terça-feira, 31 de agosto de 2010

Editais de comunicação: o relações públicas no estímulo às produções culturais.

terça-feira 31 de agosto de 2010

A gestão cultural é uma administração rigorosa a serviço da utopia. Jacques Rigaud
Há cerca de dez anos, o termo cultura era mais visto como manifestação folclórica. Estamos ainda aprendendo a trabalhar a cultura da maneira correta, como produto diferencial que auxilia no desenvolvimento socioeconômico da nação.

Ao falar disso, não podemos esquecer da participação da Lei Rouanet (1995) nesta mudança. É a partir daí que o produtor cultural, antes visto sem função definida, começa a obter reconhecimento profissional, crescendo, assim, a demanda e a importância dos serviços.

Quando se fala de produção cultural tem que se falar em EDITAIS que servem de estímulo cultural. Estes editais são concursos, que envolvem grandes premiações, sendo realizados por organizações públicas e privadas. Existem editais abertos para pessoas físicas e jurídicas, isso depende do concurso e o que varia são as regulamentações documentais necessárias em cada um deles e o número de categorias que o interessado pode se inscrever dentro de um mesmo edital.

Produção cultural e comunicação andam e se reinventam juntos. O número de editais de comunicação, concursos abertos anualmente em todas as regiões do país, cresceu vertiginosamente nos últimos anos. E a questão é simples, é um caminho disponibilizado que proporciona grande envolvimento dos realizadores, além de reconhecimento no patrocínio de projetos. São editais que envolvem produções em diversas áreas, entre elas na música, teatro, dança, artes cênicas, artes plásticas e visuais. Como também campos, socioambientais, pesquisas, tecnologias, palestras dentre outros. Ramos em que se encaixam os produtores de eventos artísticos e culturais.

Relações Públicas e a Cultura
É nesse sentido que incluímos o profissional de Relações Públicas na cultura. Que investe nestas oportunidades, difundindo e incentivando a atividade intelectual e artística em todo país. O relações públicas que se identifica com a área é capaz de auxiliar em todo o processo da produção através de teorias e técnicas estudadas. Por meio da especialização e experiência adquirida, pode escrever e produzir um projeto para conseguir o edital; após a aprovação deste, planejar as ações envolvidas, através de estratégias de comunicação, incluindo questões administrativas e financeiras; organizar e coordenar a execução das atividades propostas; organizar os eventos a serem realizados, e, também, avaliar com técnicas de pesquisa e análise o resultado do trabalho desenvolvido.

O relações públicas pode ser responsável pela criação de projetos artísticos para instituições e centro culturais; planejamento de comunicação e marketing, administrando no desenvolvimento de carreiras artísticas; viabilização de questões legais e organização estrutural dos eventos.

Editais recentes

O MinC, Ministério da Cultura, através da Secretaria de Programas e Projetos Culturais, junto com o Governo de São Paulo disponibilizaram 54 milhões de reais para a implantação de 300 novos Pontos de Cultura no estado, até 2011.

A Petrobras lançou no mês passado a sexta edição do Programa Petrobras Cultural ( PPC), sendo este o maior edital de incentivo à cultura no Brasil. A empresa, que há tempos adota a cultura de editais, destina essa edição a projetos inclusos nas linhas de atuação do PPC: Formação; Preservação e Memória; e Produção e Difusão.

Oi Novos Brasis 2010 que oferece apoio técnico e financeiro para projetos sociais desenvolvidos no território nacional

Rumos Itaú Cultural que destina suas inscrições aos trabalhos e projetos nas áreas de expressão: música, literatura, teatro e pesquisa.

O ritmo do processo desses incentivos socioculturais tende a crescer e criar novas trilhas que devem ser sabiamente utilizadas. São espaços de atuação interessantes para nós, comunicadores, trabalharmos com a cultura e sua produção.
_ _ _

12 comentários:

Estefania Lima (tete) 31 de agosto de 2010 11:55  

Adorei o post. Sou formada em Relações Públicas e acredito muito no trabalho do RP na cultura. Meu tcc foi exatamente sobre rp e responsabilidade cultural (conceito que eu apresentei), porém acredito que ainda precisamos fazer muito mais para nos firmarmos na área. De qualquer forma fiquei feliz pelo assunto ter sido abordado aqui!Parabéns!

