quinta-feira, 18 de março de 2010

Sabedoria popular - post em rede. [parte 1]

Passei minha infância ouvindo ditados populares. Quem é caipira sabe o reflexo que isso tem na vida da gente. Um apego danado a estas frases feitas que tão bem resumem a sabedoria do povo. Os gurus do marketing que me perdoem, mas acho que elas são imbatíveis e na maioria das vezes ajudam mais que os tantos manuais da vida empresarial que existem por aí.

Outro dia recebi, via email, uma consulta a respeito da pesquisa em comunicação corporativa. Foi quando resolvi misturar alhos com bugalhos e selecionar alguns ditados para esclarecer minha opinião.

1. O pior surdo é o que não quer ouvir.

Desde que trabalho com pesquisa, há 7 anos, tenho freqüentemente encontrado profissionais de comunicação que pouco ou nunca realizam pesquisas. Me inquieta imaginar que muitas das decisões de comunicação nas empresas são baseadas em percepção e não em dados.

Os profissionais da comunicação corporativa estão menos familiarizados com as técnicas de pesquisa que seus colegas do marketing. Estes geralmente realizam sondagens para avaliar quaisquer mudanças no produto ou serviço da empresa.

No entanto, a pesquisa corporativa deveria ser prática comum. Pois o que pode ser mais importante para uma empresa que sua própria imagem junto aos diversos públicos?

* este material foi escrito pela relações públicas Suzel Figueiredo, pesquisadora pós-graduada em Pesquisa de Mercado, Mídia e Opinião/ESPM-SP e mestranda em Ciências da Comunicação/ECA-USP. Ela é diretora da Ideafix Estudos Institucionais e coordenadora do Instituto Aberje de Pesquisas. Contatos pelo suzel.figueiredo@ideafix.com.br.

** esta é uma postagem em rede, então, pra continuar sua leitura, leia a segunda parte no blog Gecorp.

8 comentários:

Pedro Souza Pinto 18 de março de 2010 às 22:53  

voces inventam essa postagem em rede numa quinta à noite só pra dar trabalho, hein!!! hehehe

Ocappuccino.com 19 de março de 2010 às 10:48  

Hahahaha

Coisa do Rodrigo, culpa dele! hahahhaa

MATEUS

Unknown 19 de março de 2010 às 11:00  

A Suzel é nota 10. Foi minha professora no semestre passado. Parabéns pelo post, prof! :)

Ocappuccino.com 19 de março de 2010 às 11:47  

Nascii.

Dá para perceber pelo texto. Te convido a acompanhar a parte 2 no GECORP.

MATEUS

Ser.RP 20 de março de 2010 às 12:41  

Vou fazer igual à algumas pixaçoes que vejo por aí: Estive aqui!!
Agora tô indo para o segundo Post!!
Juliano Melo.

Luluca 25 de março de 2010 às 12:06  

Tão bom saber que tem gente que se preocupa com pesquisa.

Trabalho com pesquisas no Rio de Janeiro e percebo, no dia a dia, como ela não é valorizada.

PS.: Adoro o blog.

Anônimo 7 de fevereiro de 2011 às 00:42  

Great blog, interesting tip. Certainly you check here again and write about it to friends Thank you! “Serious sport has nothing to do with fair play. It is bound up with hatred, jealousy, boastfulness, disregard of all rules and sadistic pleasure in witnessing violence. In other words, it is war minus the shooting.” - George Orwell

Anônimo 7 de fevereiro de 2011 às 11:42  

Great website, amazing article. Sure you check here again and write about it to friends Thanks! “That is the saving grace of humor. If you fail no one is laughing at you.” - A. Whitney Brown

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home