10 dicas (5 + 5) para Blogueiros Relações Públicas. [parte 2]
segunda-feira | 31 de maio de 2010
Em abril postei a parte 1 das 10 dicas (5 + 5) para Blogueiros Relações Públicas. Post que para minha alegria e espanto foi usado como base para o ppt 5 dicas para a construção de um blog de RP, feito por três alunas do 1º ano de RP (Alessandra Keiko Aoki, Lais Yuri Gomes Choyama e Gabriela Priante Duque) da Universidade Estadual de Londrina. A apresentação foi para a aula de Planejamento visual em RP, ministrada pela Profª Zilda Andrade. Isso alegra e também impressiona. Assim dá para perceber que toda aquela história de que o que escrevemos na internet tem um alcance que não conseguimos medir é pura verdade. E parece que estão nos levando a sério, por isso a responsabilidade aumenta ;)
Bom, mas vamos as outras 5 dicas:
6. CRIE MECANISMOS PARA RETER A AUDIÊNCIA. Foi com com essa sexta dica que terminei o post anterior. E dividir textos em duas partes é justamente uma técnica para reter a audiência, mas como postei as cinco primeiras dicas lá em 14 de abril, não sei se dessa vez vai ser tão eficiente :( Claro, não temos como postar um texto hoje e tentar reter a atenção dos leitores por mais de um mês, isso é impossível, porque a atenção é volátil, é efêmera. Com tantas fontes de informação, o conteúdo já virou commoditie e a atenção é o produto que se busca hoje, a atenção de manter o leitor prezo ao seu conteúdo. Algumas dicas básicas para reter a audiência: ter um Feed que possibilite que o leitor o assine (quero frisar o possibilite, pois já entrei em diversos blogs em que o link para o feed não funcionava #fail); ter uma newsletter com certa periodicidade (não podemos negar que o e-mail é ainda um dos principais instrumentos de comunicação); ter uma caixa de busca no blog (parece básico, mas muitos blogs não possuem); organizar os marcadores com tags que chamem a atenção e sintetizem o conteúdo do blog; incluir a sessão próximo post e, por fim, linkar outras redes sociais como facebook e orkut e ferramentas como twitter e formspring ao blog. Essa última dica não é um propriamente um mecanismo para reter a audiência, mas é sim de grande utilidade para incrementar o tráfego de visitas ao blog. E sobre reter audiência, a dica mais importante é ter um conteúdo que realmente intersse do leitor, só assim ele se tornará um leitor frequente.
7. Alguns autores citam que na internet é possível fortalecer laços criados no mundo real, outros já falam que os laços criados aqui só podem ser fortalecidos no ambiente offline. Para nós, isso não interessa agora, o que interessa é simplesmente criar laços. E criar laços tem um objetivo bem claro (além e manter uma boa relação online) que é o de CRIAR AÇÕES OFFLINE PARA PROMOVER SEU BLOG. Posso citar aqui uma lista de ações que o blog promoveu e que tiveram desdobramentos offline, mas vou citar apenas as três mais recentes: a promoção que levou um leitor com TUDO pago para o #IntercomCO; a mesa de discussão de lançamento da #sacfabico com @bethsaad, @carolterra e @alexprimo e a palestra com @andretelles também dentro da #sacfabico. Ora, como conseguiríamos bancar uma viagem com tudo pago (inscrição, passagem, hotel e brindes) para um leitor se não tivessemos construído uma relação online? Como reuniríamos Beth Saad, Carol Terra e Alex Primo numa mesa de discussão se não tivessemos criado estes laços aqui na web? O mesmo serve para Andre Telles. Um blog não é um fim, é um meio. E esta sétima dica trata justamente disso. A dica é tentar levar para o mundo real tudo que se constrói neste mundo virtual. Outra ação muito simples é confeccionar cartões de visita: Ocappuccino tem o seu. Ter cartão de visita é obrigatório para qualquer empresa ou profissional e parece uma ação boba, mas muitas pessoas - que ainda encaram os blogs como uma bobagem para pessoas que tem tempo para perder - quando recebem um cartão de visita já sentem uma pontinha de seriedade neste trabalho.
10. Se as 9 dicas anteriores não servirem para nada, pelo menos usem esta aqui: ADEQUE SUA LINGUAGEM. Quando pensar em blog, esqueça o word. Ele foi feito para escrever trabalhos acadêmicos e para empregar as normas ABNT. Perceba que quando abrimos o word, logo o nosso semblante se contrai, claro, lembramos das madrugadas que passamos acordados fazendo trabalhos do colégio e da faculdade. E como já estamos estigmatizados, estas lembranças podem endurecer e burocratizar nossa escrita, o que não é nada bom quando tratamos da linguagem para blogs. Por isso, minha dica é não utilize o word para escrever os textos que irá publicar no blog. Vai direto na nova postagem do Blogger ou do Wordpress e sai escrevendo ou, se não quiser fazer isso, abra o e-mail e escreve. Mas não o e-mail do trabalho, por favor. Abra o e-mail pessoal, pois ele se aproxima muito mais dessa linguagem apropriada ao blog. O e-mail é usado para se comunicar com amigos em uma linguagem mais coloquial, trivial e é isso que buscamos aqui nos weblogs. Mas não confunda esta escrita mais solta com relaxamento, porque isso irá gerar erros de português. Escreva com leveza, escreva com facilidade e escreva com o dicionário do lado. Essa dica faz parte das aulas de Comunicação Dirigida. Nelas aprendemos que é preciso empregar a formatação e a orientação ao público-alvo desejado por meio da linguagem e dos instrumentos adequados. MAS, se for participar da implementação de um blog corporativo, deve lembrar no planejamento se a forma de comunicação vai ser formal, informal ou intermediária. O uso do texto nas mídias/redes sociais deve ser de acordo com a linguagem do target.
Nestas 10 dicas faltaram algumas como: 11. Mensure, acompanhe tudo pelo google analitic 12. Técnicas para otimização do blog em mecanismos de buscas 13. A importância do tamplate 14. Política de Atualização... Talvez possa ampliar e fazer as 15 dicas hehehe Vamos ver ;)