sexta-feira, 31 de julho de 2009

Informação é isso aí: empresa cria estratégia de comunicação para atingir metas de vendas.

Por Joanna Romero, estudante de Relações Públicas da PUCRS


Hoje mais um texto sobre os cases premiados Aberje, tratando de comunicação interna. A empresa da vez é uma franqueada da Coca-Cola localizada no nordeste do país, a Norsa, vencedora do prêmio em 2007 na categoria Gestão de Mídia Impressa.

A Norsa tinha o intuito de obter um recorde de vendas entre as empresas da região. Para isso, contou com a participação de uma equipe muito motivada e esforçada, incluindo, é claro, profissionais da comunicação. Eles desenvolveram um conjunto integrado de comunicação impressa, formado por quatro frentes: dois jornais, um quadro de avisos e um calendário especial. Todos esses veículos enfatizavam a importância do trabalho individual para a conquista das metas da empresa.

O jornal bimestral INFO Norsa produzia textos que condiziam com as diretrizes da empresa, e ao mesmo tempo, com os fatos que aconteciam no mundo todo. Um exemplo de matéria foi a preservação do meio ambiente, que tinha relação com o novo sistema de gestão da qualidade da empresa. O outro jornal, também bimestral, Jornal Casa, era destinado às famílias dos funcionários. Tratava de temas como educação, comportamento, qualidade de vida e solidariedade. Destacava também o papel da família no desempenho de cada colaborador da empresa - quando as coisas vão bem em casa, refletem também no trabalho.

No final do ano, quando as festas se aproximavam, a empresa criou uma campanha, divulgada no quadro mural, que dizia o seguinte: Você quer entrar na história?, e utilizava teasers que relembravam fatos históricos na contagem regressiva até atingir a meta das vendas. Feito isso, chegou então a hora de lançar o calendário especial para o ano de 2007, usando fotos de animais e textos motivacionais. Além disso, esse instrumento trazia dicas sobre qualidade de vida abordando o meio ambiente, educação e saúde.

O sucesso de toda essa estratégia de comunicação foi enorme: 406% foi o lucro da empresa entre os anos de 2003 e 2007. Fica claro que quando o funcionário se sente bem dentro da empresa, ele se motiva para ajudá-la a atingir as metas. Ter um veículo destinado às famílias desses colaboradores é outro fator positivo, que influencia na opinião a respeito da empresa na qual eles atuam. Tratar bem o funcionário nunca foi tão essencial como nos dias de hoje.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Relações Públicas na ofensiva da Petrobras.

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS

Li na Exame 946, ná página 84, a Ofensiva da Petrobras e o que me chamou atenção, mais do que o próprio conteúdo do texto, foi o destaque atribuído às relações públicas no subtítulo: Para barrar a CPI, a empresa iniciou uma grande operação de articulação política e de relações públicas - um movimento no qual a faceta de estatal tem prevalecido sobre a de corporação global.

Reza a sabedoria popular que é possível saber como uma CPI começa, mas é impossível saber como ela vai terminar. A imprevisibilidade, somada ao fato de que as investigações podem arruinar a reputação de corporações, transforma a condição de alvo desta investigação em um dos piores pesadelos organizacionais. Ao certo sabemos que aprovada no Senado em meados de maio, a CPI da Petrobras ainda não tinha instalada até a data de veiculação da revista (1° de julho), pois depois de 3 tentativas e dois meses de negociação a CPI saiu do papel e foi instaurada em 14 de julho (mas os trabalhos só começarão em agosto, com o controle do governo, é claro, pois na CPI a presidência é do PT e relatoria é do PMDB). Menos mal para a empresa!

A Petrobras não é uma empresa qualquer, trata-se da maior companhia brasileira e uma das maiores do mundo. Nos próximos quatro anos, planeja investir 174 bilhões de dólares e a última coisa que a direção da Petrobras - e o próprio governo - desejavam neste momento é ter esses projetos atravancados por uma investigação parlamentar.

E por este motivo lançou mão de duas estratégias, que, tendo em vista o tempo em que a comissão ficou de molho no Senado, foram bastante produtivas: articulação política e relações públicas. O texto da revista divide estas duas estratégias, contudo eu não as diferencio (não querendo puxar a brasa para o nosso assado, mas já puxando), pois considero a articulação política (o lobby – bem ao estilo Spin Doctor – como nos EUA em que ser lobista é uma profissão reconhecida e a atividade em si é regulamentada por leis e não no sentido brasileiro pejorativo/depreciativo), uma ferramenta das relações públicas. Então, para nível de entendimento, distinguo as ações em dois canais, comunicação interpessoal e interação mediada por computação:

Comunicação interpessoal
Nesse aspecto, a Petrobras é uma companhia diferente, e não apenas por seu porte ou importância estratégica. Sabemos que ela não funciona como os Correios, que apanharam do começo ao fim da CPI que os investigou em 2005. É uma empresa agressiva, forte e ágil. E partiu para o ataque. E para isso, a Petrobras tem na presidência de uma de suas coligadas, a BR Distribuidora, um profundo conhecedor da dinâmica e das idiossincrasias do Senado Federal. Trata-se de José Eduardo Dutra, ex-senador pelo PT de Sergipe, que desde o início de junho, a cada terça-feira deixava a sede da empresa, no Rio de Janeiro, e viajava para Brasília, de onde só voltava na quinta-feira à noite.

