sábado, 27 de março de 2010

MMN: certo ou errado, eis a questão!

Por Betânia Castoldi, estudante de Relações Públicas da PUCRS

Marketing multinível (MMN), ou ainda nosso velho conhecido marketing de rede, é um sistema de marketing caracterizado pela formação de uma rede de contatos através da indicação de novos associados. Segundo especialistas do ramo, a internet representa o caminho mais eficiente para a criação de um bom networking. Além da ampliação da rede de contatos dos distribuidores, a internet seria responsável por agregar inovações no processo de comunicação e relacionamento entre empresas, distribuidores e consumidores. Contudo, se o MMN já carece as vezes de confiabilidade, imaginem num ambiente virtual?

Exemplo esquemático do marketing multinível.

A TIA NA PRAIA
É cada vez maior a aceitação desta estratégia por grandes empresas como Gillete, Xerox, Chrysler, Coca-Cola, Ford, Motorola, entre outras, que a partir de uma comunicação eficaz direcionada para suas seletas redes de relacionamento, alcançam maior êxito nos negócios. Aliás, lembra daquela tia nos anos noventa que nas férias na praia só queria vender os produtos Amway pra família e te convencer a ser uma perna (era assim que eles chamavam os novos vendedores) da rede? Isso é MMN. Na teoria o plano era perfeito, redes de contato + motivação = sucesso. Mas o sistema de marketing multinível ainda está sujeito a muitos questionamentos em relação à sua eficácia, tais como a saturação do mercado e a falta credibilidade de algumas empresas.

A CONFUSÃO
Algumas pessoas confundem o MMN com o esquema em pirâmide e com o esquema em matriz, que na vedade são dois golpes não-sustentáveis. Confira as diferenças.

A OFERTA TENTADORA
Trago esse assunto n’Ocappuccino pois recebi um e-mail hoje bastante duvidoso de um tal Engenheiro José Carlos, porém atraente, a começar pelo título Ministério da Justiça apresenta, imóvel em 30 anos sem juros, sem Serasa. Mas pelo sim, pelo não, resolvi abri-lo e me deparei com uma oferta tentadora. Leia a oferta tentadora.

É A MINHA CHANCE
Eu logo pensei: essa é minha oportunidade de sair de casa antes de me formar, mas fiquei com a pulga atrás da orelha em clicar para atestar a veracidade do e-mail e fui procurar na rede mais informações sobre a tentadora proposta da AFTB – Associação Frutos da Terra do Brasil.

O DÉFICIT HABITACIONAL
Mas você deve estar se perguntando o que esse e-mail tem a ver com marketing multinível? Pois no site da OSCIP, fundada em 2007 e com mais de 20 mil associados no país, além dos benefícios de se tornar um associado, você encontra o Programa de Geração de Renda, onde o associado ao divulgar o programa para sua rede de relacionamentos além de poder receber sua carta de crédito antes dos 36 meses (que seria o tempo de carência onde você só paga a taxa associativa), ainda recebe dinheiro na sua conta por suas indicações. E pasmem, se você for um expert do marketing de rede poderá ter seu imóvel em apenas 6 meses! O objetivo da associação, segundo o presidente da AFTB – Carlos Alberto Rotermund é combater o déficit habitacional em 20 anos. (Otimista ele né?!)

EU, A CÉTICA
Tão fácil, e tão difícil de acreditar, que comecei uma busca incessante por informações no nosso conhecido amigo Google. Olhei alguns sites (eles te dão um site com o nome que você quiser para divulgar o negócios entre outras ferramentas), entrei em alguns fóruns e encontrei opiniões diversas, umas dizendo que é impossível uma OSCIP financiar todos esses imóveis sem juros para tanta gente, e outras defendendo com unhas e dentes o projeto, inclusive oferecendo palestras sobre como adquirir sua casa própria através do SAC da AFTB (eles ganham bônus por isso).

ENTÃO, É SOLUÇÃO OU GOLPE?
Diante de tantos depoimentos, contra e a favor, a pergunta que não quer calar: Será o marketing multinível da AFTB a solução para os problemas de moradia no país ou será o maior golpe do esquema da pirâmide do século XXI? O que se sabe é que já existem alguns contemplados por mérito (bonificação por indicações), e os primeiros que aderiram ao programa em 2007, e esperam o fechamento dos 2 anos e meio para enfim comprarem suas casas ou apartamentos. E você leitor o que acha: sonho ou pesadelo?

2 comentários:

Claudio Roberto 5 de junho de 2010 21:39  

Olá Pessoal, tudo bem?!

Eu acredito no MMN como uma forma honesta de geração de renda para pessoas desejam ter sucesso com uma oportunidade de negócio.
Neste caso, antes de entrar em negócios de MMN recomendo analisar a oportunidade, empresa, seus líderes, pessoas que já trabalham com este negócio e a opinião dos consumidores que já usaram algum produto desta empresa.

Infelizmente existem "aproveitadores" que usam o termo MMN para mascarar negócios insustentáveis ou fraudulentos.

Quanto a oferta de uma casa é difícil responder por outras pessoas, mas é bom ficar bem atento, pois o valor em risco é muito grande, caso algo dê errado.

Abraço e Sucesso a Todos!

O Negócio Próprio 21 de agosto de 2010 09:37  

Para quem não conhece Marketing de Rede, deixo aqui A lista das 30 Maiores empresas de Marketing de Rede AQUI

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home