quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Além da aquisição: Lojas Renner compra Lojas Leader.

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS

A Lojas Renner anunciou a aquisição da Lojas Leader por 670 milhões de reais. A operação permitirá à Lojas Renner expandir suas operações nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. A compra engloba, além das 39 unidades da Lojas Leader em operação. Juntas, as companhias deterão 154 lojas no Brasil e 17 milhões de clientes nos cartões de marca das empresas.

As operações, do ponto de vista de consumo mercadológico, permanecerão separadas, com Lojas Renner reforçando seu posicionamento junto às camadas média e média-alta da população brasileira e Leader explorando o segmento emergente das classes mais populares, visto que a sobreposição de clientes é pequena entre as duas redes e a complementaridade de negócios é bastante expressiva.

Ou seja, para o consumidor nada muda. E é este o desafio da comunicação da Renner: fazer com que essa aquisição passe despercebida pelo consumidor. E os desafios vão além. E aos comunicadores cabe, nessa nova realidade, harmonizar e unificar a cultura organizacional junto aos novos colaboradores. Tratar da cultura é tratar do orgulho de pertencer, da imagem coletiva e da construção da auto-estima na formulação de uma nova identidade e da unificação de valores. Dessa maneira, a partir da ética individual, atingir a ética coletiva favorável. E para isso, é preciso planejar a mudança internamente: agir com transparência, informar todas as decisões, manter canais de feedback, mapear e solucionar as possíveis indefinições, valorizar os profissionais, delegar ações com responsabilidade, manter relações de confiança.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home