quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Novos Colaboradores: Parte 2.

quinta-feira | 30 de setembro de 2010

Recebemos muito mais pretendentes do que esperávamos no nosso 'processo seletivo' de novos colaboradores, por isso é necessário fazer uma segunda etapa e refinar um pouco mais a escolha. Todos estes nomes postados aqui continuam e irão participar da Parte 2.

  • Bruna Maturana
  • Bruno de Souza
  • Caroline Naumann
  • Caroline Pitta
  • Cinara Moura
  • Cleyton Carlos Torres
  • Daniele Souza
  • Elis Andra Martins
  • Elizabeth Cunha
  • Fabio Zelenski
  • Guilhermo Benitez
  • Jacqueline Freire
  • Juliana Menezes
  • Juliano Filipe Rigatti
  • Kelly Moysés Cufone
  • Maíra Masiero
  • Mariana Oliveira
  • Nayane Bragança
  • Raul Santa Helena
  • Tatiana de Lima Santos
  • Vanessa Xavier
Todos estes listados acima irão receber um e-mail informando sobre a continuação do proceso seletivo.
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quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Relacionamento ON+OFF: XV SEACOM.

quarta-feira | 29 de setembro de 2010

Agora podemos anunciar, Ocappuccino estará presente de corpo e alma na SEACOM, que vai rolar de 4 a 8 de outubro na UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul/RS). A SEACOM ou Semana Acadêmica de Comunicação comemora este ano a sua décima quinta edição com o tema As Redes da Comunicação. Este tema não parece uma salada de frutas de Pierre Lévy (A internet é o tecido de nossas vidas) com John Thompson (Os meios de comunicação são rodas de fiar com que os seres humanos fabricam teias de significação para si mesmos)? Se for isso mesmo, tem tudo para ser um grande sucesso e se for levar em conta toda a programação e se for olhar os palestrantes que vão passar por lá, na semana que vem a, cidade da Oktoberfest vai se transformar no grande espaço da comunicação no país, quiçá worldwide.

Ocappuccino na SEACOM

E estaremos lá no dia 6 de outubro. Ocappuccino, juntamente com o blog UniRP (da Juliana Xavier) e o Midiatismo (do Dennis Altermann) – dois blogs de estudantes da Unisc, foi convidado pela Coordenação do Curso para organizar um dia na @seacom_unisc. Ficamos com a quarta-feira, 6 de outubro, e escolhemos o tema RELACIONAMENTO ON+OFF. A escolha do tema foi quase unânime, porque os três blogs, ou as pessoas que fazem os blogs, acreditam que é na interação entre o online e o offline que está concentrado grande parte do sucesso dos cases. Quem consegue transportar relacionamentos de um ambiente para outro está um passo à frente dos demais. E isso tem absolutamente tudo a ver com Relações Públicas, não acham?

Relacioamento on+off pela manhã e à noite
Ficamos responsáveis pela organização de todo o dia 6 e para pre encher o dia com muito conteúdo pela manhã acontece a palestra Relacionamento ON+OFF da Carolina Palma. Ela é RP pela UFRGS e trabalha há quase 3 anos na W3haus, com clientes como o Grêmio, Coca-Cola, Petrobras, Grandene, Trakinas, Tramontina e Bubbaloo. A noite terá a palestra da Maira Rolim, também com foco no Relacionamento ON+OFF. Maira é RP e trabalha a mais de cinco anos com criação de redes de relacionamento entre blogs, estratégias de disseminação, planos de presença online em redes sociais, pesquisas e ativação. Atualmente esta está na BOCA, agência que participou na construção do case
EU JÁ SABIA da Olympikus, ganhador do Leão de Prata na categoria PR em Cannes 2010.

Mesa de Discussão
Estas são as duas palestras que estamos organizando, mas o dia não será só isso. Na tarde teremos uma mesa de discussão formada pelas duas palestrantes e pelos três representantes dos blogs (Mateus pelo Ocappuccino, @eu_dennis pelo Midiatismo e @juhxs pelo UniRP). O tema que irá nortear o debate é o assunto que mais se comenta hoje no internet: Mídias sociais e o papel do comunicador. Quem quiser mandar sugestões de assuntos para o debate, pode deixar aqui nos comentários, mandar pelo twitter @ocappuccino ou mandar e-mail para contato@ocappuccino.com. Se usarmos as referências envidas, todos os créditos serão devidamente reconhecidos na hora do debate e podem cobrar, pois a @agenciaA4 fará a cobertura de toda a SEACOM.
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segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A caixa amarela, a cartinha e a caneca.

