Motivação.
Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS
São inúmeras as teorias que tentam explicar a motivação. Entre elas, destacam-se:
A teoria do Condicionamento que tenta explicar quaisquer motivos destacando um reforço externo que vai satisfazer uma necessidade fisiológica;
A Teoria cognitiva que valoriza a motivação intrínseca incluindo fatores como objetivos, intenções e expectativas;
A Teoria Humanista que estabelece uma hierarquia de necessidades e motivos, entre eles, motivos fisiológicos, de segurança, necessidade de participação e conhecimento além de necessidades estéticas;
Teoria Psicanalista que responsabiliza as experiências infantis como fonte principal dos comportamentos posteriores.
Em empresas, o público interno é motivado com palestras motivacionais, vídeos emotivos, ações de reconhecimento, premiações anuais, planos de carreira, aniversariante do mês. Contudo, todo profissinal de Relações Públicas (em Comunicação Interna e não Endomarketing) sabe, mas nem todos aplicam, que a motivação/o reconhecimento não é um evento isolado, e sim pequenos gestos trabalhados diariamente. E muitas vezes, estes profissionais traçam planejamentos, ações, programas, campanhas para atingir a motivação coletiva a partir do bem-estar individual (do sentimento do colaborador de pertencer à empresa). Contudo, esquecem dos pequenos gestos. Um Parabéns. Um muito obrigado. Demosntrar interesse em singelas atitudes. E são nestas ações que está a essência da motivação/satisfação. Em breve, todas as organizações irão descobrir que a fé/força de vontade de uma pessoa nas suas próprias capacidades tem um surpreendente efeito multiplicador sobre essas mesmas capacidades.
Para quem acredita em vídeos motivacionais, abaixo uma ótima dica.
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