segunda-feira, 29 de março de 2010

Perfil Maria Aparecida Ferrari.

Por Cibele Silva, estudande de Relações Públicas da Metodista/SP

Ocappuccino continua com o objetivo de aproximar a universidade e o mercado, a teoria e a prática e por isso hoje, no Perfil, apresentamos Maria Aparecida Ferrari. Professora Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo e socióloga pela mesma instituição. É especialista na área de relações públicas e cultura. Ganhou o prêmio Opinião Pública em 2002 promovido pelo Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas SP/PR – CONRERP SP/PR. Em agosto de 2009 lançou o livro 'Relações Públicas: teoria, contexto e relacionamentos', juntamente com James E. Grunig e Fábio França, pela editora Difusão, São Paulo. Conheça um pouco mais sobre o currículo da MAF.

Ocappuccino: A primeira formação da senhora foi Ciências Sociais na USP, o que levou a senhora a cursar Relações Públicas?

Maria Aparecida Ferrari: Eu fui trabalhar como estagiária no Museu do telefone, que pertencia a Telesp. O museu era administrado pelo departamento de Relações Públicas da Teles. Foi aí que eu conheci essa atividade! Além disso, o diretor da área era uma pessoa extremamente culta e com uma visão de mundo maravilhosa e foi por isso que eu decidi estudar RP.

Ocappuccino: Como a experiência com o estágio, durante a graduação de Relações Públicas, a ajudou no momento de inserir-se no mercado de trabalho?

MAF: O estágio foi o momento em que eu pude ver na prática o que eu aprendia na teoria, na universidade. Proporcionou-me uma visão de mundo real e, também mostrou que a vida nas organizações é bastante complexa e que nós temos que saber identificar os centros de poder e autoridade para saber por que certas ações ocorrem de determinada maneira. Eu fiz estágio na ADS e depois na GMB. Foram duas experiências bem diferentes, mas que complementaram a minha formação. Acho que o estágio é essencial para a formação do aluno.

Ocappuccino: Como a senhora descobriu que gostaria seguir a profissão no ambiente acadêmico?

MAF: Em 1987 eu fui convidada pela professora Margarida Kunsch para substituí-la no curso de RP da Metodista e aí comecei a gostar de lecionar porque eu conseguia fazer a “ponte” entre a minha prática diária na empresa e as teorias da academia. Também sempre foi muito criativa e consegui desenvolver muitos projetos inovadores, sempre com o intuito de divulgar a nossa profissão e mostrar a sociedade o que são as Relações Públicas.

Ocappuccino: Antes de se tornar professora reconhecida pelo excelente serviço prestado, a senhora trabalhou como Relações Públicas no setor público, privado ou terceiro setor?

MAF: Sim, eu trabalhei 10 anos na Diretoria de Comunicação Social do SENAI-SP. Foi a etapa em que eu consegui amadurecer na profissão. Depois, quando morei em Santiago do Chile, eu também trabalhei em uma agência de comunicação e desenvolvi vários projetos com empresas, governo e autoridades políticas.

Ocappuccino: Conte-nos um pouco de sua trajetória de sucesso, como começou a escrever livros e como chegou à coordenadora do curso de Relações Públicas na Universidade Metodista de São Paulo.

MAF: Na minha volta ao Brasil, depois de morar cinco anos no Chile, eu fui aprovada para fazer o Doutorado. A partir daí, 1996, eu passei a me dedicar somente a academia. Trabalhava na Metodista e na USP eu substituía alguns professores. A vida acadêmica exige que o docente pesquise, desenvolva projetos, escreva, participe de eventos científicos e congressos. Desta forma, a produção científica começa a se definir e os artigos em periódicos da área, os capítulos em livros começam a fazer parte do nosso dia-a-dia. Quando terminei o meu Doutorado, fui convidada pela professora Dra. Graça Caldas, então diretora da FAJORP (Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas) da Metodista, para assumir a coordenação do curso. No dia 1º. De setembro de 2000 assumi a coordenação e me dediquei de corpo e alma a fazer do curso de RP da Metodista o melhor do Brasil. E acho que consegui!

