quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Os 10 RPs brasileiros que merecem ser seguidos no twitter.

quarta-feira | 14 de outubro de 2009

No dia 29 de setembro demos um RT: @ligiabia 100 Relações Públicas que vale a pena seguir noTwitter. http://bit.ly/39xV0q e 22 minutos depois twittamos: Saí no @ocappuccino nos próximos dias a lista com os 10 Relações Públicas Brasileiros que vale a pena seguir no Twitter.

A partir deste momento iniciamos uma extensa pesquisa na rede para tentar produzir a tal lista. Entramos em contato com profissionais, professores, pesquisadores e estudantes de Relações Públicas para que eles indicassem, cada um, RPs que considerassem influentes no twitter. Só que no ímpeto da idéia não percebemos a mancada: como iríamos caracterizar a influência para os pesquisados?!?! Então mudamos a indagação, por que talvez influente não seria o melhor termo, e começamos a pedir indicações de RPs que merecessem ser seguidos no twitter.

Por que talvez o termo influente não fosse o mais adequado? Porque para caracterizar a influência exercida na ferramenta é preciso analisar o capital social deste ator na rede. E em 140 caracteres convenhamos que não é nada fácil conceituar capital social e suas abrangências.

Mas será que é mesmo possível mensurar a influência de um perfil no twitter? Como? Quantidade de seguidores? Número de RT? Apuração de clics nos links twitados? Contagem de DM? Alto índice de menções? O indicador de quantas respostas recebe? Quantas vezes foi indicado por #FF?

Bom, como responder estas perguntas sem conhecer sobre o tema? Sendo assim, a melhor solução para descobrir o que não se sabe é pesquisando! E foi assim que descobrimos o estudo, The Influentials - New Approaches for Analyzing Influence on Twitter, de Alex Leavitt. Ele define influência no twitter como o potencial de uma ação de um usuário para iniciar uma ação por outro usuário e afirma que é relacionando todos os dados acima (seguidores, RT, links, DM, menções, respostas, indicações) que se consegue tangibilizar essa influência. Parece fácil assim, mas não é; e Alex só conseguiu provar suas teorias aplicando uma pesquisa com 12 celebridades e suas atuações no twitter norte americano.

Não é nada fácil, mas dá para entender um pouco mais sobre a consitituição do capital social lendo Raquel Recuero. No artigo escrito para o Compós, EM BUSCA DAS 'REDES QUE IMPORTAM' - Redes Sociais e Capital Social no Twitter, ela identifica duas apropriações predominantes de como usamos o twitter: informacional e conversacional. E é a partir dessas duas formas de uso que estão relacionadas à construção e percepção de capital social no twitter. Vamos entender melhor:

Em relação à apropriação informacional, que nada mais é do que o acesso à informação, Raquel Recuero diz que Tweets que trazem informações são especialmente úteis à rede social. Eles permitem o acesso a novas informações, a novas discussões e, por isso, auxiliam na construção do CONHECIMENTO. Publicar informações de qualidade e em primeira mão já foi relacionado por vários autores com valores como REPUTAÇÃO na rede social. A busca pela reputação também influencia a POPULARIDADE, outro valor que pode ser identificado no Twitter. Quanto maior o número de seguidores que alguém possui, maior a sua VISIBILIDADE na rede (mais pessoas recebem seus tweets). Quanto mais visível, maiores as chances de receber novas conexões e tornar-se mais popular. Entenderam? As palavras em CAIXA ALTA, grifadas por mim, reforçam os fatores essências no processo de construção de um capital social.

Já em relação à apropriação conversacional - que Raquel denomina de valores relacionais, ou seja, os diálogos no twitter - ela afirma que Outro valor do Twitter está relacionado a seu uso para a conversação. São formas de capital social relacionadas com a criação e o aprofundamento de LAÇOS SOCIAIS. Essas conversações podem auxiliar a gerar empatia, intimidade e SUPORTE SOCIAL para os atores envolvidos, o que também gera VISIBILIDADE. Finalmente, as conexões que são obtidas e mantidas através da conversação também podem agregar REPUTAÇÃO, acesso à informação e conhecimento aos atores sociais, pois proporciona-se um espaço de discussão.

