10 dicas de como fazer um bom e-mail marketing.
Por Andressa Carrasqueira, estudante de Relações Públicas da UERJ
Formanda de Relações Públicas da UERJ. 22 anos. Analista de
Marketing Jr. da MPL Corporate Sofware. Com experiência
no setor de Comunicação Institucional da Vale. Nova colaboradora.
Prática muito comum para a maioria das empresas, o e-mail marketing é uma das formas mais baratas de propaganda e de melhor retorno sobre o invenstimento dos dias atuais. O problema é que muitas companhias, inclusive grandes corporações, cometem pequenos erros que acabam transformando seus e-mails em SPAM, ou simplesmente, por chegarem desformatados para o destinatário, deixam de passar a mensagem desejada. Neste post seguem algumas dicas do que fazer, e do que não fazer, para que sua mensagem chegue ao destinatário do jeitinho que você imagina.
1. Link de visualização externa. ESSENCIAL para que ocorra o envio do e-mail. Caso o seu e-mail perca a formatação no caminho entre o envio e a entrega é este link que vai direcionar o destinatário para a mensagem original. É importante que este link vá por extenso e não como um hiperlink de uma expressão do tipo clique aqui. Isso porque, sabendo qual o real endereço do link, o receptor não va achar que clicando ali vai baixar algum tipo de vírus.
2. Link de descadastro. MAIS QUE ESSENCIAL para o envio do e-mail. Se não tiver como colocar uma opção de desvinculação do destinatário do seu mailing, melhor nem enviar a mensagem. Além de ser contra as normas de evio de e-mail marketing, a não inclusão de uma forma de descadastro é detectada pelos servidores de e-mail, que classificam sua mensagem automaticamente como SPAM. Além disso, nada mais transparente do que no rodapé do e-mail dizer por que você está mandando essa mensagem para essa pessoa ela e sua empresa já tiveram algum contato, ela é cliente de um parceiro, ela se cadastrou no seu site... e coisas do gênero junto ao clássico Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.
3. Uma imagem não vale mais que mil palavras. Muitas pessoas acham que para fugir da possibilidade de “desformatação” do código html pelas diversas ferramentas de e-mail que existem basta fazer uma imagem bonitona e colocar no corpo do e-mail. O que ocorre, minha gente, é que a GRANDE MAIORIA das ferramentas de e-mail hoje não abre imagens de remetentes não-confiáveis. Ou seja, seu e-mail vai direto pro lixo sem ser lido. Claro que imagens são necessárias para tornar o e-mail marketing mais atrativo, mas elas precisam estar etremeadas de texto, para que a mensagem apareça mesmo que as imagens não sejam carregadas. As imagens também precisam estar com as descrições alternativas (alt) preenchidas isso é um recurso do html que permite que você descreva o que é a imagem, e essa descrição aparece do lado daquele xiszinho vermelho, de quando a imagem tá quebrada, para que as pessoas possam saber do que elas se tratam mesmo se não forem carregadas.
4. Teste, teste, teste e teste. Crie contas no Gmail, no Yahoo, no Hotmail, configure Outlook, Lotus Notes... E teste o recebimento da mensagem. Só assim você poderá verificar os erros que ocorrem para tentar corrigí-los da melhor forma. Isso vale para a página em que o e-mail vai ficar hospedado na web também. Teste no mínimo com o Internet Explorer, com o Firefox e com o Chrome. Se der para instalar o Safari (navegador da Apple) melhor ainda. Se você sabe que o seu público alvo vê e-mails pelo celular, existem editores html (o Dreamweaver CS4 eu sei que faz) que simulam a visualização com diferentes marcas de aparelhos.
5. Personalize. Personalizar um e-mail vai muito além de colocar na primeira linha Prezado Fulano, ok? Isso já é muito comum. Além disso, destaque no corpo do e-mail o cargo do Fulano, a empresa do Fulano, ou qualquer outra informação que faça com que o Fulano identifique que aquela mensagem é de fato para ele, e não mais um e-mail marketing promocional de qualquer coisa, que ele recebe toda hora. Por isso...
6. Evite comprar listas de mailing. Listas compradas não tem boas informações do tipo personalizáveis. Além disso, quando você compra uma lista, você está quase que enviando um SPAM. As vezes é necessário, principalmente quando a empresa não tem uma base de dados minimamente direitinha sobre seus clientes. Mas se você tiver como evitar, evite. Prefira realizar pesquisas para enriquecer as informações sobre os contatos que você já tem cadastrados, para conhecê-los melhor e aumentar as chances de sucesso ao ofertar um produto que eles realmente possam estar precisando.
7. Divida sua lista em alguns grupos e envie o e-mail com frases diferentes no assunto da mensagem. O assunto da mensagem e os primeiros 5 cm do e-mail são todas as suas chances de torná-lo interessante. Por isso é importante testar diferentes assuntos para ver qual despertou mais interesse em seus destinatários. Desta forma você poderá futuramente identificar um padrão mais aceito e aumentar a sua visibilidade.
8. Personalize também o remetente do e-mail. Se você recebe um e-mail do marketing@saraiva.com.br ou do casasbahia@casasbahia.com.br você já sabe que tem alguma promoção ali dentro e deleta o e-mail. Quando o remetente tem nome de gente, o interesse por ver a mensagem, e a incidência de respostas à ela são muitíssimo maiores.
9. Assine o e-mail. Essa mesma pessoa que enviou o e-mail deve assinar o e-mail. Com isso os leitores têm a sensação de que podem entrar em contato com alguém de carne e osso caso precisem de alguma ajuda ou informação. Claro que as respostas devem ser direcionadas para uma área de marketing ou customer care, para que elas tenham o devido encaminhamento. E é este devido encaminhamento que irá determinar o quão bom o relacionamento com o cliente poderá se tornar.