Ocappuccino: Pode me falar um pouco sobre a experiência de escrever o livro Relações Públicas, teoria, contexto e relacionamento, publicado em parceria com James Grunig e o Fábio França e sobreo que trata o livro? (PARTICIPE DA PROMOÇÃO QUE IRÁ SORTEAR UM EXEMPLAR DESTE LIVRO NO FINAL DESTA ENTREVISTA)

MAF: Ah! Realmente foi um luxo poder contar com o prof. James Grunig e com o prof. Fábio França. A experiência de poder trabalhar em conjunto com esses dois profissionais e amigos, com certeza é inesquecível! O que mais me chama atenção no prof. James Grunig é a sua simplicidade, sua humildade e seu espírito de colaboração. Ele aceitou de imediato o meu convite e para a área de Relações Públicas o nosso livro é algo novo e com muitas informações inéditas. Com o Fábio, nós sempre trabalhamos juntos e então a química é mais trasnquila, pois temos as mesmas visões sobre a atividade de Relações Públicas. Desta forma, somamos o que nós três tínhamos de melhor nos nossos textos e fizemos a obra!

Ocappuccino: Como percebe a valorização da profissão no Brasil?

MAF: Eu percebo que as organizações sentem que necessitam de uma comunicação diferenciada, que não é nem a mercadológica e nem a midiática. Então é Relações Públicas! Elas precisam de um trabalho corporativo e institucional para comunicar aos seus diferentes stakeholders o que ela é, o que ela pretende fazer, quais são seus objetivos e como ela quer cumprir com sua responsabilidade pública. Desta forma, eu tenho entrevistado muitos diretores de comunicação e nas grandes empresas isso já está claro. Nos falta trabalhar com as médias e pequenas empresas que, por ter menos recursos financeiros, muitas vezes acaba restringindo o trabalho de comunicação à assessoria de imprensa que, na minha opinião, é totalmente equivocado!

Ocappuccino: Qual é sua relação com as mídias sociais? Já utilizou alguma destas ferramentas » blog, twitter, orkut, facebook, youtube?

MAF: Um pouco. Gostaria de usar mais, mas falta o tempo! Acho que as redes sociais são um excelente canal, mas devemos tomar cuidado com o exagero de exposição pública. Cabe a nós, profissionais de RP, orientar as empresas sobre o uso das redes sociais e alertar sobre os abusos e a falta de controle que se pode chegar a ter dependendo do assunto e da dimensão da repercussão.

Ocappuccino: Quais os benefícios que a senhora vê no uso das mídias sociais para as empresas?

MAF: As mídias sociais vieram para ficar! Isso significa que elas estão aí para usarmos com cuidado,
com critério e com controle. Tudo que é feito sem planejamento vai fugir de nosso controle. Desta forma o uso das mídias sociais trouxe uma disseminação da informação, seja de uma pessoa ou de uma organização. Cabe a nós gerenciarmos e tentarmos controlar a exposição da empresa.

Ocappuccino: Qual é a dica que deixa para os que querem cursar Relações Públicas?

MAF: Não existe receita, mas sim existem competências que são básicas para quem deseja ser um profissional ético e capaz e ter sucesso profissional na área de RP. O aluno, durante os quatro anos do curso, deve preparar-se para:

a) ter domínio da língua portuguesa; b) ter fluência em pelo menos dois idiomas estrangeiros; c) conhecer informática e dominar os programas; d) estar atualizado com os temas políticos, econômicos e culturais que ocorrem no mundo; e) ser criativo e saber trabalhar em equipe; f) ter capacidade de ouvir e compreender o outro para depois proceder a um tipo de julgamento; g) ter visão estratégica de processos, h) sólida formação ética.

Na área específica em que atuamos, o profissional deve ser um analista de cenários, ou seja, deve estar atento a tudo o que ocorre dentro e fora da organização e analisar as possibilidades da empresa e propor estratégias de comunicação para melhorar os relacionamentos corporativos. A seguir, após pesquisar o cenário organizacional, o profissional deve classificar e ordenar os públicos estratégicos da empresa e propor e implementar programas e instrumentos de comunicação que consolidem a identidade organizacional, além de reforçar o relacionamento com seus públicos.

