terça-feira, 2 de setembro de 2008

40 anos sem O Repórter Esso.

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS

A PUC recebeu no dia 27 de agosto, quarta-feira passada, no auditório da FAMECOS (Faculdade de Comunicação Social), o professor Luciano Klöckner, autor do livro recentemente lançado O Repórter Esso – A Síntese Radiofônica Mundial que Fez História, como palestrante. Juntamente com ele, os estudantes, professores e afins ali presentes tiveram a honra de receber também, três dos ilustres repórteres Esso, Lauro Hagemann, Fabbio Perez e Roberto Figueiredo, que durante anos comandaram o noticioso sucinto que passava cinco vezes ao dia, revolucionando assim, o radiojornalismo e logo após a televisão.

A palestra tratou de falar com objetividade do noticioso diário, que foi um dos maiores sucessos radiofônicos mundiais, com formato exclusivo, que proporcionou à população o hábito freqüente de ouvir notícias; noticioso esse, que já não existe mais há 40 anos. Transmitido por 60 emissoras de rádio e 15 países diferentes, O Repórter Esso mantinha sua marca devido ao seu estilo próprio, locuções vibrantes e inconfundíveis e sendo assim, marcou a história do jornalismo se tornando alvo de críticas e comentários até hoje feitos.

O livro de Luciano Klöckner mostra críticas às notícias transmitidas à população através do Repórter Esso, além de contar com depoimentos de historiadores e jornalistas aptos a tratar do assunto.


Demais informações tratar com luka.s.silveira@hotmail.com.

2 comentários:

Nety 16 de setembro de 2008 às 13:26  

Parabéns à PUC pela grande iniciativa. O resgate da Comunicação de décadas passadas, que além de fazer parte da história, acredito ser de grande valia para os universiários de hoje. Penso que tal metodologia, que além de muito rica em informações, ilustra com clareza a tragetótia da Comunicação no Brasil.

Ocappuccino.com 30 de agosto de 2009 às 14:29  

Com certeza Nety este trabalho de memória institucional é importantissimo, pena que nem todas as universidades ou empresas pensem assim.

Abraço, mateus

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home