segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Nova estratégia publicitária na internet: e-mail marketing versus spam.

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS

Jornal da Globo, 12 de setembro, sexta-feira:



O spam se torna na prática um anti marketing, e infere uma imagem negativa da marca, do produto ou do serviço ao consumidor. Desde as correntes até as promoções de vendas, o spam se caracteriza em uma mensagem indesejada, e os fatores do repúdio a esta prática vão desde o prejuízo causado com o desperdício de recursos - tempo gasto pelos milhões de internautas em limpar suas caixas postais todos os dias - até o tempo gasto pelos administradores, grupos de combate ao spam e grupos de segurança em tentar de alguma maneira coibir tal ato, culminando no desperdício e até degradação de desempenho de servidores e da rede.

J
á o e-mail marketing é, ou deveria ser, solicitado pelo cliente/consumidor, no qual cadastra o seu endereço de e-mail informando o desejo de receber tais bolentins eletrônicos. E o objetivo deste instrumento é convencer quem recebe o e-mail que ali tem uma informação realmente interessante. Contudo, é importante lembrar que muitas vezes ao envio do e-mail marketing estão atrelado maillings lists comprados ou encomendados, outra prática que não respeita as boas normas de convívio social, e que caracteriza este e-mail como espam. Para isso, as empresas de e-mail marketing acreditam que precisam seguir algumas regras, previstas em um código de auto-regulamentação. Uma espécie de manual de bom comportamento na rede social.

É
inviável acreditar hoje, no momento em que a comunicação, cada vez mais dirigida, cada vez mas específica, que estas práticas em massa influenciem o comportamento e o processo de decisão de compra do consumidor.

O spam não deve acabar a partir da adoção desta nova regulamentação, contudo dará mais autonomia ao usuário da rede social para agir diante desta prática indeseja e acarretará maior fiscalização ao spammer, o personagem que dissemina esta praga.

2 comentários:

Anônimo 16 de março de 2013 às 18:35  

cialis kaufen billige cialis cialis generique prix cialis pharmacie cialis 20 mg cialis comprar cialis cialis acquistare

Anônimo 26 de março de 2013 às 15:34  

http://acheterviagragnerique1.net/ achat viagra
http://comprarviagragenerico1.net/ comprar viagra
http://acquistareviagragenerico1.net/ comprare viagra
http://kaufenvaigragenerika1.net/ preise viagra

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home