Sabedoria popular - post em rede. [parte 1]
Passei minha infância ouvindo ditados populares. Quem é caipira sabe o reflexo que isso tem na vida da gente. Um apego danado a estas frases feitas que tão bem resumem a sabedoria do povo. Os gurus do marketing que me perdoem, mas acho que elas são imbatíveis e na maioria das vezes ajudam mais que os tantos manuais da vida empresarial que existem por aí.
Outro dia recebi, via email, uma consulta a respeito da pesquisa em comunicação corporativa. Foi quando resolvi misturar alhos com bugalhos e selecionar alguns ditados para esclarecer minha opinião.
1. O pior surdo é o que não quer ouvir.
Desde que trabalho com pesquisa, há 7 anos, tenho freqüentemente encontrado profissionais de comunicação que pouco ou nunca realizam pesquisas. Me inquieta imaginar que muitas das decisões de comunicação nas empresas são baseadas em percepção e não em dados.
Os profissionais da comunicação corporativa estão menos familiarizados com as técnicas de pesquisa que seus colegas do marketing. Estes geralmente realizam sondagens para avaliar quaisquer mudanças no produto ou serviço da empresa.
No entanto, a pesquisa corporativa deveria ser prática comum. Pois o que pode ser mais importante para uma empresa que sua própria imagem junto aos diversos públicos?
* este material foi escrito pela relações públicas Suzel Figueiredo, pesquisadora pós-graduada em Pesquisa de Mercado, Mídia e Opinião/ESPM-SP e mestranda em Ciências da Comunicação/ECA-USP. Ela é diretora da Ideafix Estudos Institucionais e coordenadora do Instituto Aberje de Pesquisas. Contatos pelo suzel.figueiredo@ideafix.com.br.
** esta é uma postagem em rede, então, pra continuar sua leitura, leia a segunda parte no blog Gecorp.
8 comentários:
voces inventam essa postagem em rede numa quinta à noite só pra dar trabalho, hein!!! hehehe
Hahahaha
Coisa do Rodrigo, culpa dele! hahahhaa
MATEUS
A Suzel é nota 10. Foi minha professora no semestre passado. Parabéns pelo post, prof! :)
Nascii.
Dá para perceber pelo texto. Te convido a acompanhar a parte 2 no GECORP.
MATEUS
Vou fazer igual à algumas pixaçoes que vejo por aí: Estive aqui!!
Agora tô indo para o segundo Post!!
Juliano Melo.
Tão bom saber que tem gente que se preocupa com pesquisa.
Trabalho com pesquisas no Rio de Janeiro e percebo, no dia a dia, como ela não é valorizada.
PS.: Adoro o blog.
Great blog, interesting tip. Certainly you check here again and write about it to friends Thank you! “Serious sport has nothing to do with fair play. It is bound up with hatred, jealousy, boastfulness, disregard of all rules and sadistic pleasure in witnessing violence. In other words, it is war minus the shooting.” - George Orwell
Great website, amazing article. Sure you check here again and write about it to friends Thanks! “That is the saving grace of humor. If you fail no one is laughing at you.” - A. Whitney Brown
Postar um comentário