Dicas para um melhor posicionamento de marca na Web.
Por Joanna Romero, estudante de Relações Públicas da PUCRS
“Se não está no Google, não existe.
Existem muitas pessoas adeptas a essa frase e é por isso que as empresas querem ser as primeiras a aparecerem nos resultados das ferramentas de busca como o Google, o Yahoo, entre outros. Segundo um estudo da consultoria americana Jupiter Research, 68% dos internautas não passam da primeira página dos resultados da pesquisa. Portanto, o foco das empresas deve ser aparecer exatamente nessa página.
A questão é o que fazer para que isso aconteça? Pois então vou dar algumas dicas de SEO (Search Engine Optimization) - Otimizaçao de Sites, em português - para quem se interessa pelo assunto. Para uma pequena ou média empresa existem duas maneiras simples de atingir o objetivo: a primeira é comprar palavras dos principais sites de busca que as façam aparecer nos links patrocinados – geralmente em um dos lados da página ou na parte superior – e quando o usuário digitar essas palavras, a empresa vai constar nesses links. A segunda dica é ter um site que contenha os requisitos básicos que as máquinas programadas pelos sites de busca valorizam na hora de listar os resultados. São eles: conter palavras-chave relacionadas ao tema da busca, estar relacionado nos links de outros sites e estar presente nas mídias sócias.
Thiago Bacchin, da Cadastra, empresa de marketing em sites de busca diz o seguinte: Links patrocinados são ideais para negócios que procuram resultados rápidos; e conquistar uma boa posição na pesquisa comum traz resultados no longo prazo.
Thiago Bacchin, da Cadastra, empresa de marketing em sites de busca diz o seguinte: Links patrocinados são ideais para negócios que procuram resultados rápidos; e conquistar uma boa posição na pesquisa comum traz resultados no longo prazo.
Outras dicas também são importantes, como por exemplo, incluir as palavras-chave da busca nos títulos das páginas do site e também na primeira linha do texto e repeti-las ao longo das frases, e também colocar legenda em todas as fotos e vídeos. Um belo exemplo é o de Marcio Kumruian (foto), que trabalha com venda on line de artigos esportivos. Sua estratégia foi comprar palavras relacionadas ao Corinthians e ao jogador Ronaldo, assim que foi noticiado que ele estava contratado pelo clube. O resultado foi que ele ganhou as primeiras posições em links patrocinados nas buscas relacionadas a este assunto e a venda de camisetas com o nome do jogador foi um sucesso absoluto.
Este trabalho pode ser tranquilamente realizado por nós, RRPP. Não é um trabalho fácil nem estático, pois há a necessidade de envolvimento constante para que o site esteja sempre na primeira página. Vale lembrar que se deve colocar o usuário em primeiro lugar, ou seja, evitar exageros na repetição de palavras. Isso pode levar o site às primeiras posições nas pesquisas, mas ao mesmo tempo pode fazer com que o visitante não goste deste e conseqüentemente não volte a acessá-lo.
5 comentários:
Vale lembrar que sites em flash não são identificados pelo rôbo do Google. Abraço!
Boas dicas, excelente artigo. Vou usar no meu blog. Posso?
Claro Fernando. Os textos estão aqui para isso mesmo, para serem lidos e replicados. Obrigado pelo interesse.
MATEUS
Acabo de sair recentemente de um estágio de mídias sociais e estratégias online para uma empresa.. Realmente a palavra-chave é muito importante para o posicionamento de um site/blog no ranking de busca, assim como a compra de palavras (adwords) pode ser uma estratégia até a empresa se consolidar com seu site na web. ótimo texto!
Abraços
Excelente dica! Estou trabalhando num site de um cliente e vou aplicá-la! Parabéns pelo texto! abraços
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