Por Cibele Silva, estudante de Relações Públicas da Metodista/SP
"Lígia Dutra é administradora, editora do blog UpaLupa, gestora do e-commerce da NKStore, evangelizadora e representante do byMK - rede social brasileira de moda e estilo, colaboradora do Podmak -podcast voltado ao mercado de marketing digital, professora da ESPM no curso Passo a passo da inovação no comércio eletrônico e idealizadora do Bate-papo sobre e-commerce.
Tudo que sei hoje sobre e-commerce aprendi com a Lígia, nada melhor do que compartilhar com vocês, nesta pequena entrevista um pouco que essa grande profissional, mais conhecida como @upalupa, sabe sobre comércio eletrônico.
Ocappuccino: O que é e-commerce?
Lígia: Comercializar produtos/serviços com processos eletronicamente funcionando. Também podem conferir com detalhes no vídeo abaixo.
Ocappuccino: Muitas empresas como Casas Bahia e Magazine Luiza cresceram muito em e-commerce. Quais os motivos que estão fazendo as empresas investir nesta nova tecnologia?
Lígia: E-commerce é ter uma empresa com processos eletronicamente funcionando e I-commerce é ter um canal de venda na internet as Casas Bahia e Magazine Luiza, assim como outros varejistas vendem pela internet, mas não são necessariamente um e-commerce completo, se algum processo interno ainda for feito de forma analógica, ainda não é um e-commerce.
Ocappuccino: Essa é a questão, muitos não sabem dessa diferença - vende é e-commerce, como se deve trabalhar esses dois pontos, para que não seja generalizado?
Lígia: O nome e-commerce já ficou forte e de certa forma vender pela internet (i-commerce) faz parte do e-commerce, mas é só a ponta do iceberg.
Ocappuccino: Você vê as grandes empresas futuramente fecharem lojas e investirem mais no e-commerce? Lígia: Não, eu acho que o melhor do mundo é a sinergia que existe entre o online e off-line, uma loja física trás muita credibilidade a marca. As pessoas podem comprar online por ser mais prático, mas principalmente o brasileiro gosta de interagir, conversar, fazer amizades pessoalmente e isso numa loja física é tudo. Vejo que no futuro os processos de compra serão todos feitos online e as lojas físicas irão se tornar grandes pontos de encontro como a livraria cultura é hoje.
Ocappuccino: Qual é o seu intuito com o Bate-Papo sobre e-commerce? Como surgiu o projeto?
Lígia: Meu objetivo sempre foi a educação é a minha missão de vida. Há dois anos eu não tinha opções para aprender e ensinar neste mercado, então resolvi criar a minha opção sozinha e deu certo hoje ajudo cerca de 100 pessoas por mês a aprenderem mais sobre o mercado de forma interativa.
Ocappuccino: Amanhã terá A 22º edição do Bate-papo, pode nos contar as experiências dos anteriores e o que mudou do mundo do e-commerce desde o 1º até o 22º bate-papo?
Lígia: Poxa, é muita coisa. (risos) Foi muita coisa boa, não sei se mudou o mundo do e-commerce, mas a minha vida mudou da água pro vinho e foi pioneiro também, porque não haviam eventos focados nisso.
Ocappuccino: Alguma dica para as empresas que pretendem começar esse ramo?
Lígia: Pé no chão. (risos) Parar de achar q a internet é milagrosa. Se a sua empresa e seu produto forem ruins, o máximo q pode acontecer na internet é piorar a coisa pro seu lado pq mais gente vai saber disso.
Ocappuccino: Sobre seu curso na ESPM de Inovação no e-commerce, como está a expectativa para começar a ministrar o curso? Está tendo muita demanda?
Lígia: Dia 08 darei minha primeira aula e a procura é grande sim, graças a Deus. Estou na expectativa para fazer algo inovador também em relação a como dar este curso.
Por Betânia Castoldi, estudante de Relações Públicas da PUCRS e Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS
Como alcançar a excelência em vendas? Esse foi o tema de mais uma palestra gratuita que aconteceu dia 11 de fevereiro na ESPM-RS. Na verdade foi um bate papo bem informal, uma aula com Flávio Martins, professor, pesquisador e coordenador das áreas de Relacionamento e Corporativa da ESPM-RS. Ele falou sobre a nova fronteira da área comercial, que está hoje baseada em ações de relacionamento e parceria com os clientes. Todo mundo sabe disso...será? Hoje se fala muito em ter foco no cliente, atento às tendências de mercado, e que a chave do sucesso está em entender e atender suas reais necessidades, mas, segundo Flávio, várias empresas continuam errando e mantendo o foco no produto. Tipo a Olivetti, uma indústria fantástica que se preocupou com o produto, e - apesar de ter remodelado seu modelo de negócios - não percebeu o que o mercado apontava e perdeu espaço. Afinal, quem hoje compraria uma máquina de escrever de último tipo?Alguém sabe o que a Olivetti produz hoje?
Outro exemplo citado na aula foi o caso do Zaffari, que nos anos 80, com medo da concorrência, pressionou os vereadores de Porto Alegre a aprovar uma lei que restringia qualquer estabelecimento de varejo na capital a ter no máximo 1.800 m² de área construída. A empresa fez isso com medo da entrada do Walmart no mercado gaúcho. Se o Walmart vier para cá e começar a construir suas lojas gigantes todos os pequenos comércios irão falir, era o argumento usado para convencer os vereadores gaúchos. Nesta época o Walmart ainda construía lojas enormes, mas o Walmart mudou, porque o mercado mudou. O Walmart entendeu e o Zaffari não percebeu que agora há um consumo de conveniência, ou seja, ninguém é cliente somente do Zaffari ou do Nacional, o consumidor compra nos dois, compra na padaria da esquina, também compra na loja AM/PM do posto e no mercadinho na frente de casa. Isso é perceber o mercado! Será que podemos chamar o Zaffari de uma empresa míope? Isso lembra aquela frase Em terra de cego, quem tem um olho é rei. É claro que não podemos chamar o Zaffari dessa maneira, pois hoje é uma rede de grande expansão muito bem posicionada que valoriza o bom atendimento e a oferta qualificada e diversificade de produtos. O Zafarri não é, mas conhecemos muitas que são.
Mas também não faltam empresas e marcas que souberam conquistar o mercado em que atuam, tendo foco exclusivamente no cliente. Flávio nos falou do case nacional Cacau Show, que ao chegar aos 20 anos de fundação, é uma das mais conhecidas redes de venda de chocolate do Brasil. O fundador da rede, Alexandre Tadeu da Costa, que começou do zero, planeja chegar a 1000 lojas em 2010 e marcar presença no exterior a partir de 2011 afirma que o importante é sempre estar se reinventando. A Cacau Show alia o sabor de um chocolate caseiro, com uma forte presença de varejo e um padrão de qualidade controladíssimo. Para dar um exemplo, é requisito básico ter ar condicionado em cada uma das franquias da rede, pois do contrário Alexandre Tadeu afirma sem ar, a loja não inaugura.Ora, por quê? Por que a temperatura é um dos fatores que altera as propriedades na degustação do chocolate. No ano passado, inclusive foi a Cacau Show uma das primeiras a fazer chocolate orgânico no Brasil. Isso é perceber o mercado!
Para Flávio Martins, a Cacau Show é o exemplo brasileiro da espanhola Zara, um dos maiores fenômenos da moda dos dias de hoje. Um dos segredos está na logística: a Zara consegue distribuir produtos um dia depois do pedido ter sido feito pelas lojas da Europa, e dois dias depois no caso das unidades da Ásia e do continente americano (Brasil incluso). E não existem diferenças entre as linhas vendidas em cada um dos lugares – apesar das diferenças culturais, parece que a moda já é globalizada - pelo menos para os clientes da Zara. São novos artigos nas prateleiras duas vezes por semana! São 25 coleções por ano! Toda vez que o comprador vai à loja, sabe que encontrará novidades e o qual é o fator que motiva o consumo de roupas? Novidades, novas coleções. Isso é perceber o mercado!
Mas de nada adianta perceber as tendências, observar o mercado, ter uma estratégia infalível, com diversidade de produtos e ótima logística se o ponto de venda - e o profissional de venda - não estiver em sintonia com o todo o processo. Segundo Flávio, o profissional de vendas precisa ter vivência de mercado, capacidade de entender os consumidores (deve ser por isso que adoram chamar os RRPP’s para trabalharem na área comercial), e flexibilidade e adaptação às mudanças. Inclusive, analistas de tendências afirmam quedaqui há 25 anos, 80% dos produtos que estarão sendo comercializados, ainda nem foram inventados. Qual empresa irá produzir estes produtos e qual vendedor irá dominar estes novos mercados?
SEGMENTANDO SEUS CLIENTES Os clientes querem customização, acessibilidade e facilidade, e podemos ilustrar essas vontades e anseios desse novo e exigente consumidor através do case Havaianas. No pé de operário à madame. Flávio nos contou sobre o episódio de reposicionamento da marca no exterior, quando Ângela Hirata, consultora responsável pelo projeto, citou em uma palestra que recusou a proposta do Walmart, que encomendaria uma quantidade enorme, para vender a sandália na loja, pois se colocasse lá teria que vendê-la a U$ 2 e o produto se tornaria mais um entre tantos já existentes no mercado. Sua estratégia foi a de começar a vendê-las para boutiques em Nova York, em Londres, tendo como garota propaganda a top Gisele Bündchen, agregando valor ao produto. Hoje encontramos modelos Havaianas desde R$ 7,99 para o pedreiro e de até R$ 77,90 para a madame, totalmente customizadas e adequadas a todos os tipos de público. Isso é perceber o mercado!
Esta passagaem do livro A cabeça de Steve Jobs resume bem o pensamento do gênio da Apple: As pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas. Não ouça seus compradores. Eles não sabem o que querem. Como é que eu posso perguntar às pessoas como um computador baseado em uma interface deveria ser, quando elas não têm a menor idéia do que seja um computador baseado em uma interface gráfica? Ninguém jamais viu algo assim.Jobs não consegue inovar perguntando a um grupo de foco o que ele quer - as pessoas não sabem o que querem. Como disse certa vez Henry Ford: Se eu perguntasse a meus clientes o que eles queriam, teriam respondido que era um cavalo mais rápido. Grupos de usuários não são adequados à inovação tecnológica. Eles não podem lhe dizer o que querem. Isso é perceber o mercado!
PROCESSO DE VENDAS Voltando à palestra. Nela, Flávio nos falou um pouco sobre as ações de up/cross-selling, que além de aumentar as vendas, ajudam a fidelizar, porque são relevantes e entregam conveniência ao cliente. A equipe de vendas deve ter sempre em mente que estes conceitos só funcionam se eles puderem economizar o precioso tempo de seus clientes.
