sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Mais do que um blog, são #historiasrp.

sexta-feira | 06 de agosto de 2010

Chegamos ao fim destas duas semanas de #historiasrp. Começamos lá no dia 26 de julho esta ação em parceria com o Mundo RP com o objetivo de contar um pouco as histórias do blog na óptica de cada colaboradora. No meio do caminho um percalço. Uma colaboradora não poderia postar, mas a moeda sempre tem dois lados e este osbtáculo proporcionou espaço para que contássemos as #historiasrp pelo olhar de uma leitora do blog, @ludscosta, uma relações públicas apaixonada pelo que faz e pelo que já conquistou.

Hoje para encerrar, vamos trazer três breves relatos da caminhada d'Ocappuccino. Três relatos que serão contados pelos três caras que começaram tudo isso. Ah, e lá embaixo saiba qual das colaboradoras irá ganhar o livro - cortesia do Rodrigo Cogo, em conjunto com a Difusão Editora - A Comunicação como fator de humanização das organizações, da Margarida Kunsch (org.)


#historiasrp por Max Delazeri
Eu, o Massimino (meu irmão) e o Mateus, sempre andamos justos. Somos amigos faz muito tempo, amizade de antes da faculdade. Quando entramos no curso de comunicação da Fabico já tínhamos uma boa história juntos. Quando começamos a blogar, lembro que foi em uma cadeira da faculdade, ministrada pela GiseleH. Cada um de nós tinha seu blog particular. O meu blog era o Sopa de Garfo, o do Mateus era Um bla bla bla e o do Massimino era o ... esqueci o nome. Logo no início era novidade e diversão. Provamos da blogosfera e adoramos o gosto que ela tinha.

Passou-se alguns meses e eu tranquei a faculdade para ir morar uma temporada fora do país, deixei meu blog de lado, mas meus amigos não. Lembro do dia que chegou a notícia na minha cx de e-mail: Cara, vamos montar um blog, mas a gora é sério, de comunicação, produzir conteúdo, transformar nosso trabalho em referência. Tudo parecia muito distante para mim. Foi quando voltei ao Brasil que percebi o quanto essa ideia era levada a sério pelos meus amigos e como era satisfatório para eles cada passo dado, cada conquista alcançada. Ocappuccino é fruto dessa vontade de se superar, do capacidade de planejamento que existe dentro do Massimino, da persistência e do espírito de RP que existe dentro do Mateus e da colaboração de todas as gurias que escrevem para o blog.

É uma pena que nossos leitores so possam ler os textos publicados, o que esta por trás disso tudo, as dezenas de e-mails que trocamos semanalmente são a maior prova que fizemos tudo isso com amor a comunicação e por diversão. Espero que essa galera continue sempre se divertindo muito, para que a nossa máquina de cappucciino não pare nunca de servir xícaras e mais xícaras com este delicioso sabor de relações públicas.

#historiasrp por Mano Delazeri
O início do blog foi assim, resolvemos blogar e blogamos. Mesmo sem entender praticamente NADA da ferramenta, a gente sabia que a melhor maneira de aprender seria fazendo. Então, adotamos algumas estratégias que achávamos que daria resultado mas não deu, e depois de mais ou menos 6 meses, como ainda não tínhamos visto resultado nenhum, paramos. Paramos de blogar mas não de pensar.

Não tinha sido fácil aceitar a derrota, ainda mais depois de ter experimentado da blogosfera e deslumbrado todo o seu potencial como canal de comunicação. E aí, com base nessa curta experiência, traçamos uma nova estratégia, repensando os objetivos e mapeando os públicos. Nosso grande objetivo era criar uma rede de colaboradores. E começamos a conhecer estudantes de relações públicas no orkut, no twitter, nos blogs, no msn. Começamos a mapear estudantes, e alguns recem formados, que já escreviam em blogs e convidamos alguns para entrar no time. Tudo foi aos pouquinhos e temos orgulho de poder contar que fomos os pioneiros nisso, neste ideal de reunir pessoas em prol da produção do conhecimento colaborativo. Lembro das muitas conversas que nós três tivemos depois das aulas, e desde lá estamos sempre repensando, reinventando e aprendendo com a colaboração da rede.

