quarta-feira, 10 de março de 2010

7 Dicas para um Twitter Corporativo.

Por Massimino Delazeri, formado em Relações Públicas pela UFRGS

Nestes últimos dias, vários sites publicaram que o Twitter, com menos de 4 anos de idade, chegou a incrível marca de 10 bilhões de mensagens, e que deve chegar as 20 bilhões ainda este ano. Mais surpreendente que isso foi o estudo publicado pelo site especializado em mídia, Brand Republic, relatando que 20% destas mensagens contem referência a produtos, serviços e marcas, dado que afirma a importância da presença corporativa na plataforma.

Outra pesquisa interessante foi publicada em janeiro, pela empresa de análise em mídia social Sysomos, segundo ela os Estados Unidos representam 50% dos usuários do Twitter, e o Brasil em segundo lugar representa 8,8% dos usuários do serviço.

http://maquinaweb.files.wordpress.com/2010/01/tabela1.png
Na segunda coluna desta tabela estão listados os países com maior participação na plataforma, podemos notar que mesmo tendo mais usuários brasileiros o Reino Unido tem maior participação em números de tweets. Comparando com a mesma pesquisa publicada no meio do ano passado notamos um aumento de 2% da participação brasileira na plataforma e uma redução de quase 8% da hegemonia norte americana.

Depois de ver todos esses números e de ler os textos sobre Twitter corporativo publicado pela Internet Advertising Bureau do Reino Unido resolvi criar uma lista com 7 dicas:

1 - Não desperdice o espaço do seu background - O twitter permite que você use os espaços ao lado da sua timeline (o fundo da sua página no Twitter). Nela você pode acrescentar outras redes sociais que a empresa participa, um email de contato, telefone, esse espaço deve ser organizado com a identidade visual da empresa, facilitando a identificação. Embora muitas pessoas utilizem outras ferramentas para mandar e receber os tweets em algum momento elas vão acabar entrando na sua pagina no Twitter.

2 - Avatar - A marca e o nome da sua empresa são importantes, mas o twitter (e as mídias sociais) são sobre pessoas. As pessoas quando vão falar com uma marca gostam e precisam saber com quem estão falando, a dica é descreva na Bio quem é o responsável por aquela conta corporativa, assinar mensagens principalmente no primeiro contato com outros usuários. E nem pensar em deixar o avatar padrão O_o antes mesmo de começar a tweetar você deve definir a imagem que representará a sua marca.

3 - Faça conversação - Além de servir para espalhar informações e novidades o Twitter serve também para manter um diálogo entre os públicos e a sua marca. Escute o que seus seguidores têm a dizer e converse com eles. Responda as perguntas, a dúvida de um frequentemente será a dúvida de outros. Demonstre interesse no que seus seguidores falam e o mais importante, não demore mais de um dia para responder. Quando os usuários notarem que podem tirar suas dúvidas e entrar em contato direto com a empresa sem toda a formalidade de SAC... E-mail... estreitará a relação deles com a sua marca e ajuda a afirmar como canal de comunicação.

4- Ofereça conteúdo exclusivo - O que leva uma pessoa a seguir o perfil de um Twitter corporativo e a busca de informações, saber de novidades da empresa em primeira mão, a oferta de conteúdo exclusivo é uma boa fonte para se conseguir seguidores.

5 - Siga quem te segue - Se alguém está te seguindo é porque está interessado na sua marca, o mínimo que você pode fazer é seguí-lo de volta, pois além de servir como uma ferramenta de atendimento ao cliente, habilitando o envio de Direct Message, você estará se aproximando de seu cliente.

6 - Mensurar - Pense em uma forma de medir o seu sucesso, assim você pode saber se está andando pelo caminho certo ou se deve replanejar a sua estratégia dentro da plataforma. O número de seguidores já não é uma boa forma de medir o sucesso no Twitter. Os re-tweets podem ser uma boa forma. Sinal que as pessoas gostaram (ou não) do que leram.

7 - Monitoramento - Sem dúvida a dica mais importante, mesmo que a sua empresas não possua uma vida ativa dentro do Twitter. Você tem a obrigação de fazer o monitoramento. Existem varias ferramentas que facilitam esse serviço, a dica é monitore tudo o que for publicado sobra a sua marca, sobre seus concorrentes, positivo ou negativo, você encontrará informações preciosas.

Sei que existem outros pontos importantes que devemos dar atenção mas acredito que esses são os 7 mais importantes, aguardo os comentários.