Up Selling (é venda adicional, é uma estratégia de venda na qual o vendedor sugere algo que incremente o produto ou serviço que está sendo comprado). Por exemplo: Atendente do McDonald’s: - O senhor não gostaria de batatas grandes, por apenas R$0,50 a mais?
Cross-Selling (é venda cruzada, é uam estratégia de venda na qual o vendedor sugere produtos complementares). Por exemplo: Atendente do McDonald’s: - Pedido feito, senhor. Acompanha um sundae de morango?
E para exemplificar ainda mais todo esse processo de vendas, Flávio apresentou 2 cases da Dell: Case 1 – Puro up/cross-selling Através do site da Dell, é possível comprar computadores personalizados por você, adaptados às suas necessidades e ao seu bolso. O processo de compra é composto de 4 etapas. A partir do momento que o comprador escolhe um modelo pré-configurado, ele passa para a etapa 1 da personalização, onde diversos adicionais são sugeridos. Esta é a fase do Up-Selling. Passando para a etapa 2, já com o notebook configurado, o sistema começa a trabalhar o Cross-Selling, sugerindo produtos complementares. Nesta fase, tão importante quanto aumentar o valor da venda é atender todos os desejos de seus clientes, afinal, uma mochila cai muito bem para que está comprando um notebook, não? Na etapa 3 são oferecidos alguns serviços de manutenção. E para finalizar (etapa 4), o cliente verifica o carrinho e vai ao caixa. Um e-commerce muito inteligente com um forte e relevante uso de Up/Cross-Selling, coisa difícil de ser ver nas lojas digitais.
Clique na imagem para ampliar
Case 2 – Tipos de vendas A área de TI em vendas da Dell é muito bem planejada e eficiente. Em cada ilha de cada atendente de telemarketing fica disponível todo o material/anúncio que foi publicado no dia, com todas as possíveis combinações/combos de acessórios para as máquinas. A Dell trabalha suas vendas de forma transacional e consultiva. Na transacional o consumidor vê o anúncio no jornal ou na TV e liga para a empresa, a venda é direta e o vendedor é apenas o facilitador. Na consultiva são feitas prospecções e visitas a grandes empresas, a venda é corporativa, e o vendedor é um consultor dos produtos e serviços da Dell para a empresa que quer fechar o negócio.
CARACTERÍSTICAS DO PROFISSIONAL DE VENDAS No final da palestra, apesar de tangibilizar sobre diversos assuntos em 1 hora e meia, Flávio ainda mostrou qual a fórmula mágica de sucesso em vendas para um profissional. Ele precisa ter duas características essenciais: EMPATIA E TÔNUS VITAL.
Empatia:capacidade de sentir como a outra pessoa sente, é diferente de simpatia que é ser cortês e agradável, pois pode ser um vendedor muito simpático e não conseguir vender nada. É preciso encantar, envolver-se, provocar respostas e posturas positivas. É preciso fazer as perguntas certas, vendedor escuta e não fala, é preciso ter time para a negociação, mostrar interesse.
Tônus Vital: é preciso relacionar-se com outros vendedores, conhecer os egos, o lado interior. O vendedor é despertado não só pelo dinheiro, mas pela vontade de conquista. E o mais importante é a capacidade de assimilar a derrota, e retomar ao objetivo almejado. Ao receber uma resposta negativa, ir receber o feedback pessoalmente do cliente, por dois motivos: 1. Aprender o que fez de errado e 2. Deixar o cliente perto, para que quando ele trocar de fornecedor, contrate você.
"Na área de vendas, você que faz seu destino,finaliza Flávio Martins.
Para quem gosta e deseja atuar na área de vendas/comercial, é necessário ter motivação, valores fortemente estabelecidos, pois se trata de uma área muito sensível, onde é preciso avaliar o mercado, trabalhar a equipe com metas desafiadoras e não impossíveis, e ter um foco. Pergunte a você e à sua equipe: Quem somos, o que queremos, onde somos bons? Que tipo de valor estamos vendendo? Temos capacidade de entregar esse valor? Que tipo de valor o mercado está buscando? Além de identificar o perfil do seu cliente, as funcionalidades do produto, entenda o mercado!
Por MaxDelazeri, formado em Relações Públicas pela UFRGS
ShockAdvertising é quando usamos, nas Relações Públicas ou na Publicidade, de artifícios que podem chocar o público. A propaganda chocante é um tipo de publicidade que deliberadamente, em vez de só propagar uma ideia, assusta e ofende sua audiência por violar normas ou valores sociais e ideais pessoais. A Publicidade Choque é destinada principalmente a romper o que é normal, para captar a atenção e criar buzz, e também para atrair uma audiência para uma determinada marca ou trazer a consciência de um problema de determinado serviço público, questão de saúde, etc.
Segue abaixo algumas peças de ShockAdvertising:
Uma agência de publicidade no Chile colocou cigarros falsificados nas calçadas. Se algum fumante parar para pegar o cigarro, encontrava a frase: "Parece que não só você precisa de um cigarro, você também precisa de ajuda.
Esse poster pendurado no túnel do metro, brinca com a propaganda do IPOD. No entanto, ao invés de uma pessoa ouvindo música, ele apresenta um torturado de guerra.
Se você carrega uma faca o mais provável é você conseguir esfaquear-se. Essa peça é para chamar as pessoas para o hotsite itdoesnthavetohappen.co.uk
Esse anúncio feito por um escritório de advocacia é curto e grosso. A frase diz: A vida é curta. Divorcie-se.
Onde esta o seu filho? Alerta aos pais para cuidar dos seus filhos perto da água.
A vida é muito curta para o emprego errado. Diz o anuúncio de um site de empregos.
Em junho de 2009, a professora Dra. Heloiza Matos, da USP, lançou uma das publicações mais interessantes para as relações públicas atuais e para o mercado de comunicação em geral. O livro se chama Capital Social e Comunicação, e para tratar desse assunto convidei Diego Santos, meu colega de Relações Públicas na UFRGS, pra escrever em conjunto aqui no O Cappuccino. Ainda pouco explorado no Brasil, neste livro o tema capital social é tratado a partir de suas relações com a comunicação, mas o conceito abrange diversas áreas do conhecimento, como com sociologia, psicologia, antropologia e por aí vai.
Vivemos em uma sociedade individualizada? Será? Nunca trocamos e compartilhamos tanto quanto agora, principalmente em tempos de redes sociais online como Orkut, Twitter e Facebook. Para além desse boom digital, Heloiza traz uma análise pioneira, através de uma revisão bibliográfica, dos conceitos e processos que envolvem o capital social: a rede, as informações, os influenciadores, os objetivos que envolvem essas trocas, a coletividade e o estreitamento das relações.
Logo no início do livro, a autora traz a visão de Robert Putnam, que vê o capital social como característica das organizações sociais, de tal forma que são as redes, as normas e a confiança que facilitam a coordenação e a cooperação visando a um proveito mútuo e unem as pessoas na construção de algo comum. Segundo a autora, o que une (ou separa) os indivíduos nesse universo é exatamente a comunicação, por meio da interação e da reciprocidade nas redes sociais.
Seguindo o livro, esbarramos com uma importante citação:
"O capital social se define principalmente como uma cultura da confiança.
Pois bem, e confiança todos sabemos que se constrói aos poucos, com paciência e dedicação, colocando em evidência o mecanismo psicológico pelo qual uma pessoa que é digna de confiança projeta sua confiabilidade no outro, e assim, quanto mais digno de confiança for o indivíduo, mais propenso estará para confiar nos outros. Assim, o capital social é a moeda do branding moderno, pois as empresas buscam relações de confiança para que sejam as preferidas dos clientes em um mercado de tantas opções disputando nossa atenção.
O livro segue trazendo insights sobre a relação do capital social com a comunicação pública, o poder em jogo e o caráter de cidadania que pode ser promovido através dele, além de fazer uma diferenciação entre capital social positivo e negativo. Confira no quadro abaixo os principais tópicos:
Clique na tabela para ampliar.
Uma outra consideração importante é a de Eric Uslaner, quando diz que nem a TV, nem a internet destroem ou criam capital social, uma vez que ele é concebido como um bem coletivo que existe para usufruto comum ou individual, sendo construído na relação com os outros. Os meios de comunicação, seja a TV ou as redes sociais da web 2.0, são apenas ferramentas e canais de auxílio nesta construção, pontes interligando pessoas que trocam valores e experiências diferentes, com objetivos em comum.
Para saber mais sobre o assunto, confira a entrevista da autora ao Portal Nós da Comunicação.
Facebook é realmente um fenômeno como rede social, completa seu sexto ano de história com números surpreendentes e jamais vistos na web, nada menos que 400 milhões de usuários cadastrados em todo o mundo e, mesmo não sendo mais novidade, um crescimento de 50 milhões de novos adeptos a cada dois meses. Acompanhe no gráfico abaixo o encurtamento do tempo que a ferramenta leva para completar 50 milhões de usuários novos.
Na última quinta-feira Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, anunciou as mudanças que deram a nova cara à ferramenta. Desapareceu a barra inferior e surgiu na esquerda uma nova barra lateral muito mais organizada (em amarelo), onde centraliza todas as informações do usuários, jogos, aplicativos e os links para os amigos on-line no bate-papo, e assim a área que ocupava a barra inferior ficou apenas para as janelas de bate-papo.
O campo de busca ganhou bastante destaque (em vermelho) no topo do site, e no seu lado esquerdo foram colocados botões de acesso rápido a pedidos, mensagens e notificações, todos com avisos numéricos informando a quantidade de novidades, ao clicar em um desses botões o usuário não é mais levado a uma nova página, nessa nova versão eles fincionam como pop-up.
Quem tiver mais interesse pode conferir a página-tour que foi criada pela empresa para apresentar as novidades aos seus usuários.
Meu caro, se você é que nem eu, e nasceu na década de 80, você provavelmente é um Y. Nascido e criado em frente ao computador, seja com um 386, um Pentium 200 com internet discada para acessar o chat da UOL e o ICQ, ou, hoje em dia, com um smartphone para twittar por aí, você sempre gostou desse lance de web e relacionamento virtual.
Tudo sempre muito rápido, tudo ao mesmo tempo, tudo ao alcance do mouse. E com a ajuda do Google, é claro.
Você, ao contrário do que o seu chefe pensa, é capaz de fazer cinco coisas ao mesmo tempo. Você pode trabalhar 30 horas seguidas para terminar uma tarefa urgente. Você acha que esse lance de horário rígido é coisa do passado. Você é comprometido com sua carreira e pensa que constituir família é uma coisa pra pensar só depois dos 30. Você está sempre em busca de resultado, de sucesso. De uma empresa que invista em você, ouça suas ideias, acompanhe seu dinamismo, sua proatividade, sua vontade de crescer...