#historiasrp por Mateus Martins
Quer saber como foi o início d'Ocappuccino? Vai aqui oh no blog da professora @mansiv> Com a palavra, Mateus d’Ocappuccino. Aqui nesta entrevista eu conto um pouco do conturbado início. Tirando esta parte delicada de atritos com a direção e corpo docente de relações públicas da Fabico, temos que valorizar quem esteve sempre ao nosso lado. Professores com o Michael Menta, o Pablo Fabian, a Helenice Carvalho e o Adriano Moritz. Não é só da sala de aula que é feita a relação aluno/professor e estes quatro nos mostraram muito bem isso. Mais do que conselhos e oritentações, a confiança de poder contar com o apoio e a experiência de cada um foi fator crucial para que em 2010 possamos comemorar nosso terceiro aniversário.

De 2008 para cá minha vida se resume ao blog. Isso aqui simboliza meu cotidiano. Sempre tentando conciliar todo o restante da minha vida (namorada, família, faculdade, trabalho, academia, amigos, VIDA) às atividades que tenho que realizar, junto com os dois guris e as oito gurias, para levar Ocappuccino sempre um passinho adiante. Não é fácil mesmo. Existe muita concorrência na blogosfera e na twittosfera. Como se destacar? Com conteúdo e criando relação, porque só assim... hahahaha... vamos esquecer as teorias da relevância, porque hoje não é dia de falar de coisa chata :D Mas sinto que - se hoje podemos ler diariamente em nossos feeds tantos blogs de qualidade sobre e de relações públicas (seja o professor que pede como trabalho em sala de aula, seja colegas que se reunem para escrever, seja pessoas que se conheceram na internet e resolvem criar um blog) - sinto que Ocappuccino faz parte do início desta história e sinto também que colaboramos de uma ou outra forma para que cada blog ou blogueiro possa contar as suas #historiasrp.

***
Enfim, o que nos resta agora é agradecer ao @rprodrigo pela oportunidade de podermos, nestas duas semanas, olhar para nós mesmos e nos dar o direito de contar as #historiasrp do blog. O Rodrigo Cogo mandou um e-mail com esta ideia e resolvemos aceitar porque - mesmo só com três aninhos de vida - temos historias para contar e porque somos forjados por elas. Blogs são histórias.

E por último, mas não menos importante, vamos anunciar qual colaboradora ganhou o livro. No primeiro post da série informamos que cada colaboradora iria indicar o texto de uma colega e a que conquistasse mais indicaçoes levaria o livro. Pois vamos à apuração: @fernandaf com 2 votos, @criaty com 1 voto, @joromero com 1 voto, @alanabrinker com 1 voto e @marianarrpp com 1 voto. Tivemos duas abstençõs, mesmo tendo o voto como obrigatório pela legislação eleitoral ocappuccineana, @andressa_c e @alanabrinker não cumpriram seu dever de cidadãs rps e receberão as devidas punições.

Parabéns Fernanda Fabian (ou Fê) pelas duas indicações e pelo livro que acabou de ganhar. Boa leitura do A Comunicação como fator de humanização das organizações, da Margarida Kunsch (org.)

_ _ _








* * * Este texto encerra a ação #historiasrp.

12 comentários:

Gisele H. 6 de agosto de 2010 às 13:39  

Fico feliz em ter contribuído de alguma forma, parabéns pelo trabalho! =D

Ludimila Costa 6 de agosto de 2010 às 14:25  

Bela história meninos! Com certeza devemos passar por bons e conturbados momentos até alcançarmos os nossos objetivos, até mesmo para valorizar as nossas conquistas, mas não deixemos de caminhar...

Quem tem iniciativa e amor pelo que faz se destaca e vcs são um exemplo claro disso, pois O Cappuccino é referência sim, não tem o que contestar.

Parabéns!

Rodrigo Cogo 6 de agosto de 2010 às 15:32  

Eu sou bastante criterioso com o que faço, com o que escolho, com o que prefiro, com o que recomendo. Sou crítico e, não raro, também chato com alguns aspectos de rigor - mais ainda em se tratando de relações públicas. Não ando chamando meio mundo de "amigo" e "querido", não quero estabelecer uma falsa cumplicidade ou intimidade só porque os canais digitais parecem nos colocar mais em contato com as pessoas.