Eu, em nome de toda equipe d'Ocappuccino, agradeço,
a disponibilidade da Professora Doutora Maria Aparecida
Ferrari, porque sei o quanto o tempo dela é ocupadíssimo,
mas mesmo assim, sempre atenciosa em atender a todos
sempre com a mesma atenção e também sempre disposta
a compartilhar seus conhecimentos.

PROMOÇÃO

Quer ganhar um exemplar do livro Relações Públicas: teoria, contexto e relacionamentos, escrito pela Maria Aparecida Ferrari juntamente com James E. Grunig e Fábio França?

Para facilitar a vida de quem vai participar e afim de ganhar o livro disponibilizamos três canais:

1. dar RT pelo twitter @ocappuccino (basta dar RT)

2. aqui nos comentários desta entrevista (basta comentar anunciando que quer participar)

3. pelo e-mail promocao@ocappuccino.com (basta enviar e-mail anunciando que quer participar)

As respostas serão aceitas até quinta-feira (01/04/2010) às 23h59min.

O livro será sorteado na sexta-feira (02/04/2010), atráves do site Randon.org e o resultado será postado aqui.

Participe e boa sorte!

26 comentários:

29 de março de 2010 às 01:01  

Ótima entrevista!
O blog é muito bom, acompanho sempre!
Quero participar do sorteio do livro Relações Públicas: teoria, contexto e relacionamentos.

Parabéns pelo blog.

Murilo Abacherli 29 de março de 2010 às 08:12  

Mto boa entrevista, mas ainda me decepcionam relações públicas reconhecidos dizendo que não tem tempo para as redes sociais, e ainda assim dão dicas de como se manter nela.
Gostaria MUITO de participar do sorteio do livro!
Parabéns pelo blog, graças à @Teresa_Pit eu soube dele!
Abração

Pietrape 29 de março de 2010 às 09:03  

Muito interessante o blog, ótima indicação da @Teresa_Pit. Com certeza está adicionado ao meu Favoritos!

E claro, gostaria de participar do sorteio do livro.

At.

Nath e Alan 29 de março de 2010 às 09:33  

Acompanho sempre o blog, tem agregado muito valor à minha vida profissional, gostei bastante da entrevista, afinal, Maria Aparecida sempre esteve entre minhas leituras da área!


E para registrar mais uma vez.....QUERO MUITO PARTICIPAR DO SORTEIO DO LIVRO!
ATT,

NATHÁLIA

Cibele Silva 29 de março de 2010 às 09:36  

Fico muito feliz que vocês estejam gostando da entrevista, participem e para quem tem twitter divulgue.

Detalhe: O livro está autografado pela Ferrari e pelo Fábio França, com dedicação ao leitor do Ocappuccino.
=]

Abraços pessoal.

bjos,
@belle_rp

F! 29 de março de 2010 às 09:57  

Hei Belle, parabéns pela entrevista, muito legal, da um gás a mais pros futuros RP's
é muito bom saber que existem profissionais que se preocupam em passar o conhecimento dessa forma =D


e claro que quero participar da promoção =D

@francineballin

Unknown 29 de março de 2010 às 11:27  

Muito boa a entrevista.

Mesmo eu estudando publicidade, acho muito legal a abordagem que ele faz.


ps: claro eu também quero participar da promoção.



@eu_Dennis

colcha de retalhos 29 de março de 2010 às 11:35  

Primeiramente parabéns pela entrevista e pelo blog!

Quero participar também da promoção!

\o/

Pricila Graziano 29 de março de 2010 às 12:35  

A MAF é sensacional. Parabéns pela entrevista!!!

Quero participar da promoção.

Beijos
Pricila Graziano
@prigraziano

Laís Bueno 29 de março de 2010 às 12:38  

nossa, quando eu crescer eu quero ser assim! rs.

parabéns, Belle! a ideia da abordagem da entrevista foi muito boa. agora sim, posso dizer que conhecço a maria aparecida ferrari!

;)

Laís Bueno 29 de março de 2010 às 12:40  

ah! eu quero o livro!

rs

beijos.