E aí, você entra no mercado de trabalho e vê que não é bem assim. São raras as empresas que estão preparadas para essa nova geração, que hoje povoa o mercado, a tão famosa Geração Y. Falar das grandes como o Google, a Microsof, a Natura, e algumas outras que estão buscando entender estes novos profissionais é relativamente fácil. Mas existe uma imensa fatia restante de empresas que continuam com a mesma postura de 20 anos atrás.
Lendo o post da Fernanda Fabian,Procura-se pessoas comprometidas, fiquei me perguntando: e o que é que nós precisamos, de fato, para nos comprometer? Motivação? Dinheiro? Investimento? Perspectiva de Crescimento?
Sim, precisamos de isso tudo, e muito. Mas, além disso, precisamos de feedback. É na comunicação constante que está o grande pulo do gato para manter um Y ao seu lado. Nós somos dinâmicos demais, e muito inseguros também. Precisamos do trabalho reconhecido 100% do tempo. O bom e velho tapinha nas costas. E, ao contrário do que muitos pensam, aceitamos sim críticas, as construtivas.
Ah, e como queremos ser ouvidos! Um Y não tem medo de dizer para o chefe o que pensa. Se for demitido, ele arruma outro emprego rapidinho. Isso não é falta de comprometimento. É justamente o comprometimento com o resultado que faz o Y expor suas ideias. Sem medo. O problema é que, quando o Y percebe que ninguém está ouvindo o que ele tem para dizer, ou está só ouvindo, sem fazer nada quanto a isso, ele se desmotiva. E, sem nenhum receio, cai fora.
Nós precisamos de causas. Não somos de nenhuma empresa. Não temos vontade de ficar 20 anos fazendo a mesma coisa no mesmo lugar, como nossos pais. Vemos o mercado de trabalho como algo dinâmico. E estamos constantemente nos preparando para ele.
A dica que fica aqui para gestores dos Y é: fale e ouça. Muito. Sempre. E permita a execução de novas idéias. Elas serão boas para sua empresa e para você.
E você, meu querido Y, ouça mais, e aprenda. Porque um dia você vai ser o gestor de um Z, e aí, com certeza, vai lembrar do seu antigo chefe. _ _ _
Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS
No último post escrevi sobre o livro Transmarketing - Estratégias Avançadas de Relações Públicas no Campo do Marketing do Waldyr Gutierrez Fortes, ainda não terminei de ler todo, mas nas duas semanas de férias já adiantei bastante. Minhas primeiras impressões sobre o livro estão no post, mas hoje quero falar de outro livro que comecei a ler neste periodo de férias: O Marketing na Era do Nexo de Walter Longo e Zé Luiz Tavares. O livro retrata as experiências e conhecimentos, dos dois autores, acumulados em décadas no mercado. Com certeza, todos devem conhecer Walter Longo, ele é vice-presidente de planejamento da Y&R, empresa de Roberto Justus, e era um dos conselheiros no programa Aprendiz, quando o galã topetudo ainda apresentava na Record.
Falar do conceito de Nexialismo é falar de uma espécie de supraciência que integra de maneira sinérgica, complementar e sequencial as várias disciplinas que compôem o conhecimento humano, de modo que as coisas e atividades façam nexo entre si. Complicado? Vamos facilitar então. Na verdade, pra mim fica claro que a ideia central do livro é a relaçao do mkt do medo versus mkt do nexo. Segue trecho da página 28:
"Os administradores e gestores devem ter em mente que qualquer decisão empresarial precisa se basear em nexo, e não em medo. Porque, todas as vezes que decidimos por medo, os riscos dessa decisão acabam sendo exponenciais. A decisão baseado no nexo, seja ela de avançar ou parar, acaba sendo um processo equilibrado, sereno e consciente. Leva em conta fatores reais de avaliaçao e permite o controle do processo nas mãos da organização. Já a decisão pelo medo é exógena, repleta de variáveis incontroláveis. Quem decide não é você, mas os humores do mercado, os movimentos de seu concorrente, as notícias do jornal. Por isso, sempre que uma empresa opta pelo 'marketing do medo', está se jogando de forma insegura rumo ao desconhecido.
Os autores querem dizer que o medo move as ações para o campo da imprecisão, do 'sem querer', do sem nexo, sem a vocação e os valores da empresa, sem objetivos de longo prazo. E do contrário só decisões baseadas no nexo podem manter a evolução estratégica de um produto, marca ou empresa.
No capítulo 2 - Nexo em tempos de Tesarac: uma abordagem muito interessante das mudanças que ocorrem hoje. Nos tempos de cursinho, um professor de história sempre usava uma frase para marcar os períodos de transição, por exemplo do sistema feudal, para o mercantilismo e depois para o capitalismo. Ele falava assim: Tudo que existe está em constante transformação, e tudo que se transforma, se transforma para o seu oposto. Nunca esqueci dessa frase. Basta refletir para ver que faz o maior sentido. E é justamente isso que trata este capítulo, os autores contam que o poeta, autor e compositor americano Shel Silverstein criou a palavra 'tesarac' para descrever aqueles períodos da história em que ocorrem mudanças sociais e culturais significativas. E durante um tesarac, a sociedade se torna cada vez mais confusa e caótica, até conseguir se reorganizar. Percebam neste trecho da página 20:
"É uma frase na qual reconhecemos o que 'já era', mais ainda não sabemos distinguir perfeitamente o que 'vai ser'. Durante um período de tesarac, primeiro se destrói para depois se construir; antes se repudia o velho para apenas posteriormente se adotar o novo. O que está no passado já não vale mais e, ao se olhar para o futuro, não se tem a menor ideia do que vai valer.
Grifei as expressões antônimas para simbolizar a frase que meu professor sabiamente pronunciava em todas as aulas: a consntante transformação para seu oposto. E não é exatamente isso que estamos vivendo agora? Um momento na história do marketing e da comunicação em que as promessas do novo ainda não se cumpriram e o que era o padrão já não nos serve mais. As mídias de massa tradicionais perdendo relevância, ao mesmo passo que os novos meios ainda não tem notoriedade para substituí-las. A audiência de espectadores, que antes era o que valia, agora perde terreno - muitas vezes - para a atenção de articuladores interessados que é o que mais interessa.
Mas afora tudo isso, uma pergunta deve intigrar: É o setor de comunicação ou de marketing o responsável pela aplicação da cultura do nexo nas empresas? Walter Longo e Zé Luiz Tavares respondem assim: como dizem que o pênalti é um momento tão importante do jogo de futebol que deveria ser cobrado pelo presiente do clube, da mesma forma a manutenção do nexo na empresa é algo tão fundamental que talvez devesse ser missão de seu lider maior, para que pudesse ser obrigatoriamente praticado por toda organização.
"A sustentabilidade, na Alcoa, é responsabilidade de todos os setores, tanto os industriais como os de serviços corporativos, como a área de comunicação, Nenhum setor da Alcoa atua sem ter como alicerce fundamental a sustentabilidade. E, na minha opinião, essa é a única forma de uam empresa ser ou buscar ser sustentável. Se a sustentabilidade for de uma só área, é porque não está totalmente integrada à estratégia da operação. E se for responsabilidade da área de comunicação corre o risco de se tornar apenas discurso, sem pé na realidade. É imporante perceber que temas tão em voga e tão importantes, se não forem realmente incorporados à cultura da empresa, dificilmente sairão do discurso vazio ou de ações paliativas.
Já havia lido quase 1/4 do livro e estava achando estranho - por tratar de temas como planejamento, comunicação, estratégia - não haver citação des relações públicas (na verdade o livro faz pouca referência às profissiões e aos profissionais como marketeiros, publicitários, analistas, jornalistas, consultores, relações publicas, porque na era do nexo o que importa não é o diploma de graduação e sim um profissional capaz de integrar conhecimento técnico com imaginação, pertinência com ousadia, profundidade com gestalt).
Mas na página 49 - cápitulo 6 (Demita o diretor de Marketing ou o promova a Diretor de Nexo) - ao falar da má gestão da comunicação nas empresas, com a descentralização da verba de mkt e a contratação de diversas agências, uma para cada departamento e da atuação dos gestores em prol de interesses particulares, eis que surge a citação: ...o presidente quer impressionar o board, o diretor de marketing quer deixar sua marca, o diretor de RP quer agradar os coleguinhas, enquanto na agência de propaganda - o diretor de criação só pensa em ganhar prêmio, o de mídia, em ficar bem com seus veículos, e o diretor de atendimento, em ficar bem com todo mundo. Putz! Pegaram pesado!
Depois dessa avacalhação geral, algumas pérolas retiradas do livro para descontrair: Página 27: A pressa é inimiga da reflexão. Página 31: Sempre acreditamos que o medo paralisa e a coragem nos move. Aprendemos que os heróis vão para a frente e os covardes ficam para trás. Que é a coragem que faz as pessoas e as empresas tomarem decisões. Entendemos que avançar significa ousadia e paralisar é sintoma de covardia. Com isso, acabamos traduzindo medo pela função estática e coragem pela atividade dinâmica das pessoas e organizações. A conclusão óbvia e generalizada é a de que coragem faz avançar, enquanto o medo faz recuar.
Até aonde eu li ainda não foi abordado a metodologia de aprendizado ou aprimoramento do nexo na empresa como um método científico, mas já li no sumário que o capítulo 17 – Medindo o Nexo: uma proposta metodológica - trata justamente disso. Ainda chego lá, mas vai demorar um pouco.
Por Amanda Barrin, estudante de Publicidade e Propaganda da PUCRS
Hoje é um dia especial (e não é por ser meu aniversário) , é dia do publicitário. O dia mais que merecido desse profissional que se estressa muito, que não dorme, que esquece de comer, tudo em prol da propaganda brasileira e de seu próprio sustento, é claro.
Deixando as brincadeiras de lado, é o dia de um profissional que confunde sua história com a história da humanidade, que cria desejos, causa emoções e tudo em 30 segundos (ou em uma, meia, ¼ de página). O publicitário que planeja, que cria, que entende. São tantos os nossos papéis que só contemplo todos quando digo que comunica.