Sua função era basicamente fazer lobby, articulação política, ou seja, monitorar o humor dos parlamentares em relação à Petrobras e tentar enfraquecer o movimento pró-CPI. Diariamente, Dutra municiava de informações o presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli. Gabrielli também saiu a campo, percorrendo gabinetes de senadores, inclusive os da oposição, para falar da inconveniência da CPI para o país. Ele se valia do ótimo e pertinente argumento de que a investigação só serviria para dar popularidade a políticos e atrapalhar a execução do plano de investimentos da empresa, prejudicando o desenvolvimento do país.

Interação mediada por computação
Já foi postado aqui e muito comentado sobre o blog Fatos e Dados (agora com endereço e hospedagem nova, antes o petrobrasfatosedados.wordpress.com agora é blogspetrobras.com.br/fatosedados e com o tamplate remodelado, ver imagem).

Neste tempo todo, muitas versões foram discutidas, uns a favor, outros contra a atitude, e a revista, representando seu papel imparcial, traz também ambas as versões: Não faz sentido uma empresa que precisa ganhar espaço na mídia criar conflito desnecessário com jornalistas, disse a diretora de uma das maiores agências de comunicação do país e Foi uma grande sacada. Expôs a imprensa toda e colocou a mídia na defensiva, disse um diretor da estatal.

Importante destacar o papel das relações públicas nesta estratégia da Petrobras de gerenciamento desta delicada situação e também o destaque que um respeitado veiculo oferta às relações públicas, percebendo e destacando o termo no subtítulo da matéria. A empresa lançou mão destas duas estratégias ofensivas de comunicação, pode-se perceber, sem idealismos e juizo de valor políticos, a intenção de partir para o ataque e antever cenários futuros. E você, concorda com esta postura da Petrobras?

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Revista Imagem RP é total flex.

Por Rita Randazzo estudante de Relações Públicas da UNISINOS.

Hoje dando continuidade a série de posts sobre as publicações feitas por estudantes de Relações Públicas, apresentamos a Revista Imagem RP.

Produzida no 6º semestre do curso de Relações Públicas da UNISINOS, pelos alunos de Redação em Relações Públicas IV, ela é fruto de um exercício editorial proposto pela professora Erica Hiwatashi, coordenadora do curso. Desde 2008, ela vem com uma nova proposta: dois tipos de publicação em uma! E como funciona esta produção?

Na primeira parte do semestre, os alunos elaboram, individualmente, matérias com abordagens atualizadas das questões que estão na ordem do dia da formação e da profissão de Relações Públicas. Cada aluno produz pauta, reportagem, texto e edição de seu material.

Na segunda, três grupos produzem três revistas empresariais direcionadas a empresas reais, buscando atender às demandas das instituições no âmbito da comunicação interna ou externa, dependendo das necessidades apresentadas. Com as informações em mãos, os grupos passam a editar e diagramar suas revistas na Agência Experimental de Comunicação da UNISINOS (AgexCOM), responsável pela produção gráfica do material. E sua produção, dentro do conceito de comunicação empresarial e/ou jornalismo empresarial, é um desafio didático e compensador!

Sob a orientação do Professor Mestre Miro Bacin, participei da edição do primeiro semestre de 2008. Era a Imagem RP – o mundo que nos espera que dava sua largada total flex, levando com ela a Minha RBS, do grupo RBS, a 5ª Marcha, da Sinoscar e a Zuuum, da Modular Cargas! Com a Zuuum engatamos a primeira marcha em direção ao mercado de trabalho: a empresa Modular Cargas solicitou 200 cópias da revista para distribuir aos seus clientes. A indicação da Zuuum à etapa regional do Expocom, ocorrido em maio deste ano, em Blumenau, SC, também trouxe compensações: voltamos vencedores na categoria Relações Públicas, modalidade veículo de comunicação interno e/ou externo (avulso).

Os objetivos da edição de 2008 foram: servir como estratégia de Relações Públicas no âmbito empresarial, valorizando a profissão; proporcionar aos leitores informações relevantes sobre as empresas; apresentar a versatilidade do profissional de RP e, com isso, incentivar a captação de novos alunos; realizar intercâmbio de experiências bem-sucedidas, relacionadas a RP, dentro e fora da Universidade. No Portal3, site da Comunicação da UNISINOS, você pode conferir todas as edições da Imagem RP. Aproveite! Depois dessa que apresentamos já foram feita mais duas edições, mas elas infelizmente ainda não estão disponiveis no site.

