Cadê a empresa que fez sucesso ontem?
segunda-feira | 11 de outubro de 2010
Estratégia: envolver o máximo possível de pessoas para uma promoção da marca X pelo Twitter e Facebook.
- E depois?
- Depois o que?
- Quando a promoção acabar.
- Deixamos tudo como está para que todos vejam o sucesso que foi a campanha.
- Mas porque as pessoas vão continuar seguindo se não postamos mais nada?
- Ah, não sei, mas deletar não podemos. Então deixa por lá mesmo.
Este não é um diálogo real, ou até pode ter existido, mas não com estas palavras. Você certamente já viu e passou a acompanhar empresas que tinham como objetivo promover uma campanha.
É fácil reconhecer quando isso ocorre: os backgrounds são personalizados, falam insistentemente sobre benefícios e mandam o link para participação freneticamente. Lembrou de alguma? Dica: têm de carro, eventos a chocolate. Fácil de lembrar não é?
De fato, muitas vezes se obtém o resultado estimado, seja volume de
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Bem provável que se esse trabalho tivesse continuidade as pessoas iriam continuar acompanhando. Ou seja, não deixariam de seguir porque a promoção terminou. É uma estratégia a se pensar, em vez de uma criar várias páginas para cada ação, crie uma e tenha um grupo de pessoas interessadas em todos os seus produtos e serviços.
Claro que não é uma regra. Depende muito das divisões, políticas e estratégias de cada organização. Mas se tratando de atividades de cunho promocional não há problema algum de incluí-la no institucional que já existe (ou criá-lo caso ainda não exista), para que assim possa ser realizado um trabalho de relacionamento e até mesmo de feedback do que foi feito.
Agora, se você lembrou que provavelmente segue vários casos assim e nem se lembra mais quais são, essa ferramenta pode te ajudar: Twerpscan. Com ele você pode ver quais seguidores do seu Twitter não falaram mais nada e provavelmente vá encontrar algumas marcas nesta lista.
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3 comentários:
Gostei da reflexão, Fer!
É para isso que a gente trabalha, para valorizar o ganho de imagem que as ações promocionais podem trazer, pensando o contexto como um processo. E esse processo, como salienta teu texto, inclui um pós-ação.
Abração!
@mouracinara
Gostei muito do post, Fernanda!
Isso serve de alerta às empresas especializadas em promoções, mas que somem depois delas...
Tomara que, depois das eleições, não viremos a postar: "Cadê o político que foi eleito ontem?"
Abração!
Maíra Masiero
Sem dúvida alguma, muitas pessoas seguem algumas organizações (principalmente empresas) para participar das campanhas. Com o término da campanha, dão "unfollow". É nesse sentido, creio eu, que o profissional de RP deve atuar. É preciso ter um relacionamento estreito e duradouro com seus seguidores (clientes), não só em época de campanhas! ;)
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