Foi dentro desta austeridade que achei realmente meritória a conduta do blog ao longo do tempo: uma postura conciliadora, agregadora, informativa, debatedora, colaborativa, simpática, relevante. E, dentro da efemeridade da internet, uma iniciativa duradoura. Por isto, pensei em fazer a homenagem.

Tive acesso a algumas obras, por conta de parceria da Difusão Editora com o portal Mundo-RP, e ao invés de "aproveitar" com ideias promocionais particulares, pensei ser mais útil e engajador propor diferentes ações com alguns espaços de diálogo, onde estão os blogs A Bordo da Comunicação e O Cappuccino - já implementados. Mais coisa vem por ai, com canais da importância do blog RedeRP, do blog TCC Comunicação e do grupo Horizonte-RP.

Fica aqui meu abraço à equipe do blog, meus parabéns pra Fernanda e meu agradecimento pelos leitores que acompanharam o #historiasrp.

uniRP 6 de agosto de 2010 às 18:23  

Muito bacana este último post, ou essa última #historiarp!!

Vocês merecem todo o sucesso, pq com certeza muita gente se espelha em vocês! Nós, a dupla do uniRP (Ju e Cintia) fomos umas que, quando decidimos criar um blog de RP e olhando pela web o que havia já nessa linha, logo dissemos: queremos um blog tipo Ocappuccino! Hehehe ;)

'Cópias' e inspirações à parte (brincadeira, hehe), parabéns pela parceria e pelas belas histórias que tivemos a oportunidade de 'saborear' (sim, pq um cappuccino que se preze a gente 'saboreia', não é mesmo?!)

Grande abraço,
blog uniRP

Ocappuccino.com 6 de agosto de 2010 às 20:31  

Gi, Luds, Cogo e Ju.

Muito obrigado. No final o que contam são as histórias que conseguimos construir e contar em nossas vidas. E vcs fazem parte destas aqui. Obrigado por nos ajudarem a construí-las a cada dia.

Mateus
@ocappuccino

Alexandre 6 de agosto de 2010 às 21:46  

Mateus, Max e Mano,

Parabéns pelas histórias e, principalmente, pelo blog.
Nesse tempo, vocês conseguiram produzir um material consistente e com um conteúdo muito bom a ponto de se tornar referência para muitos profissionais e estudantes de Comunicação pelo Brasil.
Ah! E, foi muito bom acompanhar as histórias aqui contadas pelas colaboradoras.
Sucesso hoje e sempre.
Abraços,
@alexandre_amc

Ocappuccino.com 6 de agosto de 2010 às 21:48  

Querido professor Alexandre. Se tem alguém que eu sei que acompanhou TODAS as #historiasrp e que sempre nos apoia com carinho, comentários, RT é você. Mt obrigado.

Mateus
@ocappuccino

Fernanda Fabian 6 de agosto de 2010 às 23:09  

Obrigada pessoal!!
Fiquei bem feliz mesmo!!
E foi ótimo ler as histórias agora dos meninos! Obrigada pelo espaço, principalmente ao Mateus pela paciência!
Sucesso sempre pra todos!!!

Fernanda Fabian 6 de agosto de 2010 às 23:09  

Obrigada pessoal!!
Fiquei bem feliz mesmo!!
E foi ótimo ler as histórias agora dos meninos! Obrigada pelo espaço, principalmente ao Mateus pela paciência!
Sucesso sempre pra todos!!!

Andressa Carrasqueira 6 de agosto de 2010 às 23:23  

Teteu, foi mal! Mas po, to de ferias!! Da uma colher de cha!
Beijos e super Parabens!!

Maria Alana 9 de agosto de 2010 às 09:43  

Bah, me passei na data. Não sei por que, mas na minha cabeça ainda faltava um post para entrar no site e não me dei conta que a votação já tinha encerrado. De qualquer forma, a Fernanda mereceu ganhar o livro. Parabéns!!!

Beijos a todos e obrigada pela bela oportunidade de contar a minha história com o Cappuccino!!!

Anônimo 11 de outubro de 2010 às 16:39  

bom comeco

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home