Para acompanhar essa série de post fique de olho na tag Publicações Faculdades de RP.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Inovar e fidelizar é um compromisso.

Por Cibele Silva, estudante de Relações Públicas da Metodista/SP

Hoje apresentamos a mais nova colaboradora,
ela é Cibele Silva. Belle, com 23 anos está no 4º
semestre do curso na Universidade Metodista de
São Paulo, tem postura de líder e perfil para
organizar e planejar processos e projetos, está
sempre aberta a mudanças e trabalha em uma
empresa do terceiro setor, plano de saúde, com
atendimento ao cliente e compra de medicamentos.
Além disso tudo faz parte da equipe que comanda
o blog A Bordo da Comunicação.

Os clientes no momento da compra não enxergam apenas o produto acabado, eles vão além e observam o atendimento, a facilidade de uso, a agilidade do serviço, o conforto do manuseio, garantias de compra, ou seja, todo serviço pós-venda há tempos se tornou diferencial de competitividade. Viajar não fica de fora.

Uma amiga que trabalha na empresa aérea TAM, afirma que algumas vezes os preços da TAM são iguais aos concorrentes, porém são escolhidos pela diversidade do atendimento. Com base nas informações passadas, por esta anônima amiga, vamos ver como as inovações podem prospectar e fidelizar clientes.

A TAM foi a primeira empresa de companhia aérea brasileira a disponibilizar o sistema de check fácil – o nome já diz tudo, uma ferramenta para facilitar o embarque do cliente. Também criou o ticket eletrônico, e com ele os passageiros tem a garantia e comodidade de que tendo o bilhete on line com a TAM não há necessidade de um bilhete físico em mãos, esta é uma ação que faz parte do chamado programa de fidelização.

O programa de fidelização tem procura muito grande, a TAM registrou até mês de junho/2009 mais de 5,9 milhões de associados e houve a distribuição de 8,3 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos, a operadora oferece descontos que chegam até 30%. A empresa disponibilizou essa ferramenta visando o conforto do cliente, além de vantagens como ter atendimento exclusivo e não há problemas com filas e/ou repetição de dados, pois com apenas alguns cliques o check-in pode ser feito pela internet, assim o cliente não necessita chegar ao aeroporto com tanta antecedência.

Pesquisa recente da revista Relações com os Investidores (RI), apontou que a TAM é a 16ª marca valiosa do Brasil e a diferença - que agrega valor aos resultados dos funcionários - é a singularidade do tratamento ao cliente. Ele é o âncora deste processo de valorização e o que faz a empresa crescer, desde o momento em que o cliente compra o bilhete, até o momento de desembarque - esta é a marca do eterno Comandante Rolim, que agradecia pessoalmente a cada passageiro no final das viagens que pilotava; ele criou um novo estilo de voar, com traços de informalidade e preocupação em valorizar cada cliente.

Tratar o cliente como uma peça preciosa é o que leva a TAM ser valiosa. Os clientes sendo tratados como eles merecem é fundamental e esta premissa conta com o esforço de 24 mil funcionários na companhia, e é o que faz dela a 16º marca mais valiosa do Brasil. Procurar a fidelidade do cliente deve ser um compromisso das organizações.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

40 anos da missão Apolo 11 mostra a verdadeira magia da Internet.

Por Massimino Delazeri, estudante de Relações Públicas da UFRGS.

Confesso que o post de hoje não estava programado para tratar deste assunto, mas navegando pela internet achei imagens incríveis e não pude deixar de comentar.

Eu adoro a internet, possibilidade de comunicação direta, recursos ilimitados capaz de agradar o gosto de todos, essa incrível tecnologia que traz o mundo a cada um de nós em nossos computadores.

Quarenta anos atrás a nave espacial Apollo 11 foi da Terra à Lua levando três pessoas e hoje, graças a magia da Internet, somos capazes de voltar a ver, ouvir e sentir segundo por segundo desse evento espetacular e revivê-lo na tela de nosso computador.

Nós podemos experimentar tudo, desde fotos, vídeos e áudios originais até as novíssimas animações que detalham todo o evento e mostram cenas que na época não puderam ser vistas através das imagens que foram transmitidas. Para os curiosos, aqui vão algumas dicas pra vocês conhecerem um pouco mais sobre essa missão espacial:

Veja tudo o que aconteceu na vôo da Apolo 11 no site criado para comemorar o aniversário da missão;

Confira a galeria de vídeos da missão;

Detalhes sobre a nave espacial Apollo 11.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Bing vs Google vs Yahoo II.

Por Massimino Delazeri, estudante de Relações Públicas da UFRGS.

Hoje apresentamos o segundo post da série que compara as características dos três maiores motores de busca da Web, e na postagem de hoje vamos falar da ferramenta de busca avançada (que ajuda a fazer a busca refinada) e a busca de vídeos.