segunda-feira | 27 de setembro de 2010

Sexta-feira recebi a ilustre visita do carteiro da rua Sr. Almiro. Mais do que contas, revistas e correspondência, ele trazia uma caixa de Sedex. Uma caixa de Sedex endereçada a minha pessoa. Ohhhh! O que será? Que curiosidade! Porque afinal não é todo dia que recebemos algo deste tipo. Quando era criança, uma vez tinha esquecido meus óculos na casa de uma tia numa cidade muito distante. Dias depois ela mandou os óculos numa caixa de Sedex – amarelinha igual a que recebi na sexta – e eu voltei a enxergar novamente.

Mas voltando ao assunto. Olha que legal! O que tinha na caixa era um Press Kit com uma cartinha apresentando a Big Bang Comunicação e uma caneca! UMA CANECA! Não sei se mandaram a caneca para outros blogueiros, mas com certeza ela faz muito mais sentido para Ocappuccino :D

Selecionamos alguns blogueiros e profissionais de mídias sociais para receber este press kit...
É assim que começa a carta. Que chique hein! Ocappuccino fazendo parte desta lista, que #orgulho!

A Big Bang é uma empresa que se ramificou da @estudiodecom. O Estúdio de Comunicação, desde 2002, trabalhava com assessoria de imprensa e comunicação online. Agora quem Irá trabalhar a comunicação na web 2.0 é a @bigbang_online. Com uma equipe exclusiva para as mídias sociais, o objetivo é posicionar os clientes neste novo mercado digital através de diagnóstico e planejamento, para que a empresa possa se relacionar através desses meios e cuidar da sua reputação online.

À frente da @bigbang_online estão as excelentes profissionais @bibianariedhors e @laismaciel, que aliás já começaram muito bem incluindo Ocappuccino no mailling de seletos blogueiros deste Press Kit :P #humildadesempre

Ah, como estratégia de lançamento, elas também estão promovendo uma ação que ira presentear 5 pessoas com o livro Mídias Sociais na Prática autografados pelo próprio autor, José Antônio Ramalho. Pra concorrer é só acessar este link aqui > http://bit.ly/cJ0MEy < depois fazer um comentário e dar uma twittada.
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quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Como aumentar sua influência na web.

quinta-feira | 23 de setembro de 2010

Vocês conhecem o The Influencer Project? Não? Eu também não conhecia até pouco tempo. Este projeto é uma iniciativa de duas empresas, ThoughtLead e Hubspot, que juntaram no que chamaram de The shortest marketing conference ever com 60 profissionais de marketing que se destacam na internet. Cada um teve 60 segundos para dar dicas aos ouvintes do que fazer para aumentar sua influência, ou a de suas empresas, na web. Para baixar o arquivo em MP3 e ouvir o webcast é só clicar nesse link (em inglês). Mas, se você quiser economizar um pouquinho de tempo, aí vão as dicas mais quentes, na minha opinião:

1. Pare de falar sobre seus produtos e serviços. Fale sobre assuntos que interessam o seu público. As pessoas se preocupam com elas mesmas. Procure saber quais são suas dúvidas e ajude-as a superar seus desafios. Ajude os outros a crescer.

2. Relacione-se. Responda tweets. Dê retweet. Siga quem te segue. Mencione. Converse. Apresente as pessoas umas às outras. Comente em outros blogs. Divulgue coisas de outras pessoas para outras pessoas. Divida a informação. Interaja on e offline. Fale sobre as pessoas que
você quer alcançar. Faça as pessoas falar, com você e com as outras. Faça entrevistas.

3. Crie conteúdo inspirador. Com paixão. Narrativa. Conte histórias. Faça com que o que você escreve diga quem você é e a que você veio. Procure identificar o que é interessante primeiro. Conecte-se com o emocional, com o humano. Saiba bem sobre o que você está falando. Seja completamente honesto ou totalmente fake, permitindo que todos saibam disso. Torne-se uma fonte confiável.

4. Descubra um nicho. Saiba o que você tem e os outros não. Conecte-se com pessoas que estão aonde você quer chegar e peça conselhos. Teste todas as mídias, por mais que você as abandone depois. Mas, ficando em uma, comprometa-se com o seu público. Seja parceiro de empresas que tem o mesmo público alvo, mas não são suas concorrentes, e realizem atividades conjuntas. Utilize anúncios focados, como no Facebook e no Orkut. Faça um vídeo, promova um webinar, diversifique.

