segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

VEJA Meus Livros - Rede social literária.

Por Betânia Castoldi, estudante de Relações Públicas da PUCRS

No próximo sábado, será lançado a rede social literária VEJA Meus Livros a versão-teste Beta já estava no ar fazia algumas semanas. Será o primeiro aplicativo desenvolvido para sites de relacionamento no Brasil.

Começará funcionando no Orkut, com 27 milhões de brasileiros cadastrados, e em breve deverá ser estendido também ao Facebook. Em vez de levar as pessoas a formar, do zero, uma nova rede social, seu objetivo é aproveitar as teias de amizade já construídas e transformar os livros num dos focos da conversa on-line.

O que é?


Veja Meus Livros é um serviço gratuito que permite que você crie e organize sua própria biblioteca virtual na internet: com essa ferramenta eletrônica, é possível ordenar suas obras favoritas e também títulos que você está lendo ou que pretende ler.

Você vai opinar sobre os livros escolhidos e avaliar cada um deles. Sua biblioteca pessoal pode ser compartilhada com amigos e demais usuários de VEJA Meus Livros – estimulando a troca de idéias, opiniões e conhecimento.

É possível ainda acompanhar as resenhas publicadas em VEJA, além das dicas de leitura dos editores da revista. Essas resenhas e comentários serão postados não só no Orkut, como também no Twitter, interligando as duas redes.

O aplicativo conta ainda com uma parceria com a Livraria Cultura – o usuário que se interessar por determinada obra poderá comprá-la on-line. Os comentários e resenhas de colegas leitores são um apoio para quem deseja escolher um livro.

Como fazer parte?

É
fácil criar sua biblioteca virtual em Veja Meus Livros. Basta possuir um perfil no Orkut e seguir os passos descritos abaixo:
1. na página Início de seu perfil, clique no link adicionar apps, na coluna da esquerda
2. procure o ícone VEJA Meus Livros e dê um click sobre ele
3. clique no link Adicionar aplicativo, na coluna da direita
4. após a instalação do aplicativo, você já pode formar sua biblioteca

Como funciona?

A rede social de leitores que VEJA está lançando no Orkut será divida em:

Rankings – Termômetro da comunidade e das suas opiniões: mostra os livros mais comentados, os mais desejados – e informa a avaliação média de cada título.

Biblioteca pessoal – Nessa seção, cada leitor organiza seus livros em diferentes categorias, como “á li ou quero ler. É onde podem ser postados os comentários e resenhas sobre cada obra.

Os mais vendidos – Traz a lista dos Best-sellers publicada a cada semana na revista.

É um aplicativo bem útil para os amantes dos livros, embora sejam poucas as pessoas aqui no Brasil que cultivam o hábito da leitura. O aplicativo na sua versão beta já possui quase 5 mil usuários, e é uma boa fonte de informações e troca de conhecimento, podendo servir inclusive para aumentar o número de leitores assíduos e obras lidas. Eu já adicionei o aplicativo no meu perfil do Orkut e acredito que essas diferentes formas de interatividade entre os diferentes públicos seja um dos ingredientes da fórmula de sucesso do Orkut, que ainda não perdeu a sua popularidade aqui no Brasil.

Impacto das redes sociais

Hoje ainda eu estava pesquisando sobre o impacto das redes sociais nas pessoas e um dado me chamou a atenção: Um em cada oito casamentos nos Estados Unidos em 2008 partiu de uma relação iniciada nas redes sociais - segundo a consultoria McKinsey. Seguindo por essa linha de pensamento, a rede social dinamarquesa Beautiful People, seleciona seus usuários pelos atributos físicos. Muito criticado pelos seus valores fúteis, o site tem o objetivo de promover encontros apenas de pessoas bonitas e atraentes, deixando de fora usuários desprovidos de beleza exterior. Esta segmentação de público só tende a aumentar nas redes sociais, permitindo que grupos de pessoas com mesmo perfil e com interesses em comum, possam estar interagindo em espaços que realmente entendam suas reais necessidades.

6 comentários:

Teteu 14 de dezembro de 2009 às 11:53  

Não conhecia este aplicativo. Parece bem interessante impulsionar os hábitos de leitura. Outro aplicativo que descobri ontem pelo @brunounix no twitter é o Twitkut. Uma ferramenta que integra os tweets com o orkut, ou seja, tudo que postar no twitter é RT no orkut.

Cibele Silva 14 de dezembro de 2009 às 12:28  

Interessante, embora eu particularmente não goste da veja a ferramenta parece ser bem funcional e uma ótima sacada.

E o Teteu descobriu com o @brunonix e eu com o @ocappuccino, adorei o Twitkut e já me cadastrei.
=]

abraços,
Belle
@blogabordo

Tati Santos 14 de dezembro de 2009 às 22:13  

Excelente aplicativo.
Amo ler e poder compartilhar esse hábito com outros usuários pode ser ainda mais enriquecedor.
Vira e mexe tem um no twitter pedindo indicação de livro, com essa ferramenta as pessoas podem ir direto a fonte.
Muito bom!

Promove's 15 de dezembro de 2009 às 12:59  

Nossa... Não conhecia está ferramenta e também adorei, vou add ela no meu orkut agora!

Ju M Olinto
Equipe Promove's

Mano Delazeri 15 de dezembro de 2009 às 23:21  

ótimo post Bê,

um assunto interessante que vc colocou em pauta, esses aplicativos para as redes sociais ja existentes

parece ser a nova onda,twitter e fecebook já possuem milhares desses aplicativos

vale lembrar o Farmville que é sucesso absoluto

e agora, com a nova interface, o orkut começa a adotar esses aplicativos também

acho que veremos muitas novidades nessa área

Betânia Castoldi 16 de dezembro de 2009 às 11:03  

Eu particularmente gosto muito do Orkut e sempre estou de olho nas novidades. E essa ferramenta para quem lê é muito útil, pela troca de informações; para quem ainda não tem esse hábito é uma boa oportunidade para acessar e pegar o gosto pela leitura.

Abçs,

Betânia
empregars.blogspot.com
queroessavaga.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home