Eu sou apaixonada pelo que faço, me arrepio com cada boa ideia, choro com as propagandas do Zaffari, tenho um acervo enorme de propagandas que acho inteligentes no meu computador, vasculho coisas históricas, tiro conclusões, me orgulho quando dizem que a nossa propaganda é uma das melhores do mundo, sofro quando desvalorizam a capacidade técnica de nossos profissionais. A propaganda é minha vida. Ela me decepciona de vez enquando, mas sempre fazemos as pazes. Sinto-me privilegiada de ter nascido no dia do profissional da propaganda, e tenho a imensa certeza de que nasci para isso. Antigamente eu dizia que propaganda não vendia e ficava possessa quando teimavam comigo, hoje eu sei que vende, mas vende muito mais do que produtos, vende conceitos, ideias, paixões.
E por falar em ideia, a ideia inicial desse texto era contar a história da publicidade no Brasil, mas sinceramente, ao escrevê-lo, vi que era desnecessário. A própria publicidade conta sua história, através das realidades de cada época, então, nada mais justo de mostrar por que me apaixono a cada dia por ela. Linha do tempo da Publicidade
A evolução da propaganda é algo evidente, primeiramente com público em grande parte analfabeto, os anúncios eram muito mais visuais, cheios de desenhos de impacto, na maioria das vezes de remédios de procedência duvidosa, que prometiam curas mirabolantes mais duvidosas ainda. Há um tempo atrás recordo-me de ver um blog cheio de propagandas para drogas, hoje ilícitas. Passado o tempo, a segunda guerra mundial, o desenvolvimento tecnológico e a modernidade chegam e com elas uma série de novos produtos que nunca tinham sido vistos, a publicidade então passou a ser explicativa, com textos enormes e argumentativos, que realmente convenciam as pessoas a comprar geladeiras, TVs, aspiradores de pó e assim por diante. Hoje a rapidez da pós-modernidade, a publicidade está mais enxuta. E assim ela vai se moldando a cada realidade, se adaptando, se reinventando. Escolhi algumas (poucas) propagandas, em geral as de TV, que demonstram bem essa característica. Nessa época as propagandas eram únicas, desenhadas a mão. O engraçado é perceber as necessidades do povo, além da língua portuguesa antes das inúmeras reformas.
Esse anúncio do Modess (imagem à direita) é um dos que melhor retrata a modernidade. Ele praticamente ensina o quão mais prático, seguro e higiênico é usar um absorvente descartável. Graças a ele as mulheres são o que são hoje, até porque não haveria condições de trabalhar, sair, se divertir com uma toalhinha entre as pernas, mulher sofre.
Chico Válvula Presa
Na década de 60 já temos um incidência e influencia maior da TV, eu queria mostrar várias, mas não vou chover no molhado, porque cobertores Parahyba já tem um merecido destaque, Se você não viu procura no YouTube, porque vale a pena, digo o mesmo da estrela brasileira neste céu azul (uma estrela meio decadente hoje, mas que teve longos tempos áureos). Essa campanha de natal da Varig me fez gostar de jingles. Vou dar destaque a uma campanha que acho genial, mas que ficou meio esquecidinha, os vilões da Bardahl, a campanha foi tão boa que mereceu um remake na década de 80, o mais incrível foi achar essa campanha no YouTube (eu amo o YouTube), e viva ao Detetive Bardahl que acabava com todos os vilões que acabavam com seu carro.
Ficha técnica | Agência: Miller, MacKay, Hoeck e Hartung | Adaptação para o Brasil: Alcântara Machado e Denison | Anunciante: Bardahl | Produto: Óleo Aditivo
Duchas Corona, um banho de alegria num mundo de água quente
Esse jingle talvez tenha uma das histórias mais curiosas da publicidade. Teve um sucesso inegável. As vezes tomando banho, no meu chuveiro de marca concorrente, e canto o jingle sorridente. O fato é que a agência encomendou o jingle a Francis monte, um compositor da época, ele escreveu, mas a estaff da agência achou que não era bom e que mais parecia um comercial de sabonete do que de ducha. mas o compositor não se deu por vencido e levou a fita com o seu jingle diretamente ao presidente das duchas Corona, o resultado disse é um dos jingles chiclete mais bem sucedidos da história do Brasil.
Ficha Técnica |Cliente: Corona |Produto: Duchas |Agência: Marcel's | Produtora: Publisol |Composição: Francis Monte
Hitler - Propaganda Folha de SP
Essa propaganda foi ao ar nos anos 80 e é na minha opinião uma das mais inteligentes de todos os tempos. A simplicidade dela chega a me comover, e chego a conclusão que quanto menor a verba, melhor a propaganda. Feita por Nizan Guanaes sob os olhos cuidadosos de Washigton Olivetto não podia-se esperar menos dela.
Ficha Técnica | Título: "Hitler" |Agência W/GGK | Produto: Folha de S. Paulo |Anunciante: Folha da manhã | Criação e Redação: Nizan Guanaes | Direção de Arte: Gabriel Zellmeister Direção de Criação: Washigton Olivetto | Produção/Filme: Chantal Marmor |Direção/Filme: Andrés Bukowinski |Fotografia: Felix Monte |Produtora: ABA
O tempo passa, o tempo voa...
O tempo passa, o tempo voa e esse comercial ainda é lembrado. A poupança Bamerindus pode não mais continuar numa boa, mas não pode culpar sua falência a falta de visibilidade de marca. vai dizer que você não tem uma tia que quando fala que você ainda ontem era um bebê não canta essa musica, ou simplesmente diz essas famosas palavras. Aí a gente vê o poder da propaganda, que perdura durante anos, mais mesmo que a própria empresa. A comunicação é eterna, por isso um erro pode ser fatal.
Ficha Técnica |Título: "O tempo passa, o tempo voa" |Agência: Colucci |Anunciante/produto: Bamerindus/Caderneta de Poupança |Criação do Tema: Walter Santos e Tereza Souza |Produtora/som: Nosso Estúdio |Criação para TV: Fernando Rodrigues e Milce Junqueira |Direção: André Bukowinski |Produção ABA Filmes
Em todas as épocas tivemos bons e maus comercias, uns bons sem resultado, outros ruins com resultado. As vezes não adianta um comercial ser mega criativo, se o público não captar a mensagem. Falando de propagandas internacionais, A Cadbury, cujo a conta pertencia a Fallon, teve uma propaganda premiadíssima, mas que não alcançou o sucesso desejado o que fez com que a agência perdesse a conta da Cadbury. Presenciei a própriadiretora de atendimento da Fallon admitindo isso diante de milhares de pessoas no MaxiMídia 2008.Eis o comercial para que vocês entendam.
Por fim, nem só de comerciais bons vive o mercado (vide cocô na casa do Pedrinho e guaraná Dolly). O importante é vender, mais que um produto, uma ideia um conceito, uma imagem.
Fundação de Asimov: Qual a ordem certa de leitura?
-
Quem resolver ler Isaac Asimov geralmente inicia pela Fundação, mais
especificamente à Trilogia da Fundação, que foi originalmente o primeiro
lançamento ...
Filho da mãe
-
Aquela roupa parecia mal passada. Igual a carne do almoço. A sopa estava
salgada e a sua vida, insossa. Não podia mais aturar tanta intromissão. A
sogra ti...
Wishing Well
-
Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the
1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to
make a type...
Deutsche Yeziden (3828836763)
-
Die Êzîden (Yeziden) stehen unter dem Verdacht, eine "Geheimreligion" zu
sein. Da ist von einem obskuren Engel (Tawisî Melek) die Rede, von
Schriften, di...
Jual Byoote di Kudus yang Terpercaya
-
Banyak kalangan tahu bahwa dengan membeli byoote bisa mendapatkan banyak
sekali manfaat. Jika Anda baru tahu mengenai manfaat dan khasiat luar biasa
dari...
Online Dating Sites to meet Someone Online actually
-
Online Dating Sites to meet Someone Online actually If your entire buddies
are tying the knot, and you also don’t possess someone to head out with
Saturday...
Eu não
-
Como é difícil escrever quando se está quebrada por dentro.
Admiro as pessoas que fazem da dor um poema.
Eu não.
[image: broken blue ceramic plate]
Como consultar o Qualis da Capes
-
Você já ouviu falar do *Qualis* da Capes? No site do Qualis,
hospedado na Plataforma Sucupira, você pode realizar a pesquisa pelo nome
do periódic...
Jual Obat Bius Cair Liquid Sex Germany
-
Jual Obat Bius cair liquid sex merupakan obat bius yang dapat membuat orang
pingsan dan sekaligus bisa dipakai sebagai obat perangsang wanita maupun
pria. ...
Dia do Pai e…
-
..aqui fica um ‘cheirinho’ de boas campanhas que se fazem lá fora neste
dia. Campanhas cheias de emoção, como pede o dia 19 de março. #1 – DOVE A
Dove nunc...
Saudosismo
-
Nos últimos meses reencontrei pessoas muito especiais e que conheci graças
à internet, especialmente aos blogs que eu tinha no passado – e elas
também. “Qu...
Guru Les Privat Ke Rumah di Jakarta
-
Anda Cari Guru Les Privat Ke Rumah di Jakarta ? Hubungi Jagoan Privat 0852
1511 5873. Bersama Menuju Prestasi. Pendidikan merupakan aspek terpenting
dala...
Turismo: carecemos de representatividade
-
Quem me acompanha a muito tempo sabe que iniciei deste 2012 uma transição
na minha carreira, quando resolvi sair da área de educação onde atuei por
muitos ...
O futuro passa por aqui
-
Não dá como evitar. Os últimos anos foram de grande evolução e assim será
certamente nos próximos. Todo o ecossistema das Relações Públicas terá de
atu...
Dilúvio MA – Festival Palco Giratório SESC
-
A Performance DILÚVIO MA, do Projeto Ecopoética: Arte e Sustentabilidade em
Intervenções Urbanas é um dos espetáculos gaúchos selecionados para
realizar a ...
Khasiat Obat Viagra Asli
-
Khasiat Obat Viagra Asli Obat Kuat Pria Viagra USA Asli 100mg Murah By
Pfizer Harga viagra di apotik harga viagra di apotik k24 viagra asli beli
dimana har...
Chama
-
Enquanto o pavio da vela queima Clamo o fogo da ponta e acendo teu nome. No
caminho aonde a cera derrete quente o fim da luz Clareio teu facho Sobre
mim. ...
ROLE TRAINING
-
Este blog é 'agora' narcisisticamente autobiográfico e auto-promotor, se é
que a palavra existe - considerem-se devidamente avisados.
A intersecção das rel...
Portal 3 cresce e vira Unicos
-
Caros leitores, o Portal 3 vai mudar. Ele está migrando para um novo site,
que também centralizará as principais notícias do interesse dos alunos e
profess...
#Boaenergiacirculando na Band TV!
-
#PautaPositiva: Matéria sobre como começar 2016 com pensamentos positivos.
*Falei sobre a #boaenergiacirculando:*
*http://noticias.band.uol.com.br/bandcida...
