Shock Advertising.
Por Max Delazeri, formado em Relações Públicas pela UFRGS
Shock Advertising é quando usamos, nas Relações Públicas ou na Publicidade, de artifícios que podem chocar o público. A propaganda chocante é um tipo de publicidade que deliberadamente, em vez de só propagar uma ideia, assusta e ofende sua audiência por violar normas ou valores sociais e ideais pessoais. A Publicidade Choque é destinada principalmente a romper o que é normal, para captar a atenção e criar buzz, e também para atrair uma audiência para uma determinada marca ou trazer a consciência de um problema de determinado serviço público, questão de saúde, etc.
Segue abaixo algumas peças de Shock Advertising:
Uma agência de publicidade no Chile colocou cigarros falsificados nas calçadas. Se algum fumante parar para pegar o cigarro, encontrava a frase: "Parece que não só você precisa de um cigarro, você também precisa de ajuda.
Esse poster pendurado no túnel do metro, brinca com a propaganda do IPOD. No entanto, ao invés de uma pessoa ouvindo música, ele apresenta um torturado de guerra.
Se você carrega uma faca o mais provável é você conseguir esfaquear-se. Essa peça é para chamar as pessoas para o hotsite itdoesnthavetohappen.co.uk
13 comentários:
Quem ai n ficou afim de pedir divorcio depois de ver a quele anúncio?
rárárá
Aqui um bom exemplo desta publicidade de choque: http://louconaopublicitario.blogspot.com/2009/02/acao-de-guerrilha-simula-acidente-na.html
Neste caso é válido, mas não sei se para uma empresa é bom associar sua marca a uma peça que choque as pessoas. Pois irá associar a marca a acontecimentos, momentos, sentimentos ruins e como hoje vivemos nesta era de mkt de experiência/experimental, não seria uma boa estratégica.
Concordo com o Teteu.
Tem efeito, mas é preciso muito cuidado, mto planejamento para não tomar um rumo contrário.
Lívia.
Assim como em qualquer outra lista, você deve pegar o que serve pra você e ignorar o que você acha que não presta haha.
PS.: Adoro o seu blog! Acompanho há um tempo já! Fiquei feliz de te ver lá no meu espacinho!
É realmente de chocar e para algumas campanhas causa mais polêmica que clientela. Mas acho a idéia válida para questões sociais e que necessitam mudanças urgentes.
Parabéns a este blog sempre atual e que tanto contribui com as RPs.
abraço a todos!
Senti falta de uma análise de O Cappuccino sobre até onde o Shock Advertising pode ajudar uma organização!
Se O Cappuccino fizer mesmo a análise do Shok Advertising nas orgs n esquece de fazer um comparativo entre a receptividade do brasileiro e dos outros povos. Se eu achar o artigo em q li q brasileiro n gosta de sair do 'conforto mental' te mando :)
Estou preparando uma análise desse tipo ação. Logo mais posto por aqui!
abraço a todos
Max Delazeri
Interessante post. O sensacionalismo um pouco exagerado combina com o grau de excitação das pessoas em geral.
Post super bacana. O mackenzie de SP fez uma ação dessas para conscientizar os adolescentes sobre o uso das drogas. Eles fizerem lixeiras com fotos da cabeça de vários adolescentes e as deixaram espalhadas pelo colégio e campus da faculdade. Em cada lixeira havia a frase olha como é a cabeça de quem usa drogas.
A ação gerou polêmica e abriu espaço para muita discussão (assim como o seu post)rs rs
Parabéns pelo blog e pelos assuntos abordados nele.
a minha mono é sobre isso, procurem na bilbioteca "o shock advertisement como estrategia de marketing e as novas midias"
Que bacana Neto. Não quer escrever um texto sobre isso?
Mateus
@ocappuccino
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