SICOM 09.
Por Mariana Oliveira, estudante de Relações Públicas da UFRGS
Na semana passada, entre os dias 3 e 5 de novembro, aconteceu o X Seminário Internacional de Comunicação (SICOM), organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-RS. Como objetivo deste evento, temos o debate das repercussões, tanto em nível filosófico quanto sociocultural, das mudanças que as tecnologias de comunicação provocam na cultura e na sociedade contemporâneas, e a relação destas com os imaginários em circulação.
Eu estive por lá circulando, e posso garantir que experiências como essa enriquecem (e muito) nossa vida acadêmica. Confira o que rolou nesses três dias:
A abertura do evento no dia 3, com o tema Comunicação e Imaginário Social, teve a presença de nada menos do que Michel Maffesoli, professor da Universidade de Sorbonne - Paris, e um dos sociólogos mais influentes da atualidade, e de Muniz Sodré, professor da UFRJ, presidente da Fundação Biblioteca Nacional e autor de diversos livros sobre mídia e tecnologia.
Já na noite de quarta, o tema foi Imaginário, Sociedade e Tecnologia, em que grandes pesquisadores da área conversaram sobre cultura e imaginário digital, inteligência coletiva e conexões sensoriais, entre eles Stéphane Hugon (Sorbonne/Paris) e Federico Casalegno (Mobile Experience MIT/EUA). Também presente na mesa, André Lemos, professor da UFBA, fez uma excelente explanação sobre novas identidades culturais e experiências de mobilidade. Pra quem se interessa pelo tema, vale a pena acompanhar o blog dele.
O SICOM contou com dez Grupos de Trabalho (GTs), entre eles Comunicação e Cultura, Comunicação e Política, Estudos em Jornalismo, Tecnologias do Imaginário e Cibercultura. Mas o que eu mais assisti foi o de Relações Públicas, com coordenação da profª Cleusa Scrofernecker. Neste último, tivemos trabalhos de doutores e mestres em comunicação, sobre diversos temas: construção de sentido na Comunicação Organizacional, imagem e relacionamentos sociais através da web 2.0, relações públicas como instrumento social no terceiro setor, comunicação interna, assessoria de imprensa... Tinha pra todos os gostos, investigue nesse link!
O encerramento foi novamente com Michel Maffesoli, acompanhado dos franceses Patrick Tacussel (Montpellier III) e Patrick Watier (Universidade Estrasburgo), trazendo temas como compreensão e imaginário social. O SICOM foi encerrado com chave de ouro e promessa de discussões ainda mais enriquecedoras para a próxima edição.
Mesmo para aqueles que não gostam da área acadêmica e já estão direcionados para o mercado, eventos assim apresentam as próximas tendências e suas influências no nosso cotidiano, além de ampliar nossos horizontes e nos forçando a repensar coisas de mercado que estamos fazendo no automático.
E você, acha importante e já participou de seminários e congressos de Comunicação?
7 comentários:
Marina primeiramente...parabéns por ser a mais nova colaboradora do O cappuccino =D
Gostei do post...pelo jeito o SICOM foi bastante interessante...e sim eu sou uma frequentadora assídua de congressos, encontros, simpósios, seminários, palestras e cia de Comunicação.
Acredito que a ida a esses eventos é muito importante para nós academicos, para nos mantermos atualizados, para agregar conhecimento, para sentir um pouco do mercado...enfim, acho muito válido participar de eventos como o SICOM.
Beijos
Amanda Meyer
a mari é a mais nova velha colaboradora, pq já colabarava antes com o blog. bem vinda novamente.
Nossa!!!! Muito legais os temas apresentados nos grupos de trabalho. Por quê o blog não divulgou esse evento antes? O pessoal que já e formado (eu) não fica sabendo sobre esses eventos.
Sou formada na PUC, mas já faz 3 anos, perdi o contato com a minha faculdade.
Oi Renata.
Não divulgamos no blog porque era um evento pago e como não temos nenhuma relação com a Faculdade não divulgamos. Divulgamos sempre eventos gratuitos. Dicas rapidas como eventos e palestras costumamos divulgar no nosso twitter @ocappuccino.
Obrigado pelo interesse.
Mateus
Concordo com a Amanda... muito importante participarmos e construir juntos esses tipos de evento..
Falando nisso, quem aqui vai ao ERERP em Londrina?
Abraços
Mariana, seja bem-vinda (novamente).
Sobre é a importância de ir a congresso e outros eventos do tipo, não há duvidas.
Mas no meu primeiro ano de faculdade, não tinha ido a nenhum. Esse ano, já quero ir em todos. O problema é que aqui em Goiânia o numero de eventos do tipo é um pouco reduzido. mas a gente sempre dpa um jeito, de aproveitar o que tem, que não deixam de ser ótimos, ou de viajar para outros lugares e participar.
Abraços,
Bruna Franco.
Com certeza Mariana,
Participar das feiras, eventos e congressos amplia a relação que temos com a nossa área e a partir disto temos grandes oportunidades de estreitar novos relacionamentos fato que é muito bacana.
Parabéns pelo post.
Postar um comentário