Cristiane 31 de agosto de 2010 12:01  

Estou no último semestre de RP e vivo o post publicado, fiquei super feliz pelo assunto abordado, acredito que é a primeira vez que leio algo relacionado RP e cultura. Trabalho em uma ONG e vivemos de editais na área de cultura e tecnologia e aqui td mundo sabe que sou RP e o que faz um RP, faço questão das pessoas saberem que existe a profissão de Relações Públicas dentro de Comunicação Social!

Karla Guimarães 1 de setembro de 2010 16:18  

Olá amigos do blog O Cappuccino.
Excelente post, maravilha!!
Recentemente me surgiu uma proposta para atuar com projetos culturais, o que achei ótimo. Mais uma prova de que o profisssional de RP ainda há mts espaços a desbravar.
Sucesso e Abraços!

Anônimo 7 de setembro de 2010 08:57  

Just questioning if eBay enables you to market [url=http://www.ticketchoice.com.au]concert tickets[/url] on-line? Do you know if you will discover any restrictions depending on what country you are in?

My parents have just known as me and asked if i could "get rid" of their two tickets to some concert as they wont have the ability to make it as a result of yet another family event.

Besides asking friends etc, i thought ebay would be a fantastic location to market them.

But whats ebay's policy on selling tickets? Ive heard alot about it for the news but ive forgotten what happened.

and if it matters, the concert is inside this coming month

Thanks ahead of time for your advice.

Caroline Pitta 8 de setembro de 2010 20:41  

Olá,

Muito legal a preocupação em disponibilizar um conteúdo que articule o setor cultural com o campo das relações públicas. Estou no último ano de RP da UMESP e, desde que estou nessa área cultural, procuro avidamente informações sobre a prática da atividade no setor ou em ONG's e OSCIPS e, infelizmente, somos muito pobres em bibliografia.

Uma pena!

Parabéns e sucesso para o blog!

Caroline Pitta

Anônimo 15 de novembro de 2012 06:26  

cialis bestellen cialis
cialis acquistare cialis online
cialis cialis precio farmacia
prix cialis generique cialis

Anônimo 27 de novembro de 2012 20:39  

Thanks for finally writing about > "Editais de comunica�o: o rela�es p�blicas no est�mulo �s produ�es culturais." < Liked it!
Stop by my webpage - how to download movies

Anônimo 30 de novembro de 2012 01:24  

[url=http://kaufencialisgenerikade.com/]cialis[/url] bestellen cialis
[url=http://acquistocialisgenericoit.com/]cialis acquisto[/url] cialis acquisto
[url=http://comprarcialisgenericoes.com/]cialis[/url] comprar cialis
[url=http://achatcialisgeneriquefr.com/]vente cialis[/url] prix cialis 20 mg

Anônimo 1 de dezembro de 2012 18:18  

Quality posts is the crucial to invite the viewers to pay
a quick visit the web page, that's what this site is providing.
Check out my website :: cheap cigarettes

Anônimo 17 de dezembro de 2012 04:25  

Hi there, of course this paragraph is really good and I have learned lot of things from
it concerning blogging. thanks.
my site > epicclubs.com

Anônimo 17 de dezembro de 2012 04:31  

Today, I went to the beach with my children. I
found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said "You can hear the ocean if you put this to your ear." She placed
the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab
inside and it pinched her ear. She never wants to go back!

LoL I know this is completely off topic but I had to tell someone!
Feel free to visit my page :: Get Rid Of Zit

Anônimo 17 de dezembro de 2012 06:11  

Valuable information. Lucky me I found your web site accidentally,
and I'm surprised why this accident didn't happened in advance!
I bookmarked it.
My weblog :: skin from

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home