Busca Refinada
Enquanto no Google, para se ter acesso ao menu da busca avançada deve-se clicar em Mostrar Opções, e no Yahoo é preciso clicar na seta logo abaixo da linha de busca, já no Bing essas ferramentas que auxiliam o usuário a selecionar exatamente a característica da sua busca estão sempre visíveis no menu vertical da esquerda.


Busca de Vídeos

Yahoo Video Search oferece pesquisa específica semelhantes aos outros dois motores de busca, e talvez a principal característica são os links de atalhos para a integração com as outras redes sociais.

O Google permite que você busque o vídeo pela duração e fonte, e também permite a você escolher o layout dos resultados de pesquisa - grelha, lista ou miniaturas grandes. E ao clicar em um vídeo, ele carrega no lado superior direito da janela.



N
a interface do Bing as f
erramentas para fazer a busca característica do vídeos estão localizadas na esquerda da tela. Basta apenas passar a seta do mouse em cima do vídeo para ele começar a executar e com um clique ele sobe para a visualização principal.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Ela é o meu shoo shoo.

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS

O post de hoje é dica de Andressa Reis, leitora do blog: me chamou atenção é como o Brasil é valorizado no mundo através da marca. O que despertou o interesse dela foi também o fator que motivou a postagem.

Com quatro leões a mais do que no ano passado (neste ano o Brasil ganhou sete) e superando todas as expectativas, lembramos que o Brasil concorreu com praticamente metade do número de inscrições efetivadas pelo país em 2008 (432 contra 867), a AlmapBBDO com o case Identidade Havaianas levou ouro, no Festival de Cannes Lions em 2009, na categoria Desing, área em que o país ainda engatinha no festival. Havaianas graças ao trabalho desenvolvido pela agência, provando que agência de propaganda também sabe – e muito bem – trabalhar marca, é hoje uma marca reconhecida e admirada mundialmente

O vídeo abaixo demonstra muitíssimo bem este trabalho. O texto - Como transformar 30 cm de borracha e duas tiras, a preço médio de 8 dólares, numa marca mundial. Juntando o simples com a alegria. Exuberância com irreverência. O design com a cor. Toda manifestação da marca, seja ela na mídia que for, tem sempre na sandália o seu ponto de partida. Refletindo a cultura e a alma brasileiras, vamos formando uma identidade única. Deixando de ser uma simples sandália de borracha, para se transformar na primeira marca mundial verdadeiramente brasileira. - e a brincadeira psicodélica com as sandálias são embalados na versão da letra - She's My Shoo Shoo - que os Mutantes fizeram para a música A minha menina de Jorge Ben Jor.

E a letra diz mais ou menos assim (livre e sonora tradução de shoo shoo por xuxu): oba oba, ela é a o meu xuxu, e ela sabe, que eu sou o xuxu dela, oba, oba, pegue minha mão agora, e nós vamos fazer, amor no samba... eu vou tentar fazer o sol brilhar no meu caminho e pintar o céu azul pra hoje, e nos vamos estar sentados na grama cheirando alegria... não me acorde agora, porque eu estou no sonho só meu xuxu, a lua vai crescer e vamos caminhar por ela e as estrelas vão vir atrás de nos... cheirando alegrias, não me acorde agora, porque estou no sonho, do meu xuxu, ela é minha menina, minha menina.



Alguma semelhança entre a música e letra com a trajetória das sandálias preferidas por pedreiros e artistas? O que se pode afirmar é que duas marcas mundialmente brasileiras conhecidas juntas é sucesso garantido: Jorge Ben no ouvido e Havaianas nos pés. Vale a pena ver também o diretor geral de criação da AlmapBBDO, Dulcídio Caldeira, falando sobre este case que reuniu tudo que foi feito com a marca nos últimos anos e trabalho que transformou um produto que era praticamente desconhecido no Brasil e hoje é um ícone internacional de moda.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Margarida Kunsch no programa Rede Mídia.

Por Rita Randazzo estudante de RP da UNISINOS e gerenciadora ComunicaRS e Mateus Martins, estudante de RP da UFRGS

O post de hoje, escrito em parceria, apresenta
nossa mais nova colaboradora, Rita Randazzo,
que aproveita a entrevista da Margarida Kunsch
para mostrar o programa Rede Mídia produzido
pela emissora estatal de Minas Gerais - Rede Minas.


O objetivo do programa Rede Mídia, da Rede Minas, é ser um fórum de debates sobre todas as nuances e formatos da comunicação. A Rede Minas é uma TV de caráter cultural e educativo que está integrada à política cultural do Estado de Minas Gerais.

A
entrevistada deste 09 de julho foi Margarida Maria Krohling Kunsch. Todos já leram alguma vez, em alguma cadeira, algum texto da Kunsch. Claro que se fossemos implementar todos os pressupostos de comunicação organizacional da Professora Doutora, nos tornaríamos os donos das empresas. E ela não tem certa razão?

As relações públicas no país, a comunicação como área estratégica das organizações, as tendências de mercado e as mudanças de paradigmas na comunicação são alguns dos temas que podemos conferir neste trecho do programa.