10. Evite expressões do tipo promoção, marketing, saiba mais, clique aqui, para sua empresa e repetições de pontos (!!, ??) em qualquer parte da mensagem. Se precisar dessas palavras crie figuras para elas e insira no corpo do e-mail. Muitos servidores consideram e-mails contendo essas expressões como SPAM logo de cara.
Bom, existem outras particularidades e diversas técnicas para fazer com que seu e-mail fique perfeito. Mas a boa prática e o respeito no envio de email marketing são tão importantes que algumas entidades como a ABEMD (Associação Brasileira de Marketing Direto) e diversas outras competentes na área, como ABRADI, (Associação Brasileira das Agências Digitais), ABRANET (Associação Brasileira dos Provedores de Internet), elaboraram o C@PEM – Código de Autorregulamentação para a prática de E-Mail Marketing.
O Código tem por objeto definir as regras a serem seguidas para a utilização de email como ferramenta de marketing, de forma ética, pertinente e responsável. Entre no site e baixe o código completo ou se estiver com pouco tempo entre e leia um resumo criado para facilitar o entendimento e ajudar a adequação das empresas às normas estabelecidas, são os 10 passos do código de autorregulamentação.
Também é muito importante o uso de alguma ferramenta (nem que seja o Google Analytics) para mensuração do retorno. Mas acredito que com essas 10 dicas de como fazer um bom e-mail marketing somadas aos 10 passos do código de autorregulamentação todos poderão melhorar suas campanhas de marketing direto e, espero conseguir um bom elogio do chefe.
19 comentários:
com 10 dicas para fazer e com mais 10 passos para regulamentar nao tem como nao fazer um e-mail marketing bom, se ainda assim eu receber spam é muito amadorismo das empresas
Kakakaka... Ia escrever exatamento isso que o Mateus escreveu... Spam é um assnuto muito delicado e perigoso, pelo fato da imagem da empresa estar atrelado ao mesmo.. e eles não executando suas reais funções...
Abraços
Excelente dica!
Ah Fábio, estou te antecipando hehehehe
Uma incrível coincidência. Hoje o SerRP também postou texto sobre e-mail marketing e tem uma ótima entrevista com Rodrigo de Almeida, Diretor Comercial da Dinamize. Segue o link para leitura http://serrp.blogspot.com/2009/10/desmistificando-o-e-mail-marketing.html
MATEUS
Olá Mateus!!
Boa sintonia entre os blogs.
Coloquei o link da postagem do Ocappucino no Ser.RP.
Um super abraço!!
Juliano Melo.
Em uma revista Época (vou procurar aqui em casa, ver se acho em qual) saiu uma pequena nota falando sobre SPAMS e que eles teriam mais eficiência do que muita gente acredita!!
Eles davam um percentual lá... que agora me fugiu. Se achar eu posto aqui!
ótimas dicas, por aparentemente parecer nao ter custos tem empresas q abusam dessa ferramenta,
eu acredito q como qualquer processo de construção de um novo canal de comunicação, é preciso estabelecer objetivos claros que garantam a eficácia do conteúdo a ser disponibilizado
não se pode fazer um mailmarketing apenas por fazer ou pq o concorrente faz uso da mesma ferramenta
todas as formar de comunicação de uma empresa ajudam na construção e na da imagem da empresa
Andressa
seja bem vinda a equipe Ocappuccino.com
Abraço
Muito bom, vou usar isso para um trabalho da facul, uhasuahsasuah
Pode usar mas não nos responsabilizamos pela nota máxima (A ou 10) no final do semestre hehehehe
MATEUS
Pessoal, realmente, SPAM é um assunto bem delicado. E é por isso que os profissionais de comunicação tem que saber direitinho como proceder para não encher a caixa de e-mail alheia sem ter sido convidado.
A Dinamize (empresa fornecedora de solução para envio e mensuração de e-mail mkt) realiza um evento chamado E-mail Marketing Brasil que já rodou várias cidades este ano. Aqui no Rio vai rolar no próximo dia 27 com apresentação de vários cases. Segue link pra quem se interessar: http://www.easymailing.com.br/easy//view.php?k=229732-12898062-7e61ee15ed6a33746b4cb969850c9893
Abs,
Engraçado. Eu mandei um e-mkt hoje... Quer dizer, eu sempre mando. Mas o de hoje foi mais pontual... passei toda a manhã para formatá-lo. O maldito outlook que não abria minha imagem...
Acho que segue a maioria das dicas daí... Menos a 3, foi mais imagem que texto.
E falando em MKT, vocês sabem onde é oferecido pós-graduação em MKT Ambiental? Já venho procurando há algum tempo, sem sucesso...
Abraços, parabéns
Oi Diêgo. Eu não sei de nenhum curso, talvez o pessoal possa ajudar indicando algum.
Abraços e obrigado pela visita.
MATEUS
Mateus e pessoal d´O Cappuccino,
A grande sacada de se usar o e-mail como ferramenta de comunicação e marketing é permitir o opt-in e o opt-out em todo o processo. Recebe quem quer e se for relevante!
Abraços,
Stelleo Tolda
www.mercadolivre.com.br/mlog
Mateus e pessoal d´O Cappuccino,
A grande sacada de se usar o e-mail como ferramenta de comunicação e marketing é permitir o opt-in e o opt-out em todo o processo. Recebe quem quer e se for relevante!
Abraços,
Stelleo Tolda
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minha vala comum
spam@metrovox.com.br
Pessoal, os links estão fora de ar! corrijam ae. vlw.
Adorei a dica obrigado
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