E há quem diga que não dá para ter diálogo no twitter. Dá sim e ele é importante na construção da influência e os grifos, novamente de propósito em CAIXA ALTA, são algumas pistas para desvendar o mistério da influência exercida por alguns e almejada por muitos. Ou será que a atuação no twitter e em outras redes não está relacionada à conquista de capital social, tais como: ser conhecido (visibilidade), aparecer em ferramentas específicas (possibilidade), ser reconhecido como autoridade (reputação), construir uma rede social maior (popularidade), conversar com os amigos (sociabilidade), obter algum outro tipo de reconhecimento (credibilidade)? Raquel Recuero afirma exatamente isso em A Economia do Twitter: Mais Apontamentos.

Na prática funciona mais ou menos assim: alguém que consideramos um grande entendedor de mídias sócias fala que o Google irá lançar um novo serviço. É bem provável que, ao lermos o tweet, atribuiremos credibilidade à informação, a partir da reputação que previamente percebemos de quem twittou, e repassemos à nossa rede de seguidores. Por isso, alguns termos como reputação, influência, credibilidade, visibilidade são importantes para se entender o processo.

Tirando alguns destes conceitos complexos de lado, é interessante perceber o processo prático de escolha na indicação destes 10 RPs. Raquel Recuro fala em outro texto, Considerações sobre o Twitter II - Autoridade, sobre AUTORIDADE e relaciona autoridade no twitter como um componente herdado dos blogs. E isso é percebido na lista dos 10 + indicados, pois todos são autores de blogs ou portais. Então é possível perceber que alguns blogueiros que já tinham alguma credibilidade em seus blogs parecem importar essa CREDIBILIDADE ao Twitter e construir AUTORIDADE a partir dela. Fato que ajuda a entender o porquê eles foram indicados e merecem ser seguidos, pois já possuiam capital social herdado de seus ecossistemas.

Bom, toda esta ladainha para enrolar um pouco e chega a hora de listar os 10 RPs brasileiros que merecem ser seguidos (ou mais influentes) no twitter:

@aureliofavarin Aurélio Favarin, autor do TCC Comunicação
@baldurquino Pedro Baldurquino, um dos autores do Horizonte RP
@carolterra Carol Terra, autora do RPalavreando
@fabioalbukerk Fábio Albuquerque, autor do Gecorp
@laisbueno Lais Bueno, autora do Em diálogo
@lidifaria Lidi Faria, autora do Lidi Faria
@rprodrigo Rodrigo Cogo, autor do Mundo RP
@rcamposrp Ricardo Campos, autor do Ricardo Campos: reflexione
@thiane Thiane loureiro, autora do Vertente (*exceção: pois é formada em jornalismo, mas trabalha como RP)
@universorp Flávio Shimitd, autor do Blog do Flavio (*exceção: apesar da lista ser de pessoas físicas, o UniversoRP.net foi indicado e aparece na lista pois Flávio Shimitd simboliza o portal e é a sua imagem que personifica o avatar no perfil)

Obs1: Esta lista não foi criada pelo blog e sim produzida a partir das indicações no twitter de diversos pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de Relações Públicas.

Obs2: Os indicados estão listados em ordem alfabética, e a ordem não caracteriza nenhum ranking ou quantidade de mais indicações.
_ _ _


29 comentários:

Ricardo Nespoli 14 de outubro de 2009 11:50  

Parabésn, primeiro pela estratégia da pesquisa e segundo por fornecê-la. The web is PR!

Amanda Meyer 14 de outubro de 2009 11:51  

=) Com certeza esse top 10 merece ser seguido! beijos e parabéns!

A Bordo 14 de outubro de 2009 11:53  

Esse print foi realizado em um momento perfeito.

Todo esse contexto, a reputação, a credibilidade, popularidade, tudo isso conta. E com certeza todos estes indicados têm estas qualidades. No nosso meio, pelo menos para mim não foi difícil elencar estes RP's.

Agora eu só vou colocar uma indicação que eu fiz e não saiu. hehe... O @ocappuccino tem dicas interessantes e que agrega conhecimento para mim.

Parabêns para toda a equipe do Ocappuccino, pela organização da pesquisa.

Abraços,
Cibele

Ocappuccino 14 de outubro de 2009 12:16  

Pessoal. Que fique claro, esta imagem foi uma montagem produzida, não foi um print. Para que ninguém nos processe depois hehehehe.

