sábado, 9 de janeiro de 2010

Procura pelo curso de Relações Públicas.

Por Mano Delazeri, esperando a formatura de Relações Públicas

Domingo, dia 10 de janeiro, participarei mais uma vez do concurso vestibular UFRGS, mas dessa vez, ao contrário de 5 anos atrás, não estou inscrito para concorrer a nenhuma vaga, me inscrevi no vestibular como fiscal de prova. O meu papel no concurso de 2010 é ajudar a Universidade com a aplicação das provas, e serei uns dos fiscais que irá aplicar a prova nos 32.706 inscritos.

Ao me preparar para o concurso, participando do treinamento e lendo o manual do fiscal, despertou em mim a curiosidade de saber como anda a procura pela nossa profissão. Lembro que no concurso de 2005, o qual fui aprovado, disputei uma das 50 vagas com média 13 vestibulandos para cada vaga, mas e agora? Como anda esses números?

Acessei o site da UFRGS em busca dessas informações, os números de inscritos no curso de Comunicação Social - com Habilitação em Relações Públicas. Fiz a consulta do concurso desde 2005 até o desse ano e realmente me surpreendi Fui atrás dessas informações apenas para satisfazer uma curiosidade mas os números que encontrei realmente me surpreenderam e resolvi compartilhar com os leitores do blog.

Construí esse gráfico ao lado para facilitar a análise dos dados coletados, conforme a legenda lateral cada uma das colunas representa o número de inscritos no curso de RP. E para o meu espanto podemos notar uma redução continua.

2005 - 661 inscritos
2006 - 479 inscritos
2007 - 467 inscritos
2008 - 442 inscritos
2009 - 386 inscritos
2010 - 385 inscritos

Impressionado com esses dados busquei saber também o número geral de inscritos, e a resposta está representada no seguinte gráfico:

2005 - 43774 inscritos
2006 - 40814 inscritos
2007 - 37845 inscritos
2008 - 34999 inscritos
2009 - 34553 inscritos
2010 - 32706 inscritos

Ao consultar esses últimos dados podemos ver que houve uma redução geral na procura do vestibular da UFRGS.

Sei que aqui na região sul, juntamente com a região sudeste, é local onde existe o maior número de instituições de ensino superior e também o maior número de instituições que formam profissionais de RP, logo os números que diminuíram na UFRGS podem estar se dividindo nas demais faculdades. Mas como não tenho acesso aos números de inscritos das outras faculdades não posso confirmar essa hipótese, peço ajuda dos leitores para buscar essas informações e compratilhá-las com a gente.

E para os 385 inscritos no curso de RP da UFRGS deste ano, mesmo sabendo que apenas 50 ingressaram na faculdade, desejo boa sorte, lembro que podem acessar o site da Coperse em busca de gabarito, número de ausentes e demais informações.

6 comentários:

Priscila Borges 10 de janeiro de 2010 16:30  

Parabéns pelo post. Bom seria se tivessemos esses dados referentes a todas as instituições e regiões e pudessemos sempre analisar a procura pelo curso e sua aceitação pelo mercado. Bem essa tem melhorado consideravelmente.

Abraço.

Teteu 10 de janeiro de 2010 18:20  

Mt interessante perceber isso. E cabe aqui duas reflexões sobre o porquê destes números:

1. Será que o diploma de graduação não está sendo tão valorizado quanto antes? Será que cursos técnicos focados no mercado são mais valorizados hoje? E exatamente hoje, na Zero Hora Dominical, tem uma matéria sobre isso, sobre a importância que as empresas estão dando aos profissionais formados em cursos técnicos e a procura destes cursos pelos alunos. Por exemplo, na Escola Técnica da UFRGS, que agora é uma Escola Federal, antes a procura no processo seletivo era de 900 alunos e hoje é de 4 mil alunos.

2. Percebe-se no post que o número de inscritos caiu muito, de 45 para 32 mil. Então será que isso já não é influencia da queda do número de jovens no país, o que comprovadamente já acontece, com um maior envelhecimento da população? Por estimativas do IBGE, o que antes era uma piramide da faixa etária agora está ficando um retângulo, com igual distribuição de pessoas no gráfico. Os índices de taxa de fecundidade são menores, hoje já nascem menos pessoas do que naciam no passado e como a maioria das pessoas que fazem vestibular são jovens, esses números podem estar sendo refletidos nas inscrições.

Apesar das duas reflexões, considero a primeira mais importante, pois acredito que irá demorar algum tempo para que a segunda se torne uma realidade.

MATEUS

A Bordo 10 de janeiro de 2010 19:45  

Nossa, que triste isso.
Mas foi o que a Priscila falou, o bom seria ter de todas as universidades.
Como vc falou, os números da regisão sudeste são diferentes, lembro q prestei dois anos seguidos para a USP e em uma ano era 26 candidatos vaga e no outro ano 32.

Abraços,
Belle
@blogabordo

Amanda Meyer 10 de janeiro de 2010 20:04  

=) interessante o post...

Na Universidade Estadual de Londrina...2 anos atrás quando eu prestei, a concorrencia era de 20 para 1...esse ano a concorrencia para universal foi 18 por vaga...a diferença não é tão grande quanto na UFRGS.
Mas tbm trago uma curiosidade, pela primeira vez na história do vestibular da UEL o curso de Relações Públicas foi mais procurado do que o de Jornalismo...creio que seja pela não mais obrigatoriedade do diploma.

Beijos

Amanda Meyer

www.adoramosfeedback.blogspot.com

Robson SC 10 de janeiro de 2010 21:03  

Então, na faculdade onde eu fiz o curso de RP, o curso fechou, aliás não abre mais turma para nenhum dos cursos de comunicação por descaso da intituição que agora só aposta nos cursos da área da saúde.

Concordo que a procura por cursos técnico diminua a procura pela graduação e me pergunto: Quão qualificado será o mercado no futuro?

Teteu 10 de janeiro de 2010 21:52  

Essa pergunta também me faço, Robson. As vantagens do curso técnico é o foco no mercado de trabalho e na menor carga horária. Acredito que a formação curricular não é tão afetada, mas concordo que não seja tão completa quanto a gradução em uma universidade. Mas eu tinha um professor no curso de RP que falava: "tudo que vcs aprendem aqui em 4 anos poderiam aprender em um curso técnico em 2 anos".

O que fazer então?

MATEUS

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home