Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS
Ao visitar, dia 26 de junho, o 10º Fórum de Software Livre, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pronunciou a frase célebre: Estamos vivendo momento revolucionário da humanidade. A imprensa já não tem mais o poder que tinha alguns anos atrás. A informação já não é mais uma coisa seletiva, em que os detentores da informação podem dar golpe de Estado. A informação não é uma coisa privilegiada. O jornal da noite já está velho diante da internet.
Mas sabemos que Lula é admirado não somente pela sua capacidade de comunicação, mas também por ser um excelente estrategista, para tanto o presidente irá fortalecer a imagem de seu governo não apenas na internet, e sim nas duas plataformas: on e off. Ele utilizará dois canais para enviar suas mensagens à população, particularmente, aos brasileiros da chamada nova classe média: o Blog do Planalto e o O Presidente Responde. Duas ações, que deixaram e deixarão a equipe de comunicação à pleno vapor, com apenas uma estratégia: chegar ao brasileiro emergente da classe C que não se informa mais pela televisão, e sim, pela internet e pelos jornais populares.
OFF
No último dia 15, a Secretaria de Imprensa da Presidência da República abriu inscrições para os jornais interessados em publicar a coluna O Presidente Responde, por meio da qual Lula responderá sempre às terças-feiras, às perguntas encaminhadas por leitores aos veículos de comunicação. Para ter o direito de publicar três respostas de Lula a perguntas feitas por populares, que deverão indicar nome, endereço e profissão, devem tratar de temas relacionados às políticas do governo federal, considerando que o objetivo é ser um instrumento de prestação de contas à sociedade e o jornal deve assegurar espaço fixo e se comprometer com a publicação da colunas em suas edições. Na teoria os jornais deverão recolher perguntas de seus leitores e a seleção daquelas que serão respondidas pelo presidente será na prática feita pela equipe de imprensa do Palácio do Planalto, de acordo com seu interesse.
E semana passada, em 7 de julho, foi inaugurada a primeira coluna
O Presidente Responte, em 94 jornais. As perguntas da
primeira edição foram sobre 1. como serão aplicados os recursos para a Copa do Mundo, tendo em vista a sangria dos Jogos Pan Americanos, 2. questões técnicas do Programa Minha Casa, Minha Vida e uma sugestão ponderada pelo presidente de cadastro pela internet 3. as dificuldades de atendimento e o mau serviço prestado pelo SUS. As respostas foram sempre políticas, mas o interessante é o conhecido vocabulário popular e a escrita sempre na 1º pessoa do plural, como se não apenas respondesse a pergunta, mas falando às massas.
ON
Muito já havia se falado, mas o lançamento oficial do Blog do Planalto ocorreu em Porto Alegre durante o 10º Fórum Internacional Software Livre (Fisl). A ideia do blog faz parte de um projeto piloto do Núcleo de Relacionamento Digital e inclui o uso de novas mídias. O objetivo é dialogar com estas ferramentas web, que permitem uma comunicação direta com um público emergente que cresce e cada vez tem mais acesso à rede no Brasil. E que – formando-se e informando-se em boa dose pela internet, no caso dos mais jovens – serão os eleitores do futuro.
Pelas primeiras impressões, apresentadas por Nelson Breve, responsável pela Estratégia de Mídia Digital do Governo, parece que por enquanto o presidente Lula não mostrará seu lado blogueiro, pelo menos na acepção mais popularmente atribuída ao termo, visto que o que mais chamou atenção foi a ausência de textos em primeira pessoa e a funcionalidades de comentários. Os textos publicados são da assessoria de imprensa do Planalto e a presença de Lula se resume a fotos em quase todos posts. Em relação a ausência de comentários, Breve citou que eles podem ser inseridos com o tempo, mas ressaltou as limitações de pessoal com que trabalha a equipe responsável pelo blog, formada por cinco profissionais, um programador, um webdesigner, um redator, um repórter multimídia e um coordenador e o trabalhão que representaria abrir o canal de comentários. Mas um blog sem comentários é um blo? Segundo Daniel Pádua, responsável técnico pelo Blog do Planalto, que exemplificou a dificuldade comparando que a presidência recebe 5 mil e-mails por dia, respondidos por uma equipe de 50 pessoas, é sim, e afirmou que mesmo com ausência de textos em primeira pessoa e comentários a página criada pelo governo segue sendo um blog.
Tenho consciência que esse piloto está abaixo das expectativas da blogosfera, mas a comunicação de governo tem as suas limitações, resumiu Nelson Breve , também secretário de imprensa da Presidência da República (se o planalto tem dificuldade, imagina a gente, pobres mortais?), que não quis liberar imagens da página piloto que foi mostrada aos participantes da palestra, mas o pessoal da
Baguete registrou a imagem do tamplate com uma foto, que pode ser conferida ao lado.
E inserido no projeto piloto do Núcleo de Relacionamento Digital está nos planos também a criação de uma conta no youtube e um acordo com o Google já foi fechado, a página deve estrear até o final de julho. Outra ferramenta que é do agrado do presidente é o microblog twitter, e um perfil oficial de Lula deve ser criado, tendo em vista o sucesso de um fake do Lula lançado em fevereiro, que em poucos minutos obteve 600 seguidores.
Vamos aguardar o lançamento, pois o que ainda falta é a equipe achar o tom ideal da linguagem e se familiarizar com a mídia, para disponibilizar informações com linguagem mais descontraída e informal.