quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Relações públicas: a profissão que eu escolhi, o sonho que eu realizei! > #historiasrp

quinta-feira | 05 de agosto de 2010

Tenho muito orgulho de compartilhar a minha história, que é marcada por muita luta, esforço, emoções e ajuda de pessoas queridas, agradeço pela oportunidade. Tenho a convicção de que devemos lutar pela realização dos nossos sonhos e criar oportunidades para crescermos, além de aproveitar as que surgem em nossa vida. Tudo começou em 2004, quando um amigo me orientou sobre o curso de Relações Públicas, pois eu já tinha perdido dois anos com outros cursos. Eu queria algo que me completasse e encontrei.

Foram cinco anos (pois tranquei um) de dedicação. Eu me apaixonei completamente por essa área da comunicação e percebi que, exercendo a profissão de relações públicas, eu poderia fazer a diferença! Estudei bastante, participei de todos os eventos que pude, fui a gravidinha da turma (não quis abandonar a faculdade devido à gravidez) e sempre fui atuante, pois meu sonho era ser uma Kunsch da vida.

Dei a luz a uma filha linda, minha princesa Sophia, mas não parei no tempo. Sempre trabalhei com eventos ou com atividades que envolvem públicos, desde 2000, mas nunca tinha atuado como uma RP de verdade, até ser contratada para estagiar na Superintendência Regional de Comunicação e Marketing da Caixa Econômica Federal, em 2008. Foi uma experiência única que me abriu muitas portas, fiz bons contatos e muitos amigos. Trabalhei durante dois anos e minha vida profissional começou a mudar a partir daí.

Durante esse tempo como estagiária, uma das melhores professoras da minha faculdade, a mestre Daniella Pereira, se propôs a me orientar no trabalho de conclusão de curso (TCC), me senti honrada. Foram 6 meses de muito estudo e trabalho, passando noites em claro e morrendo de saudades da minha filha, que eu só encontrava à noite (quando encontrava) . Eu era muito pressionada em casa pela minha ausência, um pouco incompreendida até, mas valeu a pena. Meu TCC foi nota dez (sem ressalvas) e hoje é referência na faculdade e no órgão onde eu fiz o estudo de caso, o Tribunal de Contas do Estado de Goiás.

O meu trabalho fez com que eu ganhasse destaque e meu ex-professor e componente de banca examinadora hoje é o meu chefe, o grande Luciano Alves! Me formei em 2009 e já estava atuando como RP de uma empresa pública, onde estou até hoje, a Goiasindustrial. Não pude conter a minha emoção em sair da faculdade já inserida no mercado de trabalho, ainda por cima na área de RP, algo tão difícil na cidade onde moro (Goiânia), pois a falta de informação a respeito da profissão aqui é grande. Tenho muito a agradecer ao Luciano e o presidente da empresa, Marcos Abrão Roriz, pela oportunidade e confiança.

Alguns meses depois de formada, fui convidada para ministrar uma palestra aos calouros de RP na faculdade onde me formei, sobre o mercado de RP, olha só que alegria? Esse reconhecimento pra mim foi tudo de bom! Pude passar todo o meu entusiasmo e o meu amor pelas relações públicas aos alunos da instituição. Este ano fui convidada para uma palestra/mesa redonda, com o mesmo tema, para os calouros da UFG, pensa na emoção?

As portas foram se abrindo cada vez mais. Eu já participava de redes sociais, mas não com tanta intensidade como hoje. Essa incrível realidade fez com que eu passasse a conhecer outras formas de interação. Eu só tinha um orkut e hoje tenho twitter, facebook, meadiciona, linkedin, flickr, blog, ning... Através das redes sociais, pude ampliar meu networking, conhecer pessoas novas e, principalmente, entrar em contato com RPs de outros Estados do Brasil, como: Carolina Terra, Marcelo Chamusca, Wilson da Costa Bueno, Rodrigo Cogo e o Mateus d'Ocappuccino, blog de grande referência. Me sinto muito feliz e cada vez mais estimulada a difundir essa profissão linda!

A minha participação constante nas redes sociais fez com que surgisse mais convites para ministrar palestras, participar de entrevistas e ser a representante de Goiás na Rádio RP Online, do Portal RP Bahia, que ainda está em fase de implementação.

Hoje sou muito feliz com o meu trabalho. Não sou uma Kunsch da vida, mas sou conhecida por muitos como a Luds Costa ou @ludscosta do twitter, rs! O que consegui foi graças ao meu amor pelas relações públicas, profissão tão tímida ainda em Goiás e que ainda será muito valorizada, se depender de mim. Estou elaborando um projeto para que isso aconteça, pois eu farei a minha parte e vocês saberão em primeira mão.

