domingo, 22 de agosto de 2010

Pepsi e Coca-Cola são iguais? O Neuromarketing responde.

segunda-feira | 23 de agosto de 2010

Ficou intrigado com o assunto do título? Saiba que eu também, e por isso decidi fazer um post sobre Neuromarketing.

Está se proliferando a produção de estudos que tentam descobrir a relação entre o que o consumidor pensa e suas escolhas de compra. Não é para menos, já que um dos maiores desafios de quem trabalha com Marketing e Vendas é atrair e fidelizar clientes.

Durante a faculdade, aprendi que técnicas de pesquisa como a aplicação de questionários, entrevistas em profundidade e Focus Group estavam entre os métodos mais indicados e utilizados para conhecer a opinião dos públicos, mas sempre me questionei: será que aquilo que as pessoas falam quando são questionadas é verdade? Quais fatores podem interferir nas respostas? Até que, na semana passada, tive conhecimento de um artigo que falava sobre um tal de ZMET (Zaltman Metaphor Elicitation Technique), uma técnica baseada em Neuromarketing, patenteada pelo Dr. Gerald Zaltman (médico e pesquisador de Harvard) que questionou a eficácia dessas habituais técnicas de se fazer pesquisa, afirmando que os consumidores não verbalizam os reais motivos de suas decisões de compra.

Ou seja, segundo ele a verdadeira motivação de escolha é muito mais inconsciente do que imaginamos. Como Zaltman conseguiu provar isso? Utilizando aparelhos de ressonância magnética, que traçam as atividades cerebrais e, através delas, identificam quais áreas do cérebro são estimuladas quando a pessoa está exposta a mensagens que têm relação com experiências de consumo, descobrindo o que ela sente após comprar, trocar ou receber uma recompensa.

PEPSI X COCA-COLA
Foi com a divulgação de um estudo envolvendo essas duas consolidadas marcas que o Neuromarketing tornou-se mais conhecido mundialmente. No estudo, os participantes experimentaram os dois refrigerantes sem saber à qual marca pertenciam (neste caso, foi utilizada a área do cérebro relacionada a recompensas). Quando questionados sobre qual seria o melhor, 50% disse PEPSI.

Na ocasião em que os participantes sabiam quais eram os refrigerantes (aqui foram utilizadas as áreas relativas ao poder cognitivo e à memória), o número passou para 25%, revelando que eles pensaram na marca, em suas lembranças, sensações e impressões, e indicando que a escolha estava relacionada com a marca (incluindo aí todos os valores agregados à ela) e não com o sabor.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO NEUROMARKETING
Apesar da técnica que une ciência e comunicação ser inovadora, não podemos descartar as chances de erro, já que cada pessoa relaciona emoções diferentes às experiências que tem, e essas emoções podem sofrer influências do meio, do contexto socioeconômico e da cultura onde estamos inseridos, da educação que recebemos e de outros fatores.

O Neuromarketing ainda é novo e requer altos investimentos para ser aplicado, o que limita bastante a sua utilização por um grande número de empresas. Por isso, quem pode e decide utilizar esta técnica ainda tem a chance de descobrir onde a concorrência, desprovida deste recurso, está falhando em suas campanhas e ações de Marketing, e conquistar o consumidor em cima das falhas dela, elaborando ações mais certeiras, adequando, por exemplo, cores, formatos de embalagens, cheiros, sabores e apelos sentimentais ao que o público espera/quer inconscientemente.

ASSUNTO PARA UM PRÓXIMO POST
E já que estamos num ano de eleições, que tal pensarmos no Neuromarketing em campanhas eleitoriais? Se é verdade que Bill Clinton já utilizou desta técnica, a tendência é que os marketeiros brasileiros também a empreguem no futuro para produzir campanhas mais persuasivas. O problema será a forma como eles a utilizarão: se para o bem ou para o mal. Aí entra uma questão ética, mas isso já é assunto para um próximo post.


_ _ _

16 comentários:

Enoí Liedke 23 de agosto de 2010 às 10:00  

Adorei o tema e o texto. Beijos

Cristiano Borges Franco 23 de agosto de 2010 às 11:46  

No filme "A Invenção da Mentira" tem uma parte que aparece a propaganda da Pepsi dizendo: SE NÃO TEM COCA, BEBA PESPSI. Achei fantástica esta propaganda por dois motivos:1º evidencia o reconhecimento da marca coca frente a concorrência. 2º evidencia o proprio posicionamento da Pepsi em ser a segunda marca mais lembrada. Dificil de entender.

Carla Zatorre 23 de agosto de 2010 às 12:33  

Ótima matéria, sempre me interessei por Neuromarketing e pretendo fazer uma especialização nessa area! Parabéns!!