Até um dia ...
-
[image: RescueOfHanSolo-ROTJ.png]
Já não é de agora que este poleiro anda adormecido.
Não vale a pena estar a elencar as razões, pois são várias, desde a...
Karachi se Lahore (2015)
-
Best Karachi se Lahore in High Quality VideoNow you can see Karachi se
Lahore in top quality with duration 120 Min and has been launched in
2015-07-31 wit...
As Relações Públicas e os três níveis de atuação
-
Além de não haver muito conhecimento sobre as atividades de relações
públicas em geral, também existe uma grande confusão em relação aos níveis
de sua atu...
Installing PyQt5 on Ubuntu and Python 3.4
-
After grueling hours trying to get iPython PyLab running with my Python3.4
installation, I finally managed to get one of its dependencies (PyQt5)
working c...
villa edelweis garut
-
Hotel Garut 500rb / Malam? Pin BB : 51EE1072 SMS / WA : 081284003992
greenhillgarut.com http://hotelgarut.co.id/
Gambar untuk villa edelweis garutLaporkan ...
RP Trends
-
O CONFERP – Conselho Federal de Relações Públicas neste ano de 2015 dá
início ao projeto RP TRENDS que tem como objetivo trazer aos profissionais
e interes...
As cores do branding
-
Em 1963, nos Estados Unidos, foi desenvolvido um sistema de cores
inicialmente utilizado para a padronização em cores de impressos por meio
de pequenos c...
Bancas de comunicação 2015/01
-
Nas próximas semanas serão de apresentação das bancas dos Cursos de
Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda da Universidade
Feevale.
Ent...
Comparing cruise ships
-
Once you have determined to head on a cruise, the following factor that
you're going to wish to do is to select a cruise send. There are a few ways
in whic...
Atendimento ao cliente na "era digital"
-
Será que mudou alguma coisa? Muito se fala da facilidade de acesso que o
meio digital proporcionou aos consumidores. Alguns entusiastas do marketing
digit...
Fiat Punto 1.2 Sporting
-
Unmistakably a Fiat 500 is the fiat punto 1.2 sporting to revolutionise
this utilitarian market niche. Steve Walker takes a certain charm and
practicalit...
Lacta transforma chocolates em cartões de amor
-
Há muito tempo a Lacta trabalha com a plataforma de estimulo à conquista,
ao amor e ao relacionamento. Na Grécia, seguindo essa linha, a sua campanha
para ...
Prometemos despedir-nos, sem dizer adeus jamais!
-
*Por Maíra Masiero*
Foi uma decisão muito difícil e, após quatro anos de trabalho, o RPitacos
provisoriamente terá a sua atividade interrompida, por razões...
sobre os desejos
-
Vem...
Relaxa teu corpo nos meus braços
perdendo aos poucos
teus sentidos nos meus traços.
Agora, sem rodeios...
Derrama teus olhares no meu corpo
e pousa t...
Reflexões sobre liderança feminina
-
Tive o privilégio de crescer numa família que nunca me limitou pelo fato de
eu ser mulher. Ao contrário, minha mãe sempre trabalhou (e muito), enquanto
min...
You Can Grow a Dancing Groot in Your Backyard
-
Pork meatball ground round prosciutto. Sirloin bresaola ball tip shank tail
porchetta pork boudin filet mignon flank jowl salami. Filet mignon bresaola
por...
Colômbia - Cali
-
Boas experiências não devam ser guardadas.
Em março/2014 resolvi desbravar um país latino. Foi a primeira vez que eu
viajei sozinha e, por incrível que poss...
As novas estrelas de ‘Superstar’ no #TributoNovoKa
-
Já pensou em assistir às bandas Malta, Jamz e Suricato, juntos pela
primeira vez em um show exclusivo? A Ford convida você e ainda banca o seu
ingresso! A ...
Jornalismo X publicidade
-
Eu estava em casa outro dia conversando com a minha esposa – que também é
jornalista – sobre as notícias ridículas que vimos em portais. Aquela
história de...
-
Este ano promete! O ano de 2014 com certeza será atípico para as
organizações e os profissionais, que estão à frente de vários projetos
institucionais e co...
Λεπτομέρεις για το γάμο - Βιβλίο Ευχών
-
*Aρχικά να πω ότι συμφωvώ απόλυτα με τη ρήση ότι οι λεπτομέρειες είvαι πoυ
κάνουν τη διαφορά! Και πόσo μάλλον στο γάμo! Αv έχετε ειδικά επιλέξει ένα
φωτογρ...
Faxina na imagem de marcas dispara em 2013
-
O ano de 2013 já está marcado pela mudança da identidade visual de marcas
de diferentes setores. Nesta terça-feira, foi a vez do Bing, aposta da
Microsof...
GLOW IN THE DARK tá de volta!
-
A Glow In The Dark, festa mais colorida da cidade, tá de volta, e de casa
nova. Agora o Dhomba nos recebe com muita luz negra na pista, o brilho neon
fica ...
-
Para mim, ter classe é ser de todas as classes. Bonito mesmo é o simples,
palpável, atitudes com educação mas sem frescura ou distinção de seja lá o
que fo...
NBA Finals 2013
-
After more than six weeks of amuse bouches, hors d'oeuvres and appetizers,
we've finally arrived at the main course of the 2012-13 NBA season — a
sure-to-...
Entreter para se relacionar
-
Estudo realizado pela Edelman mostra que os usuários cada vez mais buscam
entretenimento em diversos dispositivos, às vezes simultaneamente.
De acordo com ...
O virtual morreu
-
Sinto informar, mas foi-se o tempo em que as situações tinham a distinção
entre o real e o virtual.
O virtual morreu.
Somos os mesmos em todas as telas. Mes...
Experiencias..
-
Bom seja la qual for a sua o importante é que haja amor do começo ao fim!
Eu particularmente ja tive experiência com homem e mulher.. Acho que são
duas coi...
Fornecedores bons é sinal de evento de sucesso
-
Aos amigos/conhecidos que estão em função de organizar sua tão esperada
cerimônia de Colação de Grau e festa de formatura, gostaria de compartilhar
e indic...
Um dia eu volto
-
Quando vejo há quanto tempo não passo por aqui, fico triste, pois não é
esse o objetivo do blog. Mas tantas coisas aconteceram na minha vida desde
julho de...
No estilo acabei-de-sair-do-mar!
-
Não é de hoje que os cabelos com aspecto *acabei-de-sair-do-mar* ou *acabei-de-chegar-da-praia
*fazem sucesso! A novidade é que os "Beach Sprays" se popular...
A saudade.
-
Me disseram que dia 30 de janeiro é dia da saudade.
Fiquei quieta, espreitando as mensagens, as imagens e as postagens.
Mas ora, pensei. Dia da saudade é...
NO SILÊNCIO DOS OLHOS
-
*Em que língua se diz, em que nação,*
*Em que outra humanidade se aprendeu*
*A palavra que ordene a confusão*
* Que neste remoinho se teceu? Que murmúri...
A cidade que não dorme
-
As luzes estão sempre acesas, as mesas sempre postas, tudo sempre limpo, as
portas sempre abertas, o telefone sempre atendido, a rua sempre livre, a
segu...
A árvore de Ano Bom
-
Saia de casa. Só pelo gosto de caminhar. Sorria para todos. Faça um álbum
De família. Conte estrelas. Telefone para seus amigos. Diga: “Gosto de
você!”. Te...
Retorno...
-
Paris
Londres
Bruxelas
Amsterdam
Bom, depois de um bom e longo tempo sem postar nada, eis que apareci hoje,
e quero voltar a deixar este blog atual...
Descriminalização do uso da maconha
-
Tem-se aparecido nos últimos tempos no Brasil, uma serie de
protestos nas grandes capitais, que buscam a descriminalização do uso ...
Eleições Conferp 2012
-
Prepare-se!
Se você é um Relações Públicas registrado no Conrerp de qualquer região, já
deve ter recebido na sua casa uma cartinha para falar das eleições ...
Rede RP no Facebook
-
Pessoal,
Já fazem mais de 6 anos que o Rede RP está no ar. Fico muito feliz que
tanta gente o acompanhe e entre em contato para perguntar se o blog acabou....
Você é chefe ou líder?
-
O conteúdo da comunicação é sempre importante, sem dúvida. Entretanto,
quando se unem conteúdo e personalidade de quem fala, a mensagem ganha
dimensão espe...
Público Alvo?
-
*Por Caroline de Oliveira Araújo*
Já imaginou que com as mudanças na Internet e nos meios de comunicação as
mais comuns formas de extraticação de públicos ...
-
Vai, não conserta!
(Vai...)
Fica, só aceita.
(Ou vai?)
Fica!
Pensa. Vale a pena?
(Será que vale?)
Amarga e depois adoça.
Dúvida, desconfia.
(Mas como?)
Se jo...
Liderança: cinco passos para alcançá-la em 2012
-
Você trabalhou bastante em 2011, já tem algum tempo na empresa e se sente
preparado para assumir um cargo de liderança neste ano que está começando?
De aco...
Sou voluntária e amo ajudar o próximo
-
Somente uma ação como essas, a blogagem coletiva pelo dia internacional do
voluntariado, organizada pelo Conselho Brasileiro de Voluntariado
Empresarial, o...
i want my online life back
-
não costumo costumava ser muito sensível, mas ultimamente, os sintomas de
TPM têm sido frequentes... o problema é que não só quanto de fato estou de
TPM.
...
-
*Dicas para o Trabalho de Conclusão de Curso*
Tenho visto tanta manifestação desesperada sobre o TCC, então resolvi
postar uma dica do livro de Rachel Poli...
Retorno do Blog
-
Que saudades do meu Blog!
Olhem muita atenção quase 1 ano sem postar nenhuma informação, devido à
falha humana da minha parte, vou voltar com o mesmo, agor...
Divulgação 7° RP em Evidência
-
Ulbra traz o especialista em comunicação digital Rodrigo Cogo
No dia 25 de outubro, o curso de Relações Públicas da Ulbra promoverá o 7º
RP em
Evidência,...
A Verdade Nua e Crua
-
Sempre gostei de ouvir e observar as percepções das pessoas em relação a
relacionamento, o que elas pensam? o que elas buscam em um parceiro?
acreditam ex...
#blogrelacoes 1 ano – www.blogrelacoes.com.br
-
Chegou o grande dia! Hoje, o #blogrelacoes está completando 1 ano de
atividades e este não é o único motivo para comemorar. Estamos de casa
nova: novo layo...
Ela, implacável
-
Após alguns meses de apatia e completa incapacidade criativa, outra vez, a
tristeza me faz escrever algumas linhas. O Carmenére chileno da bodega
Concha y ...
