sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

E-commerce com quem entende > Com a palavra @upalupa.

Por Cibele Silva, estudante de Relações Públicas da Metodista/SP

"Lígia Dutra é administradora, editora do blog UpaLupa, gestora do e-commerce da NKStore, evangelizadora e representante do byMK - rede social brasileira de moda e estilo, colaboradora do Podmak -podcast voltado ao mercado de marketing digital, professora da ESPM no curso Passo a passo da inovação no comércio eletrônico e idealizadora do Bate-papo sobre e-commerce.
Tudo que sei hoje sobre e-commerce aprendi com a Lígia, nada melhor do que compartilhar com vocês, nesta pequena entrevista um pouco que essa grande profissional, mais conhecida como @upalupa, sabe sobre comércio eletrônico.

Ocappuccino: O que é e-commerce?

Lígia: Comercializar produtos/serviços com processos eletronicamente funcionando.
Também podem conferir com detalhes no vídeo abaixo.



Ocappuccino: Muitas empresas como Casas Bahia e Magazine Luiza cresceram muito em e-commerce. Quais os motivos que estão fazendo as empresas investir nesta nova tecnologia?

Lígia: E-commerce é ter uma empresa com processos eletronicamente funcionando e I-commerce é ter um canal de venda na internet as Casas Bahia e Magazine Luiza, assim como outros varejistas vendem pela internet, mas não são necessariamente um e-commerce completo, se algum processo interno ainda for feito de forma analógica, ainda não é um e-commerce.

Ocappuccino: Essa é a questão, muitos não sabem dessa diferença - vende é e-commerce, como se deve trabalhar esses dois pontos, para que não seja generalizado?

Lígia: O nome e-commerce já ficou forte e de certa forma vender pela internet (i-commerce) faz parte do e-commerce, mas é só a ponta do iceberg.

Ocappuccino: Você vê as grandes empresas futuramente fecharem lojas e investirem mais no e-commerce?

Lígia:
Não, eu acho que o melhor do mundo é a sinergia que existe entre o online e off-line, uma loja física trás muita credibilidade a marca. As pessoas podem comprar online por ser mais prático, mas principalmente o brasileiro gosta de interagir, conversar, fazer amizades pessoalmente e isso numa loja física é tudo. Vejo que no futuro os processos de compra serão todos feitos online e as lojas físicas irão se tornar grandes pontos de encontro como a livraria cultura é hoje.

Ocappuccino: Qual é o seu intuito com o Bate-Papo sobre e-commerce? Como surgiu o projeto?

Lígia: Meu objetivo sempre foi a educação é a minha missão de vida. Há dois anos eu não tinha opções para aprender e ensinar neste mercado, então resolvi criar a minha opção sozinha e deu certo hoje ajudo cerca de 100 pessoas por mês a aprenderem mais sobre o mercado de forma interativa.

Ocappuccino: Amanhã terá A 22º edição do Bate-papo, pode nos contar as experiências dos anteriores e o que mudou do mundo do e-commerce desde o 1º até o 22º bate-papo?

Lígia: Poxa, é muita coisa. (risos) Foi muita coisa boa, não sei se mudou o mundo do e-commerce, mas a minha vida mudou da água pro vinho e foi pioneiro também, porque não haviam eventos focados nisso.

Ocappuccino: Alguma dica para as empresas que pretendem começar esse ramo?

Lígia: Pé no chão. (risos) Parar de achar q a internet é milagrosa. Se a sua empresa e seu produto forem ruins, o máximo q pode acontecer na internet é piorar a coisa pro seu lado pq mais gente vai saber disso.

Ocappuccino: Sobre seu curso na ESPM de Inovação no e-commerce, como está a expectativa para começar a ministrar o curso? Está tendo muita demanda?

Lígia: Dia 08 darei minha primeira aula e a procura é grande sim, graças a Deus. Estou na expectativa para fazer algo inovador também em relação a como dar este curso.

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