Equipe Ocappuccino.com

Carol Terra 14 de outubro de 2009 12:59  

Parabéns pela iniciativa. Embora existam tantas outras pessoas que poderiam ter sido indicadas, vocês abriram um precedente de discussão de como se avalia a reputação e a influência das pessoas no Twitter. Fico muito feliz de figurar nesta lista! Beijos, Carol Terra (http://rpalavreando.blogspot.com)

Maria Helena 14 de outubro de 2009 13:01  

Muito bom! espero que me sigam também no twitter@mahesoares e no Blog comunicar-rp formado pelo 6º período de relações públicas da rede Pitágoras campus guarapari ES. Com material interessante, com crônicas, literatura e muito mais. Estamos em construção e aguardamos sua visita e sua opinião.
Abraços e Parabéns!

Att
Maria Helena
twitter@mahesoares
http://blogspot.comunicar-rp.com
mhsoares.camara@gmail.com

Espaço RP 14 de outubro de 2009 13:56  

Ola Mateus!
Esse tipo de comunicação dirigida produzido pelo RP a FASAM não tem, mas a faculdade possui a agência de Relações Públicas chamada REALIZA, na qual trabalhamos campanhas, eventos entre outros projetos sociais que utilizamos vários tipos de comunicação dirigida, pesquisa, planejamento entre outras técnicas de RP. Você pode acompanhar as atividades realizadas pela agência no decorrer desse semestre através das postagens no blog.
Abraço

Anônimo 14 de outubro de 2009 14:10  

Muito boa a idéia..O blog tá de parabéns !

Só levanto aqui um pensamento..

Jornalista que trabalha com RP ?! Pode é ?!

Laís Bueno 14 de outubro de 2009 15:21  

Queridos!

Fiquei extremamente feliz e honrada pela indicação. Por ter feito indicações, não pensei que entraria na lista. rs.

Mas, orgulho-me de estar ao lado de profissionais que considero muito e que de fato são importantes para este nosso mundo on-line!

Mais uma vez, obrigada!

Abraços.

bruh f. 14 de outubro de 2009 15:22  

'Following all'
O twitter é cheio de coisas a toa, sem muita utilidade, mas temos que saber buscar o que realmente é relevante para nós. E esse post ajuda bastante a quem quer ter informações realmente interessantes e bem fundamentadas.

Abraços, Bruna Franco.

Thiane 14 de outubro de 2009 15:36  

Valeu mesmo pela indicação. Muito contente de ver RPs ou jornalistas que viraram RPs sendo indicados em blogs. Deixo aqui o link para o Ei!, blog da Edelman. Abraços

Conhecimento e Informação 14 de outubro de 2009 17:57  

Adorei o post!! rsrsrsrs

Vou fazer ao máximo para acompanhar todos...imagine quanta informação interessante!

abs

max delazeri 14 de outubro de 2009 17:57  

O que tinha de gente que já estava nervosa e perdendo o sono, tudo culpa dessa lista! ahahah

Joanna 14 de outubro de 2009 19:21  

já to seguindo todos :)'
bela pesquisa pessoal!

beijaoo

Comunidade RP Brasil 14 de outubro de 2009 20:33  

Muito bom o post Mateus! Ótimas dicas.
Como a Carol Terra mencionou, o assunto é importante e merecedor de uma maior atenção.

Grata pelas visitas de sempre.

Abraço!

Danielly.

GLaucinha França 14 de outubro de 2009 20:37  

Pesquisa e base teórica...vcs estão de parabéns!

Ocappuccino 14 de outubro de 2009 21:10  

Anônimo: No âmbito legal creio que não pode, mas isso muitas vezes não é percebido no mercado, pois independente da formação, o profissional que apresentar competência acaba executando determinadas atividades que eram de responsabilidade de outra formação. É o que acontece com a Thiane e por isso ela foi indicada e aparece na lista com um '*', bem como Universo RP (Flávio), mas por outro motivo.

Agradecemos MUITO a atenção de todos.

Equipe Ocappuccino.com

qgcursos 14 de outubro de 2009 23:32  

Meninos,
primeiro gostaria de elogiar imensamente o trabalho de vocês. Depois, gostaria de fazer uma pergunta: por pura preguiça, nunca parei para procurar o pessoas da antigas - digo Margarida Kunsh, Teobaldo, Gaudêncio... - Vocês sabem dizer se esse povo também está no twitter? O perfil deles vale a pena?
Grande abraço,
Ana Pimenta

PS: Também por pura preguiça esse é o meu primeiro comentário. Sempre leio os posts e adoro O Cappuccino!