Indagada pelo entrevistador sobre o papel do RP hoje, Kunsch ministrou uma pequena aula: ...ele tem um papel que ultrapassa os limites da empresa... as organizações tem um compromisso público também, então ele justamente vai fazer esta mediação e não pode defender só os interesses da empresa ou das organizações das quais ele venha trabalhar, ele precisa também pensar nos públicos que estão envolvidos respeitando e tentando buscar um equilíbrio... é difícil este trabalho - interrompe o entrevistador (claro que é, se fosse fácil não estudaríamos Kunsch, França, Andrade, Marchiori, Grunig e outros) ... é difícil,
é o que nós defendemos é a questão da comunicação simétrica, a gente sabe que na prática isso não é facil, então vejo como grande desafio buscar este entendimento e que cada um ceda um pouco, o que é a busca de um consenso, um consenso que seja bom para os dois lados...

Questionada sobre a atuação estratégica dos profissionais nas empresas, Kunsch afirma: ... eu acho que está na hora de ter uma consciência de que é uma área estratégica e que ela precisa ser considerada como as demais áreas...e nós já temos muitos, inclusives ex-alunos meus, que estão hoje com cargos de direção, diretora de comunicação, muitas mulheres inclusive, então nós temos aíi um numero significativo de colegas nossos da area que estao dirigindo a comunicaçao, que estão participando das decisões estratégicas... Abaixo você pode acompanhar um trecho da excelente entrevista e conheça um pouco mais sobre os ideias de uma das grandes pensadoras e autoras de relações públicas.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Lula ataca on e off.

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS


Ao visitar, dia 26 de junho, o 10º Fórum de Software Livre, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pronunciou a frase célebre: Estamos vivendo momento revolucionário da humanidade. A imprensa já não tem mais o poder que tinha alguns anos atrás. A informação já não é mais uma coisa seletiva, em que os detentores da informação podem dar golpe de Estado. A informação não é uma coisa privilegiada. O jornal da noite já está velho diante da internet.

Mas sabemos que Lula é admirado não somente pela sua capacidade de comunicação, mas também por ser um excelente estrategista, para tanto o presidente irá fortalecer a imagem de seu governo não apenas na internet, e sim nas duas plataformas: on e off. Ele utilizará dois canais para enviar suas mensagens à população, particularmente, aos brasileiros da chamada nova classe média: o Blog do Planalto e o O Presidente Responde. Duas ações, que deixaram e deixarão a equipe de comunicação à pleno vapor, com apenas uma estratégia: chegar ao brasileiro emergente da classe C que não se informa mais pela televisão, e sim, pela internet e pelos jornais populares.

OFF
No último dia 15, a Secretaria de Imprensa da Presidência da República abriu inscrições para os jornais interessados em publicar a coluna O Presidente Responde, por meio da qual Lula responderá sempre às terças-feiras, às perguntas encaminhadas por leitores aos veículos de comunicação. Para ter o direito de publicar três respostas de Lula a perguntas feitas por populares, que deverão indicar nome, endereço e profissão, devem tratar de temas relacionados às políticas do governo federal, considerando que o objetivo é ser um instrumento de prestação de contas à sociedade e o jornal deve assegurar espaço fixo e se comprometer com a publicação da colunas em suas edições. Na teoria os jornais deverão recolher perguntas de seus leitores e a seleção daquelas que serão respondidas pelo presidente será na prática feita pela equipe de imprensa do Palácio do Planalto, de acordo com seu interesse.

E semana passada, em 7 de julho, foi inaugurada a primeira coluna O Presidente Responte, em 94 jornais. As perguntas da primeira edição foram sobre 1. como serão aplicados os recursos para a Copa do Mundo, tendo em vista a sangria dos Jogos Pan Americanos, 2. questões técnicas do Programa Minha Casa, Minha Vida e uma sugestão ponderada pelo presidente de cadastro pela internet 3. as dificuldades de atendimento e o mau serviço prestado pelo SUS. As respostas foram sempre políticas, mas o interessante é o conhecido vocabulário popular e a escrita sempre na 1º pessoa do plural, como se não apenas respondesse a pergunta, mas falando às massas.

ON
Muito já havia se falado, mas o lançamento oficial do Blog do Planalto ocorreu em Porto Alegre durante o 10º Fórum Internacional Software Livre (Fisl). A ideia do blog faz parte de um projeto piloto do Núcleo de Relacionamento Digital e inclui o uso de novas mídias. O objetivo é dialogar com estas ferramentas web, que permitem uma comunicação direta com um público emergente que cresce e cada vez tem mais acesso à rede no Brasil. E que – formando-se e informando-se em boa dose pela internet, no caso dos mais jovens – serão os eleitores do futuro.