Esses são os quatro principais aspectos tratados por estes 60 profissionais, que fazem com que nossos olhos sejam abertos para algumas questões, principalmente no que se trata da inclusão de empresas nas redes sociais. Eu, por exemplo, venho tentando convecer o meu chefe de que mandar newsletter falando sobre nossos produtos não adianta, mesmo que isso venha disfarçado em um texto que se propõe a ajudar o leitor. Ele está disposto a mudar, mas tem muitas empresas que replicam na internet suas estratégias de broadcast e não entendem que, por aqui, você não aparece para o cliente, você é achado por ele quando ele precisar de você.
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terça-feira, 21 de setembro de 2010

As pequenas empresas também se "redesocializam".

terça-feira | 21 de setembro de 2010

Ter um telefone e um formulário para contato num site bonitinho já não é mais suficiente. As pequenas já perceberam que é preciso atender o cliente na hora que ele quiser, onde quiser e da forma que ele desejar.

Como nas pequenas empresas quase tudo se resolve empiricamente e sem planejamento, seguem algumas dicas de ferramentas de comunicação digital que podem ser utilizadas diretamente pelos empreendedores de plantão com custo zero e outras de baixo investimento.

Seguem também alguns links que mostram na prática como as pequenas já utilizam estas dicas. Tive o cuidado de selecionar muitas empresas do interior, de segmentos totalmente diferentes e somente pequenas empresas, mostrando que as ferramentas podem ser úteis para qualquer negócio e para qualquer público.

Blog Corporativo: Ideal para veiculação de conteúdo próprio da empresa. Fácil de criar e administrar. Permite que a empresa interaja diretamente com seu consumidor e o mantenha informado sobre todo o seu conhecimento (expertise empresarial) >> Lanche rio-grandino com sabor caseiro.

Redes Sociais: Facebook, Orkut, entre outras, são importantes canais de comunicação entre a empresa e seu consumidor. Nesses canais a palavra chave é relacionamento. Assim, o ideal é que a pequena empresa construa uma rede ligada ao seu negócio. Mas antes de qualquer ação,s empre analisar o retorno e a lealdade do seu público. >> A eschola com H de Huck e Já sabe o que vai almoçar hoje?

Twitter: Misto de mídia e rede social, é favorável a presença da pequena empresa. Importante para a construção da marca e diálogo com o consumidor. Estar no microblog ajuda a empresa a fazer parte das conversas sobre notícias de sua marca. Mas cuidado para não exagerar nas mensagens e abarrotar seus seguidores com informações sem importância. >> De cadeira a estante de aço.

E-mail Marketing: Nem todos os consumidores usam o Twitter. Diante disso, ainda é necessário ter ações de e-mail marketing nas empresas. É usado para transmitir informações, oferecer promoções, lançamentos, em fim, ser mais uma opção de comunicação com o consumidor. >> O homem, a bicicleta e o tempo.

Links Patrocinados: Os links patrocinados são uma opção para baixos orçamentos. Ideal para vendas diretas, funciona com pequenos anúncios de texto em sites de buscas. A empresa compra uma palavra-chave que expresse seu negócio e tem seu anúncio veiculado ao lado dos resultados relacionados com a palavra na busca orgânica. A empresa também pode controlar o retorno de cada anúncio, definir as cidades e horários que vai aparecer. >> Duas opções para um bom descanso.
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quarta-feira, 15 de setembro de 2010

quarta-feira | 15 de setembo de 2010

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terça-feira, 14 de setembro de 2010

O nono capítulo do ebook Relações Públicas Digitais.

terça-feira | 14 de setembro de 2010

Foi lançado no Intercom 2010 o ebook RELAÇÕES PÚBLICAS DIGITAIS - O pensamento nacional sobre o processo de relações públicas interfaceado pelas tecnologias digitais. A obra, organizada por Marcello Chamusca e Márcia Carvalhal – diretores do Portal RP-Bahia, foi projetada e executada para ter acesso gratuito e para constituir, em 9 capítulos, um referencial nacional sobre relações públicas digitais.

A publicação reúne reflexões de jovens profissionais de destaque no cenário nacional nessa temática e traz resultados de suas pesquisas, em nível de graduação e pós-graduação, que já constituem um corpus teórico para um postulado de relações públicas digitais. Exemplos disso é o terceiro capítulo, assinado pela Carol Terra, Relações Públicas 2.0: novo campo de atuação para área e o sexto da Laís Bueno, Fazendo Relações Públicas na Era Digital.

