quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Procura-se pessoas comprometidas.

Por Fernanda Fabian, estudante de Relações Públicas da Unisinos

Eu tive uma sábia chefe, influente no setor calçadista, que costumava dizer que nunca ouviu um empresário bem sucedido dizer que saia sempre no horário que sua carteira de trabalho determinava (isso independente de sua situação, se foi no começo da carreira ou estando num patamar elevado da mesma). Ela sempre falou que a determinação, pró-atividade e dinamismo eram essenciais para uma equipe de trabalho fazer as coisas além do que se esperava. Umas pessoas não gostavam destes comentários, diziam que ela queria influenciar as pessoas a trabalharem além do horário e sem pagar extras. Essas pessoas eram chamadas de peões, não queriam se envolver com o trabalho, faziam apenas o que era solicitado, e, em alguns casos, se não conseguissem terminar o trabalho dentro do horário, deixavam para o dia seguinte. Ou melhor, deixavam para outras pessoas terminarem ou trancava o trabalho de outros.

Comprometimento. Isso foi uma coisa muito importante que aprendi com aquela mulher. Comprometer-se com a empresa não significa apenas ficar até tarde ou levar trabalho pra casa, ao meu ponto de vista, significa criar uma sintonia e realizar um trabalho em equipe. E, mais ainda, demonstra o quanto você se importa com o seu cliente, que é quem, na verdade, vai perceber tudo isso.

Tudo o que as empresas mais querem é ter funcionários comprometidos. Não para escraviza-los, não para criar estresse neles, mas para conseguir atender bem seus clientes, para conseguir alcançar seus objetivos, suas metas, para gerar lucro e poder pagar melhor as pessoas que tanto se dedicam a ela. Aqui provavelmente vamos ter algumas opiniões contraditórias, sim, afinal nem todas as organizações possuem esse pensamento. Infelizmente.

Trago as palavras de Carlos Eduardo Oshiro, publicado no site Administradores: Comprometimento é tudo que as pessoas fazem a mais, sem que alguém tenha solicitado. Resumindo, é você surpreender as pessoas. E ele continua o texto dizendo: Um exemplo simples e clássico de descomprometimento é colaboradores passarem por um pedaço de papel jogado no corredor da empresa, e não terem o compromisso de se agacharem e jogar o papel no cesto de lixo, 'porque ele não é funcionário da limpeza'. E por fim, ele afirma: Pessoa comprometida é aquela que é pau para toda obra.

Faço minhas as palavras dele. O fazer além das expectativas pode ser simplesmente isso, jogar um papel que estava no chão, no lixo. Cada um sabe da sua realidade profissional, mas acredito que essa palavra mágica que tanto ensina – comprometimento – pode fazer milagres na sua vida, se for compreendida de forma certa.

Para finalizar, trago um texto super legal que achei, e que achei mais legal ainda o local em que ele está: no blog d’O Boticário. Nele é dito exatamente o que coloquei anteriormente:

"O comprometimento não tem segredo quando se torna parte de cada um. Você tem que ‘ser e estar’ inteiro na proposta que assumiu.

E mais do que ser comprometido, mostre aos outros como eles podem ser também, isso com certeza vai fazer uma grande diferença no ambiente profissional de todos.

6 comentários:

leli 27 de janeiro de 2010 às 17:57  

adorei o texto! comprometimento é o sentimento que tenho total com a empresa que trabalho e vejo na maioria dos meus colegas, e isso faz com que uma equipe seja forte, tenha o mesmo foco e possa crescer junta..
muito legal, parabéns! :)

Anônimo 27 de janeiro de 2010 às 23:42  

Excelente! Se cada um de nós assumisse o comprometimento a realidade seria muito melhor. O que me aborrece é que 90% das pessoas ainda não descobriu esse sentimento básico.
Parabéns pelo texto!

Maria Amélia Cruz 27 de janeiro de 2010 às 23:44  

Excelente! Se cada um de nós assumisse o comprometimento a realidade seria muito melhor. O que me aborrece é que 90% das pessoas ainda não descobriu esse sentimento básico.
Parabéns pelo texto

Fabio Procópio 28 de janeiro de 2010 às 14:57  

Comprometimento... acho essa palavra essencial no mundo do trabalho..e acho que a palavra deve ser pensada em duas vias.tanto no comprometimento do trabalhador com o trabalho, quanto do empregador com o colaborador...acho que são tipos de incentivos diferentes que podem culminar em um comprometimento futuro..

Abraços (tô de volta)

Ana Paula Sokoloski 30 de janeiro de 2010 às 10:24  

Gostei muito de ler este texto e vou encaminhá-lo ao dono aqui da agência, com certeza aqui a grande maioria dos funcionários está comprometido e é por isso que estamos atendendo cada vez mais e melhor nossos clientes. E este exmplo parte dos cargos mais altos. Mas infelizmente ja trabalhei em locais onde era cobrada mas não tinha um bom suporte, tinha que mentir para os clientes para poder cumprir metas e por não conseguir mentir mto bem acabei sendo demitida. Obrigado pelos seus posts. Abraços.

Fernanda Fabian 31 de janeiro de 2010 às 10:59  

Leli, Maria Amélia, Fábio e Ana Paula:

Obrigada pelos seus comentários! Concordo com a observação do Fábio de ser uma palavra de duas vias, sem dúvidas a iniciativa deve surgir de ambos os lados, tanto da empresa quanto do funcionário. E como dito no texto, as vezes não precisa ser algo muito inovador, diferente, pode começar com pequenas ações.
Ana Paula, muito legal o seu relato, e de fato, quando temos a oportunidade de trabalhar em locais diferentes temos essa percepção do que é certo e errado, e até, consequentemnte, valorizamos e sabemos nos impor mais diante de varias situações não é?!

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home