Alexandre 29 de março de 2010 às 12:44  

Parabéns pela entrevista!
Como sempre a Maria Aparecida Ferraria acresenta muito. E, parabéns tb à Cibele pela condução da entrevista.
Ah! Quero ganhar o livro!
Abraços.
@alexandre_amc

Ocappuccino.com 29 de março de 2010 às 22:02  

Obrigado pessoal pelos comentários e fiquem ligados que o sorteio é na sexta-feira.

good lucky

MATEUS

Unknown 29 de março de 2010 às 22:48  

Olá a todos,

Quero muito participar do sorteio e ganhar o livro!

Abs

Raphaela Tavares 30 de março de 2010 às 07:20  

Quero participar do sorteio do livro Relações Públicas: teoria, contexto e relacionamentos.!!!!!!
=]

que legal a promoção!!
obrigada!

beijos
RAPHAELA TAVARES

Cibele Silva 30 de março de 2010 às 10:55  

OBrigada Fran. Realmente, a professora Ferrari tem o dom de 'dar um gás' dos futuros RP's

Fico feliz que vcs tenham gostado.
Continuem participando - não esqueçam de deixar o contato quem está participando por aqui.

Abraços,
@belle_rp

Profª. Márcia 30 de março de 2010 às 14:04  

Adoro a Maria Aparecida Ferrari, estive em uma palestra sua e fiquei apaixonada...
Otima entrevista!
Quero muito ganhar o Livro: Relações Públicas: Teoria, Contexto e Relacionamentos
Bjx
Marcia de Campos

Unknown 30 de março de 2010 às 14:34  

Quero o livroooo xD

Joanna 30 de março de 2010 às 18:36  

Belle!

Adorei a entrevista, parabens pela iniciativa! E logico que eu tbm quero o livro `Relações Públicas: Teoria, Contexto e Relacionamentos`

beeijo
@joromero

Unknown 30 de março de 2010 às 20:28  

Também quero concorrer ao livro! =)
@raphaelperova

Ah!
Muito divertida a brincadeira com o nome Capuccino e o blog. ^^
Layout clean facilita a visualização e procura de recursos e tudo mais.
Parabéns.

Unknown 31 de março de 2010 às 01:04  

Muito boa a entrevista. Sou estudante de Relações Públicas e o meu tema de TCC e relacionado a essa reportagem.
Eu gostaria de participar do sorteio do livro Relações Públicas: teoria, contexto e relacionamentos.

Unknown 31 de março de 2010 às 14:09  

Gostei do perfil da profa. Maria Aparecida Ferrari (obrigada, Cibele!), que reforça a importância da realização de um bom estágio!

Fiquei com vontade de conhecer também o profissional com quem ela trabalhou no museu do telefone depois do registro "Foi aí que eu conheci essa atividade! Além disso, o diretor da área era uma pessoa extremamente culta e com uma visão de mundo maravilhosa e foi por isso que eu decidi estudar RP". Fantástico!

Parabéns pelo blog, a começar pelo nome ; )

@cleamy

p.s: quero participar da promoção.

Dienyffer Perin 1 de abril de 2010 às 17:28  

Adorei a entrevista, Belle!
Eu adoro a Profe ferrari, conheci ela em uma palestra no Uruguai. ótima mesmo!

Ah, quero participar do sorteio do livro, viu, galera?!

beijo a todos! e mais uma vez parabéns pelo Blog. Cada vez melhor!

@dienyperin
www.serrrpp.blogspot.com

Mari Chaves 1 de abril de 2010 às 21:51  

Ótima entrevista a profª Ferrari é uma excelente profissional e um grande expemplo para nós estudantes de R.P.

Quero participar da promoção.
Desejo muito, muito, muito ganhar esse livro que ajudará em meu crescimento profissional !!

Obrigada,

Mari

Mauro Segura 1 de abril de 2010 às 23:34  

Obaaaa. Quero participar da promoção!!!
Abraços. Mauro Segura.
www.aquintaonda.blogspot.com

=) 25 de abril de 2010 às 11:17  

Tive o prazer de conhecer a Maria Aparecida no final do ano passado, ela é uma excelente pessoal e uma ótima profissional.
Adorei a entrevista, já tenho o livro e recomendo.

Beijos
Amanda Meyer

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home