Pelas primeiras impressões, apresentadas por Nelson Breve, responsável pela Estratégia de Mídia Digital do Governo, parece que por enquanto o presidente Lula não mostrará seu lado blogueiro, pelo menos na acepção mais popularmente atribuída ao termo, visto que o que mais chamou atenção foi a ausência de textos em primeira pessoa e a funcionalidades de comentários. Os textos publicados são da assessoria de imprensa do Planalto e a presença de Lula se resume a fotos em quase todos posts. Em relação a ausência de comentários, Breve citou que eles podem ser inseridos com o tempo, mas ressaltou as limitações de pessoal com que trabalha a equipe responsável pelo blog, formada por cinco profissionais, um programador, um webdesigner, um redator, um repórter multimídia e um coordenador e o trabalhão que representaria abrir o canal de comentários. Mas um blog sem comentários é um blo? Segundo Daniel Pádua, responsável técnico pelo Blog do Planalto, que exemplificou a dificuldade comparando que a presidência recebe 5 mil e-mails por dia, respondidos por uma equipe de 50 pessoas, é sim, e afirmou que mesmo com ausência de textos em primeira pessoa e comentários a página criada pelo governo segue sendo um blog.

Tenho consciência que esse piloto está abaixo das expectativas da blogosfera, mas a comunicação de governo tem as suas limitações, resumiu Nelson Breve , também secretário de imprensa da Presidência da República (se o planalto tem dificuldade, imagina a gente, pobres mortais?), que não quis liberar imagens da página piloto que foi mostrada aos participantes da palestra, mas o pessoal da Baguete registrou a imagem do tamplate com uma foto, que pode ser conferida ao lado.

E inserido no projeto piloto do Núcleo de Relacionamento Digital está nos planos também a criação de uma conta no youtube e um acordo com o Google já foi fechado, a página deve estrear até o final de julho. Outra ferramenta que é do agrado do presidente é o microblog twitter, e um perfil oficial de Lula deve ser criado, tendo em vista o sucesso de um fake do Lula lançado em fevereiro, que em poucos minutos obteve 600 seguidores.

Vamos aguardar o lançamento, pois o que ainda falta é a equipe achar o tom ideal da linguagem e se familiarizar com a mídia, para disponibilizar informações com linguagem mais descontraída e informal.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Ocappuccino é o indicado da semana no BGC.

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS

No dia 01 de junho, Guilherme Freitas, idealizador do Blog da Comunicação postou: Esta sexta tem novidade no Blog da Comunicação: Caros leitores do Blog da Comunicação. Informamos que a partir da próxima sexta-feira, dia 3 de julho, estréia uma nova editoria nesse canal: “Indicações BGC“. Nesta sessão iremos indicar semanalmente um blog para vocês. Blogs jornalísticos, esportivos, de variedades, política, economia, etc. Estamos abertos a indicações de vocês também. Se quiserem nos dar dicas de blogs legais para serem divulgados, enviem mensagens para o e-mail blog@blogdacomunicacao.com.br. Aguardem até sexta para esta estréia e preparem-se para conferir indicações de blogs para vocês.

Considerei muito bacana a ideia de usar o seu blog para divulgar outros. Ser linkado por outro blog já é um um grande reconhecimento, imagina ter uma indicação?!?! E por e-mail logo indiquei um blog que, pelo conteúdo abordado, pelo conhecimento publicado e pela opinião emitida sou um leitor feededigno.

Mas e qual não foi a minha surpresa quando recebi, dia 8 de julho às 12h15min, um e-mail do próprio Guilherme Freitas que começava assim: Olá Mateus e equipe tudo bem? Essa sexta escolhemos o "O Cappuccino" para ser a nossa indicação de blog...

Bom, o resultado de nossa troca de e-mails é a Indicação de Blog da Semana: Ocappuccino. A importância e a influência do BGC na rede não é preciso comentar. Mas quero expressar aqui o agradecimento e a honra de toda equipe d'Ocappuccino pela indicação. As dificuldades de manter um blog atualizado, informado e redesocializado na rede são grandes e são atitudes como essa do BGC que quitam todo o preço da dedicação ao blog.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

O saudosismo e a tecnolgia?

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS

O papel írá acabar? A Exame edição 945 já mostrou que os boletos bancários estão com os dias contados! Não leremos mais livros, jornais, revistas, não leremos mais nada impresso? Essas perguntas ainda não apresentam respostas, contudo a tecnologia é inevitável. Sentir o cheiro do papel de um velho livro é romântico, saudoso, mas carregar 200, 300 páginas - 1 kg de papel - não é nada poético. Prós e contras, críticas e elogios sempre haverá, contudo, não podemos ser extremistas, pois o desenvolvimento tecnológico é apenas uma ferramenta ao nosso dispor.

