e EXCELENTE RELACOES PÚBLICAS.
Lendo a entrevista, se nota e se confirma com seu grande conhecimento. Graças a Deus é professora, pq qdo alguém tem mt conhecimento necessita ajudar aos demais e isso ela faz mt bem.
Fui sua aluna na graduacao em RR.PP. pela Unit, qdo fiz o MBA pela Fanese, ela tb me ajudou, no mestrado na Espanha, ainda q fosse em Direito, ela tb me ajudou e agora q estou no dout em comunicacao, tb na Espanha, ela como sempre... me ajuda muito.
Sou mt grata por td q aprendi c vc, faço das palavras de Bruna Franco, as minhas... pq é a profissional q me espelho, por sua postura, humildade, sabedoria e carisma.
O livro DESLUMBRAMENTO COLETIVO é maravilhoso, a linguagem é ótima, realmente comunica. NAO PERCAM!!!
Simone: te admiro mt, sou sua fã!!!
Fiquem c Deus e boa sorte a todos.
abs,
Sula

Anônimo 8 de novembro de 2009 às 10:22  

Fui estudante da profa. Simone aqui em Sergipe, quando fizemos uma pesquisa sobre jornalismo comparado. Na época ela era assessora de comunicação da UNIT e eu sempre achava que ela também deveria voltar para a sala de aula. Fico contente em ver esse blog tão legal do curso de RP, pois aqui, o curso fechou! Votos de sucesso para todos e todas.

Bruna Távora - Educomunicadora

Anônimo 8 de novembro de 2009 às 13:29  

Olá,

Fui aluno da profª. Simone em Sergipe. Ela é inigualável!!!!!

Bom, minha resposta à pergunta como as redes socias vêm interferindo na opinião pública é:

"Elas promovem um sentido coletivo na circulação de informações e debates, descontruindo a hierarquia um-todos, como acontece na comunicação massiva".

Parabéns pelo blog!

Abs.

Pablo Boaventura
Relações Públicas

Anônimo 8 de novembro de 2009 às 13:37  

Fui aluno da Profa. Simone na Metodista e me lembro muito bem de suas palavras e de sua clareza aos explicar o que é Relações Públicas na Prática. Na verdade, quando fui para o mercado de trabalho isso é o que mais fez diferença.
Muita Saudades... Volte para São Paulo e venha novamente ensinar na Metodista.
Carlos Roberto Cruz

Marcílio 10 de novembro de 2009 às 20:43  

cara,essa muie eh unbilibable.
eu saio da aula dela com a cabeça fervilhando e ja da vontade de ir correndo trabalhar. :)

iuaehiauheaiuea

Anônimo 11 de novembro de 2009 às 13:40  

Gentemmmmmm,
Eu nunca tive uma professora igual a ela. Acho que na UFG não tem ninguém igual, quer dizer, pelo menos no curso de Comunicação da UFG nunca vi ninguém comentar de mais ninguém que faça um trabalho igual ao dela.
Ainda estou no segundo período, mas ela é D+++++.
Tita

PATRICIA KARLA 15 de novembro de 2009 às 04:43  

Parabéns a Simone por ser referência na área de RRPP e a minha querida amiga Sula por ter internalizado na mente e na alma esta profissão q admiro tanto...

Anônimo 29 de maio de 2010 às 10:20  

free por [url=http://pornushi.ru/english-version/extrem-sex/site-931.html]best indian online shopping for womans clothes[/url]

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home