quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Somos todos vendedores.

Por Tainá Bücker, estudante de Relações Públicas da Univates

M
esmo que sua profissão esteja a milhas de distâncias do termo vender, eu lhe garanto que você é um vendedor várias vezes ao dia. Sim meu caros, por mais que não gostem do termo, que infelizmente ainda é considerado pejorativo em alguns meios, somos todos e continuaremos sendo sempre vendedores. No mínimo, de nós mesmos.

Em primeira instância, somos vendedores de nossa própria imagem. Se vamos à uma entrevista de emprego, nos embalamos da melhor forma para agradar o empregador, pois nesta hora somos produtos disponíveis no mercado, e fazemos de tudo para nos diferenciar das demais opções e atrair a atenção da empresa para que esta nos escolha e nos compre, contratando os nossos serviços. Se já temos um trabalho, estamos sempre tentando convencer ou persuadir alguém das nossas idéias, o que significa que estamos vendendo nosso talento em troca do salário no final do mês.

Para aqueles que têm um casamento, ou uma relação afetiva com alguém, este processo também é uma venda, pois em algum momento uma das partes terá que convencer a outra, de que o melhor passeio é à serra e não ao mar e que a melhor cor para a pintura da casa é o verde e não o azul. E lá estamos nós, novamente vendendo nossa idéia para o outro, fazendo ele crer que a nossa é de fato, a melhor.

Como vocês podem perceber, não conseguimos fugir da arte de vender. Assim como em todo processo comercial, em que trocamos mercadorias por dinheiro, fazemos escambo de tudo o que for de nosso interesse com as outras pessoas. Todos nós somos vendedores, quer você acredite ou não. Estamos sempre vendendo alguma coisa 24 horas por dia. Vendemos produtos, serviços, idéias, talentos, imagem e até sonhos.

Até quando estamos comprando estamos vendendo, pois tentamos estabelecer conexões com o vendedor, para que a negociação se conduza a nosso favor e a empresa nos veja como uma boa fonte de investimentos. E um bom vendedor, agora em se tratando do profissional propriamente dito, deve saber que ele nunca vende somente um produto ou serviço para o seu cliente. Vendedores vendem sonhos. Emoções. Sentimentos.

Quando um casal se dirige à um estabelecimento em busca de uma cozinha projetada, um terreno, uma casa, um carro ou até mesmo uma viagem, estas pessoas não estão apenas querendo a compra do bem, e sim, a realização de um sonho e todo o turbilhão de emoções e sentimentos envolvidos para que ele se realize.

A vida é um jogo de interesses onde o que mais fazemos é representar papéis e o de vendedor é um dos principais deles, pois antes de sermos chefes, funcionários, pais, filhos, amigos, estudantes e namorados, somos vendedores, pois de alguma forma tivemos que nos vender para alcançar estes papéis que hoje representamos.

Agora que já sabemos que ninguém escapa da arte de vender, o que nos resta é aperfeiçoá-la à nosso favor e para aquilo que nos convém. Temos que aprender a desenvolver as atitudes de um bom vendedor, que estão embasadas na comunicabilidade, negociação, influência e persuasão, para que através destas ferramentas consigamos vender o melhor modelo de nós mesmos, construindo assim, relações mais duradouras com as pessoas em todos os nossos meios de convivência.

2 comentários:

A arte de vender 22 de dezembro de 2008 às 22:30  

Adorei este post... meu ramo é economia e marketing; mas comecei a me interessar por vendas por causa do comentário do meu supervisor antes de eu me demitir.

Eu ia me demitir do meu primeiro emprego de vendas por que achei que nao fosse o certo para mim e meu supervisor me convenceu. Além de dizer que eu era um bom vendedor ele disse (Resumidamente):

"Independente da área que for trabalhar, você será de alguma forma ou outra um vendedor: Se for um médico terá que vender seus servços, igualmente para mecânico, advogado ou qualquer coisa que faça..."

Fiquei mais tempo neste emprego. :D

Ocappuccino.com 30 de agosto de 2009 às 13:39  

Belo comentário do supervisor e que ótimo que te ajudou na carreira.

Abraços, Mateus d'Ocappuccino

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home