Informação é isso aí: empresa cria estratégia de comunicação para atingir metas de vendas.
Por Joanna Romero, estudante de Relações Públicas da PUCRS
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Hoje mais um texto sobre os cases premiados Aberje, tratando de comunicação interna. A empresa da vez é uma franqueada da Coca-Cola localizada no nordeste do país, a Norsa, vencedora do prêmio em 2007 na categoria Gestão de Mídia Impressa.
A Norsa tinha o intuito de obter um recorde de vendas entre as empresas da região. Para isso, contou com a participação de uma equipe muito motivada e esforçada, incluindo, é claro, profissionais da comunicação. Eles desenvolveram um conjunto integrado de comunicação impressa, formado por quatro frentes: dois jornais, um quadro de avisos e um calendário especial. Todos esses veículos enfatizavam a importância do trabalho individual para a conquista das metas da empresa.
O jornal
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No final do ano, quando as festas se aproximavam, a empresa criou uma campanha, divulgada no quadro mural, que dizia o seguinte: Você quer entrar na história?, e utilizava teasers que relembravam fatos históricos na contagem regressiva até atingir a meta das vendas. Feito isso, chegou então a hora de lançar o calendário especial para o ano de 200
7, usando fotos de animais e textos motivacionais. Além disso, esse instrumento trazia dicas sobre qualidade de vida abordando o meio ambiente, educação e saúde.
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O sucesso de toda essa estratégia de comunicação foi enorme: 406% foi o lucro da empresa entre os anos de 2003 e 2007. Fica claro que quando o funcionário se sente bem dentro da empresa, ele se motiva para ajudá-la a atingir as metas. Ter um veículo destinado às famílias desses colaboradores é outro fator positivo, que influencia na opinião a respeito da empresa na qual eles atuam. Tratar bem o funcionário nunca foi tão essencial como nos dias de hoje.
7 comentários:
É muito essencial mesmo tratar, e bem, o público interno... que como o próprio nome diz, é público ! Por isso a importância de se levar informações para os seus familiares, e motivá-lo a participar, de uma forma ou outra, da vida da empresa.
Abraços
Fica claro que nessa era de informação é preciso tratar o publico interno também como interlocutor e consumidor, bela lição.
O problema é que tudo isso custa muito caro para um pequeno empresário. Quais as soluções de baixo custo e que motivem os funcionários a produzirem mais? Fica uma idéia para um próximo post.
Abraços
Luis,
É esse o desafio de profissional: saber utilizar a ferramenta certa para alcançar os maiores resultados.
Confesso que não é sempre tão facial como parece.
abraco
Max Delazeri
Semestre passado tive aula com o professor Adriano Moritz, gerente de marketing da Ulbra TV, e nas conversas durante a aula lembro de ele comentar um exemplo muito simples para a motivação dos funcionários: salário proporcional com o crescimento da empresa, quando o funcionário sabe que se a empresa crescer ele vai ganhar mais, ele sem dúvida estará mótivado no seu emprego, fará a empresa crescer para ter o seu retorno financeiro
Tenho um exemplo que a motivação nem sempre vem do retorno financeiro.
Um amigo, que trabalha na maior industria de tabaco do Brasil, ganhou um prêmio chamado - Destaque - ele ganhou um troféu e sua foto foi exposta no saguão do complexo.
Este finds qdo ele nos contou, houve o comentário - "dinheiro que é bom nada" - e ele respondeu - "não me importo, eu gosto deste reconhecimento da empresa, isso é o que vale a pena para mim".
Um exemplo do dia-a-dia nítido que o público interno deve ser tratado com valor e o retorno será positivo.
Foi o que o Max falou, vai da percepção do profissional de comunicação saber a ferramenta a ser utilizada. Claro, não é fácil.
Abraços,
Cibele (A Bordo)
Sou da seguinte opinião, funcionário bem cuidado dá credibilidade para a organização, gerando lucros.
Tudo começa de dentro para fora, e é assim que deve ser!
Abraços,
Maira - MakeCom
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