Choram os manguezais, choram as pontes…
-
Que boa vista é essa que falam? Será o lixo jogado no chão? Ou será a má
educação? Que boa viagem é essa que pregam? Será o trânsigo caótico? Ou
será o ven...
Reunião tem de ter hora para começar e acabar
-
Reunião é um termo bem abrangente. Pode ser sinônimo de evento, de reunião
de trabalho, de condomínio e de vários outros grupos de pessoas, como
cientistas...
Inovando no Básico
-
A marca americana The montain Acaba de lançar uma linha de camisetas 3D
inspirada em animais. São diversos modelos que parecem super reais e
são vendidas p...
O primeiro emprego e o centésimo pedido
-
Quase um ano após sua colação de grau, meu filho, um jovem de 25 anos,
estava no limbo comum a todos os recém formados: nenhuma perspectiva de
trabalho. Al...
Lábios Que Encantam
-
Inacreditável ter você ao meu lado. Primeiro que eu não mereço, depois,
você é linda como uma deusa. Quem sou eu para ter esse privilégio? Te vi
primeiro ...
Tempo de crescer
-
Você já tentou calcular o tempo médio de uma fase difícil? É sensato
acreditar que o destino cuida de cada detalhe, e que todos passam por
turbulências p...
O RPalavreando mudou! E para melhor!
-
Ganhei de presente da @jerblima o HTTP://rpalavreando.com.br. Os conteúdos
antigos estão todos lá! E o melhor: agora, eu tenho o domínio
rpalavreando.com.b...
Como as redes sociais podem entrar na sua empresa?
-
* Por Marcelo ‘Tuca’ Hernandes “Você não gosta de mim, mas a sua filha
gosta”. Quando penso em redes sociais, lembro com frequência dessa frase de
Chico Bu...
Fala ou não fala?
-
Uma empresa está para comprar uma concorrente nos próximos dias. Na rádio
corredor, só se fala no assunto, mas ninguém da liderança comenta. As
especulaçõe...
MUDANÇA DE BLOG
-
Olá pessoal! Ano novo, novos rumos e novas perspectivas. Agora que sou um
profissional e formado em Relações Públicas, decidi deixar o WordPress e
partir p...
Dieta...dieta...dieta!!
-
Esse é um assunto eterno... as pessoas sempre vão querer perder peso, seja
por estética ou principalmente por saúde... então valem as dicas:
*"Veja os 8...
Avalie o seu ensino
-
Chegou a nossa vez de avaliar! O DAC conta com o apoio de todos os alunos
de Comunicação Social para realizar a avaliação docente, instrumento que
nos perm...
Exercício Avaliativo 2o Semestre - II
-
Prezadas e Prezados,
Como exercício final, peço que façam a seguinte atividade:
1) Escolha, em grupo, uma cena de um filme que gostam;
2) Reescrevam o di...
POP 2010: Premiação no dia 30/11
-
Tradicional cerimônia da área de comunicação, o Prêmio POP chega à sua 30ª
edição e será realizada no dia 30/11
no Auditório Simón Bolívar do Memorial ...
RPs, we DO have a problem!
-
Gisele Lorenzetti (*)
No artigo anterior, defendi que a atividade de RP nunca esteve tão em alta
como nos dias de hoje. Para comprovar este fato, listei ...
A Cultura Organizacional nas empresas familiares
-
No Brasil, há milhares de empresas familiares de diversos tamanhos e todos
os que trabalham nessas empresas ou lidam com elas de alguma maneira sabem
que e...
Credibilidade via web.
-
No site www.gehspace.com, a consultora em comunicação e marketing, Géssica
Hellmann, traz 10 dicas de como uma empresa pode conquistar credibilidade
atravé...
...
-
Eu não gosto de despedidas....E na quinta passada tive que me despedir dos
meus colegas de trabalho, com quem convivi durante um ano e alguns meses....
Ao ...
Internet alinhada à Comunicação Interna
-
Hoje temos várias ferramentas que podem auxiliar na eficácia das mensagens
da comunicação interna.
A internet é uma delas. Cada vez mais as empresas divul...
Piada Racista
-
Oi gentem!
Estou aqui ressucitando o BLOG. Hoje é um dia para comemoração. Eu
finalmente consegui encontrar a revista MAD nº 27. Comprei no "SEBO SÓ LER"
...
Blog da Presidência
-
Com o intuito de aproximar os colaboradores do Banco Bradesco S/A foi
criado com canal que mantém o contato direto com o presidente, Sr. Carlos
Trabuco. S...
Blog Fechado
-
Já vai fazer quase um ano que eu criei este blog para colocar todas as
minhas impressões sobre a volta ao mercado brasileiro de comunicação e
discutir um p...
Premio POP e Oficina de Cases do Conrerp e Abracom
-
Fala galera!
Depois de um tempinho sem postar, estou na ativa novamente!
Segue uma mega oficina de Cases, que visa ensinar como montar o seu case
para con...
De mudança...
-
Pessoal,
O blog está de casa nova. Acesse a partir de hoje o
www.ideiascompartilhadas.wordpress.com .
Neste novo blog dá para assinar RSS, tem link direto...
Follow Finder do Google
-
Descubri hoje que o Google disponibiliza um serviço para ajudar os
twitteiros (como yo!) a aumentar sua rede de contatos.
Basicamente funciona assim:
Você...
Comunicado Importante!
-
Bom dia pessoas, tenho dois comunicados importantes para fazer. O primeiro:
estou de férias da faculdade (aahaaa uhhuuu \o/), então darei um tempo por
aqui...
Comunicação e os Mascotes
-
Embora eu não seja lá uma torcedora fiel e muito menos apaixonada por
futebol, não há como não falar aqui no blog sobre Copa do Mundo . Por onde
eu ando, ...
Playing for Change!
-
Esse post não fala diretamente de comunicação organizacional, mas fala de
uma comunicação única e mundial pela paz.
Ontem conheci um projeto chamado Playi...
A função das relações públicas – parte I
-
A estrutura organizacional de uma empresa é formada por sistemas distintos
que, entretanto, se completam. Dentre esses sistemas está o de comunicação,
o ...
Dicas
-
Olá pessoal, a palestrante Milena Haddad nos enviou os links de alguns
vídeos interessantes que ela sugeriu assistirmos:
http://www.youtube.com/watch?v=nU1...
Networking e redes sociais
-
Na aula desta semana na pós-graduação (Marketing e Comunicação Persuasiva),
o professor Marcelo Miyashita falou sobre networking e redes sociais.
Imediatam...
Fim de um ciclo
-
Hoje nos despedimos de uma grande parceira nas lutas diárias, ela não
deixará nunca de fazer parte da SAVC Productions, mas brilhará em outras
productions ...
-
Os melhores momentos da vida não ficam registrados nas fotos.
Obviamente, elas nos conduzem a viagens inesquecíveis, a pessoas queridas,
a épocas antigas, a...
Nova plataforma » Novo endereço
-
Por Cibele Silva
No mês de abril o A Bordo faz aniversário.
Uma das 'comemorações' foi a mudança de plataforma.
Mudamos o endereço para www.abordodacomunica...
Relações Públicas de Luto
-
Hoje é um dia triste, dia de luto para todos os profissionais de Relações
Públicas. Perdemos hoje o *Prof. Dr. Waldyr Gutierrez Fortes*.
Prof. Waldyr era u...
Relações Comunitárias no Esporte
-
O que é Relações Públicas Comunitárias? Como ela funciona aplicada ao
esporte? Perguntas como essas estarão cada vez mais presentes no nosso
cotidiano, po...
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
-
*"A Comunicação Organizacional, como parte das Ciências Sociais Aplicadas,
se mostra como um campo de conhecimento cada dia mais abrangente, que tem
um...
campanha Gasolina Baixa JÁ!!!!!!!!!!
-
Isto não é corrente, mas um ALERTA de quando somos gado em matadouro e
não podemos reagir. Estou fazendo a parte do beija-flor que leva no seu
bico uma gota ...
Há conteúdo para tantas mídias sociais?
-
Não se fala em outra coisa. O mundo moderno exige que as empresas estejam
antenadas às chamadas mídias sociais. A concorrência saiu apenas do âmbito
das gô...
Uma profissão que está em UP
-
*Relações Públicas, uma profissão cada vez mais valorizada nas empresas
preocupadas com a opinião pública!*
*"*
*A carreira de relações públicas e...
Nova coordenadora de Relações Públicas
-
Querida Priscila...
O sucesso de futuros projetos, dependem do apoio que os alunos
receberão.Você como coordenadora será muito importante, uma vez que é
...
Blog Innovare: de obrigação à satisfação
-
Queridos leitores,
Gostaríamos de dizer que, contrariando nossas próprias expectativas, o blog
Innovare se tornou uma atividade gratificante para os integr...
Muito Obrigado!!!
-
Caros leitores,
Chegamos ao final do semestre letivo e assim encerramos nossa participação
no blog como atividade complementar de nossas aulas.
Queremos...
Despedida
-
Olá leitores,
Temos a triste tarefa de anunciar que hoje encerramos este blog. Com o fim
do semestre também chega ao fim nossa atividade (o blog) realizada...
Despedida
-
Caros leitores,
O semestre acaba e com ele nossa missão estudantil de divulgar todos os
dias alguma nova informação sobre este universo tão amplo da comuni...
Encerramento do Blog
-
*Segunda-feira, 07 de dezembro de 2009*
Gostaríamos de dizer que foi bom enquanto durou, mas acabou, chegamos ao
fim do semestre letivo e estamos encerrando...
É photoshop ou não?
-
Há quase um mês atrás, postamos uma matéria sobre o uso do photoshop em
revistas, para criar a beleza fora do real, pois bem, devido a esse uso sem
contro...
Parabéns Relações Públicas
-
A surpresa que o 6RPAN 2009 Unibrasil preparou para valorizar o
profissional e também comemorar em 02 de dezembro, Dia Nacional de Relações
Públicas está a...
Embratur ganha Prêmio Relações Públicas
-
Por Diene Pereira Guedes
O Ministério do Turismo, por meio da EMBRATUR, ganha pelo segunda vez
consecutiva o Prêmio Nacional de Relações Públicas na catego...
Características da Empresa Criativa.
-
A pergunta inicialmente deveria ser: até que ponto interessa a uma empresa
ser criativa nos dias de hoje?
Alguns empresários pensam que a criação de um sis...
Oportunidade de Estágio-Publicidade e Propaganda
-
Retirado do Portal Abre Código:20847 Local:Recife Bolsa: R$450,00
Cargo:Estagiário de Marketing Horário:10h às 16h(segunda a sábado)
Publicado em Uncateg...