Em um mundo cheio de monitores e telas eletrônicas fabricados com cristal líquido, diodos emissores de luz e plasma, com certeza não achamos o papel uma tecnologia revolucionária. A invenção do papel pelos chineses, em 105 d.C., porém, mudou para sempre a maneira como o mundo se comunica. Sem ele, os livros ainda seriam impressos em pergaminhos de seda que somente alguns beneficiados podiam comprar, o que restringia muito a transmissão de informação. E agora? Até uns cinco anos atrás, livros eletrônicos eram uma idéia que ninguém levaria a sério. Afinal, quem trocaria o bom e velho papel por uma tela de computador? Muitas vezes, inclusive, imprimos textos longos, pois ler no monitor cansa muito mais. Mas a tecnologia evoluiu e gigantes do mercado estão escrevendo um novo capítulo da história do livro.

Um vídeo (de 6min e 39 seg) que ilustra bem toda esta transformação é da coluna Conecte (que sou verdadeiro fã) do Jornal da Globo. Também admito que sou fã da beleza da Cristiane Pelajo. Acompanhe abaixo:



Mas é tudo preto e branco?!?! Não! E o livro eletrônico com tela colorida já sai por US$ 1 mil no Japão.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Comunica RS.

Por Massimino Delazeri, estudante de Relações Públicas da UFRGS

Hoje uma dica. Utilizando a plataforma Ning, a estudante de Relações Públicas da Unisinos Rita Randazzo, criou a Comunica RS.

Uma rede social que tem como objetivo juntar os estudantes de Comunicação Social de todas as faculdades do estado do Rio Grande do Sul.

Possui uma interface fácil de ser utilizada e com as características muito semelhantes às Redes Sociais mais tradicionais como Orkut e Fecebook.

Ótimo local para fazer um networking, divulgar eventos e discutir assuntos da área. Vale a pena conferir, nós já criamos o nosso perfil.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Intranet da Gerdau: do jeito que o colaborador gosta.

Por Joanna Romero, estudante de Relações Públicas da PUCRS


Dando continuidade aos cases premiados pela Aberje: hoje uma ação feita por uma empresa conhecida por todos nós, a Gerdau. A multinacional foi a vencedora brasileira do Prêmio Aberje 2007 na categoria Gestão de Mídia Digital.

Gerdau Net - a Intranet personalizada
A Gerdau Açominas, assim como muitas outras organizações, possui intranet, que para quem não sabe é uma rede interna exclusiva para os colaboradores/funcionários da empresa, que disponibiliza informações, conteúdos e aplicativos. Entretanto, ela apresenta diferenciais em relação a outras empresas. O principal é que os próprios funcionários podem personalizar o conteúdo. Eles têm o poder de escolher, por exemplo, a notícia que ficará em destaque na página inicial do portal, bem como a maneira em que as informações estarão dispostas no mesmo.

Além disso, há também outro recurso disponível na intranet: a TV On Line, canal interno que transmite assuntos relacionados à empresa e também a outros temas como meio ambiente, saúde, segurança e comunidade. Essa TV proporciona ao funcionário ver eventos, treinamentos, entre outras coisas, tudo ao vivo.

É claro que o básico não falta na intranet da Gerdau Açominas. O site oferece aos colaboradores a oportunidade de agendar as próximas férias, cadastra-se em treinamentos, saber quantas horas extras ele já fez e também quantas vezes faltou o trabalho. São feitas também pesquisas on-line sobre diversos temas, o que provoca interação entre o portal e trabalhador.

Criado em meados de 1995, quando a própria internet ainda engatinhava no Brasil, o portal já era visto pelo Grupo Gerdau como potencial ferramenta de comunicação interna. Atualmente, integrando as várias áreas da companhia e proporcionando conforto e produtividade aos funcionários, o Gerdau Net torna mais ágil e barato o contato e a interação com os colaboradores.

Depois de criar esses diferencias na sua intranet, 95% dos funcionários da Gerdau aprovaram o conteúdo e tudo o que o portal proporciona. Vemos, então, quanto é válido investir também nessa ferramenta. Quanto mais interação entre ela e os colaboradores, melhor. Se eles puderem encontrar no portal não só informações a respeito da empresa, mas também sobre outros temas que possam ser de interesse deles, excelente!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Mais 140 caracteres por m².

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS

A edição 945 da Exeme traz, na página 57, este anúncio da Tecnisa. Incrível não? E para completar na edição 946, Jack Welch , exectuvio, escritor e conferencista, no artigo Por que nos rendemos ao Twitter explica que a rede social não é apenas um modismo divertido. Ela poderá ajudar algumas empresas a dar visibilidade às suas marcas e a se relacionar de maneira mais direta com seus consumidores...Se o Twitter continuar a crescer no ritmo que vem crescendo atualmente, ele pode se tornar uma ferramenta extremamente valiosa, já que poderá ajudar as empresas a dar visibilidade às suas marcas e a se concentrar de forma mais direta em grupos específicos de consumidores.

Parece que o pessoal da Tecnisa já havia lido este artigo, pois encara o twitter não apenas mais uma oportunidade de se relacionar com os consumidores, ou um modismo, e sim como um diferencial competitivo frente outras construtoras.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

E o livro vai para ...