Quem tiver interesse em acompanhar o fluxo de tweets produzidas em tempo real pode conferir o Gigatweet.

19 comentários:

Dienyffer Perin 11 de março de 2010 às 10:16  

Muito bom o texto!
Expressou de maneira simples como todo mundo pode (e deve) utilizar o Twitter.

Abraço!

Dienyffer Perin
@dienyperin
serrrpp.blogspot.com

Paula 11 de março de 2010 às 13:12  

A Kingo Labs (@kingolabs) é uma startup brasileira que tem ferramentas de monitoramento para twitters corporativos bastante interessantes.
Vale a pena entrar em contato.

Fernando Alves 11 de março de 2010 às 15:28  

Texto bem escrito e explicativo.
Gostei.
Posso publicar no meu Blog?
Abs.

Ocappuccino.com 11 de março de 2010 às 15:47  
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo 11 de março de 2010 às 16:06  

Massimino,

O item de número cinco não é muito observado, mas no caso de empresas o "siga que eu te sigo" faz todo o sentido do mundo.

[ ]'s

Ocappuccino.com 11 de março de 2010 às 16:37  

Claro que pode Fernando. Não precisa nem pedir permissão :)

MATEUS

A Bordo da Comunicação 11 de março de 2010 às 18:40  

Muito boas as dicas Mano.
Na dica nº3 acredito que não seja tão fácil dependendo da demanda da empresa, isso entra em diversos aspectos, a empresa deve ter muita estrutura e ter consciência na repercussão que pode ter na mídia.

abraços,
Belle
@blogabordo

Bia de Souza 12 de março de 2010 às 08:57  

Dicas super úteis!!!!!
Mto bom esse post =)

Laís Bueno 12 de março de 2010 às 19:35  

muito bom, max! adorei! tudo a ver comigo esse post! rs.

beijos.

Johnny Cantarelli 14 de março de 2010 às 00:28  

Olá Delazeri,eu incluiria nesta lista o ítem "Identificar o seu público alvo", com o objetivo de conhecê-lo e determinar a melhor forma de se comunicar com ele. Como sabemos, não é qualquer público que utiliza o Twitter. Além disso, é preciso diferenciar quais e como devem ser abordados os assuntos para o público interno e para o público externo. De resto, o tema é bem interessante e está bem elaborado. Até a próxima...
twitter:blogcantarelli

Mari 14 de março de 2010 às 01:25  

Caprichou, Mano. Excelente post.

Cacá 15 de março de 2010 às 10:23  

Excelentes dicas.

Quanto à distribuição dos usuários por país, tenho a seguinte pergunta :

Se o Brasil é o 2o. lugar em número de usuário, por que diabos não existe ainda opção de utilizar o site em Português, heim ? Coisa chata !

Obrigado, Cacá

Ocappuccino.com 15 de março de 2010 às 10:37  

Cacá.

Bizz Stone ano passado numa palestra disse que o twitter iria disponibilizar a versão em português, mas que contava com a ajuda dos usuários para tradução, ele falou que iria sair em 2010. Mas vai ver o pessoal não está colaborando muito.

MATEUS

Washinton Sales 1 de abril de 2010 às 22:44  

Muito bom o Post!!!
Parabéns...

Washington Sales

Felipe Martins Greiner 24 de outubro de 2010 às 21:38  

Concordo com as 7 dicas colocadas no post. Contudo, eu acrescentaria outra que penso ser de suma importância: a escrita correta da língua portuguesa!

Organizações que utilizam o "internetês" exageradamente, a meu ver, perdem credibilidade.

Fernanda Rabaglio 24 de março de 2011 às 09:18  

Ótimo post!
Atualmente faço a gestão de gestão de 4 contas em Redes Sociais e é nesta a trilha que busco caminhar.
Tenho uma postura direcionada a cada conta, mas me apresento e deixo claro na BIO quem está postando e conversando com aqueles seguidores, mantenho a conversação, utilizo os blackgrounds, monitoro e tenho muito cuidado com o português, como comentou o Felipe Martins, pois também considero extremamente importante passar boas informações, de maneira correta, ética e bem escrita. Se os comunicólogos não escreverem corretamente, como exigir isso dos usuários?

Parabéns pela análise e dicas!

Fernanda Rabaglio
blog.fernandarabaglio.com.br
@FeRabaglio

Erainfo 22 de novembro de 2011 às 16:02  

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Anônimo 26 de março de 2013 às 12:10  

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Anônimo 17 de maio de 2013 às 07:23  

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