quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Do diploma de jornalismo.

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS

E o encontro na FABICO em prol do diploma de Jornalismo, na manhã desta quarta-feira, dia 27 de agosto, debateu - com a presença do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS - o tema e objetivou uma mobilização em favor do diploma de jornalista.

Na mesa, da esquerda para a direita, o Professor Mario Rocha (chefe do DECOM da FABICO), José Maria Rodrigues Nunes (presidente do Sindicato dos Jornalistas do RS), a Professora Enoí Dagô (coordenadora da COMGRAD/COM) e a Professora Doutora Sandra de Deus (do curso de jornalismo da faculdade). O debate, junto aos acadêmicos e professores da faculdade, iniciou às 10h e se estendeu até o meio-dia.

Da reunião resultou o apoio da Ufrgs à luta da Fenaj e sindicatos, com redação de um documento a ser encaminhado ao Supremo Tribunal Federal. O encontro na Fabico reuniu ainda estudantes da UFSM, de Santa Maria, que iniciaram o movimento no Rio Grande do Sul.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Há sempre uma Leviatã S.A.

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS

Leviatã S.A., artigo escrito por Thomaz Wood Jr. e publicado na Carta Capital, ratifica o antigo conceito capitalista da mais valia (todo lucro tem seu preço): grandes corporações despertam paixões e catalisam a ira coletiva, demonizá-las é um velho hábito.

É
verdade, pequenas empresas familiares, profissionais, órgãos públicos e ongs despertam somente certas doses de ódio, contudo, em grandes corporações, está em jogo sentimentos como paixão desmedida e ira coletiva. Neste caso, se houvesse uma lista, um ranking, das empresas mais odiadas do mundo, com certeza as ianques (Coca-Cola e McDonalds) liderariam.

E
ntretanto, hoje quem ocupa o primeiro lugar neste pódio é a Wall-Mart, com uma alta produtividade da mão-de-obra e exercendo um rígido controle da folha de pagamento (ou seja, funcionários que trabalham muito e ganham pouco), lidera todos os rankings referentes à vantagem competitiva.

A
lguns críticos dessa gestão empresarial da Wall Mart afirmam que, para efeito de disciplinar os colaboradores, ela paga salário de fome, combate ferozmente a sindicalização, discrimina as mulheres, ainda aniquilam os competidores e oprimem os fornecedores. E essa disciplina tem um ônus, já somam em 8 mil os processos judiciais trabalhistas contra essa grande rede. Por isso também, a Wall-Mart onera grandes custos na contratação de advogados e Relações Públicas. Do outro lado, os admiradores ressaltam que os clientes sempre pagam valor mais baixo pelos produtos, que os fornecedores são obrigados a melhorar sua eficiência e qualidade e que os competidores são forçados a desenvolver sua gestão e dessa forma são beneficiados pelo processo.

O
fato é que, parafraseando Thomaz Wood Jr., na ecologia empresarial há lugar para várias espécimes, até mesmo para os mais agressivos predadores (Leviatã). Porém, também os predadores necessitam se adaptar ao meio, pois um dia é o da caça e o outro do caçador. E mais cedo ou mais tarde, outro predador aparecerá para usurpar o topo desta cadeia.

Em suma, não há porque reclamar de condições desleais dentro do mercado, pois hoje é a Wall-Mart e amanhã pode ser a minha ou a sua empresa. E desse mesmo modo, a Wall-Mart precisa se adequar a realidade de sua gestão, para que não apareça amanhã uma nova espécime neste nicho e desbanque o seu trono.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Exposição de Revistas Científicas da UFRGS.

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS

E está rolando no saguão da FABICO (Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação) a Exposição Revistas Científicas da UFRGS: uma trajetória de qualidade.

Um dos grandes desafios do Brasil contemporâneo é promover a adequada apropriação social dos conhecimentos produzidos na universidade, transformar os resultados da pesquisa em tecnologia, melhorando nossas condições de competitividade e promovendo inovação social. A ampliação de possibilidades científicas e tecnológicas do país, bem como sua sustentabilidade social estão diretamente relacionadas a uma maior interação entre a universidade e a sociedade.

Nesta esfera a FABICO possui dois periódicos:

Em questão: dirigida a pesquisadores, professores, profissionais e estudantes das áreas de Informação e Comunicação e tem como objetivos divulgar estudos e resultados de pesquisas nos campos da Informação e Comunicação e áreas afins.

InTexto: revista on-line de periodicidade semestral, que reúne artigos científicos e resenhas com temáticas pertinentes à Comunicação, Informação e áreas afins. Ela tem por objetivo discutir assuntos importantes das áreas de Comunicação e Informação, bem como difundir resultados de pesquisas científicas.

A exposição, que será itinerante ao longo de 2008, devendo percorrer os diferentes campus da UFRGS, apresenta vários banners que retratam o objetivo de divulgar a história das revistas da Universidade e a evolução dos periódicos cientifícos.

A exposição no saguão da FABICO (Rua Ramiro Barcelos, 2705) vai até 29 de agosto, e está aberta das 08h às 21h.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Ainda Orangotangos em debate na Fabico.

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS


O Núcleo de Cinema e Comunicação convida para bate-papo com o diretor Gustavo Spolidoro, diretor do filme Ainda Orangotangos, 1° longa-metragem filmado em um único plano-sequência no Brasil.

