quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Como aumentar sua influência na web.

quinta-feira | 23 de setembro de 2010

Vocês conhecem o The Influencer Project? Não? Eu também não conhecia até pouco tempo. Este projeto é uma iniciativa de duas empresas, ThoughtLead e Hubspot, que juntaram no que chamaram de The shortest marketing conference ever com 60 profissionais de marketing que se destacam na internet. Cada um teve 60 segundos para dar dicas aos ouvintes do que fazer para aumentar sua influência, ou a de suas empresas, na web. Para baixar o arquivo em MP3 e ouvir o webcast é só clicar nesse link (em inglês). Mas, se você quiser economizar um pouquinho de tempo, aí vão as dicas mais quentes, na minha opinião:

1. Pare de falar sobre seus produtos e serviços. Fale sobre assuntos que interessam o seu público. As pessoas se preocupam com elas mesmas. Procure saber quais são suas dúvidas e ajude-as a superar seus desafios. Ajude os outros a crescer.

2. Relacione-se. Responda tweets. Dê retweet. Siga quem te segue. Mencione. Converse. Apresente as pessoas umas às outras. Comente em outros blogs. Divulgue coisas de outras pessoas para outras pessoas. Divida a informação. Interaja on e offline. Fale sobre as pessoas que
você quer alcançar. Faça as pessoas falar, com você e com as outras. Faça entrevistas.

3. Crie conteúdo inspirador. Com paixão. Narrativa. Conte histórias. Faça com que o que você escreve diga quem você é e a que você veio. Procure identificar o que é interessante primeiro. Conecte-se com o emocional, com o humano. Saiba bem sobre o que você está falando. Seja completamente honesto ou totalmente fake, permitindo que todos saibam disso. Torne-se uma fonte confiável.

4. Descubra um nicho. Saiba o que você tem e os outros não. Conecte-se com pessoas que estão aonde você quer chegar e peça conselhos. Teste todas as mídias, por mais que você as abandone depois. Mas, ficando em uma, comprometa-se com o seu público. Seja parceiro de empresas que tem o mesmo público alvo, mas não são suas concorrentes, e realizem atividades conjuntas. Utilize anúncios focados, como no Facebook e no Orkut. Faça um vídeo, promova um webinar, diversifique.

Esses são os quatro principais aspectos tratados por estes 60 profissionais, que fazem com que nossos olhos sejam abertos para algumas questões, principalmente no que se trata da inclusão de empresas nas redes sociais. Eu, por exemplo, venho tentando convecer o meu chefe de que mandar newsletter falando sobre nossos produtos não adianta, mesmo que isso venha disfarçado em um texto que se propõe a ajudar o leitor. Ele está disposto a mudar, mas tem muitas empresas que replicam na internet suas estratégias de broadcast e não entendem que, por aqui, você não aparece para o cliente, você é achado por ele quando ele precisar de você.
_ _ _

6 comentários:

Blog Lomadee 23 de setembro de 2010 19:49  

Ótimo post!
“Humanização” a Marca nas Redes Sociais, apesar de ser um grande desafio é uma das principais estratégias para se aproximar e conquistar o cliente. Criar relacionamento, vínculos.

Blog Lomadee

Andressa Carrasqueira 24 de setembro de 2010 09:14  

Sem dúvida! O que este webcast mostra, e as empresas precisam entender, é que pessoas falam com pessoas.
Abs!

Mateus Silva 26 de setembro de 2010 13:44  

Gostei especialmente da parte que fala sobre relacionamento na internet. Eu confesso que tenho uma certa dificuldade em ampliar minha rede de contatos, mas essas dicas são valiosas.

@rezinhakiki 26 de setembro de 2010 16:25  

Escrever com vontade, sobre coisas que te despertem paixão é mesmo o grande x da questão. Falar mais ou menos, sobre coisas que mais ou menos te interessam e com mais ou menos vontade vai dar um resultado mais ou menos tb. Muito legal o link e as dicas que você destacou aqui!

Andressa Carrasqueira 26 de setembro de 2010 20:12  

Com certeza! E confesso que eu gosto muito de estudar a web 2.0, mas se entrar no meu twitter vcs vão ver que não tem muita atualização. É interessante como é preciso dedicação para ampliar relacionamentos na web. Aliás, se tem uma coisa que é comum a todas as dicas de todos os profissionais do The Influencer Project é a dedicação.
Abs,

Sarah Hebert 22 de outubro de 2016 16:54  

Humanização é tudo!!!

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