Ocappuccino foi convidado pelo Professor Marcello Chamusca, a quem agradecemos MUITO a oportunidade e a honra de compor este timaço de relações públicas. Blogs corporativos como espaço de Relações Públicas, que trata do blog corporativo como espaço para o desenvolvimento de ações de relações públicas na construção de uma opinião pública favorável, foi escrito por Mateus Martins e Massimino Delazeri, dois criadores do blog.

Nem precisamos falar da alegria de escrever o nono capítulo da obra. É um grande reconhecimento para um blog que nasceu em 2008 com pequenos objetivos e hoje faz parte definitivamente das relações públicas digitais. Agora, ficaremos muito mais felizes se vocês lerem os nove capítulos ;) Ah, e depois vamos discutir sobre o assunto (ok?), que com certeza não se esgota nas 333 páginas do livro.
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domingo, 12 de setembro de 2010

GANHADORES da Promoção #confiarp.

segunda-feira | 12 de setembro de 2010

No dia 27 de agosto lançamos, em parceria com o blog A Bordo da Comunicação, a Promoção #confiarp > 27º Congresso Interamericano de Relações Públicas. A dinâmica erá simples: bastava responder com criatividade a duas questões e depois torcer muito para que as suas respostam fossem escolhidas. 49 relações públicas participaram da promoção enviando suas respostas e agora divulgamos a lista dos 10 que ganharam a inscrição para participar do @27confiarp:

Anne Elisabete
Edimilla Arielle Soares Dantas
João Carlos Machado
Juliana Xavier da Silva
Laís Macedo
Lara de Souza Medeiros
Luana Pimenta
Natália Di Ciero Leme
Renata Muniz da Silva
Tamara Leal Águas

Para combinar as entregas das inscrições, todos devem entrar em contato com Cibele Silva, através e-mail cibele@abordodacomunicacao.com.br.

Àqueles que não ganharam :( agradecemos muito a participação e lembramos que ainda dá tempo para se inscrever no #confiarp, pelo formulário do site.
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quinta-feira, 9 de setembro de 2010

PORRA, web 2.0!

quinta-feira | 09 de setembro de 2010

Sem ofensas, sem grosserias – pelo menos no título do post. Depois de ler Porra S.A da @marionstrecker para a Folha de São Paulo, não tive como não passar dias pensando no assunto... Porra virou brincadeira, manifesto, mania. Virou usual, sem papas na língua ou no teclado. A nova forma de manifestar opiniões sobre pessoas, empresas e marcas na internet chama atenção pelo jeito rude de ser. Como lembra Marion:

sempre há um estopim para a explosão de um consumidor. Quando alguém reclama de um produto, o problema pode estar na concepção, na fabricação, na propaganda, na embalagem, no manual, na loja, no meio de cobrança, no sistema de distribuição, no atendimento pós-venda, na assistência técnica ou em outra etapa que permeie o relacionamento do cliente com a marca...
E o fato é que, como sabemos, comunicação não muda o produto! Mas pare para pensar: se as marcas estão ali, presentes e ativas na mídias sociais, é porque, entre outras coisas, querem (por bem ou mal) ouvir o que temos a dizer. Nosso desabafo pode ser a brecha para o jogo da comunicação, mas é preciso lembrar que, na internet, uma reclamação pode ganhar vida eterna. É neste momento que diferenciamos as reclamações (ou clientes) em dois grandes grupos: 1. os que reclamam para exercer os seus direitos e encontrar soluções – abertos ao diálogo - e 2. os que reclamam pelo simples fato de reclamar e fazer auê – não estão abertos e não querem nem saber de conversa.

As marcas devem descobrir quando, onde e como interferir, mas também precisamos repensar nosso papel como consumidores na próxima vez que formos reclamar – estamos realmente procurando soluções e respostas? Estamos abertos para o diálogo com as empresas e marcas? O fato para mim é que, quem não se importa, não escreve – é a famosa indiferença - mas se queremos diálogo, vamos propor conversa, se queremos esclarecimentos, vamos deixar as dúvidas claras, se queremos risadas, vamos fazer gozação. E vamos procurar os melhores meio/canais para isso, né?
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sexta-feira, 3 de setembro de 2010

PRORROGADA > Promoção #confiarp.

sexta-feira 03 de setembro de 2010

A Promoção #confiarp > 27º Congresso Interamericano
de Relações Públicas foi PRORROGADA. Podem participar até o dia 10 de setembro (sexta-feira que vem). Lembrando que quem responder com muita CRIATIVIDADE a duas perguntas estará concorrendo a uma inscrição não é sorteio, é escolha.