Quarta-feira, dia 20, às 19h, no Auditório da FABICO.

Exibição do curta-metragem Outros e do making of dAdicionar imageme Ainda Orangotangos.

Entrada Franca.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Trote Solidário na FABICO.

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS


Recomeçaram hoje às aulas na FABICO, e como de praxe aconteceu o 1º dia de trote, só que este semestre com um diferencial, o trote solidário. Depois de serem recepcionados pelos coordenadores de seus respectivos cursos e diretores da Faculdade no Sinta-se em casa, os novos alunos passaram pelas tradicionais brincadeiras com tintas e confetes. Logo após, representantes dos alunos foram pessoalmente a Escola Infantil Piu-Piu, na Vila Planetário, entregar as doações de alimentos arrecadas no trote. Na foto, o aluno Lucas entregando os alimentos para Melissa Lorenz.

Perfil Rodolf Mohr.

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS

Estudante, 21 anos, comprometido, Coordenador Geral do DCE, Militante do PSOL, participante da ocupação da Reitoria da UFRGS, presente na ocupação da UNB, lutador incansável pelo RU da ESEF, combatente repreendido pelas autoridades policiais no protesto da casa da Governadora Yeda: Rodolfo Mohr.

Ocappuccino: Como e quando você escolheu o curso de jornalismo? E o que mais influenciou nesta decisão?

Rodolfo: Desde muito cedo eu quis fazer jornalismo. Sempre gostei de ler jornal e adorava jornalismo esportivo. Acho que ali pelos 12, 13 anos tomei a decisão. O que eu mais gosto é dar uma notícia em primeira mão. Mesmo que seja ruim. Quando meu bisavô morreu em 2000 eu fui o primeiro a contar para muitos familiares e senti a gravidade e peso de dar uma notícia relevante, mesmo que apenas para minha família.

Ocappuccino: Atrás, ou ao lado, de um grande homem sempre há uma grande mulher; então como vai a vida amorosa?

Rodolfo: Vai ótima. Sou um cara apaixonado e feliz com a minha namorada. Grandes homens e grandes mulheres andam lado a lado.

Ocappuccino: O que você costuma fazer nas horas de lazer?

Rodolfo: Tenho pouco tempo livre. Então sempre que posso desncaso bastante, gosto muito de dormir nessas horas. Mas também vou ao Olímpico torcer pelo tricolor gaúcho. Jogo um videogame com os irmãos. Ler coisas que fujam da rotina.

Ocappuccino: Dacom, DCE, qual o próximo passo?

Rodolfo: Só o futuro sabe. Não tenho grandes elaborações sobre o futuro. Apenas duas coisas. Gostaria de morar no Rio depois de formado e morar na praia quando velho. Até lá vou fazendo o que eu posso para fazer da vida algo melhor, menos injusto.

Ocappuccino: Você já tinha tido algum contato com a política antes de entrar na UFRGS?

Rodolfo: Muito pouco. Era um expectador distante de eleições. Participei apenas de uma passeata contra a Guerra no Iraque em 2003 quando tava no terceiro ano. Depois levei 3 anos para entrar na Fabico e logo no fim do primeiro semestre fui para o DACOM, depois fui no Congresso de Estudantes da UFRGS, DCE e hoje tô no PSOL.

Ocappuccino: Você participa de atividades políticas fora da Faculdade?

Rodolfo: Sim, entrei no PSOL em março de 2007. Quando quis fazer alguma coisa pela Fabico eu fui pro DACOM. Quando vi que podia contribuir para melhorar a UFRGS, fui para o DCE. Mas que para eu disputar os rumos do país eu precisava de um partido, que é a organização política que a sociedade civil se organiza pela disputa de projeto de nação. Sou de esquerda. Depois do governo Lula e a falência do PT, o PSOL era a única opção coerente, socialista, que não se rendeu aos luxos do Planalto.

Ocappuccino: O que você espera dessas eleições municipais em Porto Alegre? Sem partidarismo.

Rodolfo:: Espero que a cidade se envolva nas eleições. Veja os debates, converse com os vizinhos, que as pessoas tomem pra si a tarefa de cuidar de verdade da cidade. As perspectivas estão indefinidas. Quem vai para o segundo turno, quem vence. Mas se a população sair mais politizada, com interesse em participar da política mais do que no início da eleição, já teremos um saldo positivo. Mas chegou a hora de Porto Alegre virar novamente à esquerda.

Ocappuccino: Nos seus planos e projetos, o que estará mais marcante é o jornalismo ou é a política?

Rodolfo: Irão se misturar. Tudo na vida é política. Até quem não toma posição, escolheu se abster e contribui para alguma coisa. A vida do jornalista, portanto, não se separa da do ser político. Espero conseguir trabalhar como jornalista e seguir na luta. Acredito que isso seja possível. E não tenho medo de trabalhar em lugar nenhum também. Depois que se adquire princípios e se aprende a defendê-los não há patrão que nos faça mudar de lado.
Um abraço, obrigado pela oportunidade.

Nós que agradecemos pela oportunidade e
lhe parabenizamos pelos feitos em
prol da
igualdade e dos direitos sociais.

Related Posts with Thumbnails

RPs blogs e blogueiros

Outros blogs e blogueiros

  © Ocappuccino.com :: Desde junho de 2008 - Porto Alegre - RS - Brasil | contato@ocappuccino.com | @ocappuccino |

Home