PROMOÇÃO: Como as redes sociais vêm interferindo na Opinião Pública?
Fim da Promoção!
O vencedor foi @jorgeclima. O ganhador deve entrar em contato pelo e-mail contato@ocappuccino.com para combinar o envio do livro. Muito obrigado aos 14 que participaram!
Explicações de como o sorteio foi feito no final do post.
Por Equipe Ocappuccino.com
No dia 16 de outubro postamos uma entrevista com a professora Simone Antoniaci Tuzzo, autora do livro Deslumbramento Coletivo - Opinião Pública, Mídia e Universidade. O livro discute questões como: O que é e como se forma a opinião pública? Qual a relação entre o público e as mensagens veiculadas pela mídia na formação da opinião pública? Existe de fato uma opinião pública? Será a opinião pública a opinião de públicos específicos? Qual o papel da universidade na formação da opinião pública? Nessa perspectiva, a obra apresenta uma revisão dos estudos existentes sobre opinião pública e suas correlações, trazendo confrontos e congruências de ideias de renomados autores que tratam do assunto.
A professora e autora Simone Antoniaci Tuzzo além de nos conceder a entrevista, ainda nos presenteou com um exemplar de seu livro e por isso hoje lançamos a PROMOÇÃO Como as redes sociais vêm interferindo na Opinião Pública? para justamente propor uma discussão sobre o tema e para presentear um dos participantes com um exemplar do livro. Pois, se formadores de opinião são aqueles que têm a oportunidade de expressar publicamente o seu ponto de vista. Agora, com a possibilidade das redes sociais e a democratizaçao do acesso à internet, precisaríamos rever a questão da opinião pública.
Então, o que você pensa sobre o assunto?
Para facilitar a vida de quem estiver disposto a participar e afim de ganhar o livro disponibilizamos três canais:
1. aqui nos comentários no post da PROMOÇÃO
2. pelo e-mail promocao@ocappuccino.com
3. pelo twitter @ocappuccino
É simples participar e concorrer ao livro, basta enviar sua resposta, com a opinião sobre o tema, atráves de um destes canais e torcer, pois o livro será sorteado, entre os participantes da PROMOÇÃO, atráves do site Randon.org.
As respostas serão aceitas até às 23h59min do dia 23 de novembro (segunda-feira) e há apenas um requisito: que a resposta tenha apenas 140 caracteres.
Participe e boa sorte!
Tivemos 14 inscritos, cada inscrito ganhou um número (referente à data de envio de sua opinião; primeira opinião enviada = número 1, segunda opinião enviada = número 2, etc) E o sorteio foi feito pelo site Random.org. Abaixo as 14 opiniões que participaram da Promoção:
1. @carolterra
Os usuários + ativos das redes sociais são os novos filtros da informação que chega à opinião pública, são os novos mediadores
2. @jopp_
A opinião pública tomou seu sentido correto, com a ação das redes sociais, agora existe um coletivo de opiniões públicadas.
3. @robsonrp
A informação está c/ o usuário, é o público falando para o público sobre suas reais experiências com as empresas, 1 real imagem.
4. @brunolanziotti
Redes sociais trazem conforto até na hora de formular a própria opinião, pois basta copiá-la de alguém. Os formadores de opinião agradecem.
5. @LeonelDavila
Subvertendo a lógica do poder econômico que, antes da Internet, determinava os debates engendrados pelos meios de comunicação.
6. @fofscarlesso
Interferem sim, as redes sociais estão criando uma nova opinião pública.
7. @Moouraa
As redes socias interferem na OP pois dão às pessoas liberdade de falar o que pensam e formar grupos de opinioes na sociedade.
8. @jorgeclima
Modificando a estrutura e formas de elaboração do pensamento, uma nova forma de agir socialmente.
9. @rprodrigo
Redes sociais alteram a centralidade do poder de emissão e flexibilizam as fontes de opinião tidas como críveis.