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS

Hoje minha missão foi promover o sorteio do livro A Estratégia do Oceano Azul oferecido a um dos leitores que enviou foto apreciando o cappuccino na Promoção Junho :: 1 ano de blog. O vídeo abaixo comprova e audita a lisura do sorteio-mudo, devidamente auditato pelas lentes da câmera. Peço desculpas pela - baixa - qualidade do vídeo caseiro. Mas o importante é comprovar a transparência do processo. Um por um, todos os nomes dos participantes foram postos na xícara, respectivamente na ordem: Nicole, Mauro, Débora, Aline, Isabel, Paulo, Patrícia, Milene e Lucas. Logo após, o chacoalhar da xícara e o nome é sorteado...



... e o livro vai para ... Patrícia! Parabéns à sortuda da vez! Entraremos em contato por e-mail para combinar entrega do livro (mas é seu dever estar lendo esta postagem)!

Mais uma vez obrigado a todos os nove leitores que participaram e parabéns a mim que hoje postei o meu primeiro vídeo no youtube, postar não é difícil, o complicado é conseguir se inscrever no portal, talvez Ocappuccino apresente um tutorial ensinando como fazer em breve, pois acredito que, apesar dos milhões de vídeos hospedados diariamente, muitos ainda não inseriram, e não sabem como inserir, suas produções no youtube.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Google Street View.

Por Massimino Delazeri, estudante de Relações Públicas da UFRGS


O Street View é serviço do Google que dá ao internauta uma visão de 360 graus das ruas das cidades onde está presente, permitindo uma verdadeira viagem virtual.


Chega ao Brasil, graças a uma parceria da Google com a Fiat. São Paulo e Belo Horizonte serão as duas primeiras cidades do país a receber o serviço. Serão 30 Fiats Stilo equipados com máquinas fotográficas. As duas também foram as primeiras a ter no Google Maps informações sobre os transportes públicos locais.

Andreas Huettner, diretor comercial do Google Brasil, acredita que o Street View será uma ferramenta útil para a navegação urbana nas metrópoles brasileiras: O StreetView é uma funcionalidade muito popular do Google Maps nos países onde já foi lançado.

A questão, no entanto, não é tão simples assim. Em boa parte das cidades onde chegou, o Street View causou polêmica e foi acusado de violação de privacidade. Muitos reclamam quando veem as fachadas de seus prédios ou quintais de suas casas na internet. Em uma vila inglesa, os moradores chegaram a impedir o carro do Google de circular, enquanto no Japão autoridades pediram o cancelamento do serviço e a Grécia proibiu a gravação de imagens em certas cidades.

Além disso, a câmera do Google mostra também imagens das pessoas que passam nas ruas no momento em que estas são fotografadas. Apesar dos rostos serem borrados, graças a manipulação digital das imagens, algumas situações contrangedoras foram criadas. Um homem, por exemplo, teria sido reconhecido ao sair de uma sex-shop.


Li essa no O Globo, é mais um serviço do Google que agrada alguns e desagrada outros. Prefeituras instalam câmeras filmadoras nos principais pontos das cidades para monitorar o fluxo das pessoas em busca da segurança. Invasão de privacidade? O novo serviço Street View é mais social, com diz no site o Street View é ferramenta útil para o brasileiro e promete ser uma ferramenta útil para a navegação urbana nas metrópoles brasileiras. Neste trânsito caótico pode ser uma bela fonte de pesquisa para alterar rotas e sugerir vias mais livres. Certo é que o voyerismo social sempre acompanhou os ensejos do homem e a privacidade já se tornou algo demodê. E estas novas ferramentas apenas tornam os desejos mais virtuais, mais anônimo, tendência observada e cada vez mais freqüente.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

YouTube dá aulas de Jornalismo.

Por Massimiliano Delazeri, estudante de Relaçãos Públicas da UFRGS

O YouTube lançou nesta segunda um canal para ensinar as pessoas a fazerem jornalismo: o Reporters' Center. Com o objetivo de ajudar cidadãos comuns a produzir material de qualidade jornalística, o Google criou uma página no Youtube que reúne vídeos com dicas de jornalismo e depoimentos de jornalistas norte-americanos sobre técnicas para aprimorar uma reportagem, ensinando como se faz na prática as diversas facetas da profissão: o jornalismo investigativo, o jornalismo cidadão, a ética e como realizar entrevistas.

Acredito que a idéia do YouTube é instruir as pessoas e motivá-las para utilizarem o YouTube como um canal de informção. Todo mundo está vendo que as redes sociais estão cada vez mais na boca do povo. Se virar moda essa história das pessoas produzirem, entrevistas e materias jornalistícas para o YouTube: BUM! Em pouco tempo vamos ver o maior canal de vídeos do mundo se trasformando no maior canal de notícas.

Não sei, eu acredito no caos. Acho que sempre vai ter mais gente querendo fazer o vídeo do amigo gordo dançando funk do que algo sério e jornalístico. Mas considero que esta atitude vai ser importante, agora mais ainda, uma vez que os diplomas já não são necessários no Brasil.

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