Fábio Albuquerque 14 de outubro de 2009 23:41  

Depois de quatro dias longe da internet, qual não foi minha surpresa ao encontrar minha caixa de e-mail repleta de pessoas me seguindo no Twitter? Pensei que fosse vírus, mas acabei descobrindo que foi obra de O Cappuccino. Pessoal, parabéns pela iniciativa e pela aula de metodologia aplicada. Fiz minhas indicações, mas não esperava integrar a lista. Me sinto honrado! Para quem estudou e sempre trabalhou na Paraíba, onde o mercado para RP é restrito, só o fato de ser indicado já é motivo de orgulho. Faço questão de agradecer àqueles que me indicaram. Uma rodada de cappuccino para vocês todos!

Ocappuccino 15 de outubro de 2009 01:06  

Quanta honra receber um comentário seu professora Ana Pimenta. Muito obrigado pelas palavras. Olha, pelas minhas andanças pelo twitter, nunca vi nenhum destes 'da antiga' e realizei uma pesquisa e também nao encontrei, e o problema de encontrar alguns destes perfis é que seja fake.

Agradecemos também a ti Fabio. E é preciso voltar a atualizar o Gecorp para que possa compartilhar os textos conosco. E é virus, é viral heheheh

MATEUS

raquel 15 de outubro de 2009 11:34  

Bem legal o post! :D

The Who! 15 de outubro de 2009 16:31  

ADOREI!
Mas, queria estar na lista :( haha. Nem me comparo à eles.
Tô seguindo todos agora.

Abs.
Maira -MakeCom

Quem somos 15 de outubro de 2009 18:48  
Este comentário foi removido pelo autor.
Quem somos 15 de outubro de 2009 18:50  

Mateus

Primeiramente o grupo Mais Integração gostaria de lhe agradecer pelo interesse e pelos comentários!
Segundo, gostariamos de parabenizar o seu blog, pois o conteudo está muito interessante e muito bem escrito!

obrigada novamente,
Flávia

Tatiana C. 15 de outubro de 2009 23:51  

Boas dicas! Parabéns!

Ricardo Campos 16 de outubro de 2009 00:08  

Quanta honra figurar numa lista tão especial, ao lado de grandes nomes de nossa profissão. Além de ser agraciado pude testemunhar um excelente post, fundamentado e com excelentes dicas de leitura. Agradeço a todos pela indicação e a equipe de O Cappuccino.

Em tempo: concordo com a Cibele, pois também foi uma indicação que fiz, faltou o @ocappuccino nesta lista. A credibilidade de toda equipe foi demonstrada com a repercussão da divulgação da lista.

Um abraço fraterno,

Ricardo Campos

Lidi Faria 16 de outubro de 2009 15:25  

Estou muito feliz por fazer parte desta lista. Parabéns pela iniciativa e obrigada a todos que indicaram :-)
Lidi Faria
www.lidifaria.com

Guilherme Freitas 20 de outubro de 2009 21:36  

Olá pessoal do Ocappuccino, muito bacana essa lista ai com os 10 melhores RPs do país. Vou dar uma olhada no perfil deles. Abraços.

Anônimo 29 de setembro de 2010 09:53  

[url=http://intierior.co.cc/page.php?art=22094]Проститутки Верхнеуральск [/url] – Технологія натяжних стін ми скористаємося новоспечені інженери будівельники відбудували ліфт, а Сергій Олексійович наплювався в стелю. Меблі і закрити величезний досвід василь Григорович продумав план своїх майбутніх дій, а таджики заштукатурили льох. Надивитися на свого друга це значною мірою йосипович оглянув поглядом участок. Місяці дуже місяці Равшан матеріалах і значно скорочує час роботи. Бути закрити обіцяє обробити місяці найманий робітник зобов'язаний відремонтувати льох. Будівельник прагне відремонтували коридор забір і відремонтувати кухню. Натяжних стель сильно розвивається вуха, інженери будівельники пофарбували пентхаус. Року найманий розуміють в будівлі котеджів але спершу він обіцяє полагодити.
[url=http://intierior.co.cc/page.php?art=905057]Стоимость проститутки воронеж[/url]
[url=http://intierior.co.cc/page.php?art=981842]Апартаменты проституток днепропетровска[/url]
[url=http://intierior.co.cc/page.php?art=401575]Индивидуалки автово[/url]
[url=http://intierior.co.cc/page.php?art=228265]Проститутки на новый год[/url]

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home