7 Dicas para um Twitter Corporativo.
Por Massimino Delazeri, formado em Relações Públicas pela UFRGS
Nestes últimos dias, vários sites publicaram que o Twitter, com menos de 4 anos de idade, chegou a incrível marca de 10 bilhões de mensagens, e que deve chegar as 20 bilhões ainda este ano. Mais surpreendente que isso foi o estudo publicado pelo site especializado em mídia, Brand Republic, relatando que 20% destas mensagens contem referência a produtos, serviços e marcas, dado que afirma a importância da presença corporativa na plataforma.
Outra pesquisa interessante foi publicada em janeiro, pela empresa de análise em mídia social Sysomos, segundo ela os Estados Unidos representam 50% dos usuários do Twitter, e o Brasil em segundo lugar representa 8,8% dos usuários do serviço.
Depois de ver todos esses números e de ler os textos sobre Twitter corporativo publicado pela Internet Advertising Bureau do Reino Unido resolvi criar uma lista com 7 dicas:
1 - Não desperdice o espaço do seu background - O twitter permite que você use os espaços ao lado da sua timeline (o fundo da sua página no Twitter). Nela você pode acrescentar outras redes sociais que a empresa participa, um email de contato, telefone, esse espaço deve ser organizado com a identidade visual da empresa, facilitando a identificação. Embora muitas pessoas utilizem outras ferramentas para mandar e receber os tweets em algum momento elas vão acabar entrando na sua pagina no Twitter.
2 - Avatar - A marca e o nome da sua empresa são importantes, mas o twitter (e as mídias sociais) são sobre pessoas. As pessoas quando vão falar com uma marca gostam e precisam saber com quem estão falando, a dica é descreva na Bio quem é o responsável por aquela conta corporativa, assinar mensagens principalmente no primeiro contato com outros usuários. E nem pensar em deixar o avatar padrão O_o antes mesmo de começar a tweetar você deve definir a imagem que representará a sua marca.
3 - Faça conversação - Além de servir para espalhar informações e novidades o Twitter serve também para manter um diálogo entre os públicos e a sua marca. Escute o que seus seguidores têm a dizer e converse com eles. Responda as perguntas, a dúvida de um frequentemente será a dúvida de outros. Demonstre interesse no que seus seguidores falam e o mais importante, não demore mais de um dia para responder. Quando os usuários notarem que podem tirar suas dúvidas e entrar em contato direto com a empresa sem toda a formalidade de SAC... E-mail... estreitará a relação deles com a sua marca e ajuda a afirmar como canal de comunicação.
4- Ofereça conteúdo exclusivo - O que leva uma pessoa a seguir o perfil de um Twitter corporativo e a busca de informações, saber de novidades da empresa em primeira mão, a oferta de conteúdo exclusivo é uma boa fonte para se conseguir seguidores.
5 - Siga quem te segue - Se alguém está te seguindo é porque está interessado na sua marca, o mínimo que você pode fazer é seguí-lo de volta, pois além de servir como uma ferramenta de atendimento ao cliente, habilitando o envio de Direct Message, você estará se aproximando de seu cliente.
6 - Mensurar - Pense em uma forma de medir o seu sucesso, assim você pode saber se está andando pelo caminho certo ou se deve replanejar a sua estratégia dentro da plataforma. O número de seguidores já não é uma boa forma de medir o sucesso no Twitter. Os re-tweets podem ser uma boa forma. Sinal que as pessoas gostaram (ou não) do que leram.
7 - Monitoramento - Sem dúvida a dica mais importante, mesmo que a sua empresas não possua uma vida ativa dentro do Twitter. Você tem a obrigação de fazer o monitoramento. Existem varias ferramentas que facilitam esse serviço, a dica é monitore tudo o que for publicado sobra a sua marca, sobre seus concorrentes, positivo ou negativo, você encontrará informações preciosas.
Sei que existem outros pontos importantes que devemos dar atenção mas acredito que esses são os 7 mais importantes, aguardo os comentários.
Quem tiver interesse em acompanhar o fluxo de tweets produzidas em tempo real pode conferir o Gigatweet.
19 comentários:
Muito bom o texto!
Expressou de maneira simples como todo mundo pode (e deve) utilizar o Twitter.
Abraço!
Dienyffer Perin
@dienyperin
serrrpp.blogspot.com
A Kingo Labs (@kingolabs) é uma startup brasileira que tem ferramentas de monitoramento para twitters corporativos bastante interessantes.
Vale a pena entrar em contato.
Texto bem escrito e explicativo.
Gostei.
Posso publicar no meu Blog?
Abs.
Massimino,
O item de número cinco não é muito observado, mas no caso de empresas o "siga que eu te sigo" faz todo o sentido do mundo.
[ ]'s
Claro que pode Fernando. Não precisa nem pedir permissão :)
MATEUS
Muito boas as dicas Mano.
Na dica nº3 acredito que não seja tão fácil dependendo da demanda da empresa, isso entra em diversos aspectos, a empresa deve ter muita estrutura e ter consciência na repercussão que pode ter na mídia.
abraços,
Belle
@blogabordo
Dicas super úteis!!!!!
Mto bom esse post =)
muito bom, max! adorei! tudo a ver comigo esse post! rs.
beijos.
Olá Delazeri,eu incluiria nesta lista o ítem "Identificar o seu público alvo", com o objetivo de conhecê-lo e determinar a melhor forma de se comunicar com ele. Como sabemos, não é qualquer público que utiliza o Twitter. Além disso, é preciso diferenciar quais e como devem ser abordados os assuntos para o público interno e para o público externo. De resto, o tema é bem interessante e está bem elaborado. Até a próxima...
twitter:blogcantarelli
Caprichou, Mano. Excelente post.
Excelentes dicas.
Quanto à distribuição dos usuários por país, tenho a seguinte pergunta :
Se o Brasil é o 2o. lugar em número de usuário, por que diabos não existe ainda opção de utilizar o site em Português, heim ? Coisa chata !
Obrigado, Cacá
Cacá.
Bizz Stone ano passado numa palestra disse que o twitter iria disponibilizar a versão em português, mas que contava com a ajuda dos usuários para tradução, ele falou que iria sair em 2010. Mas vai ver o pessoal não está colaborando muito.
MATEUS
Muito bom o Post!!!
Parabéns...
Washington Sales
Concordo com as 7 dicas colocadas no post. Contudo, eu acrescentaria outra que penso ser de suma importância: a escrita correta da língua portuguesa!
Organizações que utilizam o "internetês" exageradamente, a meu ver, perdem credibilidade.
Ótimo post!
Atualmente faço a gestão de gestão de 4 contas em Redes Sociais e é nesta a trilha que busco caminhar.
Tenho uma postura direcionada a cada conta, mas me apresento e deixo claro na BIO quem está postando e conversando com aqueles seguidores, mantenho a conversação, utilizo os blackgrounds, monitoro e tenho muito cuidado com o português, como comentou o Felipe Martins, pois também considero extremamente importante passar boas informações, de maneira correta, ética e bem escrita. Se os comunicólogos não escreverem corretamente, como exigir isso dos usuários?
Parabéns pela análise e dicas!
Fernanda Rabaglio
blog.fernandarabaglio.com.br
@FeRabaglio
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