My Starbucks Idea e a Construção Colaborativa de Marca.
Por Mariana Oliveira, estudante de Relações Públicas da UFRGS
A Starbucks, ciente de que seus consumidores têm ótimas ideias sobre a empresa – simples ou revolucionárias –, deseja ouvi-las, para que as ações do futuro sejam construídas conjuntamente. Com este objetivo, em março de 2008 foi lançada a plataforma interativa My Starbucks Idea.
Neste ambiente virtual, os consumidores criam seus perfis e podem interagir tanto com a marca quanto com outros consumidores: todos estão convidados a compartilhar seus pitacos sobre a Starbucks, que são divididos em temas como Produtos, Experiências (ambientação das lojas, facilidades) e Envolvimento (ações de responsabilidade social/ambiental). As sugestões podem ser votadas e comentadas pelos próprios usuários e, depois de rankeadas por votação popular, são analisadas pela equipe Starbucks. As ideias consideradas relevantes (e possíveis!) são implementadas e publicadas no blog Ideas in Action (Idéias em Ação), inserido na plataforma. O blog é a “prestação de contas”, a prova de que as sugestões podem, sim, ser colocadas em prática, fazendo com que o consumidor se torne peça-chave no processo de construção da marca.
No seu primeiro ano, a My Starbucks Idea recebeu 75 mil sugestões, além de milhares de votos e comentários. E as discussões não se limitam a discutir sabores de café, facilidades em pagamentos, pedidos de wi-fi nas lojas: algumas são realmente surpreendentes. O melhor exemplo é a campanha de incentivo à cidadania If You Vote, Starbucks Buys Your Coffee (Se você votar, a Starbucks paga seu café), que nasceu de uma sugestão da rede. Durante as eleições presidenciais dos EUA, um usuário sugeriu que a empresa doasse um café Starbucks para cada eleitor que comprovasse seu voto, já que este não é obrigatório no país. Logo que essa sugestão foi postada, espalhou-se rapidamente e ficou entre as mais populares da rede, o que chamou a atenção da empresa. A Starbucks adotou a ideia como estratégia de campanha publicitária, inclusive com veiculação de comerciais no Saturday Night Live.
O grande trunfo da plataforma virtual da Starbucks é a possibilidade de obter uma fonte inesgotável de feedback espontâneo, ao mesmo tempo em que faz o consumidor se sentir parte valorativa do processo. Neste caso, o consumidor tende a não se sentir “explorado” pela marca – afinal, os comentários são livres –, e desfruta da possibilidade de ter suas sugestões atendidas. E a Starbucks, além das preciosas dicas de quem mais entende dos produtos (os clientes!), reforça seu comprometimento com o seu público mais fiel.
Entretanto, deve-se considerar que a My Starbucks Idea não atingiria tal sucesso caso não estivesse amparada por um posicionamento estratégico de comunicação da Starbucks com seus públicos, anterior a esta ação específica. Os consumidores, no decorrer da história da empresa, foram contemplados com diversas ações de relacionamento, despertando seu envolvimento com a lovemark.
Sentimento este que é reforçado através de projetos como a My Starbucks Idea, que transforma seus consumidores em verdadeiros embaixadores e a coloca entre as marcas mais influentes e inovadoras da atualidade.
PS: Esta é uma das reflexões do trabalho A geração de conteúdo pelo consumidor como vantagem competitiva de marca, apresentado por Profª. Dra. Helenice Carvalho, Mariana Oliveira e Cinara Moura, no X Seminário Internacional de Comunicação da PUCRS.
7 comentários:
eu assisti a apresentaçao desse trabalho, é um belo case!
otimo post e uma bela iniciativa da Starbucks!
Que trabalho fantástico. É o que desejo a todas as empresas. Saber ouvir os consumidores, dar feedback, relacionamentos que fidelizam. Isso é RP!
abraço
E mesmo assim eles passaram recetemente por uma crise, já q a maioria dos seus consumidores são das classes que foram afetadas pela crise financeira. Nos EUA ainda estão tentando se recuperar!
Ju M Olinto
Equipe Promove's
Bem legal. Li faz um tempinho, não sei aonde, e não consegui achar o texto para poder linkar, que a Starbucks investe pouco ou quase nada em propaganda convencional. Eles investem muito no conceito das lojas, pois a principal promoção deles é o boca-a-boca, que faz parte desta contrução colaborativa da marca com os clientes.
Priscila, o trabalho deles é fantástico mesmo. Tomara que um dia estejamos à frente de projetos tão legais assim!
Pois é Teteu, eu li esse texto também para fazer o artigo, mas não tenho o link. A Starbucks quase não usa mídia tradicional. Aliás, há pouco recebi a pesquisa de satisfação da MyStarbucksIdea no meu e-mail, bem interessante de se ver o foco das perguntas deles...
Joanna, não te vi na plateia! :P
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PS:apreciei imenso o teu espaco online bom trabalho!
Inte
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