As melhores e piores
-
Um estudo realizado pelo instituto de pesquisa de mercado e opinião
pública, Market Analysis, mostrou resultados das melhores e piores
organizações quando...
Um jeito fácil de ajudar a natureza!
-
Tá com dúvida? "Joga no Google!"
Pesquisa da facu?? "Joga no Google!"
Quer ajudar o planeta??? Plantar uma árvore???
"JOGA NO GOOGLE!" ou melhor no Eco 4 Pla...
Administrando uma crise
-
*Falar de crise é promovê-la e calar-se sobre ela. É exaltar o conformismo.
**Em vez disso, trabalhemos duro. “Acabemos de uma vez com a única crise
ameaç...
Relações Públicas em PME
-
Por Cibele Silva
A profissão de Relações Públicas no Brasil está ganhando destaque nas
grandes organizações, a valorização da profissão é muito importa...
O TAL DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
-
Olá,
O aquecimento global que nos perdoe, mas dentro das organizações o tema do
momento é o desenvolvimento sustentável.
Segundo a WWF Brasil, ONG brasi...
Planejamento Estratégico
-
Olá leitores,
O assunto tratado hoje no Informações Públicas é sobre um aspecto
importantíssimo e até mesmo primordial para que haja uma comunicação
sat...
Parabéns aos Designers e alerta aos RPs
-
por Juliana Fernandes
O motivo desde post é parabenizar estes profissionais que fazem tão bem
seus trabalhos e que são nossos grandes parceiros no pla...
Memória Empresarial
-
Olá!!
Antes de tudo, gostaríamos de nos desculpar pela demora em postar, mas
estamos de volta trazendo mais informações sobre o universo das Relações
Públ...
Relações Públicas : Democráticas
-
Segundo a definição da ABRP que foi aprovada em Assembléia Geral ,
entende-se por Relações Públicas o esforço deliberado, planificado, coeso,e
contínuo da ...
EMBAIXADORES DA EMPRESA
-
O nosso tema hoje é sobre como transformar os funcionários em embaixadores
da empresa em que trabalham. Eles também são um dos responsáveis por levar
a ima...
Quem deveria vestir a camisa da empresa?
-
Na minha última postagem questionei qual a saída para empresas globais com
atividades locais engessadas quando o assunto é comunicação interna. Dessa
vez a...
Case Pirelli
-
Gostaria de falar sobre o case Pirelli feito na Ketchum, na qual podemos
perceber o quanto a comunicação interna faz diferença.
Tudo começou quando pesquis...
BANCO DO BRASIL = GRUPO SANTANDER
-
Foi um longo caminho até a confirmação da fusão entre os bancos. Começou no
ano de 2007 e durou até julho de 2008 para uma confirmação real.
Com parte do ne...
Chave do Sucesso
-
Peço que façam uma leitura cuidadosa do texto "conhecer e tratarpesoas e
habilidades" do site:http://www.textosmotivacionais.com.br/ abaixo:
Conhecer e Trat...
As diferenças ao se comunicar
-
Na Comunicação Interna é muito comum o envio de comunicados a todos os
colaboradores de uma empresa com informações que podem alterar a sua rotina
dentro ...
A família Coca Cola ganha mais um membro
-
“*Ficou mais fácil viver com qualidade”.* Este é o slogan que a agencia NBS
assinou para ser veiculada a partir do dia 5 de julho como lançamento da
fusã...
Geração Y e a Comunicação
-
Somos jovens, dinâmicos, antenados, inquietos e muita vezes impacientes.
Crescemos fazendo tudo ao mesmo tempo, jogando vídeo game, ouvindo música,
falando...
Workshop de liderança - Johnson e Johnson Brasil
-
A pedido dos nossos leitores Cibele e Mateus, em relação a postagem
realizada no dia 7 se setembro sobre a liderança na Johnson, compilei
alguns dos materi...
Web 2.0 a favor da inovação
-
Em artigo publicado no site da HSM Management o diretor de conteúdo da
Conteúdo Online,Fernando Viberti, destacou as três principais preocupações
dos gest...
-
'Mantenha a mente e o corpo são e não vá se corromper
Pela maldade, ganância, exploração
Que deixe o homem cego e escraviza o coração
Fazendo com que a gent...
Comunicação interna minimiza rádio peão
-
Publicado no Portal Imprensa. Agradeço ao Walmir Lima pela indicação do
texto.
A comunicação interna é assunto sempre debatido pelo RH das empresas,
depar...
Gaveta Reader: especial Twitter
-
Separei alguns links sobre o twitter (e recebidos pelo twitter), esse tão
desejado pelo “que entendem de mkt” nas empresas. – Tudo o que você precisa
saber...
férias...
-
Vou sair de férias e decidi conhecer um lugar diferente, que não precise de
grandes produções, chapinha ou salto alto. Além disto, vai ser bem longe do
me...
Dicas de assessoria de imprensa
-
Li hoje em um blog uma matéria muito interessante e gostaria de
compartilhar com vocês cinco dicas sobre "relações públicas". Que na
verdade utilizamos mai...
Orkut: Terra de Ninguém ?
-
O Orkut caiu nas graças do povo brasileiro, e as mais de mil pessoas que
aderem ao site de comunidades diariamente não me deixam mentir.
Com inúm...
A Comunicação e o Mito de Odin
-
O tanto q a humanidade já evoluiu não pode ser mensurado, mas podemos
realinhar nossos conhecimentos para apreendermos mais... Vejamos, por
exemplo, o q p...
Informe Comunicaê
-
*Gostaria de informar a todos os visitantes, do nosso blog, que
infelizmente não iremos postar todos os dias de agora em diante. O objetivo
deste blog era...
Último Post!
-
Boa Noite leitores,
Estou hoje fazendo o último post desse blog, como em tudo na nossa vida uma
hora acaba nosso Blog vai parar por aqui.
Gostaria de agrade...
O fim de um começo!!
-
Não é uma despedida oficial... Mas chegamos ao final do trabalho
desenvolvido na disciplina de Comunicação Organizacional, o qual
dissertamos sobre temas...
FIM
-
Com esse post terminamos com a temporada de assuntos sobre comunicação
organizacional. Comentando sobre livros, filmes entre outras coisas que
envolvem o a...
Agradecimentos
-
Bom, iniciamos o *Post* de hoje agradecendo a todos os entrevistados que
nos honraram com suas presenças e nos acrescentaram tamanha sabedoria sobre
o tema...
Agradecimento
-
Olá leitores,
Venho em nome do meu grupo agradecer a todos que compartilharam conosco,
esta etapa de nossa vida. Este blog foi um trabalho da disciplina de ...
Conclusões e Agradecimentos
-
Este blog foi dedicado à disciplina Comunicação Organizacional,
ministrada pela Prof.ª Cláudia Rebechi no 3º semestre do curso de Relações
Públicas da U...
Interagindo com crianças
-
Há muito que percebi que tenho algo que atrai as crianças e desde sempre
confiei nessa percepção ao entrar em contato com elas. Mas, curiosamente,
quando r...
Venda Porta a Porta em 4 Passos
-
[image: Image Hosted by ImageShack.us]
A modalidade de vendas porta em porta é a forma mais antiga de vendas que
existiu, e sempre possuiu grande efetivida...
Meu amigo Shell
-
Meu amigo Shell leu meu blog. O amigo Shell odiou. Falou que nem gosta mais
de mim. Disse que eu postei comentários preconceituosos e que eu deveria
deletá...
Hoje é o Blog Day
-
Dia 31 de agosto é dia de blogueiros do mundo inteiro postarem sugestões de
blogs em outros blogs. É uma boa hora pra disseminar a cultura blogueira e
um b...
Social Media Pleno - Analista De Marketing
-
*Descrição:* Social Media Pleno - Analista de Marketing Descrição da Vaga:
Se você é criativo/a, apaixonado/a por redes sociais e marketing digital,
tem fa...
Rankings, para fechar o ano
-
ADS Scientific Index Andre Lemos –
https://www.adscientificindex.com/scientist/andre-lemos/895799 H index –
UFBA – # 13 ; Brasil – # 1.038 (de # 75.809); A...
Layouts com CSS Grid e minmax()
-
Aprenda sobre layouts responsivos usando CSS Grid com minmax(), auto-fit ou
auto-fill para fazer layouts responsivos e eficientes usando CSS moderno.
The...
Baixar e instalar o Youcine apk no aparelho TV Box
-
Se você gosta de assistir filmes e séries, chegou o momento de aprender
como baixar e instalar o Youcine apk no aparelho TV Box agora mesmo de
forma bem ...
Consultar Impostos de Responsabilidade do DETRAN
-
Com uma plataforma bem fácil de ser manuseada, o DETRAN oferece aos seus
contribuintes a opção de gerar a guia do boleto de pagamento do IPVA
diretamente d...
Conheça esta Maria antes de 2022
-
Nestes dias em que o calendário parece perder um pouco o sentido e a ordem,
as gavetas, os armários e projetos são revisitados, não é verdade?
Aproveitando...
Best Phone Plans 22
-
*Verizon Shared Data 5 GB:* Verizon’s Shared Data 5 GB plan starts at $65
and gives you 5 GB of high-speed data and unlimited data at slower speeds.
You...
Best Phone Plans 19
-
*Verizon Shared Data 5 GB:* Verizon’s Shared Data 5 GB plan starts at $65
and gives you 5 GB of high-speed data and unlimited data at slower speeds.
You...
SEO Para YouTube: Guia Para Iniciantes
-
Se você produz videos para seu canal do YouTube, você provavelmente segue
algum modelo de otimização, você sabia que você pode aumentar o seu numero
de vis...
Sites com maior quantidade de acessos, no Brasil
-
Você sabe quais os sites mais acessados no Brasil? E o ranking de buscas no
Google? O anuário Digital 2020 Brazil, elaborado pela hotsuite é bem
completo e...
Etapas na criação de um blog para sua empresa
-
Desenvolver um blog para sua marca que apresente sempre conteúdo novo,
interessante, atraente e útil é uma decisão inteligente por… Continue lendo
Blog permanentemente desligado
-
Pessoal, eventuais leitores e demais curiosos, esse blog esteve inativo
desde 2010 e agora, finalmente em 2018, coloco um ponto final. Não será
mais atuali...
Dólar fecha semana em forte queda
-
As ações das grandes companhias seguiram o mesmo ritmo fechando em alta,
como Bradesco (+,4,80), Petrobras (+4,84%) e Eletrobras (+4,92%).
Como criar bons textos para site e blog
-
Este artigo é uma pincelada, um resumo das técnicas que usamos na Agência
Clave quando vamos produzir textos para o marketing digital e
posicionamento e...
