Crise frea consumismo?
Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS
Nos shoppings parece que não!
Segurança, conforto, comodidade. Os consumidores querem comprar, só precisam de ambientes que os motivem ao consumo. Por isso, nos últimos três anos, o valor médio de compra nos shoppings aumentou mais de 30%. Isso se reflete nos investimentos, sempre em alta. Constantemente são veículadas notícias sobre construção, de novos, e ampliação de shoppings.
E há mercado para tantos shoppings assim?
Segundo o especialista em varejo, professor de economia da Usp, Nélson Barrizelli, com planejamento, há. Ainda temos muito que crescer nesse segmento. Mos temos, proporcionalmente a nossa população e ao poder aquisitivo, um número pequeno de shoppings. Existem outras áreas onde eles ainda não estão, que certamente vão ser exploradas nesse futuro próximo.
Assista a matéria do Jornal da Globo da semana passada que fundamentou este post.
4 comentários:
Mateus,
o blog é ótimo!
Grata pelo elogio deixado pra gente!
Parece que confirma essa tendência por aqui na Bahia. Em Salvador, mais um shopping está em fase de finalização das obras (na Paralela) e o Iguatemi está em reforma, sempre ampliando.
Saudações,
É gurias, em tempos de crise, os shoppings sempre prosperam e a Simone nos traz mais um caso desta realidade. Assumo que não sou frequentador destes estabelecimentos, mas que são mais atrativos ao consumo, isso é inegável.
mateus
Prova disso, aqui bem pertinho é o Barra Shopping Sul.... Enorme, com lojas enormes....
Fabi
Ciranda RP
Postar um comentário