10. Pablo Boaventura
Promovem 1 sentido coletivo na circulação d informações e debates, descontruindo a hierarquia 1-todos, como acontece na comunicação massiva.
11. Caroline Acosta
Acredito que este novo modelo de "comunicar" chega para estreitar as relações do anonimato com o mundo.
12. Kelly Fusteros do @blogabordo
As pessoas tem acesso a mais informações pelas redes sociais e acabam construindo um posicionamento crítico.
13. Adriane Filenga da @AgComuniC
As redes sociais são uma forma das pessoas manifestarem suas opiniões podendo criar discussões e conteúdo.
14. Jéssica de Cássia Rossi
Redes sociais expressam opiniões d sujeitos d inúmeras práticas sociais, trazendo à tona discussões sociais q influenciam a opinião pública.
9 comentários:
Excelente iniciativa. Acabei de postar, via twitter, a minha opinião! Abraços, Carol Terra
Acredito que está mudando como nunca antes, pois agora temos a oportunidade da livre expressão e da busca fácil por essas informações. É muito mais fácil hoje não ser enganado por uma promoção, por uma empresa, por uma falsa promessa, pois o google e as redes estão aí para tirar a limpo essas informações e nos orientar. Darei três exemplos:
1. Gostei demais do novo tratamento editorial da revista Galileu, estava pensando em assinar, mas vejo que a @baunilha, mais de 10k seguidores no Twitter, reclamou outro dia que assinou e nunca recebeu nada. Ela obviamente me influenciou a não perder meu tempo e não assinar.
2. Estou buscando um livro muito raro, e achei num site duvidoso, ainda que pelo BuscaPé. Buscando sobre o site no Google, descubro redes e fóruns onde as pessoas dizem que foram enganadas por essa empresa e nunca receberam nada.
3. Caso parecido, com um fornecedor de canecas que quase contratei. Era o melhor preço e virtualmente a forma mais fácil de pagar/fechar negócio. A reclamação pelo Google era a mesma: Fóruns inteiros só para falar mal deste fornecedor, que não entrega, não responde email, não tem telefone de contato e não devolve dinheiro.
Buscar por informações sobre uma marca em mídias ou redes sociais pode nos ajudar e muito a não nos aborrecermos por aí tão facilmente. Muito boa a proposta de discussão da professora Simone. Abraço
Mateus, consegue pra mim um e-mail direto da autora? Quero fazer constar este livro entre as dicas de dezembro do boletim RP em Ação. Obrigado desde já pela intermediação.
Rodrigo, o eil da professora Simone é simonetuzzo@hotmail.com.
Abraços.
Bruna Franco.
Leo. Realmente já li bastante sobre está influência dos usuários no comércio na rede e vai ao encontro das situações que vivenciou. Sempre buscamos alguma referência. Neste relatório http://www.tobeguarany.com/internet_no_brasil.php pode ler que: 'Antes de comprar, 90% dos consumidores ouvem sugestões de pessoas conhecidas, enquanto 70% confiam em opiniões expressas online'.
MATEUS
É bastante válida essa discussão, pois as redes sociais tem feito parte do dia a dia das pessoas.
Abraços,
RP Interativo.
Olá,
Fui aluno da profª. Simone em Sergipe. Ela é inigualável!!!!!
Bom, minha resposta à pergunta como as redes socias vêm interferindo na opinião pública é:
"Elas promovem um sentido coletivo na circulação de informações e debates, descontruindo a hierarquia um-todos, como acontece na comunicação massiva".
Parabéns pelo blog!
Abs.
Pablo Boaventura
Relações Públicas
Dessa eu vou participar também!
"As pessoas tem acesso a mais informações pelas redes sociais e acabam construindo um posicionamento crítico".
Abraços,
Kelly Fusteros
Segue minha opinião.
"As redes sociais são uma forma das pessoas manifestarem suas opiniões podendo criar discussões e conteúdo"
Adriane Filenga
Postar um comentário