O que são gatilhos mentais, vieses e heurísticas?
-
Mesmo que você nunca tenha ouvido falar em gatilhos mentais, vieses e
heurística, saiba que eles estão presentes o tempo todo na sua vida e guiam
sua forma...
Seu sonho tem futuro
-
O livro mostra como direcionar o conhecimento adquirido para conseguir uma
fonte de renda extra e até mesmo para iniciar um empreendimento estável.
2017 Year In Review — Ano Massa!
-
Muitos aprendizados, ainda mais correria e muita diversão… Mais um ano
fechando e começando a revisitar os acontecimentos de 2017. Esse foi um ano
divertid...
Empréstimo Consignado, O que é e Como Fazer?
-
Qualquer pessoa que trabalhe com carteira assinada, seja um funcionário
público ou recebe benefícios do INSS, você pode solicitar um empréstimo
consignad...
COMO ECONOMIZAR SEU TEMPO DURANTE O DIA.
-
Veja aqui como o seu dia pode ficar maior. Para isso, basta apenas algumas
mudanças nos seus hábitos e organização: Aos domingos, tire um tempo e
planeje a...
mercado bitcoin carteira bitcoin confiavel
-
Existem varias mineradoras como a hasflare e genesis mining (atualmente as
melhores do mercado) mas para retirar esse dinheiro da internet e preciso
ter...
Gmail Mobile: Baixar Aplicativo
-
O Gmail Mobile foi criado e desenvolvido pensando especialmente em você,
usuário que possui uma rotina bastante corrida e precisa ter a mão o maior
númer...
Cell Phone Operating Systems
-
are here to stay and so is the technology that makes all those cool
features work. You know all about your phone and what it can (and sometimes
can’t) do, ...
SmartCamp: as startups transformam o mundo
-
Uber, Netflix, Spotify, Airbnb, Snapchat, Paypal, EasyTaxi e Buscapé. Todas
essas marcas, que vivem em nosso cotidiano atualmente, um dia foram
startups. T...
Horinhas de Descuido
-
Guimarães Rosa (1908-1967) foi um dos mais importantes escritores
brasileiros de todos os tempos. “Felicidade se acho é em horinhas de
descuido.” Guimarães...
ABEMD promove curso de marketing direto
-
*Leia este post no novo BlogPress!*
Previsto ter início no próximo dia 16 de agosto, o Curso de Especialização
em Marketing Direto promovido pe...
Consultoria – o que é e o que não é – 2
-
Tendo em vista a descrição feita do trabalho do médico-consultor, no post
anterior, espero tornar mais clara a atividade de consultoria empresarial a
que...
Post Format Quote
-
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed tincidunt,
erat in malesuada aliquam, est erat faucibus purus, eget viverra nulla sem
vitae ne...
Muitos dados
-
“Big data” é uma das expressões da moda do mercado de tecnologia. Ela diz
respeito a volumes tão grandes de dados que ferramentas tecnológicas
convencionai...
WhiteBoard: Aplicativo que te ajuda com os estudos
-
#AgoraÉoficial Recentemente fizemos uma matéria falando sobre aplicativos
que ajudam você na hora de estudar e nela citamos o aplicativo WhiteBoard,
que pr...
Como medir os resultados das Mídias Sociais?
-
Em alguns posts que inserimos aqui temos diversos comentários com dicas e
pedidos sobre livros, artigos, ferramentas e uma pergunta sempre aparece
nos co...
O BLOG MUDOU!
-
O Blog do Albírio cumpriu a sua missão! Em seis anos (de 08/2009 a 08/2015)
publicou mais de 1.500 posts e ultrapassou dois milhões de views. Uma ótima
mar...
Uma perspectiva mobile da Copa do Mundo 2014
-
Como um dos maiores eventos esportivos internacional, e com a oportunidade
de se comunicar com mais de 50% da população do mundo, a Copa do Mundo de
2014 f...
Como os mais velhos reagem ao Google Glass
-
Para quem não conhece, existe um canal no Youtube chamado “TheFineBros“,
que a cada episódio apresenta um tema a um grupo específico de pessoas e
filma a r...
Eu não quero um tablet da Sony
-
Todo marketeiro quer saber a imagem de seus produtos na mente do
consumidor. Boas pesquisas são capazes de indicar o percentual exato de
pessoas que gosta ...
O Melhor Livro de Marketing Online e SEO de 2013
-
Em meados de Junho de 2013 Rand Fishkin e Thomas Hogenhaven, dois
profissionais incríveis que atuam na área de Marketing Digital, escreveram
o livro Inboun...
Sistemas Promocionais (Ativação de Marca)
-
*ATIVAÇÃO DE MARCA(SISTEMAS PROMOCIONAIS)*
Queridos alunos:
Links importantes e bibliografia.
1. Prezi sobre Exibitécnica. Clique aqui para baixar. 2. ...
Me mudei!
-
SEUS LINDOS!!!
Foram 3 anos, 58 posts, 106 comentários, 50 seguidores e 14.379
visualizações (até agora) nesse blog que é o meu xodó!
Mas mudanças acontec...
COMO SE FORMA A NEVE
-
canadian viagra “” width=”398″ height=”175″ /> Nesta matéria cheap cialis
online vamos explicar como se forma a neve esse fenômeno que encanta
muitas pess...
O etanol, a importação e a política tapa buraco
-
O governo federal anunciou desonerações e crédito subsidiado para os
usineiros, para tentar impulsionar a oferta de etanol no País. Esse setor
está numa si...
Os números de 2012
-
Os duendes de estatísticas do WordPress.com prepararam um relatório para o
ano de 2012 deste blog. Aqui está um resumo: 600 pessoas chegaram ao topo
do Mon...
Out to Date (...)
-
Acredito que todos nós, em determinado momento, já paramos para pensar em
tudo o que está acontecendo a nossa volta e nos sentimos um pouco *'out to
date'*...
#Pelotas200anos
-
Minha cidade hoje faz 200 anos. Esse texto que eu publiquei no Facebook e
queria guardar em algum lugar. :) Pelotas hoje faz 200 anos. Fico contente
que eu...
Facebook agora permite edição de comentários
-
Facebook anunciou nessa quinta 21 que permitirá edição de comentários,
conforme publicado pelo Mashable. A nova função no site ainda não está
disponível ...
Vagas Pitanga
-
A Agência Pitanga está com vagas abertas, a data limite para envio dos
currículos é: 23/02/2011. Os interessados deverão enviar currículo para
fimdaditadur...
Ops! É por ali!
-
Leitores bonitos que cadastraram nosso blog nos favoritos ou já digitam
direto o nosso endereço no browser, nós mudamos! Hoje estamos muito mais
bonitas e ...
Mudei para um domínio próprio, espero sua visita ;)
-
O WordPress.com é uma plataforma fantástica para blogs, recomendo para
todos que estiverem iniciando. Mas chega uma hora que precisamso ter mais
controle s...
Sem medo de empreender!
-
*Fonte: ResultsON*
O que separa você da empresa que quer abrir? Ter o próprio negócio exige
muito trabalho e dedicação (isso todo mundo já sabe), mas *a ...
Você é a primeira jornalista da terceira fileira?
-
Quando planejei escrever o post ‘Nordeste a trabalho’, puxei uma conversa
com a amiga Keila Guimarães via Skype. E qual seria a surpresa se ela
contasse qu...
Choram os manguezais, choram as pontes…
-
Que boa vista é essa que falam? Será o lixo jogado no chão? Ou será a má
educação? Que boa viagem é essa que pregam? Será o trânsigo caótico? Ou
será o ven...
Nuvenus Chovendus – Desafio MestreSEO
-
DESAFIO MESTRESEO – NUVENUS CHOVENDUS MestreSEO empresa que trabalha como
Otimização de Sites, lançou a 3ª Edição do Desafio SEO. O desafio é fazer
com que...
Empreendedorismo: Muito além das Redes Sociais
-
Por Aline Souza - Jornalista Zeta Probus Fábio Seixas - Criador da
Camiseteria De acordo com o site e-commerce, lojas virtuais surgiram em
meados dos ano...
-
Sentido, prioridade, caminho, motivação, mudança, decisão… Essas são só
algumas palavras que podem ser usadas quando queremos defender uma escolha.
Você sa...
Review de ferramentas em vídeo via screenr
-
Review em vídeo com algumas dicas de novas ferramentas para o Twitter!
PicFog – Faz buscas de fotos em tempo real usando o banco de dados do
Twitpic; Onefo...
Curso de Extensão: Assinaturas Visuais: Logomarcas
-
PROGRAMA: ASSINATURAS VISUAIS - LOGOMARCAS O curso será ministrado em 5
aulas, no Libia - Fabico. Ocorrerá em quintas-feiras, das 14h às 18h. Aula
1: Intro...
Novo Tecnocrata Digital
-
Com muito prazer que informamos que mudamos de residência. Graças a vocês
leitores o blog está crescendo cada vez mais e expandindo, para isso
estamos em u...
Trabalhando Muito
-
Alô querreiros! estou de volta! depois de muito trabalho nos últimos meses
resolvi voltar ao blog para as postagens! É como bosta seca, se você
cutucar fe...
Como você vai morar em 2015?
-
Visando identificar a evolução do significado da casa para o brasileiro, a
revista Casa Cláudia realizou a pesquisa Tendências 2015. Esta pesquisa
identifi...
Entre a ocasião e o ladrão
-
Tem aquele velho ditado assegurando que a oportunidade (ou ocasião, para
quem gosta de rimas) faz o ladrão. Se não pensarmos nessa frase apenas como
um cli...
Link no papel - 963 12/04/2010
-
capa Sem teclado, nem mouse Controle na ponta dos dedos Os rumos do
comando Quando a tecnologia vira sexto sentido Meio termo: mouse com
superfície tátil...
Guenta firme aí
-
Pra vc aguentar firme a nossa ausência temporária, passem 3 minutos na
companhia das crias do vídeo que tentam bravamente resistir a um
marshmallow. Se não...
Apresentações...
-
Olá pessoal, como primeiro post aqui no blog vou apenas me apresentar e
apresentar os motivos pelo mesmo ter sido criado.
Meu nome é Roberta, tenho 19 ano...
Os Mestres da Inovação
-
Notícias
quarta-feira, 16 de setembro de 2009 às 14:04
Os mestres da inovação
Até hoje, Santos Dumont é o símbolo dos inventores no Brasil. Afinal, ele
foi...
Tô contido e não abro!!!
-
Acho que tenho uma opinião formada. Creio que sim... Será?
Nessa semana eu fiquei vidrado no Pedrinho, um santista de um aninho só que
não narra gol de out...