sexta-feira, 13 de agosto de 2010

SEO e Reputação Online.

sexta-feira | 13 de agosto de 2010

Reputação on-line é importante e cada vez mais empresas estão levando em consideração que os comentários negativos geram muito mais repercussão do que antes. É mensurável: Você já testou quantas buscas é feita por mês no Google em relação ao nome da sua marca?

Search Engine Optimization (SEO) é uma disciplina essencial para a reputação on-line, porque os conteúdos gerados por uma empresa, e bem otimizados, sempre estarão bem posicionados nas Serps dos mecanismos de buscas. Portanto, muitas vezes os comentários negativos geram perdas de posicionamento nos resultados de buscas e quando não geram perdas, aparecem de penetras nos resultados, despertando a curiosidade do usuário, afinal todo usuário adora barraco.

A geração de conteúdos otimizados e bem posicionados é a recompensa para ver como a empresa começa a tomar forma e desenvolver suas estratégias de comunicação online. O SEO beneficia a comunicação online e a reputação online, e cria uma sinergia, uma vez que o SEO valoriza a geração de conteúdo, para obter um melhor posicionamento e visibilidade do conteúdo corporativo.

Assim como o SEO é importante para a gestão da reputação online, a figura do community manager também entra em cena. É necessário saber o que fazer com os comentários negativos: valorizar a sua importância, saber como reagir, criando condições para transformar comentário crítico a um aliado da empresa, etc.

Embora a prevenção fosse a melhor estratégia de gestão da reputação online da empresa, a grande maioria dos projetos que trabalhamos são paliativos, e também é preciso observar a integração entre offline e online nas estratégias das empresas. De fato, às vezes temos de trabalhar com empresas que não tem apenas um problema de reputação online, mas têm sérios problemas estruturais, que são refletidas em sua identidade digital, a imagem vista na internet e, como consequência, também em sua reputação.

Fazer uma boa Gestão de Reputação Online não é uma tarefa fácil e por isto é necessário ter atenção às críticas e definir qual a conduta da empresa nas respostas, para tranformar uma situação negativa em algo proveitoso. A gestão da reputação online é uma grande oportunidade para as pequenas empresas, que podem fazer muitas coisas em seus humildes orçamentos.
_ _ _

6 comentários:

Maria Alana 13 de agosto de 2010 13:55  

Bruno,

Com certeza, a Gestão da Reputação Online não é uma tarefa fácil, ainda mais porque estamos sujeitos a receber todo o tipo de conteúdo na Internet, seja bom ou ruim. É preciso investigar muito bem quando uma informação que está sendo disseminada não passa de um boato maldoso ou se realmente é verdade, e isso pode dar muito trabalho. Mesmo assim, estar presente nas mídias sociais é uma boa oportunidade (se bem trabalhada) para pequenas empresas começarem a se posicionar no mercado.

Abraço!

_dani 13 de agosto de 2010 17:11  

"analisar qual a conduta", essas são as palavras chave. Dependendo do caso é melhor deixar pra lá, pode incentivar um barulho ainda maior.

;)
Gostei bastante do texto!

Rodrigo Almeida 13 de agosto de 2010 18:17  

Realizar a Gestão da Reputação é tão importante quanto estar presente. estar simplesmente para também fazer parte é o mesmo que construir um site e nunca alimentar. Só como parâmetro dos 75 milhões de usuários do twitter 21% nunca realizaram nem uma postagem. Isso significa que acreditaram que poderiam e deveriam ter mas não conseguem entender a sua funcionalidade. Apenas 5% dos twitteros são responsáveis por 75% da avalanche de informações produzidas a cada instante.
Estimular o SEO não é a única solução e preciso entender que não é importante só fazer é preciso criar.

Gostei do texto mas questiono a frase "afinal todo usuário adora barraco". Isso não é verdade. Não esqueça que "toda generalização é falsa: inclusive essa."

Um abraço!

Rodrigo Almeida

Bruno 15 de agosto de 2010 13:07  

@ Rodrigo Almeida

Realmente dei uma generalizada no termo, mas devemos concordar que qualquer tumulto na Web, ainda mais de empresas, gera muita euforia por parte dos usuarios, um exemplo disso é o calabocagalvao.

Klaus Junginger 18 de agosto de 2010 15:01  

Rapaz
quanto tempo. Belo artigo. ALiás, tive o prazer de entrevistar uma profissional de Midias Sociais e olha o que ela falou sobre o assunto: http://idgnow.uol.com.br/blog/jornalismoonlineseo/2010/08/04/redes-sociais-midias-sociais-smo/

Valeu,

Klaus

Ocappuccino.com 19 de agosto de 2010 18:44  

Qnt tempo Klaus. Mt bom o texto no teu blog. Aliás, está devendo um post para ocappuccino, não é mesmo?

Mateus
@ocappuccino

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