Editais de comunicação: o relações públicas no estímulo às produções culturais.
terça-feira 31 de agosto de 2010
“A gestão cultural é uma administração rigorosa a serviço da utopia. Jacques RigaudHá cerca de dez anos, o termo cultura era mais visto como manifestação folclórica. Estamos ainda aprendendo a trabalhar a cultura da maneira correta, como produto diferencial que auxilia no desenvolvimento socioeconômico da nação.
Ao falar disso, não podemos esquecer da participação da Lei Rouanet (1995) nesta mudança. É a partir daí que o produtor cultural, antes visto sem função definida, começa a obter reconhecimento profissional, crescendo, assim, a demanda e a importância dos serviços.
Quando se fala de produção cultural tem que se falar em EDITAIS que servem de estímulo cultural. Estes editais são concursos, que envolvem grandes premiações, sendo realizados por organizações públicas e privadas. Existem editais abertos para pessoas físicas e jurídicas, isso depende do concurso e o que varia são as regulamentações documentais necessárias em cada um deles e o número de categorias que o interessado pode se inscrever dentro de um mesmo edital.
Produção cultural e comunicação andam e se reinventam juntos. O número de editais de comunicação, concursos abertos anualmente em todas as regiões do país, cresceu vertiginosamente nos últimos anos. E a questão é simples, é um caminho disponibilizado que proporciona grande envolvimento dos realizadores, além de reconhecimento no patrocínio de projetos. São editais que envolvem produções em diversas áreas, entre elas na música, teatro, dança, artes cênicas, artes plásticas e visuais. Como também campos, socioambientais, pesquisas, tecnologias, palestras dentre outros. Ramos em que se encaixam os produtores de eventos artísticos e culturais.
Relações Públicas e a Cultura
É nesse sentido que incluímos o profissional de Relações Públicas na cultura. Que investe nestas oportunidades, difundindo e incentivando a atividade intelectual e artística em todo país. O relações públicas que se identifica com a área é capaz de auxiliar em todo o processo da produção através de teorias e técnicas estudadas. Por meio da especialização e experiência adquirida, pode escrever e produzir um projeto para conseguir o edital; após a aprovação deste, planejar as ações envolvidas, através de estratégias de comunicação, incluindo questões administrativas e financeiras; organizar e coordenar a execução das atividades propostas; organizar os eventos a serem realizados, e, também, avaliar com técnicas de pesquisa e análise o resultado do trabalho desenvolvido.
O relações públicas pode ser responsável pela criação de projetos artísticos para instituições e centro culturais; planejamento de comunicação e marketing, administrando no desenvolvimento de carreiras artísticas; viabilização de questões legais e organização estrutural dos eventos.
Editais recentes
O MinC, Ministério da Cultura, através da Secretaria de Programas e Projetos Culturais, junto com o Governo de São Paulo disponibilizaram 54 milhões de reais para a implantação de 300 novos Pontos de Cultura no estado, até 2011.
A Petrobras lançou no mês passado a sexta edição do Programa Petrobras Cultural ( PPC), sendo este o maior edital de incentivo à cultura no Brasil. A empresa, que há tempos adota a cultura de editais, destina essa edição a projetos inclusos nas linhas de atuação do PPC: Formação; Preservação e Memória; e Produção e Difusão.
Oi Novos Brasis 2010 que oferece apoio técnico e financeiro para projetos sociais desenvolvidos no território nacional
Rumos Itaú Cultural que destina suas inscrições aos trabalhos e projetos nas áreas de expressão: música, literatura, teatro e pesquisa.
O ritmo do processo desses incentivos socioculturais tende a crescer e criar novas trilhas que devem ser sabiamente utilizadas. São espaços de atuação interessantes para nós, comunicadores, trabalharmos com a cultura e sua produção.
_ _ _