terça-feira, 4 de novembro de 2008

RPs: unamo-nos.

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS

Para encurtar a história do Dia Nacional de Luta pela Valorização da Profissão de Relações Públicas

O dia 22 de novembro simboliza, para os simpatizantes, o Dia Nacional de Luta pela Valorização da Profissão de Relações Públicas. Essa idéia surgiu em 2006, quando o Portal RP-Bahia propôs uma grande mobilização nacional parte da agenda de ações de intervenção da campanha nacional de valorização da profissão de relações públicas. Em campanha no portal RP-Bahia, está ação já vai para a terceira edição em prol da atividade no Brasil, congregando entidades importantes, como a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), a Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP), a Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP) e a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.


O CONFERP e suas datas comemorativas


O Sistema CONFERP, agora, vem a público - como órgão oficial que representa as relações públicas no País – e afirma que a profissão possui duas datas comemorativas no Brasil: a primeira instituída pela CONFIARP, chamada Dia Interamericano de Relações Públicas, comemorada no dia 26 de setembro e a segunda instituída pela Lei nº 7.197, de 14/06/84, chamada Dia Nacional de Relações Públicas, comemorada no dia 2 de dezembro. E corrobora que todos os esforços da entidade estão concentrados nestas duas datas por representarem os interesses institucionais da atividade.

Ainda ressalta que as iniciativas apoiadas pelo Sistema CONFERP possuem caráter estritamente institucional e não personalístico. Desta forma, reafirma que oficialmente o Dia Nacional de Luta pela Valorização da Profissão de Relações Públicas, 22 de novembro, não tem legitimidade para se apresentar como data nacional da área de relações públicas, ressaltando que a comemoração em torno do dia 22 de novembro é resultado de uma iniciativa isolada que não traduz o pensamento estruturado da categoria dos profissionais brasileiros e, como tal, tem naturalmente sua abrangência limitada.

O
Conselho Federal dos Profissionais de Relações Públicas, bem como todos os Conselhos Regionais, compreendem que a valorização da profissão de relações públicas ocorre no dia-a-dia e em cada trabalho realizado. O reconhecimento da profissão decorre da qualidade do trabalho de nosso profissional e da consciência da importância do papel das relações públicas na complexa sociedade contemporânea. Não é preciso travar lutas nem batalhas para que isso ocorra. Basta fazermos o que sabemos de melhor: relações públicas.

E você, concorda com o CONFERP? Comemora o dia 22 de novembro? Promover novas datas é um trabalho de RP para inferir legitimidade à profissão?

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home