Até agora recebemos pouco mais de
40 participações e iremos distribuir 10 inscrições, então busque inspiração e responda, pois tem grande chance de ganhar e ir ao @27confiarp.

Responda o formulário aqui.
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quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Eleições 2010: as relações públicas na política.

quinta-feira 02 de setembro de 2010

O Relações Públicas é o mais qualificado para trabalhar e gerenciar campanhas de marketing político-eleitoral. Alguém desenvolveria melhor que ele uma política de relacionamento entre candidatos e eleitores?


O marketing político pode ser dividido em três tipos: eleitoral (para quem não tem mandato ou deseja se reeleger – campanha eleitoral); pós-eleitoral (para quem já tem mandato e deseja a manutenção e/ou ampliação do poder) e o partidário (trabalha a imagem e a comunicação dos partidos políticos).

Como estamos em ano eleitoral, este post será voltado para o marketing político-eleitoral. A campanha eleitoral já começou, mas ainda dá tempo de conhecer algumas dicas para você que deseja trabalhar ou que se interessa pela área.

Primeiramente, no gerenciamento de uma campanha eleitoral, o Relações Públicas deve saber que os objetivos principais da campanha são: promover a imagem do candidato e a campanha eleitoral propriamente dita e facilitar o relacionamento entre o candidato e o eleitor.

As etapas para o gerenciamento da campanha dividem-se, basicamente, em:

1. Diagnóstico: conhecer o eleitor, o candidato, os adversários, identificar qual a imagem que é transmitida pelo candidato...Enfim, nesta etapa você deve identificar o meio, a imagem e as pessoas que estão próximas do seu candidato e medir o perfil e os anseios do seu eleitor. Deve-se elaborar o briefing e a pesquisa.

2. Elaborar ações e estratégias para se chegar à vitória. Devem ser elaborados o organograma (quem vai fazer), cronograma (quando fazer), orçamento e as ações e estratégias a serem implementadas (encontros, reuniões, eventos, comícios, telemarketing e SMS, internet, jornal e programas de rádio e TV, assessoria de imprensa, entrevistas, mobilização de rua, etc...) Nesta etapa, então, criam-se as estratégias eleitorais para formar a imagem do candidato: o slogan da campanha, o jingle e o símbolo, elementos para a construção da identidade do político e, conseqüentemente, para a formação de uma imagem positiva perante os eleitores.

3. Planejar, coordenar e executar essas ações. Sempre trabalhar de forma integrada.

4. Avaliar os resultados das ações e estratégias. Esta etapa não deve ser executada somente no final da campanha. Os relatórios dos resultados devem ser apresentados quinzenalmente, para medir as ações implementadas e propor novas alternativas, caso estas não atinjam o resultado esperado.

IMPORTANTE: É indispensável ter conhecimento de legislação eleitoral. Assim, recomendo a leitura da Lei nº 9504/97 (Lei das Eleições) e das resoluções do TSE.

Com a nova legislação eleitoral, o uso da propaganda eleitoral na internet foi liberado e após o boom da social media com a campanha presidencial norte-americana de Barack Obama, perceberam que a internet é uma excelente ferramenta para se aproximar do eleitor e para ampliar a visibilidade do candidato, principalmente para aqueles que possuem um pequeno espaço no horário eleitoral gratuito.

Assim, para atuar na internet e nas mídias sociais, deve-se desenvolver um planejamento de marketing político digital. Este planejamento vai desde análise da matriz SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), a estudo dos projetos, públicos-alvos, seus principais concorrentes e seus objetivos nas redes. Identificar as redes sociais mais adequadas para aquele candidato, e o tipo de linguagem abordada, assim como detalhadamente todas as ações propostas. (André Telles, A Revolução das Mídias Sociais) Para o sucesso da campanha digital, o candidato deve saber que é necessário que ocorra a INTERATIVIDADE.

#dicas

  • Procure construir relacionamentos nas mídias com o cidadão
  • Promova discussões
  • Não pense em convencer os eleitores e sim ganhar a confiança deles
  • Conheça muito bem seu eleitor
  • Trabalhe de forma segmentada
  • MAIS IMPORTANTE: interaja e seja transparente
#bigfail
Para finalizar, é importante salientar que as campanhas on-line e off-line devem ser trabalhadas juntas e com a mesma importância. Elas devem se complementar.
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* * * Quer ir no @27confiarp? Use sua CRIATIVIDADE?

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