terça-feira, 18 de novembro de 2008

Case POP: 10 Anos do Programa Comunitário – Petrobras / Revap.

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS

AISLAN RIBEIRO GRECACATEGORIA: Relações Públicas e Responsabilidade Social
CASE: 10 Anos do Programa Comunitário – Petrobras / Revap
ORGANIZAÇÃO: Petrobras

Resumo



Lançado em 1997, o Programa Comunitário da Refinaria Henrique Lage (Revap), refinaria da Petrobras localizada em São José dos Campos, completou dez anos de funcionamento. Concebido com base em pesquisa de opinião com moradores do local, o projeto vem mostrando que o envolvimento da Petrobras com os interesses da comunidade não se refere a ações episódicas, mas sim, a um processo constante que integra os objetivos da empresa com a atenção permanente à segurança, a proteção do meio ambiente, a busca de eficiência e atualização tecnológica, e a qualidade de seus produtos.



Mesmo tendo como um de seus princípios a certeza de que a empresa zela pela segurança das comunidades onde atua, a Gerência de Comunicação da Revap se viram diante do desafio de manter abertos canais de comunicação com a população informando constantemente à sociedade sobre as suas atividades, especialmente no que se refere a segurança e preservação do meio ambiente. Dentro desse contexto, foi criado o Programa Comunitário da Revap, que por meio de iniciativas de apoio as instituições públicas e privadas, campanhas de esclarecimento e exercícios simulados de combate a emergências, bem como divulgando informações sobre impactos e riscos decorrentes de sua atividade, construiu ao longo dos anos um sólido relacionamento com os bairros próximos a sua área e com a cidade.



Toda esta gestão de relacionamento visou o busca pela aceitação das atividades da refinaria na comunidade, com um trabalho que está em sua missão, que é trabalhar de forma segura e rentável e com responsabilidade social e ambiental a Petrobras/Revap conseguiu o apoio de sua comunidade. O grande desafio de todo este projeto foi a busca pela convergência de toda a comunidade por um interesse comum, pois de acordo com pesquisas de levantamento demográfico promovido pela Petrobras, a Revap detém a comunidade mais heterogenia do sistema, com pessoas da classe A a E e com o nível de instrução mais alto, o que revela uma comunidade extremamente crítica sobre o seu papel na sociedade.



De 2005 a 2007 foram investidos em projetos e ações na comunidade de São José dos Campos em patrocínios culturais, sociais e ambientais R$20.024.090,00, revelando a importância que a Petrobras da a cidade e no relacionamento com a comunidade.



Todas essas ações foram reconhecidas não só pela comunidade, como também pelo poder público, tanto que em 2007, em virtude do aniversário dos 10 anos do programa de relacionamento comunitário, a Petrobras recebeu da câmara municipal de São José dos Campos o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.



Os resultados nos últimos dez anos apontam para uma evolução significativa dos resultados de imagem da empresa, conforme pesquisas realizadas pela Petrobras, a aprovação da Revap frente a comunidade subiu de 35% para 90%. Nota-se que uma gestão estratégica da comunicação pode efetivamente promover um ambiente saudável entre as empresas e seus vizinhos. Compreender a comunidade e saber quais suas necessidades e anseios auxilia na promoção de uma política de responsabilidade social mais integrada com as características de cada região, respeitando sempre a diversidade.



Leia o Case completo.

2 comentários:

Fernanda Fernandes Fontes 18 de novembro de 2008 às 17:46  

Olá.

Mais uma vez passei por aqui e degustei informações relevantes à minha vida acadêmica. Parabéns ao blog pela qualidade dos textos aqui postados.

Sobre o texto, o tempo que a empresa trabalha esta comunidade já nos diz muito sobre a importância de tal ato. Todos se beneficiam muito quando há uma comunicação eficiente entre a empresa e a região em que ela atua. Boas estratégias, grandes resultados!

Abraços

Ocappuccino.com 30 de agosto de 2009 às 14:36  

Concordo com teu comentário Fernanda e mais uma vez obrigado pela visita.

Abraços, Mateus

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home