quarta-feira, 21 de outubro de 2009

ORKUT PROMOVA: A nova ferramenta de divulgação na rede social mais popular do Brasil.

Por Betânia Castoldi, estudante de Relações Públicas da PUCRS

Com a nova onda de mídias sociais como o Twitter, nunca foi tão fácil promover conteúdo de forma simples e rápida. O Orkut, rede social mais popular no Brasil, não poderia ficar atrás. Recentemente lançou o serviço Promova. Eu, uma viciada em redes sociais, sempre conectada, notei a presença do aplicativo na minha página de perfil e resolvi pesquisar sobre o assunto para poder usufruir desta nova funcionalidade.

O Promova é uma ferramenta gratuita de divulgação de conteúdo para os seus contatos. Você escreve um texto, anexa um vídeo ou uma foto e envia para todos de sua rede de amigos. Seus amigos ainda podem repassar para os contatos deles e assim por diante, podendo alcançar toda a rede.

A proposta de negócio é clara: uma nova e eficiente maneira de divulgação (algo deficiente até hoje no Orkut), seja de conteúdo pessoal ou propaganda. O interessante ainda é acompanhar as estatísticas das promoções criadas, seja em número de visualização, cliques ou indicações dos seus amigos.

Mas como funciona?

No menu lateral das opções, a sua esquerda, tem um botão escrito promova. Clicando nele você irá para uma tela para criar esta sua promoção. Você já deve ter reparado que na coluna lateral, na sua direita, aparece agora um lugar para publicidade. Então é nesse espaço que será exibida a sua campanha.

Aprenda a promover no Orkut assistindo o vídeo abaixo, produzido pelo Google:



Agora o detalhe + interessante:

Todos os seus amigos terão acesso a este anúncio. Quando eles acessarem o orkut, na tela deles irá aparecer, em revezamento, os anúncios do Orkut e o que você criou no Orkut Promova.
Se seus amigos clicarem no botão promover, localizado bem acima do anúncio, eles estarão automaticamente promovendo o seu anúncio para toda a rede de amigos deles.

Assim você pode ir aumentando a audiência que terá acesso ao seu anúncio. Agora se o seu anúncio for chato, e alguém não quiser visualizá-lo mais, basta clicar no ícone de uma lixeira que este anúncio não aparecerá mais para ela.

Na opção do promova você ainda pode acompanhar como vai o desempenho da sua campanha. Clicando em minhas promoções você poderá ver um quadro onde mostra dados sobre sua campanha. Quantas vezes ela foi exibida, a quantidade de clicks que ela recebeu, quantas pessoas promoveram ela, passando para seu grupo de amigos e quantos jogaram ela na lixeira.

Nós já estamos testando a ferramenta. Promovemos hoje o blog para nossa rede de amigos no orkut e, apesar desta funcionalidade ainda ser desconhecida por muitos usuários, esperamos algumas promoções. Se visualizar a publicidade do blog, não esqueça, promova!

Promova e as Relações Públicas

O aplicativo é ideal para quem trabalha com redes sociais, busca criar campanhas virais ou promover determinado produto ou marca. É a radicalização do marketing baseado em nichos de mercado, e aposta sobretudo, no boca a boca na Web. Mais uma novidade para os marketeiros de plantão, e uma oportunidade para nós, profissionais da comunicação, divulgarmos nossa marca e/ou produto, através de um título atraente e uma linguagem simples e direta. Ser direto é essencial, pois se as vezes já é difícil resumir em 140 caracteres, no Promova (se for promover uma foto ou um vídeo) restará apenas 32 do título + 60 do comentário = 92 caracteres.

5 comentários:

Fabio Procópio 22 de outubro de 2009 01:56  

"O interessante ainda é acompanhar as estatísticas das promoções criadas, seja em número de visualização, cliques ou indicações dos seus amigos"

Acho que a métrica é o diferencial do Promova..Bem importante para um perfil de uma organização ou um produto, ter um feedback através do número de acessos..Bem legal o Promova..já estou utilizando ele..

Abraços

Priscila Borges 22 de outubro de 2009 10:54  

Comecei a utilizar dessa ferramenta essa semana, mas ainda não avaliei seu retorno.
Espero que seja eficiente.

Abraço,

Betânia Castoldi 22 de outubro de 2009 15:07  

Como o Fábio comentou é bem interessante mesmo essas estatísticas. Uma pena, no caso de uma comunidade criada, que ainda não podemos saber os números de todo os usuários que visualizaram a comunidade e quais tópicos foram mais acessados. Mas acredito que logo eles criam outro aplicativo para auxiliar nesse monitoramento.

Com certeza Priscila, assim que a grande maioria souber da existência da ferramenta e começarem a utilizá-la de uma maneira "legal" haverá um bom retorno.

Abçs,

Betânia Castoldi
http://www.queroessavaga.blogspot.com/

Teteu 22 de outubro de 2009 22:06  

Algúem ainda usa orkut? hehehehe

Uma boa ferramenta, estes dias cliquei em um banner daqueles de uma agência de comunicação que faz site, mas não sabia que qualquer um pode fazer um daqueles e promover o seu serviço ou produto. É uma ótima oportunidade.

=) 26 de outubro de 2009 15:50  

Betânia...valeu a dica, eu já tinha percebido aquelas mensagens no canto superior direito, mas ainda não tinha buscado saber como usá-la.
=)
Amanda Meyer
www.adoramosfeedback.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home