Maria Alana 23 de agosto de 2010 às 23:02  

Professora Enoí, quanto tempo!!! Obrigada pelo comentário!

Cristiano, vou procurar este filme para assistir. Curioso este posicionamento mesmo! Me lembra muito o posicionamento do SBT como 2° lugar na audiência (antes da Record voltar, claro!).

Carla, vá em frente com a tua especialização. Ao que tudo indica, o Neuromarketing é uma tendência muito forte na área de pesquisa de comportamento do consumidor.

Abraços a todos!

Vanessa 25 de agosto de 2010 às 03:53  

Pode ser ignorância minha mas é a primeira vez que ouço o termo Neuromarketing.Já havia lido sobre a técnica mas não conhecia o termo. Muito interessante e esclarecedor.

C&G Marketing Consulting 25 de agosto de 2010 às 20:46  

Como porto-alegrenses e especialistas em Neuromarketing, gostaríamos de te parabenizar pelo texto. Trabalhamos com consultoria e pesquisas em Neuromarketing bem como palestramos sobre o tema.

Aqui no Brasil o Neuromarketing está começando a conquistar território, porém é fato que empresas como Vivo, Brahma e Itaú já o utilizam.

Dá uma olhada no nosso blog, reunimos somente informações sobre Neuromarketing: cruzegoerl.blogspot.com
Nosso twitter: @neuromkt

Estamos à disposição para o que precisares.

Grande abraço,

Ana Cruz e Ronan Goerl
C&G Marketing Consulting

Maria Alana 26 de agosto de 2010 às 18:35  

Vanessa, o assunto realmente é novo, principalmente aqui no Brasil. Mesmo assim, algumas empresas nacionais (como mencionado neste último comentário) já estão começando a utilizar a técnica do Neuromarketing, pois ela pode auxiliar bastante no direcionamento dos investimentos em Marketing e Vendas. Em breve, farei outro post sobre o tema. Continue acompanhando o blog para vê-lo. Abraço!

Ana e Ronan, que ótimo saber que vocês trabalham com pesquisa nesta área, e ainda por cima são de PoA. Entrarei em contato para conversarmos sobre este assunto.

Abraço!

C&G Marketing Consulting 31 de agosto de 2010 às 22:20  

No que precisares, estamos à disposição!

Twitter: @neuromkt

Neuroabraços!

Anônimo 8 de setembro de 2010 às 01:59  

hoycqyatyguvkszjqymuy. http://www.acnetreatment2k.com/ - acne treatment
dpyltz

Anônimo 27 de abril de 2013 às 06:59  

Wonderful items fгοm yоu, man.

I have tаκe intо acсount уouг ѕtuff prіοr to and yοu are
simply extгemеly great. I actually like ωhat you've bought here, certainly like what you are stating and the way in which in which you say it. You are making it enjoyable and you still care for to keep it sensible. I cant wait to learn far more from you. This is actually a wonderful website.

My page; Best loans rates

Anônimo 27 de abril de 2013 às 10:56  

Hi, I do think thiѕ іѕ a great ѕite.

Ӏ ѕtumbleԁupοn it ;) I will come back уet agaіn sincе I
bookmarkеd it. Ϻoney and freеdom іs the best
wаy to сhange, may you bе rich
and continue tο guiԁe others.

Hеre is my web sіte unsecured loans

Anônimo 30 de abril de 2013 às 06:32  

Thіs is a toρic which is near to my heart...

Many thankѕ! Wheгe аre youг cоntact
dеtails though?

Feel frее to visit my site; fast and instant loans

Anônimo 30 de abril de 2013 às 12:31  

Everуone loves it when peoρle сomе together
and share opinionѕ. Great website, continue the good ωork!



my ѕite - best unsecured loan

Anônimo 1 de maio de 2013 às 08:40  

You could ԁefіnitely ѕee your eхpегtise ωithin the ωoгk you wгite.
The arena hοpes foг eνen morе paѕsionatе ωriteгs likе
you who arеn't afraid to say how they believe. All the time go after your heart.

Also visit my webpage - best secured loans

Anônimo 2 de maio de 2013 às 08:30  

Good day! I could have sworn I've been to this site before but after browsing through some of the articles I realized it's new to me.
Anyways, I'm certainly happy I came across it and I'll
be bookmarking it and checking back regularly!

Also visit my webpage - Green Coffee choice

Anônimo 6 de maio de 2013 às 08:31  

It's a pity you don't havе a dοnаte buttοn!

Ι'd certainly donate to this fantastic blog! I suppose for now i'll settle for boοkmarkіng and
adding your RSS feed to my Google accоunt.
I looκ forwаrd to nеω uρdаtеѕ anԁ will
talk about this site with mу Facebooκ group. Talk ѕοon!


My ωeb-sitе - instant fast cash loans

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home