Acredito que devemos sempre lutar pelos nossos ideais, pelos nossos sonhos, e correr atrás para que eles se concretizem. Meu próximo passo será a docência e atuar como educomunicadora onde quer que eu esteja, me esforçarei bastante para isso acontecer. Sendo relações públicas já consegui muito e ainda terei mais, muito mais...
_ _ _







* * * Este texto faz parte da #historiasrp. (Devido a problemas pessoais, a colaboradora Betânia Castoldi não pode participar da #historiasrp, por este motivo, hoje está sendo postado um texto especial contando as #historiasrp de uma leitora, a moça aí de cima).

12 comentários:

Alexandre 5 de agosto de 2010 às 10:44  

Ludimila,

Parabéns pelo texto!
Realmente, uma história de paixão pelas Relações Públicas. O reconhecimento muitas vezes chega com os pequenos atos.
Abraços,
@alexandre_amc

Ludimila Costa 5 de agosto de 2010 às 10:56  

Ai que lindo que ficou!! =)
Obrigada Mateus e equipe do blog, pela publicação.
Obrigada pelo comentário Alexandre.

Um abraço!

Unknown 5 de agosto de 2010 às 13:51  

Boa tarde Ludimila.
Legal encontrar pessoas apaixonadas pela profissão. Também sou RP e em muitos momentos me vi em seu texto.
Parabéns e sucesso.
Te achei no twitter. Vamos dividir conhecimentos.

Abraços

Rodrigo Cogo 5 de agosto de 2010 às 14:59  

Pois é, Ludimila... acho que você deu uma grande ideia para este blog, ou mesmo para outros: traçar histórias de RP dos seus leitores já formados. Penso que relatos de vida são altamente motivadores, nem que neles conste algumas penúrias que todo mundo passa nos primeiros anos depois do diploma. Afinal, entre outras coisas que a internet traz de bom está vermos que não estamos sozinhos - nem pras coisas boas, nem pras coisas ruins.

Obrigado por sua disponibilidade em participar do #historiasrp .

Ludimila Costa 5 de agosto de 2010 às 16:22  

Olá Rodrigo!

Eu que agradeço pela oportunidade. Quem sabe me torno uma colaboradora do blog, hein, hein? rs.
Brincadeiras à parte, concordo com vc, realmente os relatos são motivadores e percebi em uma das palestras que ministrei, pois fui convidada justamente para apresentar o meu case. Via os olhos dos calouros brilharem, o sorriso estampado no rosto, as perguntas, o interesse... foi fantástico!

Unknown 5 de agosto de 2010 às 17:55  

Oi Ludimila!

Belíssimo texto, passou um filme em minha mente quando li. Você merece todo esse reconhecimento e honra nossa profissão com muito amor.

Parabéns.

Juliana Nascimento

Carla 5 de agosto de 2010 às 20:23  

Que linda a tua história Ludimila!!!

Me emocionei de ler, e me identifiquei muito, pois também fui mamãe durante o curso (e não parei tbm!) e sei do esforço que temos que fazer para não abandonar nosso sonho num momento tão delicado como este!

Parabéns querida!
E já aproveitando o ensejo, #beijomesegue hehe!
@CarlaCostaRP

uniRP 5 de agosto de 2010 às 20:42  

Que linda a história!!

Com certeza, pode servir de inspiração pra muitos futuros RP's! Além de um ótimo exemplo! Sair da universidade já instalada no mercado de trabalho, e na área ainda por cima, é sonho de todo mundo!

Parabéns pelas conquistas e vitórias!

Sucesso hoje e sempre!

Abraço,
blog uniRP

Ludimila Costa 6 de agosto de 2010 às 12:06  

Obrigada a todos pelos comentários. Contem comigo para dividir conhecimentos e bate-papos. Conheçam o meu blog: www.ludscosta.blogspot.com

Um abraço!

Daiany Azevedo 9 de agosto de 2010 às 21:22  

Parabéns Luds...
Você que sempre lutou por tudo aquilo que desejou .. felicidades e que você alcançe cada vez mais o seu espaço no mundo da comunicação...

Anônimo 20 de setembro de 2010 às 23:38  

Parabéns Ludimila, você é um exemplo para os alunos de RP da FASAM - Faculdade Sul Americana, onde você se formou.
Abraços,

Anônimo 21 de setembro de 2010 às 00:11  

Ludmila,
Os alunas de Relações Públicas da FACULDADE SUL AMERICANA- FASAM agradecem pelo empenho e dedicação a profissão.

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home